Antes de revelar qual é o cachorro mais bravo do mundo, é importante ter em mente que nenhum cão pode ser considerado bravo apenas por causa da raça. A maneira como os animais são educados pelos donos - ou seja, que tipos de estímulos e limites recebem - é o que vai determinar o comportamento deles. Assim como um cachorro manso pode se tornar mais temperamental se for criado em condições que favoreçam esse comportamento, raças de cachorro bravo também podem se mostrar bem calmas no dia a dia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda assim, é comum que muitas pessoas se questionem qual raça leva o título de cachorro mais bravo do mundo — e, sim, existem alguns cãezinhos que são conhecidos por serem mais "explosivos". Veja a seguir 10 raças de cachorro que são apontadas como bravas, e descubra também qual é o cachorro mais bravo do mundo.

1) Pitbull é conhecido como o cachorro mais bravo do mundo

Cachorro Pitbull com língua de foraCachorro mais bravo do mundo Pitbull com semblante sérioPitbull feliz no parquePitbull sentado na gramaPitbull escondido atrás da gramaPitbull de pé no parque

 

Ele já foi banido de países como Inglaterra, Noruega e Dinamarca e é alvo de projetos de lei em diversos estados brasileiros que estipulam regras para que o Pitbull passeie na rua. Tudo motivado pela presença desse animal em episódios de ataque e o medo que as pessoas sentem dos seus dentes afiados e porte grande.

Porém, apesar do título de cachorro mais bravo do mundo, a personalidade do Pitbull não tem nada de agressiva. Eles são dóceis e bastante amigáveis quando socializam com pessoas e outros cachorros (e até gatos!) desde filhotes. Evitar brincadeiras que o estimulem a morder é fundamental para que o cão Pitbull seja calmo, e não seja tão associado como o cachorro mais bravo do mundo.

Além disso, o adestramento positivo é uma medida muito importante, pois reforça positivamente os comportamentos do animal e ameniza o estereótipo de cachorros bravos. Por outro lado, usar castigos e punições pode ter um efeito reverso e contribuir ainda mais para a fama de "raça de cachorro bravo" que acompanha o Pitbull.

2) Rottweiler é considerado uma raça de cachorro mais bravo, mas se dá bem com crianças

Rottweiler deitado na gramaRottweiler de pé olhando para o lado direitoRottweiler olhando para frenteRottweiler deitado pegando solRottweiler mordendo coneRottweiler deitado na grama

 

Ideal para proteger o quintal das casas, o Rottweiler é um cachorro verdadeiramente grande: ele pode chegar a cerca de 60 kg e medir quase 70 cm de altura quando adulto! Esse também é um dos cachorros com a mordida mais forte: são 328 PSI (libra-força por polegada quadrada). Mas não pense que ele vai sair distribuindo mordidas à toa!

É o contrário que acontece, na verdade. Apesar de ser considerada uma raça de cachorro mais brava por causa do seu forte instinto protetor, quando bem criado, o Rottweiler vai retribuir todo o amor. Ele, inclusive, é um amigão para os pequenos. A relação entre esses cachorros e crianças costuma ser muito proveitosa, mas é bom supervisionar todo o contato entre eles de qualquer forma!

3) Chow Chow tem traços de personalidade que fazem dele um cachorro bravo

Chow Chow perto de abustroChow Chow com língua azul de foraChow Chow preto no solChow Chow andando pelo parqueChow Chow com língua de foraDois Chow Chow sentados

 

A aparência de ursinho do Chow Chow encoraja muita gente a tentar fazer carinho nesse cão. O que poucos sabem é que essa raça de cachorro tem uma personalidade forte - porém contida -, e pode até agir de forma agressiva quando passa por alguma situação que o irrita. Isso inclui a presença de desconhecidos, o excesso de carinho e - pior ainda - o carinho de desconhecidos! É daqui que vem a fama de agressivo que deixa a raça de cachorro brava.

Muito inteligente, o Chow Chow também pode sentir ciúmes de seus tutores, mordendo quem quer que ele ache que pode machucá-los ou roubar sua atenção. Ou seja, outros aspectos que também contribui para que essa seja considerada uma raça de cachorros bravos. O adestramento é fundamental para canalizar bem a inteligência do animal.

4) Pastor Alemão pode ser um cachorro muito bravo quando a família precisa

Pastor Alemão com língua de foraPastor Alemão com expressão séria deitadoPastor Alemão sentado no parquePastor Alemão com a língua de foraPastor Alemão segurando frisbee com a bocaPastor Alemão em pé no parque

 

Porte grande, sério e muita, mas muita disposição: o Pastor Alemão é super conhecido por sua função de cão de guarda, inclusive estrelando alguns filmes nesse papel. Tudo isso faz com que ele seja considerado um cachorro perigoso, o que não é verdade. Mesmo sendo um cachorro com cara de bravo, o Pastor Alemão é um companhia surpreendente.

Na convivência familiar, ele é extremamente dócil, confiável e obediente. Sem falar na facilidade que o Pastor Alemão tem para aprender comandos. Ele é uma das raças mais inteligentes! Porém, por ser muito leal, esse cãozinho vai defender sua família de qualquer perigo, assumindo uma postura combativa se for preciso, típica de um cachorro bravo. Raça Pastor Alemão é super destemida! 

5) Chihuahua é um cachorro mais bravo que outras raças maiores

Chihuahua cachorro com cara de bravoChihuahua deitado na camaChihuahua com cara alegreChihuahua peludo pegando solChihuahua tristonho deitadoChihuahua preto na varanda

 

Apesar de não ser o cachorro mais bravo do mundo, pode acreditar: quando se trata de temperamento, o minúsculo Chihuahua pode dar mais trabalho que muita raça grande! Isso porque ele tem um instinto de proteção aos donos que é maior que seu corpo e é muito corajoso, inclusive chamando outros cães para briga ou latindo muito - e muito alto - para estranhos. Portanto, pode-se dizer que eles são cachorros mais bravos do que vários outros cães maiores do que ele.

A personalidade do Chihuahua, que é típica de um cachorro dominante, requer adestramento para ser tranquilizada. Por isso, uma dica fundamental para os fãs da raça é investir no bem-estar e na segurança do pet. Além disso, socializar o cãozinho é fundamental para evitar a desconfiança com estranhos e outros animais, que é um traço que faz jus à fama dessa raça de cachorros mais bravos do mundo.

6) Doberman parece um cachorro grande bravo, mas que é muito inteligente

Doberman olhando para o ladoDoberman cabisbaixoDoberman sentado na gramaDoberman com dentes à mostraDoberman olhando para frenteDoberman com língua de fora

 

Quem já viu um Doberman certamente se assustou com o tamanho da raça, que é enorme. Além de ser extremamente musculoso e imponente, ele ainda é um cachorro com cara de bravo, o que faz com que ele seja ainda mais intimidante. Ele pode chegar a 72 cm de altura e pesar até 45 kg. Ou seja, é realmente um cachorro gigante e que, com o semblante sério, realmente pode ser assustador em um primeiro momento.

O instinto de proteção é um traço de personalidade que contribui com a fama. No entanto, a verdade é o Doberman é muito fiel aos donos, além de ser incrivelmente gentil e dócil com aqueles que fazem parte da sua convivência. Ele é o tipo de cachorro que sempre faz de tudo pelos donos!

7) Dogo Argentino é uma das raças de cachorro mais bravo

Dogo Argentino sentado no parqueDogo Argentino olhando para o ladoDogo Argentino em péDogo Argentino filhote pulando no parqueDogo Argentino brincando de cabo de guerraDogo Argentino em casa com língua de fora

O Dogo Argentino é considerado um dos cachorros mais bravos graças às suas habilidades de cão de guarda. Ele está sempre atento a tudo e sabe defender uma propriedade como ninguém, além de ser um excelente caçador. Porém, por trás de toda essa marra típica do cachorro grande, a verdade é que a personalidade do Dogo Argentino é bem diferente com a família.

Se bem educado e adestrado com reforços positivos, esse doguinho tem tudo para ser um exemplo de calmaria e tranquilidade em casa. Não é difícil treiná-lo, pois o Dogo faz de tudo para agradar a família, mas é importante fazer isso sempre estimulando o melhor lado dele, e não o pior — ou ele pode se mostrar um cachorro mais bravo nessas horas.

8) Fila Brasileiro entra na lista de cachorros mais bravos

Fila Brasileiro deitado na gramaFila Brasileiro andando no parqueDois Fila Brasileiro lado a ladoFila Brasileiro olhando para o horizonteFila Brasileiro olhando para frenteFila Brasileiro mordendo graveto

Uma das únicas raças desenvolvidas no Brasil, o Fila Brasileiro não é o cachorro mais bravo do mundo, mas é uma raça de cão bravo por um simples motivo: ele é muito temperamental, especialmente com quem não conhece. Por isso, é uma das melhores raças de cão de guarda e que sempre vai tentar afastar invasores com seus altos latidos. Por outro lado, não é um cão que vai atacar ninguém gratuitamente, e por isso ele está longe de ser o cachorro mais perigoso do mundo.

Inclusive, uma das maiores qualidades do Fila Brasileiro é que ele é bastante inteligente e obediente. Ou seja, se o tutor falar "não", ele rapidamente muda de atitude. Ele respeita a família, e tende a ser muito tranquilo na presença dos donos.

9) Presa Canário é um cachorro com cara de bravo

Presa Canário na sombraPresa Canário correndo no campoPresa Canário deitado descansandoPresa Canário com a língua de fora e em péPresa Canário olhando para o ladoPresa Canário  sentado olhando para frente

Para quem se pergunta qual é o cão mais bravo, do mundo o Dogo Canário, também chamado de Presa Canário, é um cachorro mais bravo do que muitos outros! Para se ter uma ideia, ele é comumente conhecido como o melhor cão de guarda do mundo. Isso porque, além de ter uma força incontestável, ele tem um instinto protetor extremamente aguçado e uma postura vigilante que é natural da raça. 

Para completar, o tamanho impositivo do Dogo Canário surpreende: ele pode medir entre 56 e 66 cm e pesar até 65 kg! Mas, no geral, não é um cão que dará muito trabalho. Na realidade, a raça é leal e tem um temperamento bem equilibrado, além de latir pouco e ser bem energético. Por isso, basta trabalhar bem o adestramento e socialização do pet que ele deixa de ser uma das raças de cachorro perigoso e vira um ótimo cãopanheiro.

10) American Bandogge é uma raça de cão bravo pouco conhecida

American Bandogge sentado olhando sérioAmerican Bandogge lambendoAmerican Bandogge atrás de gradesAmerican Bandogge passeando na praiaAmerican Bandogge filhote olhandoAmerican Bandogge filhote sentado

Pouco conhecido por aqui, o American Bandogge já tem, por si só, uma aparência bem intimidante. Para se ter uma ideia, fisicamente ele lembra bastante o Pitbull, que é considerado por muitos o cachorro mais bravo do mundo. A origem desse cãozinho remete à guarda das propriedades, mas a parte triste é que a criação agressiva e punitiva fez com que o American Bandogge virasse um animal bem temperamental.

No entanto, tudo é reversível se o cachorro for criado com amor e estímulos positivos. O adestramento e socialização são grandes aliados para transformar um cachorro mais bravo em um cachorro manso — porém é importante que tudo isso seja feito desde filhote.

Publicado originalmente em: 13/07/2022

Atualizado em: 03/04/2024