Gato

10 comportamentos de gato que são interpretados de forma errada

Publicado - 25 Maio 2023 - 14h28

Atualizado - 24 Maio 2024 - 18h01

Ronronar, amassar pãozinho, se esfregar nas pernas do tutor, coçar os bigodes e outros comportamentos típicos dos gatos muitas vezes são interpretados como algo positivo. Mas os motivos de porque os gatos ronronam, por exemplo, também podem ser dor e estresse. Já passar entre as pernas de alguém nem sempre quer dizer carinho, sendo muito mais um sinal de marcação de território. Além destes, existem vários comportamentos felinos que são interpretados de forma equivocada, o que pode fazer com o que a resposta do tutor não seja a adequada para o que o pet precisa naquele momento. 

A verdade é que todo comportamento mínimo do gato pode ter vários significados e, para melhorar a convivência com eles, é importante entender essas variações da linguagem corporal felina. Afinal, os gatos são super expressivos e até jeitinho do miado quer comunicar alguma coisa ao tutor. Reunimos os comportamentos mais comuns dos felinos que acreditamos ser uma coisa - quando na verdade é outra. Confira!

1) Gato miando muito não indica apenas fome

Ao ouvir o gato miando muito, a primeira suspeita é de que os potes de ração e água estão vazios. Afinal, gato miando é fome sim, mas não é só isso! Além de mostrar que a comida não está do seu agrado, o gato miando muito pode significar muitas coisas. Cada tonalidade e intensidade do miado de gato quer dizer alguma coisa.  Pode ser estresse, carência, dor, tédio, entre outros. Em caso de felinos não castrados, o miado de gato no cio também é bem característico.

Imagem Quiz:O que seu gato faz quando você sai de casa?

O que seu gato faz quando você sai de casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A melhor coisa a se fazer diante do gato miando é checar se ele emite outros sinais que vão ajudar a interpretar o que ele precisa. Além de checar a altura e frequência do barulho, observe toda a postura do animal: se as pupilas estão dilatadas ou retraídas; se vê o gato balançando o rabo ou se o membro está parado; e como está a posição das orelhas. 

2) Gato ronronando nem sempre é felicidade

O gato ronronando é um som muito gostoso de se ouvir e estudos mostram que esse ruído pode até ser benéfico para o emocional dos seres humanos. No entanto, eles não ronronam apenas quando estão felizes ou recebendo carinho. Assim como o miado, esse ronco emitido pela garganta do pet é outra forma eficaz de comunicação entre os felinos e/ou com o tutor. O porquê gato ronrona geralmente está atribuído a situações positivas, mas ele também vai fazer esse barulho em diversos cenários. Em outros casos, o som vai ser mais alto que o habitual, pois ele quer chamar a atenção para o problema: pode ser fome, dor e até algum desconforto.

3) A raiva deixa o gato arrepiado, mas o medo também

O gato com pelo arrepiado geralmente está ligado a alguma situação de ameaça e é comum pensar que ele está pronto para atacar como defesa. Mas nessas horas o comportamento do felino também deve ser considerado: gato arrepiado pronto para atacar acompanha outras atitudes, como olhar fixo e a traseira arqueada, seguida da famosa “reboladinha” antes do ataque. Agora, se o gato está arrepiado, com as costas inclinadas para baixo e o rabo levantado, isso é sinal de medo. O ideal nesse momento é retirar a ameaça de perto do felino, pois isso também pode causar bastante estresse.

4) O gato está se lambendo muito não significa apenas higiene

Os gatos têm grandes hábitos de higiene e esse é um dos motivos do porque os gatos se lambem. Mas atenção: se o gato se lambe muito mais que o normal, é bom ficar atento. A lambedura em excesso vai desde algo simples, como uma sujeira difícil de sair, a problemas mais sérios, como pulgas e carrapatos. O gato se lambendo mais que o habitual também é sinal de alguma ferida ou doença, como a alopecia felina, sarna e dermatite. E é fundamental que ele receba o devido tratamento para acabar com o incômodo.

5) Gato se esfregando quer dizer carinho ou marcação de território

Quando o assunto é gato se esfregando, significado é atribuído ao instinto territorialista do felino e que essa é a sua forma de marcar presença em algo, ou alguém. Mas o porquê os gatos se esfregam na gente também mostra carinho e até saudades. A liberação dos feromônios produzidos pelo felino ao se esfregar é outra forma dele indicar que se sente protegido e amado, e esse odor é exclusivo ao olfato felino. Isso explica o porquê os gateiros têm mais facilidade em interagir com os gatos de rua - e também o porquê os bichanos sabem quando trocamos carinho com outro gatinho. Ou seja, gato se esfregando na perna indica muitas coisas! Inclusive, o amor que ele sente por você.

 

Gato perto das pernas de tutor ganhando carinho

 

6) O gato também balança o rabo quando está feliz?

Depende. Esse é um hábito canino e o jeito do gato balançando o rabo pode indicar muitas coisas. Basta observar: ele fará movimentos longos quando estiver curioso e curtos e rápidos quando está brincando ou animado. Já o gato deitado e com o rabo balançando devagar indica conforto. Agora, quando ele está fazendo movimentos fortes e rápidos com a cauda, isso é sinônimo de desconforto, seja por estresse ou ansiedade. Tudo isso acontece pois o porque o gato balança o rabo está atrelado a reações que seu corpo recebe e emite, devido a cauda felina ser uma extensão da coluna vertebral.

7) Gato arranhando algo pode ser estresse

Muitos tutores investem em arranhadores para evitar que o gato cause estragos em algo da casa e acreditam que isso é uma forma do bichano brincar. Na verdade, o gato arranhando tem outros significados além desse: ele faz isso para afiar as unhas, ou porque simplesmente gosta de arranhar aquele objeto. Porém, ele também pode arranhar por estresse e, para identificar isso, é necessário observar outros comportamentos do gato, como muitos miados e ronrons muito altos.

Ou seja, estar atento às atitudes do felino também faz parte dos cuidados do animal, pois a expressão felina sempre diz muito e eles não escondem doenças. Inclusive, o que os gatos pensam dos donos é que eles são semelhantes: ou seja, outro gato! E para interpretar bem qualquer movimento felino, o ideal é pensar como eles!

8) Gato mostrando o bumbum é sinal de confiança e cumplicidade

Já se perguntou por que os gatos gostam de mostrar o bumbum? Mesmo que pareça um mero exibicionismo, isso na verdade só acontece quando os animais confiam muito na pessoa. Afinal, é um comportamento de gatos um tanto inusitado, né?! Mas, ao mesmo tempo, é algo que expõe uma parte do corpo bem vulnerável, por isso é uma grande demonstração de confiança e do gatinho dizer que se sente tranquilo com você. 

O motivo para os gatos mostrarem o bumbum, porém, varia muito. Às vezes é uma forma de o bichano tentar chamar a atenção do dono, cumprimentar e até pedir carinho. Em outros casos, pode se tratar de um gato marcando território. As glândulas adanais ficam localizadas bem perto do ânus e exalam um odor característico, que contribui com essa marcação dos felinos.

9) Gato seguindo o dono no banheiro faz parte do instinto de proteção e vigilância da espécie

O comportamento do gato é tão curioso que, mesmo que pareçam desapegados, muitos tutores às vezes se surpreendem com o animal seguindo-os pela casa. Mas por que gatos seguem o dono no banheiro? É um momento de privacidade, mas que os felinos sempre parecem querer "participar" de alguma forma. A explicação para isso não tem a ver com curiosidade nem significa que seu gato é fofoqueiro. Na verdade, ele só quer se certificar de que você vai estar protegido e seguro quando fizer as suas necessidades.

Também existem outros fatores que contribuem para que o gatinho queira ficar com você no banheiro. Na hora do banho, por exemplo, os gatos adoram ver a água jorrando do chuveiro - até porque eles adoram água corrente e fresca. O chão geladinho do banheiro também é muito apreciado pelo felino, assim como os rolos de papel higiênico, que parecem um brinquedo de gato para esses animais.

10) Gatos enxergam humanos como outros gatos e até escolhem seus donos

Você provavelmente já deve ter ouvido por aí que os gatos escolhem seus donos. Bom, é verdade. Mas não é tão simples assim. Primeiro, é importante entender que os gatos não enxergam os humanos como "donos" - e sim como outros gatos, só que maiores. É por isso que eles não mudam de comportamento por ninguém, e costumam manter uma relação de igualdade com os membros da família. 

Contudo, quase sempre tem um membro "favorito" a quem o gatinho se dedica mais e escolhe para seguir. Quando isso acontece, é certo: o vínculo criado entre o felino e o humano é poderosíssimo. Por isso, se sinta privilegiado se o seu gatinho te escolheu!

Dúvidas comuns sobre o comportamento dos gatos

Quais são os comportamentos do gato?

Os gatos são animais noturnos e por isso boa parte do tempo dormindo. Para se ter uma ideia, as horas de sono dos felinos pode chegar a 16 horas por dia. Além disso, vários instintos selvagens da espécie permanecem até hoje. O hábito de afiar as unhas, se esconder e escalar lugares altos são alguns exemplos de comportamento felino comuns.

Como o gato sabe quem é seu dono?

O gato reconhece seu dono de várias formas. Além de ver e sentir o cheiro dos humanos, os felinos também conseguem reconhecer o tutor somente pelo som da voz dele.

Quando um gato se aproxima de você?

No comportamento de gatos, significado de uma aproximação repentina normalmente quer dizer que o bichano gosta muito de você. Já do ponto de vista espiritual, as crenças são de que os gatos sentem a energia das pessoas e normalmente se aproximam de quem tem vibrações positivas.

O que significa quando o gato fica se esfregando na gente e miando?

Às vezes pode ser um sinal de afeto, mas na maioria das vezes o gato está apenas tentando marcar território com o cheiro dele. Enquanto ele se esfrega nas pernas de alguém, ocorre uma troca de odores que sinaliza para outros animais que aquele "espaço tem dono".

Como saber se o seu gato gosta de você?

Existem várias formas de identificar o amor de gato. Ronronar, amassar pãozinho, esfregar a cabeça no tutor e piscar lentamente são algumas atitudes que mostram que o gato gosta de você. Além disso, os felinos fazem contato visual com frequência e gostam de ficar pertinho de quem eles amam boa parte do tempo.

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 21/10/2022
Atualizado em: 25/05/2023

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas