Comportamento animal

Por que cachorro uiva à noite?

Publicado - 04 Fevereiro 2022 - 18h32

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já se deparou com um cachorro uivando muito e ficou se perguntando o que isso significa? Essa, na realidade, é uma dúvida bem frequente entre os tutores de pets e o comportamento diz bastante sobre a comunicação canina. Afinal, por mais que os animais não tenham a mesma capacidade de falar, como os humanos, não quer dizer que eles não conseguem se comunicar de alguma forma.

Mas então por que os cachorros uivam, e por que esses sons acontecem principalmente à noite? Será que existe algum gatilho que desencadeia isso? Para entender melhor sobre o cachorro uivando, o que pode ser e a melhor forma de lidar com o comportamento do seu amigo, preparamos uma matéria especial sobre o assunto.

Cachorro uivando: o que significa?

É muito simples entender o que significa cachorro uivando: esse é um hábito herdado dos seus ancestrais (lobos) e que ainda hoje é bem presente no comportamento canino. Ou seja, na prática, trata-se de uma forma de comunicação entre os membros de uma alcateia e é muito comum principalmente entre raças como o Husky Siberiano ou Malamute do Alasca.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Enquanto alguns cães latem, outros uivam - mas, logicamente, um hábito não exclui o outro e um cachorro pode latir tanto quanto pode uivar. A grande diferença é que o uivo é usado para facilitar a comunicação de longas distâncias, já que possui um timbre muito mais alto do que os latidos. Sendo assim, o som pode ser ouvido de longe por outros cachorros, que têm uma audição bem apurada capaz de identificar frequências de até 40.000 Hz. A prática é utilizada principalmente como forma de chamar a atenção e localizar outros animais.

O cachorro uivando à noite tem várias explicações

Ainda que seja um comportamento puramente instintivo, também existem outras explicações para um cachorro uivando durante a noite. A idade do animal, por exemplo, é um fator que influencia nisso: cães idosos e filhotes de cachorro às vezes têm o hábito de uivar como uma forma de alertar que estão sentindo algum incômodo na hora de dormir. No caso dos filhotes, muitas vezes é um sinal de fome, frio ou ansiedade de separação. Já quando se trata de um cachorro velho, o maior motivo costuma ser dores nas articulações - mas, nesse caso, o cãozinho também vai uivar durante o dia.

Também existem outras possibilidades, como tédio e solidão. Às vezes o cachorro uivando quer chamar a atenção da família porque está se sentindo muito sozinho, não recebe os estímulos necessários durante o dia ou até porque mesmo sente falta de um membro em particular (o que ocorre principalmente quando há o falecimento de alguém próximo). Sim, o cachorro sente saudade das pessoas, e o uivo é apenas uma das formas que esses animais têm de demonstrar isso.

Por fim, mas não menos importante, o cachorro uivando muito também pode ocorrer por conta de estímulos externos. Se seu doguinho ouvir um outro cachorro uivando, mesmo que longe e inaudível para os ouvidos humanos, ele pode uivar de volta como uma resposta.

cachorro uivando
Um motivo porque cachorro uiva é para facilitar a comunicação de longas distâncias

Como lidar com um cachorro uivando muito?

 

Agora que você já sabe porque os cachorros uivam, que tal entender quais as melhores formas de lidar com esse hábito canino? Para evitar que os barulhos incomodem os vizinhos ou acordem os moradores da casa, vale testar as dicas abaixo para diminuir a frequência dos uivos:

1) Não recompense o comportamento. Às vezes os tutores acham que essa é a melhor forma de acalmar o doguinho, mas é algo que acaba reforçando ainda mais a atitude. Ou seja, o cachorro vai latir ainda mais para conseguir as regalias e mimos oferecidos.

2) Busque entender o motivo por trás do cachorro uivando. Se for fome ou frio, por exemplo, é importante atender as necessidades do seu amigo para cessar os uivos. Uma forma de fazer isso é garantindo sempre um ambiente quentinho e aconchegante para o cão, além de alimentá-lo antes de dormir.

3) Gaste a energia do cachorro durante o dia. Isso ajuda a cansar o cão e deixá-lo mais relaxado, então ele não ficará entediado ou ansioso durante a noite. Consequentemente, não vai ficar uivando tanto. O melhor é que existem várias formas de brincar com cachorro, seja fora ou dentro de casa.

4) Faça check-ups regulares da saúde do cachorro. Como já foi dito, às vezes o cachorro sente dor e a maneira que eles encontram de indicar isso é por meio de uivos. Por isso, as visitas ao veterinário não devem ser deixadas de lado.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas