Gato

Gato bebe menos água nos meses mais frios?

Publicado - 13 Abril 2022 - 18h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os gatos sentem frio, e quando as temperaturas caem é possível perceber algumas mudanças no comportamento animal que indicam isso. Nessas horas, os tutores se desdobram para aquecer e deixar o bichano o mais confortável possível. Mas sabia que um dos principais cuidados que devem ser tomados no inverno é com a hidratação do pet? Como muitos sabem, é difícil ver um gato beber água suficiente para se manter hidratado, e nos dias mais frios naturalmente ele diminui mais ainda a ingestão de água.

Por isso, se você quer saber se os felinos realmente ingerem menos líquidos quando o tempo esfria e qual a melhor forma de incentivar a hidratação do seu amigo, o Patas da Casa reuniu informações importantes e algumas dicas de como fazer o gato tomar mais água!

É verdade que gato não bebe água nos dias frios?

Quem convive com um felino já deve ter reparado que o gato não bebe água com muita frequência, não importa qual seja a época do ano. É uma questão de hábito e que tem uma explicação histórica: os ancestrais da espécie são de origem desértica e, portanto, esses animais já estão acostumados a consumirem pouca água.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas e no inverno? Será que tem alguma diferença? Será que o gato sente frio e bebe menos água como consequência? Quem é bom observador já deve ter reparado que sempre que o tempo esfria o consumo de água é ainda menor, e isso também pode ser explicado. Quando está quente, os animais transpiram mais e têm maior necessidade de repor os líquidos que são “perdidos” no suor. Já nos dias frios isso não acontece, e por isso o gato bebe água em menor quantidade quando a temperatura cai.

A questão é que, a longo prazo, isso pode se tornar um problema e comprometer a saúde do animal, que fica mais suscetível a sofrer com doenças renais e urinárias. Por isso, um cuidado muito importante - especialmente nos dias mais frios - é saber como fazer gato beber água e se manter hidratado.

gato bebendo água na fonte de água para gatos

 

Como fazer o gato beber água? Veja 6 dicas que podem ajudar!

 

1) Instalação de fonte para gato beber água. Essa é uma das melhores estratégias para despertar o interesse do seu gatinho pelo líquido, pois os felinos amam água corrente, limpa e fresca. E o melhor de tudo é que existem vários tipos de fonte de água para gatos!

2) Colocar potes de água espalhados pela casa. Assim o seu amigo sempre vai ter água disponível por perto quando precisar se hidratar.

3) Escolher modelos de potes adequados para o pet. É importante ter em mente que os bichanos não gostam que os potes entrem em contato com os seus bigodes, porque pode incomodá-los. Procure um pote com tamanho e formato apropriado.

4) Trocar a água regularmente. Como já foi dito, o gato bebe água se a água estiver limpa e fresca, então o tutor deve trocar o líquido pelo menos duas vezes por dia. 

5) Limpar os potes uma vez por semana, no mínimo. Os gatos são super higiênicos e por isso a limpeza dos potes também é necessária. 

6) Oferecer sachê para gatos. Isso é indicado tanto para quando um gato filhote bebe água, quanto para um animal adulto. Além de nutritivo, os sachês contém uma boa quantidade de líquido na sua composição, contribuindo para a hidratação desses animais.

Se o gato bebe muita água, ligue o alerta!

É muito importante incentivar a ingestão de líquidos dos felinos, mas e quando o gato bebe muita água sem nenhum motivo aparente? Claro que todo mundo quer ver o seu bichinho de estimação bem hidratado e livre de qualquer problema renal, mas o gato bebendo água em excesso pode ser um sinal de que tem algo de errado com a saúde dele. Se isso acontecer, você deve aumentar a atenção com seu pet.

Algumas doenças podem transformar o animal em um gato que bebe muita água, como diabetes felina, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo e até mesmo quadros de insuficiência renal em gatos. Esteja atento e, se houver qualquer suspeita de algum desses problemas, não hesite em procurar ajuda profissional o quanto antes!

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas