Comportamento do Gato

Retrospectiva! 100 coisas que você aprendeu sobre cães e gatos no Patas da Casa em 2022

Publicado - 15 Dezembro 2022 - 16h40

Atualizado - 28 Junho 2024 - 11h59

Tanto o comportamento canino quanto o comportamento dos gatos são bastante intrigantes. Só quem convive diariamente com estes bichinhos sabe como eles são cheios de surpresas e às vezes têm atitudes inesperadas (ou até mesmo “inusitadas”). No meio dessa jornada, o Patas da Casa sempre está a um clique de distância para te ajudar a entender melhor as particularidades do universo animal. Por isso, preparamos uma retrospectiva de 2022 sobre as maiores curiosidades de cachorros e gatos que passaram por aqui durante todo o ano. Confira!

1) Se você já se perguntou por que cachorro vira a cabeça quando você fala com ele, a gente já desvendou isso! O comportamento tem relação com memória e atenção, e geralmente acontece quando eles já conhecem a palavra ou som.

2) A explicação para o cachorro cheirando as partes íntimas das pessoas é para obter mais informações sobre alguém. Nas genitálias há uma grande concentração de glândulas sudoríparas que ajudam os cães a nos conhecerem melhor.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Os gatos ronronam em várias situações, e não só quando recebem carinho. O barulho, além de ser um sinal de afeto, também pode indicar dor, fome, estresse, cautela ao explorar um novo ambiente e satisfação.

4) O cachorro vomitando em cima de sofás, camas e tapetes significa que ele está em busca de um lugar mais “estável” e firme para o momento de enjoo. Pisos lisos, por exemplo, podem ser escorregadios e fazer o animal cair.

5) Os gatos sentem saudades do dono quando ele viaja. Eles podem até ficar deprimidos, e um sinal disso é quando o animal para de se alimentar corretamente enquanto o tutor está fora.

6) O cachorro latindo para o nada pode estar ligado com a audição e faro do pet. Como a espécie tem esses sentidos bem desenvolvidos, eles conseguem captar cheiros e ouvir barulhos que os humanos não conseguem.

7) O gato balançando a cauda com movimentos longos é sinal de curiosidade, já movimentos curtos são sinônimo de animação.

8) O cachorro castrado cruza - ou pelo menos pode ter vontade - porque a castração não elimina completamente os hormônios sexuais. No entanto, não é recomendado deixar que isso aconteça porque pode causar lesões ao animal.

9) Os cachorros sentem cócegas, e os lugares mais comuns disso acontecer são a barriga e as laterais do corpo.

10) Alguns sons que cachorros gostam de ouvir são o de voz de bebê, barulho de brinquedo e sons da natureza, no geral.

11) Se você já viu um gato carente, o motivo por que existem felinos que são extremamente apegados aos donos tem a ver com o forte vínculo que alguns animais criam com a família humana.

12) As imagens de cachorro sorrindo podem mostrar que esse lado risonho dos cães existe, mas não se sabe ainda exatamente o que pode provocar isso.

13) A razão por que os gatos se lambem geralmente nada mais é do que um hábito de limpeza. Já o motivo para eles lamberem outros gatos é sinal de afeto.

14) A aromaterapia para pets tem restrições quanto aos óleos essenciais utilizados, por isso deve ter acompanhamento de veterinário e terapeuta holístico.

15) Para quem fica na dúvida se gato é carnívoro, herbívoro ou onívoro a resposta é que esses animais são carnívoros obrigatórios, mas podem consumir também outros alimentos.

16) Cachorro mordendo a pata pode ser sinal de ansiedade ou indicar outros problemas, como presença de parasitas, alergias, feridas e queimaduras.

17) O adestramento de um cachorro farejador estimula o olfato canino e também treina a obediência e socialização do animal. Todo cachorro pode ser treinado para o serviço.

18) Gato com pupila dilatada pode significar empolgação, medo ou ansiedade. Já a pupila retraída é comum em momentos de tensão ou quando o pet está pronto para atacar.

19) Uma das curiosidades do bigode de gato é que essa estrutura é responsável pelo equilíbrio do animal e não pode ser cortada de jeito nenhum.

20) Para saber se o filhote de cachorro é fêmea ou macho é bom observar a posição do órgão sexual. Na fêmea, a vulva fica no meio das patas, pouco abaixo do ânus. Já no caso do macho, o pênis (que ainda está escondido) fica um pouco mais acima.

21) Não é difícil conviver com um cachorro surdo, mas o tutor precisa adaptar a rotina. O ideal é se comunicar com o pet por meio de estímulos visuais.

22) Gato comendo grama nem sempre é sinal de enjoo. Na realidade, essa é uma forma de prevenir doenças e melhorar a digestão dos felinos.

23) Dar osso para cachorro não é totalmente contraindicado, mas é bom saber quais ossos não fazem mal para o pet: osso de nylon, de boi e de porco. Também é bom ter cuidado com os perigos da prática.

24) O gato bebe menos água nos meses mais frios porque transpira menos nessa época. Já no verão, esses animais tendem a sentir mais sede e acabam ingerindo mais água.

25) Existem várias coisas que os gatos podem prever: terremotos, doenças, emoções humanas e até mesmo quando vai chover.

cachorro sorrindo olhando para câmera
É possível ver um cachorro sorrindo e os cães sentem cócegas

26) Cachorro bocejando às vezes é sono, mas nem sempre. O comportamento também pode indicar um cachorro entediado, ansioso ou tentando recuperar as energias.

 

27) O pedigree de cachorro é uma documentação que comprova a origem do animal com base na árvore genealógica dele. Isso ajuda a determinar se um cão pertence ou não a determinada raça.

28) As cores oficiais do Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia) são branco, preto, chocolate, cinza, caramelo, creme, preto e branco, particolor, preto e marrom, laranja sable e merle.

29) Os petiscos para gatos que ajudam na higiene bucal funcionam mesmo! Eles massageiam a gengiva e auxiliam na remoção da placa bacteriana ao serem mastigados.

30) Um cachorro babando nem sempre é motivo de preocupação. Algumas raças - como o Bulldog - são mais “babonas” por questões anatômicas, e durante o verão isso também é comum.

31) Não existe exatamente um “cachorro para apartamento que não late”. Alguns cães latem mais e outros menos - com exceção do Basenji que é um cachorro que não sabe latir.

32) Um felino tem, em média, 244 ossos e pelo menos 10% dos ossos de gato se concentram na região do rabo, que é uma extensão da coluna vertebral.

33) O gato não pode usar coleira com guizo porque a audição desses animais é extremamente sensível. O barulho acaba incomodando e deixando-os irritados.

34) Se você já se perguntou por que o Chow Chow tem a língua azul, a explicação está em uma proteína que é responsável pela pigmentação de todo o corpo. No Chow Chow, essa proteína fica mais concentrada na língua.

35) A TV para cachorro representa uma junção de imagens aleatórias. Eles conseguem “ver” TV, mas não conseguem entender o que acontece de fato nas telinhas.

36) O motivo por que cachorro uiva à noite pode ser puramente instintivo ou representar algo mais específico, como dores na articulação, fome, frio ou ansiedade de separação.

37) O gato gosta de se esconder porque faz parte da natureza deles. É uma tentativa de se proteger ou simplesmente se afastar de situações estressantes, como barulhos muito altos.

38) Gato com a barriga para cima nem sempre é um pedido de carinho. Na verdade, essa posição mostra que eles se sentem confortáveis de expor uma das regiões mais vulneráveis do seu corpo, mas não é um convite para carícias.

39) Você sabe por que cachorro come fezes de gato? Além de ser - pasme - “saboroso” para o paladar canino, comer fezes pode indicar deficiências nutricionais, tédio, falta de atenção, estresse ou curiosidade.

40) Existe teste de gravidez para gatos e também para cadelas. No entanto, isso não substitui uma consulta feita com um médico veterinário.

