Gato

Gata no cio: ciclo de reprodução felina é mais intenso na primavera. Entenda!

Publicado - 27 Setembro 2023 - 16h59

Atualizado - 24 Maio 2024 - 16h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

gata no cio apresenta diversas mudanças comportamentais que são bem perceptíveis. Esse momento diz respeito ao período fértil do animal e é marcado por tentativas de fuga, miados de gato no cio mais agudos e contínuos e um comportamento mais carente. O que pouca gente sabe é que o cio da gata é mais intenso durante a primavera. O período de exposição à luz solar de setembro a dezembro é mais longo e isso influencia no ciclo de reprodução dos felinos. Ou seja, existe uma explicação para esse fenômeno e o Patas da Casa te explica a seguir!

Quantos dias a gata fica no cio? Saiba quais são as fases desse período

Antes de entender por que o cio da gata é mais intenso na primavera, é preciso compreender quais são as quatro fases do ciclo reprodutivo dos felinos:

  • A primeira é o proestro (dura 1 ou 2 dias), quando a gata começa a ficar mais carinhosa e a liberar feromônios para atrair os machos, mas sem acasalar;

  • A segunda é o estro (dura cerca de 6 dias, mas pode chegar a 19), a gata estará cheia de hormônio estrogênio, pronta para acasalar e com comportamentos que permitem a aproximação dos machos;

  • A terceira é o interestro (em média 6 dias, mas pode chegar a 19 se não houver fecundação do óvulo), quando há inatividade sexual;

  • Por fim, o anestro dura cerca de 90 dias e nesse período não há produção de hormônios que incentivam os comportamentos sexuais.

Portanto, a média de quantos dias a gata fica no cio depende de quanto cada fase vai durar. Quando falamos de cio de gata, nos referimos principalmente às fases proestro e estro do ciclo reprodutivo, momentos em que há produção de hormônios e manifestação de comportamentos sexuais, além do acasalamento em si. Assim, o momento de gato fêmea no cio pode variar entre 5 a 20 dias.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

E de quanto em quanto tempo gato entra no cio? A resposta varia de acordo com as condições do ambiente, do clima e da proximidade com os machos, mas normalmente é possível ver o gato no cio a cada dois ou três meses.

Cio da gata é mais intenso na primavera: entenda o motivo!

miado de gato no cio é um indício de que o animal está no período de acasalamento, comportamento que fica mais intenso em determinadas estações do ano. Os gatos são animais poliéstricos sazonais. Isso significa que possuem mais de um ciclo reprodutivo por ano, que são mais comuns em certas épocas.

Um estudo realizado pelos pesquisadores ingleses Roy Robinson e H. W. Cox, chamado “Reproductive performance in a cat colony over a 10-year period” (Desempenho reprodutivo em uma colônia de gatos durante um período de 10 anos, em tradução livre), avaliou os comportamentos de acasalamento e reprodução de uma colônia de gatos. A pesquisa comprovou que o ápice do período reprodutivo das gatas foi durante os meses da primavera, seguido de verão e depois outono. O motivo disso está na luminosidade.

A exposição à luz solar influencia bastante o cio da gata. Quanto mais luz disponível, maiores são as chances de ela entrar no cio. O ideal é que a gata no cio tenha cerca de 12 a 14 horas de luz solar disponível no dia. Nessa estação, os dias são mais longos e o período de luz é maior, o que impacta no ciclo reprodutivo dos gatos. .

 

Gato deitado tomando sol
O cio da gata é mais intenso na primavera por causa da luz solar por mais tempo

 

Com quantos meses a gata entra no cio?

 

Se você acabou de adotar uma gatinha, é bom estar preparado para quando chegar o momento do cio. Mas afinal: com quantos meses o gato entra no cio? Normalmente, o primeiro ciclo reprodutivo começa entre os cinco e nove meses de vida. Porém, alguns fatores influenciam o momento em que ocorrerá o primeiro cio. Gata de pelo longo (como gato Persa), por exemplo, leva mais tempo para chegar no primeiro ciclo reprodutivo do que uma gata de pelo curto (como gato Siamês).

E o macho entra no cio? Bom, no caso dos machos, normalmente eles atingem a puberdade entre os nove e 12 meses, mas não há um período específico do cio de gato como existe nas fêmeas. Na verdade, os machos estão sempre prontos para acasalar com qualquer gata no cio, basta sentir os feromônios, perceber os sinais e ter a permissão da gatinha. Por causa disso, é mais comum que o macho queira acasalar nos meses da primavera.

Como saber se a gata está no cio?

Não é difícil identificar o gato no cio: sintomas da fêmea são bem característicos. Ela fica mais carente e em busca de atenção, começa a se esfregar mais em objetos ou pessoas, fica mais agitada e come menos. O miado de gato no cio também é marcante, pois é mais alto, agudo e contínuo, o que pode ser um incômodo para quem convive com a bichana e até para os vizinhos. Muitas pessoas se perguntam se gato no cio sente dor, principalmente por conta dos seus gritos estridentes, mas a resposta é não. 

Gato no cio: o que fazer para acalmar?

O tutor pode tomar algumas providências para aliviar os efeitos do gato no cio. Uma dica é intensificar as brincadeiras para gatos, pois assim ela gastará toda sua energia de forma saudável. Outra ideia é deixar uma bolsa ou paninho de água quente perto dela, pois isso ajudará no relaxamento. De uma maneira geral, não existe remédio caseiro para acalmar gato no cio, mas essas medidas já ajudam bastante — e o catnip também entra como alternativa possível.

Além disso, lembre-se de trancar bem portas e janelas, pois a gata no cio pode tentar fugir em busca do acasalamento. Gata castrada não entra no cio e, por isso, é bom considerar uma cirurgia de esterilização caso não queira uma ninhada indesejada em casa. 
 

Castração inibe os comportamentos comuns da gata no cio

Quem já teve que lidar com a gata no cio sabe como pode ser um momento complicado. Por isso, a cirurgia de castração de gato é uma saída. Para quem se pergunta se a gata castrada entra no cio, a resposta é não: a esterilização diminui os comportamentos típicos desse período, e a gata não costuma aceitar o macho. Além disso, ela ainda fica protegida de doenças como piometra e câncer de mama em gatos.

Por outro lado, pode-se dizer que o gato castrado "entra no cio", pois mesmo após a castração — principalmente se ela for feita de forma errada — alguns felinos podem ter o ímpeto de cruzar. Ainda assim, recomenda-se fortemente a castração dos machos para evitar fugas e brigas de rua.

Se a sua dúvida é se pode castrar gata no cio, o ideal é que a cirurgia ocorra entre os seis e oito meses de vida, antes mesmo do primeiro cio da gata. Mas se a sua gatinha já tiver começado o ciclo reprodutivo, não tem problema seguir com a castração. Porém, o recomendado é esperar que a fase de cio passe para realizar o procedimento.

Você até pode castrar gata no cio, mas tem mais risco de sangramento e, por isso, muitos veterinários recomendam esperar. O ideal é sempre conversar com um médico veterinário antes para ter certeza de que está tudo certo para fazer a castração da gata.

Outra dúvida comum é se pode vacinar gato no cio, mas a realidade é que a vacina para cio de gato é muito perigosa. A injeção anticoncepcional pode provocar vários problemas, desde infecções uterinas e desequilíbrio hormonal até tumores. Por isso, o mais seguro mesmo é castrar gato

Publicado originalmente em: 06/10/2022
Atualizado em: 27/09/2023

Alimentação

Nem fonte de água, nem frutas geladas: essa é a melhor maneira de refrescar um gato com calor, segundo nossos veterinários

Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, é inevitável encontrar o gato com calor esparramado no chão de casa. Afinal, assim c...

10 sinais de que seu gato te considera a "mãe" dele

É cada vez mais comum ouvir alguém se identificar como mãe de gato hoje em dia. Existe até uma corrente circulando de que “mãe de ga...

As 10 raças de gato mais carinhosas que existem: eles são perfeitos pra quem busca um companheiro afetuoso

De acordo com a World Cat Federation (WCF), a mais famosa organização de felinos do mundo, existem cerca de 70 raças de gato espalha...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

Cachorro

Sachê para cachorro pode ser o melhor amigo do seu pet no verão (e nossos veterinários te explicam o motivo!)

Saber como refrescar um cachorro com calor não é tão difícil quanto parece. Existem várias opções super válidas para deixar o animal...

Alimentação

Nem fonte de água, nem frutas geladas: essa é a melhor maneira de refrescar um gato com calor, segundo nossos veterinários

Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, é inevitável encontrar o gato com calor esparramado no chão de casa. Afinal, assim c...

10 sinais de que seu gato te considera a "mãe" dele

É cada vez mais comum ouvir alguém se identificar como mãe de gato hoje em dia. Existe até uma corrente circulando de que “mãe de ga...

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Ver todas