Gato

Gato bebe menos água nos meses mais frios?

Publicado - 13 Abril 2022 - 18h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os gatos sentem frio, e quando as temperaturas caem é possível perceber algumas mudanças no comportamento animal que indicam isso. Nessas horas, os tutores se desdobram para aquecer e deixar o bichano o mais confortável possível. Mas sabia que um dos principais cuidados que devem ser tomados no inverno é com a hidratação do pet? Como muitos sabem, é difícil ver um gato beber água suficiente para se manter hidratado, e nos dias mais frios naturalmente ele diminui mais ainda a ingestão de água.

Por isso, se você quer saber se os felinos realmente ingerem menos líquidos quando o tempo esfria e qual a melhor forma de incentivar a hidratação do seu amigo, o Patas da Casa reuniu informações importantes e algumas dicas de como fazer o gato tomar mais água!

É verdade que gato não bebe água nos dias frios?

Quem convive com um felino já deve ter reparado que o gato não bebe água com muita frequência, não importa qual seja a época do ano. É uma questão de hábito e que tem uma explicação histórica: os ancestrais da espécie são de origem desértica e, portanto, esses animais já estão acostumados a consumirem pouca água.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas e no inverno? Será que tem alguma diferença? Será que o gato sente frio e bebe menos água como consequência? Quem é bom observador já deve ter reparado que sempre que o tempo esfria o consumo de água é ainda menor, e isso também pode ser explicado. Quando está quente, os animais transpiram mais e têm maior necessidade de repor os líquidos que são “perdidos” no suor. Já nos dias frios isso não acontece, e por isso o gato bebe água em menor quantidade quando a temperatura cai.

A questão é que, a longo prazo, isso pode se tornar um problema e comprometer a saúde do animal, que fica mais suscetível a sofrer com doenças renais e urinárias. Por isso, um cuidado muito importante - especialmente nos dias mais frios - é saber como fazer gato beber água e se manter hidratado.

gato bebendo água na fonte de água para gatos
Uma fonte para gato beber água faz toda a diferença na hidratação felina

 

Como fazer o gato beber água? Veja 6 dicas que podem ajudar!

 

1) Instalação de fonte para gato beber água. Essa é uma das melhores estratégias para despertar o interesse do seu gatinho pelo líquido, pois os felinos amam água corrente, limpa e fresca. E o melhor de tudo é que existem vários tipos de fonte de água para gatos!

2) Colocar potes de água espalhados pela casa. Assim o seu amigo sempre vai ter água disponível por perto quando precisar se hidratar.

3) Escolher modelos de potes adequados para o pet. É importante ter em mente que os bichanos não gostam que os potes entrem em contato com os seus bigodes, porque pode incomodá-los. Procure um pote com tamanho e formato apropriado.

4) Trocar a água regularmente. Como já foi dito, o gato bebe água se a água estiver limpa e fresca, então o tutor deve trocar o líquido pelo menos duas vezes por dia. 

5) Limpar os potes uma vez por semana, no mínimo. Os gatos são super higiênicos e por isso a limpeza dos potes também é necessária. 

6) Oferecer sachê para gatos. Isso é indicado tanto para quando um gato filhote bebe água, quanto para um animal adulto. Além de nutritivo, os sachês contém uma boa quantidade de líquido na sua composição, contribuindo para a hidratação desses animais.

Se o gato bebe muita água, ligue o alerta!

É muito importante incentivar a ingestão de líquidos dos felinos, mas e quando o gato bebe muita água sem nenhum motivo aparente? Claro que todo mundo quer ver o seu bichinho de estimação bem hidratado e livre de qualquer problema renal, mas o gato bebendo água em excesso pode ser um sinal de que tem algo de errado com a saúde dele. Se isso acontecer, você deve aumentar a atenção com seu pet.

Algumas doenças podem transformar o animal em um gato que bebe muita água, como diabetes felina, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo e até mesmo quadros de insuficiência renal em gatos. Esteja atento e, se houver qualquer suspeita de algum desses problemas, não hesite em procurar ajuda profissional o quanto antes!

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas