A idade de cachorro é um assunto que sempre desperta curiosidade entre as pessoas, sejam elas tutoras ou não de um pet. Antigamente, muitos acreditavam que era possível aprender como calcular a idade de um cachorro adicionando 7 anos em cada aniversário completo do pet, mas não é assim que funciona. Na verdade, a idade de cachorro para humano é bem mais confusa do que se imagina, e tudo vai depender do tamanho e raça do seu amigo.

Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficou curioso para saber como calcular idade de cachorro? O Patas da Casa reuniu as principais informações sobre o assunto. Dá uma olhada e entenda qual a relação entre calculadora, idade, cachorro e a expectativa de vida média desses animais!

Idade de cachorro para humano: por que a teoria dos 7 anos não é válida?

Você provavelmente já ouviu falar que, quando se trata da idade de cachorro, cada ano de vida corresponde a 7 anos humanos, certo? Essa é uma teoria famosa e que perdura há muitos anos, mas está longe de ser a forma ideal de como calcular a idade do cachorro.

Antigamente, a expectativa de vida dos cães era de aproximadamente 10 anos. Seguindo essa lógica, os cachorros viviam até os 70 anos. Porém, com o passar do tempo, a expectativa de vida canina aumentou, de forma que alguns cães, hoje em dia, conseguem viver até os 20 anos de idade - o que, na prática, corresponde a 140 anos humanos. Por isso, algumas pesquisas decidiram entender, de fato, como calcular a idade de um cachorro e foi descoberto que a cronologia dos cães não é linear. Saber quanto tempo vive um cachorro é algo que depende de uma série de fatores.

Para se ter uma ideia, a maioria dos cachorros amadurece rapidamente logo no primeiro ano de vida, então não é possível que eles tenham apenas 7 anos humanos - que é a idade de uma criança. No entanto, esse crescimento desacelera conforme o animal fica mais velho, e por isso os cães não atingem a velhice tão depressa. 

Como calcular a idade de um cachorro?

Se você tem curiosidade em saber como calcular a idade de cachorro, saiba que essa é uma incógnita para muitos, principalmente porque envolve contas matemáticas que não parecem fáceis de serem feitas. Mas não se assuste: é, sim, totalmente possível tentar decifrar quantos anos um cachorro tem, e até existem calculadoras online que facilitam o cálculo.

Por outro lado, é importante considerar alguns fatores antes de transformar os anos de cachorro em anos humanos:

  • Cada raça envelhece em uma velocidade diferente;
  • O tempo de duração das fases de vida (filhote, cachorro adulto e idoso) também varia de acordo com cada raça;
  • Cachorros pequenos atingem a maturidade mais cedo, tendo um curto período de juventude e uma longa vida adulta;
  • Cachorros grandes atingem a maturidade mais tarde, levando dois anos para ficarem adultos e entre 4 ou 5 anos para se tornarem idosos;
  • Cachorros pequenos têm uma longevidade maior do que cachorros grandes.

Ou seja, para saber a idade de cachorro, porte pequeno e grande têm suas diferenças. Mas, de acordo com a Associação Americana de Medicina Veterinária (AAMV), a orientação geral para saber a idade de cachorro "humano", na maioria das vezes, é ter em mente que:

  • O 1º ano de cachorro equivale a 15 anos humanos;
  • O 2º ano do cachorro equivale a mais 9 anos humanos (ou seja, o cachorro já tem 24 anos);
  • Depois disso, cada ano canino seria equivalente a aproximadamente 4 ou 5 anos humanos.

Em todo caso, é necessário ter em mente que a idade de cachorro para humanos vai depender do porte e raça do animal. Cachorros gigantes, por exemplo, não se encaixam nesse cálculo. Por isso, para saber a idade de cachorro, tabela deve ser consultada para ter certeza.

Quanto que vale 1 ano de um cachorro?

Na idade dos cachorros, 1 ano geralmente corresponde a 15 anos humanos para cães de porte pequeno, médio ou grande. Já para animais gigantes, o quanto vale 1 ano de cachorro seria equivalente a 12 anos humanos, pois eles demoram a amadurecer.

Qual é a idade de um cachorro de 3 anos?

A idade canina de 3 anos é equivalente a 24 anos humanos, se for um cachorro pequeno, médio ou grande. Já um cão gigante, como o Dogue Alemão, quando completa 3 anos já está com 31 anos humanos. Ou seja, a idade dos cachorros comparada aos humanos pode variar. 

Idade cachorro x humano: aprenda a converter os anos de cachorro em anos humanos 

Mesmo com a explicação acima, muitas pessoas ainda se confundem na hora de como calcular idade de cachorro. Confira a tabela abaixo - elaborada pelo American Kennel Club - para saber qual a idade do cachorro em anos humanos:

Cachorros pequenos (ex: Pinscher)

1 ano 15 anos humanos
2 anos 24 anos humanos
3 anos 28 anos humanos
4 anos 32 anos humanos
5 anos 36 anos humanos
6 anos 40 anos humanos
7 anos 44 anos humanos
8 anos 48 anos humanos
9 anos 52 anos humanos
10 anos 56 anos humanos
11 anos 60 anos humanos
12 anos 64 anos humanos
13 anos 68 anos humanos
14 anos 72 anos humanos
15 anos 76 anos humanos

Cachorros médios (ex: Schnauzer)

1 ano 15 anos humanos
2 anos 24 anos humanos
3 anos 28 anos humanos
4 anos 32 anos humanos
5 anos 36 anos humanos
6 anos 42 anos humanos
7 anos 47 anos humanos
8 anos 51 anos humanos
9 anos 56 anos humanos
10 anos 60 anos humanos
11 anos 65 anos humanos
12 anos 69 anos humanos
13 anos 74 anos humanos
14 anos 78 anos humanos
15 anos 83 anos humanos

Cachorros grandes (ex: Labrador)

1 ano 15 anos humanos
2 anos 24 anos humanos
3 anos 28 anos humanos
4 anos 32 anos humanos
5 anos 36 anos humanos
6 anos 45 anos humanos
7 anos 50 anos humanos
8 anos 55 anos humanos
9 anos 61 anos humanos
10 anos 66 anos humanos
11 anos 72 anos humanos
12 anos 77 anos humanos
13 anos 82 anos humanos
14 anos 88 anos humanos
15 anos 93 anos humanos

Cachorros gigantes (ex: Dogue Alemão)

1 ano 12 anos humanos
2 anos 22 anos humanos
3 anos 31 anos humanos
4 anos 38 anos humanos
5 anos 45 anos humanos
6 anos 49 anos humanos
7 anos 56 anos humanos
8 anos 64 anos humanos
9 anos 71 anos humanos
10 anos 79 anos humanos
11 anos 86 anos humanos
12 anos 93 anos humanos
13 anos 100 anos humanos
14 anos 107 anos humanos
15 anos 114 anos humanos

 

como calcular a idade de um cachorro: filhote de Golden Retriever do lado da mãe

Como saber se o cachorro é novo ou velho?

Para identificar cachorros idosos, é possível perceber a presença de pelos brancos na face do animal (principalmente perto do focinho e dos olhos). Além disso, o cachorro velho perde dente, demonstra ter menos disposição para atividades no geral e pode querer passar boa parte do tempo dormindo. 

Para se ter uma ideia da idade, cachorro precisa ter o porte bem estabelecido. Assim é possível fazer diferentes cálculos e entender, por exemplo, se 1 ano de cachorro equivale a quantos anos humanos e até quanto vale 9 anos em idade de cachorro.

Como saber a idade de um cachorro vira-lata?

Calcular idade de cachorro pode ser mais difícil no caso dos vira-latas, sendo importante esperar o animal atingir a estatura final para realizar esse cálculo. Mas, no geral, boa parte dos cães sem raça definida (SRD) são de porte médio, então para saber a idade do cachorro, tabela deve ser seguida de acordo com o tamanho correspondente. Já para quem se pergunta: um cachorro vive quantos anos, nesses casos? Os vira-latas têm uma expectativa de vida média de 15 anos.

Idade de cachorro não é o mais importante, e sim a fase de vida dele

Não basta apenas aprender como calcular a idade de um cachorro. É necessário também compreender como as fases de vida canina se manifestam e que cuidados são importantes em cada etapa. 

  • Filhotes de cachorro — Os cachorros filhotes, por exemplo, precisam de uma atenção especial com a sua alimentação e é nesse momento que o cãozinho também vai aprender a se relacionar com as pessoas e com o mundo ao seu redor. Por isso, tanto o adestramento quanto a socialização são fundamentais para que ele tenha um comportamento obediente e amigável na fase adulta.  A idade de cachorro filhote é medida entre 1  e 2 anos.


  • Cachorros adultos — O cachorro adulto está no auge da vida, forte, saudável e com muita disposição para brincadeiras! Ele também precisará de uma alimentação balanceada, mas terá o sistema imunológico bem mais desenvolvido e, se estiver com as vacinas em dia, dificilmente terá algum problema. O mais importante nessa fase é oferecer boa qualidade de vida ao pet com muitos estímulos físicos e mentais. A idade de cachorro adulto costuma perdurar até 7 ou 10 anos de vida.


  • Cachorros idosos — Na última fase, que é a do cachorro idoso, os cuidados devem ser redobrados com a saúde e condição física do seu doguinho. Como o organismo canino fica mais fragilizado, a ração também deve ser de uma boa qualidade. No entanto, brincadeiras e atividades físicas não devem ser deixadas de lado - apenas devem ser feitas com uma intensidade menor. A idade de cachorro idoso dura até o fim da vida do animal, podendo variar entre 11 ou 20 anos.

Qual o tempo máximo de vida de um cachorro?

Além de saber como funciona a idade dos cachorros, é importante saber quantos anos vive um cachorro. A expectativa média de vida da espécie é de 10 a 13 anos, mas algumas raças podem viver até mais do que isso. Para se ter uma ideia, o cachorro mais velho do mundo, Bobi, chegou a passar de 30 anos de idade!

Idade do cachorro: confira a expectativa de vida de algumas raças

Agora que você já sabe como contar idade de cachorro, deve estar se perguntando como isso interfere na expectativa de vida de cada animal. Os cães pequenos, embora amadureçam mais rápido, costumam ter uma alta longevidade, se comparada com animais grandes ou gigantes.

Por isso, se você quer um amigo de quatro patas que esteja do seu lado por longos anos, a idade de um cachorro é algo que pode ser levado em consideração nessa decisão. Veja a expectativa de vida das raças mais populares:

Cachorros pequenos

Cachorros médios

Cachorros grandes

Cachorros gigantes

Publicado originalmente em: 29/03/2022

Atualizado em: 13/03/2024