41) A doença da lagartixa em gatos ocorre através da ingestão de um réptil contaminado pelo parasita Platynosomum fastosum. Isso representa um perigo danado para os bichanos, que podem sofrer bastante com a infestação dos vermes no organismo.

42) Quando o gato está mal-humorado pode ter várias razões. Mudanças bruscas na rotina, caixa de areia sem a higiene adequada ou a chegada de novos membros na família geralmente causam isso.

43) Cachorro com a língua de fora é uma forma de medir a respiração desses animais. Após exercícios físicos ou em um dia muito quente, por exemplo, essa é uma reação normal do corpo para tentar se equilibrar novamente.

44) Algumas das raças de cachorro têm a mordida mais forte são o Kangal, Cane Corso, Dogue de Bordeaux, Mastim Inglês, Tosa Inu e Dogo Argentino.

45) Ver um cachorro roncando é normal se ele pertencer a uma raça braquicefálica, como Bulldogs, Shih Tzu e Pug. Em outros casos, pode significar problemas respiratórios, como alergias, rinites e sinusites.

46) A terceira pálpebra do gato exposta é conhecida como Síndrome de Haw. O órgão fica projetado para fora e precisa de muita atenção, pois deixa o olho vulnerável a uma série de problemas.

47) É importante saber como se preparar para a chegada de um gato com deficiência! Um gato cego, por exemplo, precisará de algumas adaptações no ambiente. Já a comunicação com um gato surdo deverá ser pautada principalmente em estímulos visuais.

48) Esmalte para cachorro faz mal se o produto for de uso humano. No entanto, hoje em dia existem esmaltes próprios para cães que não interferem na saúde dele.

49) Cachorro pode dormir com o dono e a prática até traz benefícios. Isso estreita a relação com a família e deixa todos mais relaxados. Contudo, também pode ocasionar problemas na coluna do pet e aumentar a dependência.

50) Não existem cachorros hipoalergênicos, mas existem cachorros que soltam menos pelos e que produzem menos proteína que causa alergia em humanos. Essas raças são: Bichón Frisé, Yorkshire, Shih Tzu, Poodle e Samoieda.

gato frajola correndo em casa
O gato frajola é um dos gatos vira-latas mais populares que existem

51) A resposta de quantas vezes um gato urina por dia é de 2 a 5 vezes! Porém, a maioria das vezes que eles usam a caixinha de areia é durante a noite, pois eles são animais com hábitos noturnos.

 

52) O miado de gato no cio é bem particular: as fêmeas soltam um miado alto e agudo para chamar a atenção dos machos. Além disso, a frequência dos miados é bem alta.

53) A raça do Scooby-Doo é Dogue Alemão. Outros cães famosos da ficção, como Pluto e Pateta, são Bloodhound. Já o Snoopy é um Beagle e o Beethoven é São Bernardo.

54) Dos gatos famosos, podemos listar o Garfield, que é um gato Persa Exótico, e Tom (de Tom e Jerry), que é um gato Azul Russo. Também tem o Salem (de Sabrina) que é um Bombaim e o Mingau, da Turma da Mônica, que é um gato Angorá.

55) Existe gato de suporte emocional! Os bichanos, assim como os cães, são grandes companheiros dos humanos e podem servir como auxiliares no tratamento de transtornos mentais.

56) A resposta de quanto tempo dura o cio de uma cadela é em torno de 21 dias. Já o primeiro cio pode variar de acordo com o porte do animal.

57) Para saber se o cachorro está com frio, é só observar o comportamento dele. Os cães costumam ficar mais quietos, deitados e procuram uma coberta para se aquecer. Eles também ficam mais apáticos e sonolentos.

58) O momento de usar a caixa de areia para gatos é sagrado! Eles gostam de privacidade na hora de fazer xixi e cocô por um simples motivo: esse é um momento de vulnerabilidade para os pets. Além disso, é uma questão de instinto - os felinos escondem as fezes para afastar predadores.

59) Cachorro perde dente na velhice, principalmente se não tiver uma rotina de higiene bucal durante a vida. A falta de escovação pode causar uma série de problemas ao animal que levam à queda dos dentes.

60) O motivo por que cachorro lambe as partes íntimas geralmente está associado com a limpeza da região. Mas se for um hábito frequente, pode indicar infecções ou inflamações.

61) A fama de cachorro mais bravo do mundo pode cair bem em algumas raças, como Pitbull, Rottweiler, Chow Chow, Pastor Alemão e Chihuahua.

62) Existem alguns comportamentos felinos que são interpretados de forma errada O gato ronronando, por exemplo, nem sempre é felicidade; assim como o gato se lambendo muito nem sempre é higiene.

63) O miado de gato com medo é um grunhido prolongado e insistente. O som lembra até mesmo um choro e se parece com o miado de um gato filhote com fome.

64) A melhor região onde fazer carinho no cachorro é o topo da cabeça e a parte de trás do pescoço, se for um animal desconhecido. Já se for o seu cãozinho, outras partes “liberadas” são barriga, peitoral, orelhas e pescoço.

65) A ideia de que cães e gatos são inimigos naturais tem muito mais a ver com um instinto territorialista do que com uma inimizade. Esses animais, inclusive, podem aprender a conviver bem em harmonia, com o treinamento certo.

66) Cachorro cavando a parede costuma ser um sinal de estresse e ansiedade no pet. A separação do tutor, bem como a falta de estímulos físicos e mentais na rotina, podem desencadear isso.

67) Quando um cachorro urina quando vê o dono, é sinal de excitação e felicidade! Acontece que o doguinho fica tão contente que acaba perdendo o controle dos músculos da bexiga.

68) O cachorro preferido da Rainha Elizabeth II era o Corgi. A monarca já teve mais de 30 cachorros durante seu reinado.

69) Existe calmante para cachorro que late muito, mas não é recomendado administrar a medicação sem orientação veterinária.

70) Hoje, na maior parte das cidades brasileiras, o tutor pode levar cachorro no transporte público. Cada município tem leis específicas, e é importante se atentar às regras de cada localidade.

71) Gatos podem usar coleira, é tudo uma questão de adaptação. Inclusive, o acessório é recomendado até mesmo dentro de casa, deixando o pet mais seguro e protegido em casos de fuga.

72) Existem cachorros canhotos e destros! Um estudo comprovou que existem cães que preferem o lado direito (destros), cães que preferem o lado esquerdo (canhotos) e ainda cães que não mostram uma preferência.

73) Para aumentar a expectativa de vida do cachorro o tutor deve seguir alguns cuidados como: consultar o veterinário regularmente, manter as vacinas do pet em dia e castrar o animal.

74) O ciclo de reprodução felina é mais intenso na primavera. Isso acontece porque a exposição à luz solar influencia bastante o cio da gata, impactando diretamente no ciclo reprodutivo destes animais.

75) A resposta de com quantos dias de vida o filhote pode passear é geralmente a partir de três meses. Isso leva em consideração todo o calendário e esquema de vacinação completo, assim como vermifugação.

cachorro e gato enrolados no cobertor
Cães e gatos não são inimigos naturais, ao contrário do que muita gente pensa

76) A coprofagia canina pode ter vários motivos, como falta de nutrientes, doenças, estresse e ansiedade. Porém, também existem raças mais propensas a esse hábito, como o Shih Tzu e Lhasa Apso.

 

77) A fisioterapia para cachorro pode ser útil em várias circunstâncias. Ela é indicada para cães com problemas ortopédicos e neurológicos, e tem o objetivo de recuperar a capacidade física e prevenir problemas de mobilidade no pet.

78) Já se perguntou o que os gatos veem quando ficam olhando para o nada? A verdade é que esses pets são mais sensíveis aos raios ultravioleta e isso geralmente é o que eles enxergam. Também pode ter algum inseto minúsculo por perto.

79) Quando o gato não ronrona, a explicação pode ser a falta de contato materno quando ele ainda era filhote. Outra possibilidade é algum trauma do passado.

80) Quantas vezes um gato filhote come por dia vai depender da idade e do peso dele. De dois a três meses são 40g, de quatro a seis meses são 60g e de seis meses a um ano são 70 a 80g.

81) O cachorro tem pesadelo. Uma forma de identificar isso é quando o animal fica emitindo sons altos ou rosnando, com respiração ofegante e muitos movimentos das patas.

82) O cão salva vidas pode ser treinado para exercer essa função, e algumas raças costumam ser mais indicadas para isso. São elas: Terra Nova, Border Collie, Pastor Alemão, Golden Retriever e Labrador.

83) Os tipos de gato vira-lata mais populares do Brasil são: gatos cinzas, brancos, sialatas, frajolas, rajados, laranjas, tricolores, escaminhas e gatos pretos.

84) Sonhar com filhote de gato pode ter vários significados que vão depender da reação do pet no sonho e da maneira como você interage com ele. Brincar com um gatinho, por exemplo, indica leveza com a vida e segurança.

85) As raças de gato que vivem mais tempo são Birmanês, Balinês, gato Persa, Siamês, Sphynx, Ragdoll e vira-latas.

86) As  raças de cachorro com focinho achatado possuem a síndrome braquicefálica. A anatomia destes animais é caracterizada por focinho curto, crânio comprimido e o sistema respiratório superior reduzido.

87) É possível fazer um cachorro gostar de você de primeira. O mais importante nessas horas é respeitar o espaço do animal e ter bastante cuidado com a aproximação.

88) Não existe cachorro que não gosta de brincar. Na verdade, um pet que mostra desinteresse por brinquedos e brincadeiras não tem os estímulos certos para interagir.

89) Pegar gato pelo cangote não é o mais recomendado. Esse manuseio errado, inclusive, pode causar lesões e traumas no animal. O ideal é colocar uma mão ao redor do peito do animal e a outra ao redor da sua barriga.

90) A resposta do que os cachorros pensam tem a ver com a associação de palavras a certas imagens ou objetos. Eles levam em consideração os sentidos sensoriais para formar os “pensamentos”.

91) A matilha de cães corresponde a conjunto ou agrupamento de cachorros, e toda matilha segue uma hierarquia. O alfa é o líder, e os outros cães simplesmente seguem as ordens do líder.

92) Existe remédio para tirar bola de pelo em gatos, que é o malte. Ele funciona como um laxante e ajuda a expulsar as bolas do organismo do animal. Outras alternativas “naturais” são gramas - como valeriana e catnip -, vaselina ou manteiga.

93) O motivo por que o gato lambe o nariz do dono é carinho, companheirismo e às vezes para chamar atenção. Os felinos se apegam aos humanos e têm maneiras “diferentes” de demonstrar afeto.

94) Cachorro arrastando o bumbum no chão costuma indicar alguns problemas de saúde. A presença de vermes é um deles. Além disso, o comportamento pode ser sinal de inflamação na glândula adanal do cão, alergias, constipação ou diarreia.

95) O cachorro gosta de carinho não apenas para ganhar alguma vantagem em troca, mas porque os afagos são extremamente relaxantes para esses animais.

96) Existem algumas técnicas que cachorros usam para "ler a mente" das pessoas. O tom de voz é uma delas. Além disso, o olfato canino também ajuda o animal a captar informações sobre as pessoas.

97) Pode viajar com gato de avião, desde que o animal siga as normas estabelecidas pela companhia aérea. Alguns documentos que são solicitados são a carteira de vacinação com todas as vacinas em dia e o atestado sanitário para trânsito de animais.

98) O gato com fome pode ser sinal de falta de nutrientes, diabetes ou hipertireoidismo. Além disso, o armazenamento inadequado da ração pode fazer com que os bichanos peçam comida mesmo com o pote cheio.

99) Uma felina de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o gato mais velho do mundo. Ela se chama Flossie, mora no Reino Unido e já passou por vários lares.

100) Algumas manias de cachorro têm significados surpreendentes. Um exemplo é o cachorro girando antes de defecar: ele faz isso porque tem uma bússola interna que percebe o campo magnético da Terra.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas