Popular por ser utilizado como cão de guarda e considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes, o Doberman é uma raça muito procurada quando o assunto é segurança. Não é à toa que eles são os cães preferidos para situações de resgate e escolta policial. Mas por trás desse jeito durão e protetor, existe um companheiro muito amável e carinhoso, que sempre vai estar do lado do seu tutor, não importa o que aconteça.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda assim, muitos tutores têm dúvidas de como criar um Doberman da maneira correta - até mesmo para fugir do estereótipo de que o Doberman é perigoso ou bravo. Por isso, preparamos uma matéria com basicamente tudo que você precisa saber sobre o Doberman alemão: preço, cuidados, comportamento, origem e muito mais. Conheça mais a fundo a personalidade e demais características da raça de cachorro Doberman a seguir!

Raio-x do cachorro Doberman

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer, raças Molossoides, Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, dura e espessa
  • Cores: marrom ou preto
  • Personalidade: protetor, desconfiado com estranhos, dominante, obediente e gentil
  • Altura: 62 a 72 cm
  • Peso: 32 a 45 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 13 anos
  • Preço do Doberman: varia entre R$ 1.500 a R$ 5.500

Doberman: origem do cachorro é alemã

Para criar a raça de cachorro Doberman, Pinscher e outras raças foram cruzadas pelo alemão Karl Friedrich Louis Doberman, na cidade de Apolda (Alemanha) como uma tentativa de formar um cão que estivesse sempre em alerta, pronto para protegê-lo. 

A criação da raça ocorreu por volta do final do século XVII. O Doberman foi desenvolvido exclusivamente com a finalidade de ser um cachorro mais agressivo para fazer o papel de guarda de determinadas propriedades. É por isso que muitos têm a impressão de que o Doberman é bravo, embora isso não seja completamente verdade. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club no ano de 1900.

Raça Doberman é muito indicada para quem procura cães de trabalho

Para quem está à procura de cães de trabalho que sejam perfeitos para atuar como cão de guarda, o cachorro da raça Doberman é a escolha certa. Por estar sempre em alerta, essa raça é muito visada por trabalhos na polícia ou bombeiros.

Não é à toa que além de ajudar em resgates, é muito comum encontrar um Doberman policial por aí atuando também como um cão farejador, podendo ser treinados para detectar materiais ilícitos. A obediência da raça facilita bastante o processo de treinamento nesses casos.

Doberman: cachorro tem características físicas que vão além da “cara de mau”

Com uma fisionomia bastante séria, muitas pessoas acreditam que o Doberman é bravo, mas não é bem assim. Até porque existem várias outras características que marcam o animal além da sua feição, como, por exemplo, a pelagem do cachorro. O pet possui um pelo liso, curto e grosso desenha perfeitamente seu corpo atlético e musculoso. Ele ainda pode ser encontrado com pelo menos duas cores diferentes: o Doberman marrom avermelhado ou Doberman preto.

Esses são os únicos tipos de Doberman aceitos e reconhecidos por órgãos de cinofilia, então não tente procurar um padrão de pelagem diferente, como um Doberman branco ou Doberman azul. Os cães desta raça não costumam ter outras cores diferentes, a não ser que seja um vira-lata misturado. Vale destacar ainda que a diferença do valor do Doberman muitas vezes leva essas características físicas em consideração.

A raça também tem uma condição física espetacular, mesmo que isso não seja tão evidente quando filhotes. Se no caso de um Doberman de 3 meses, altura é, em média, de 44 cm; quando esses cães atingem a fase adulta, o tamanho é ainda maior: um Doberman pode medir entre 65 e 72 cm. O peso também é significativo, variando entre 30 e 45 kg. Ou seja, esse definitivamente é um cachorro grande, então vale a fama de Doberman forte!

Condicionamento físico do cachorro Doberman é definido por muita energia

O Dobermann precisa de uma rotina de exercícios diários. Afinal, o corpinho atlético da raça não é desse jeito à toa: cachorros desta raça adoram se exercitar e precisam praticar atividades físicas diariamente. Esse é um ótimo companheiro para corridas e outros tipos de treinamento. Por ter energia de sobra, o cachorro da raça Doberman não gosta de ficar parado por muito tempo.

É fundamental que os tutores dediquem uma parte do seu dia para brincar com o animal: seja levando ele em um parcão de cachorros, fazendo uma boa caminhada ou preparando brincadeiras que gastem a energia dele. Se você morar em uma casa com um grande quintal, melhor ainda! O Doberman - filhote e adulto - é o tipo de cachorro que adora correr ao ar livre e ter um espacinho só para isso vai ser ótimo para o seu amigo de quatro patas.

Veja algumas fotos de cachorro Doberman

 

A raça de cachorro Doberman tem um físico bastante atlético e musculosoOs cachorros Doberman têm energia de sobra para correr e brincarDoberman precisa de uma rotina com muitas atividades físicasDoberman: cachorro é sério, mas muito carinhoso com sua famíliaFilhotes de cachorro da raça Doberman são uma graçaQuanto custa um Doberman vai depender de alguns fatoresPara o Dobermann, a relação com a família é muito importanteO cachorro Doberman é um excelente atletaO Doberman marrom é uma das possibilidades de coresO cão Doberman precisa de uma rotina com muitos exercícios

 

Doberman: cachorro é marcado por uma personalidade valente, mas amorosa

  • Convivência

Uma das características mais marcantes dos cachorros da raça Doberman é que eles são companheiros muito fiéis aos seus tutores e toda a família . Carinhosos, gentis e dóceis com aqueles que amam, o valor do cachorro Doberman está nas suas ações, pois eles fazem tudo pela família. Isso torna a convivência fácil de lidar, principalmente quando ela se inicia com o Doberman filhote.

Assim, eles se adaptam facilmente ao ambiente em que vivem - desde que eles recebam a quantidade necessária de atenção por dia, já que eles não são muito fãs da solidão. O cachorro Doberman gosta de carinho e atenção, então é importante fazer com que ele se sinta amado!

A ideia de que Doberman é perigoso não condiz com a realidade. Destemidos e valentes, os cães dessa raça têm um forte instinto de defesa e são desconfiados com estranhos. Além disso, se forem educados de forma violenta, eles tendem a se tornar reativos. No entanto, isso não quer dizer que o cachorro Dober é perigoso: isso só acontece quando ele se sente ameaçado e foi criado em um ambiente agressivo. Mas, com treinos e uma socialização adequada, o cãozinho dificilmente terá qualquer problema.

  • Socialização

Com estranhos, o cachorro Doberman sempre demonstra uma certa desconfiança, o que é totalmente normal devido ao seu instinto protetor. Pode demorar um tempo até que o animal se acostume com a presença da nova pessoa, mas depois que ele passa a reconhecê-la, fica mais tranquilo de lidar. Ainda assim, vale destacar que um treinamento é importante, ok? Assim você garante que o seu amigão não vai atacar ninguém gratuitamente.

Com as crianças, o mesmo pode ocorrer, por isso é importante sempre apresentá-las ao cãozinho da raça o quanto antes - principalmente se o cachorro já for mais velho. No geral, eles costumam ser bastante afetuosos com os pequenos, mas é sempre necessário supervisionar essas interações, já que o Doberman é forte e pode acabar machucando sem querer.

Já com outros animais, a situação pode ser um pouquinho complicada se o cão Doberman não tiver recebido a socialização adequada nos primeiros meses de vida. Os machos dessa raça normalmente são muito territorialistas e não gostam de dividir seu espaço com outros machos, dificultando uma relação amistosa. Com um treinamento correto, porém, é possível contornar essas reações e fazer com que o cachorro se relacione melhor com outros animais, inclusive de outras espécies. 

  • Adestramento

Com uma inteligência incrível, o Dobermann tem muita facilidade para aprender coisas importantes da rotina e está na lista de raças de cachorro mais obedientes e fáceis de serem adestradas. Ele é focado, o que ajuda na hora de ensinar truques e até como se comportar em diferentes situações - algo essencial para alguns trabalhos que a raça geralmente é usada. O treinamento é simples e, em pouco tempo, o cachorro já estará totalmente disciplinado. A raça também se adapta muito rápido a mudanças na rotina.

4 curiosidades sobre o cachorro Doberman

  1. Uma curiosidade sobre o Doberman é que os cães dessa raça costumam ter um perfil dominante e gostam de se sentir como verdadeiros líderes. Por isso, se não for adestrado e ensinado desde cedo sobre como deve se comportar, muitas vezes o cãozinho pode acabar desobedecendo o seu tutor para “tomar as rédeas” das situações.
  2. Um dos filmes de cachorro mais populares e lembrados dos últimos tempos é “Up - Altas Aventuras”, e o Doberman tem um papel importante nessa história. Essa raça de cachorro aparece como o personagem Alfa, que lidera a matilha do grande vilão da história. Outros filmes com a raça são: “A gangue dos Doberman" e “Perdido Pra Cachorro”.
  3. Esse cachorro é visto como um verdadeiro herói por muitas pessoas, e não é à toa: vários cães da raça ajudaram no resgate das vítimas das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, em 2001.
  4. O Doberman muitas vezes é um animal silencioso, mas quando esse cãozinho abre a boca… não dá para ignorar! Não é à toa que essa é uma das raças de cachorro mais barulhentas, pois o timbre do seu latido realmente chama muita atenção e nunca passa despercebido.

Filhote de Doberman: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Quando filhote, Doberman é um cãozinho muito tranquilo e sem tanta desconfiança. É por isso que esse é o momento mais propício para dar início ao adestramento e socialização da raça, uma vez que os filhotes Doberman aceitam melhor a presença de novos membros na família e se adaptam facilmente a isso. Além disso, por ter muita energia, é bom investir no enriquecimento ambiental para proporcionar ao filhote de Doberman uma boa qualidade de vida.

Mas lembre-se: antes de começar a pesquisar quanto custa um Doberman filhote, esse é um cãozinho que requer muitos cuidados (e gastos) ao longo da sua vida. Por isso, quando o assunto é preço, filhote Doberman não vai ter o custo “somente” do canil, mas com várias outras coisas como: consultas veterinárias, vacinas, alimentação, produtos de higiene, brinquedos, caminha, tapete higiênico, comedouro, bebedouro e muito mais.

 

Cachorro Doberman filhote é ainda mais dócil e afetuosoNo caso de um Doberman filhote, preço não é muito caroCachorro Doberman: valor deve incluir outros gastos adicionaisDoberman filhote marrom conquista vários coraçõesPara ter um Doberman, valor sentimental também conta muitoOs passeios do Dobermann devem começar após a vacinaçãoO Doberman filhote é dócil e muito gentilFilhote de Doberman só pode ir para a nova casa depois de 2 mesesO cachorro Doberman é super inteligenteA ideia de que Doberman é bravo é bem equivocada

 

Cuidados com a higiene do cachorro da raça Doberman

  • Banho: os cães Doberman - assim como os de outras raças - precisam tomar banho com frequência. Dessa forma, manter os banhos de cachorro a cada 15 dias é o mais indicado (exceto no caso de filhote de Doberman, que não pode tomar banho nos primeiros meses de vida por ser muito frágil); 

  • Escovação: a boa notícia é que como o Doberman possui uma pelagem curta, lisa e fina, ele não solta uma quantidade muito grande de pelos. Basta escová-los uma vez por semana para manter sua aparência sempre bonita e saudável;

  • Dentes: assim como os humanos, os cachorros também podem sofrer com o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. Por isso, é importante escovar os dentes do cachorro da raça pelo menos três vezes na semana para evitar problemas bucais;

  • Unhas: as unhas muito grandes podem acabar machucando o cachorro Doberman e o seu tutor, então é importante cortá-las sempre que estiverem muito compridas. A sugestão é que isso aconteça pelo menos uma vez por mês;

  • Orelhas: limpar o ouvido do cachorro é outro cuidado necessário para evitar que ele desenvolva inflamações e infecções na região, como a otite canina. Nessas situações, não esqueça de usar um produto apropriado para limpeza;

Doberman: cachorro pode apresentar alguns problemas de saúde, como displasia do quadril

Apesar de ser uma raça bastante saudável, o cachorro da raça Doberman é vulnerável a algumas doenças, principalmente quando eles ficam mais velhos. A displasia do quadril é uma delas, condição caracterizada pela má formação das articulações dessa parte do corpo, o que pode causar muita dor e desconforto ao cãozinho. A condição pode, inclusive, provocar o atrofiamento dos músculos.

Além disso, outras doenças comuns na raça são:

  • Síndrome de Wobble
  • Doença de Von Willebrand
  • Hipotireoidismo
  • Cardiomiopatia

Manter os cuidados e visitas ao veterinário em dia são a melhor forma de prevenir essas doenças ou detectá-las de forma precoce no cachorro Doberman. Ao sinal de qualquer anomalia é recomendado que o tutor procure o auxílio de um médico veterinário para que a doença seja diagnosticada e o tratamento seja iniciado. Com os cuidados certos, o Doberman pode chegar a 12 anos de vida.

Doberman Alemão é uma das raças que mais sofrem com a conchectomia

O valor de um Doberman é inestimável simplesmente porque esses cãezinhos são tão companheiros quanto qualquer outro. O grande problema é que, infelizmente, muitos tutores submetem a raça a uma prática conhecida como conchectomia, que é o ato de cortar as orelhas do cachorro.

Os riscos desse procedimento são inúmeros, porque além de ser algo invasivo e extremamente doloroso para o Doberman, cachorro também pode sofrer infecções cirúrgicas após o corte indevido das suas orelhas. Vale lembrar ainda que no Brasil essa prática é um crime ambiental previsto em lei.

Quanto custa um Doberman? 

Aquela dúvida que sempre surge na cabecinha dos apaixonados por Doberman: quanto custa? É fácil se render ao charme da raça, especialmente para quem busca um cão protetor para tomar conta da casa, por exemplo. Quando o assunto é valor, Doberman pode surpreender muitas pessoas positivamente, já que não é necessário desembolsar uma grande quantia de dinheiro para comprar um exemplar da raça.

Então, quanto custa um Doberman? O preço de um cachorro da raça costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 4.000 para os machos; e de R$ 2.500 a R$ 5.500 para as fêmeas. O valor varia de acordo com algumas características físicas do pet, como o sexo. Além disso, a cor da pelagem, bem como a linhagem do animal, também interferem no preço do Doberman.

Antes de tomar a decisão, pesquise e visite um canil de cachorro confiável por precaução e lembre-se: em questão de preço, Doberman não deve ter um valor muito abaixo do mencionado, ou pode ser sinônimo de cilada. Além disso, é muito importante verificar a procedência do filhote e o tratamento que os pais recebem antes de oficializar a compra. 

Perguntas e respostas sobre o Doberman

Quanto custa um filhote de Doberman?

Para ter um Doberman filhote, preço pode variar entre R$ 1.500 e R$ 5.500. A oscilação vai depender do sexo do animal, características físicas e linhagem genética. Além disso, também varia de criador para criador. As fêmeas costumam ser mais caras do que os machos, e descendentes de campeões também tem um custo mais alto.

Quais as vantagens de ter um Doberman?

O cachorro Doberman é bastante leal, inteligente e obediente. Aprende comandos com facilidade e gosta de agradar a família. Ele também é protetor com quem ama, e pode ser um ótimo cão de guarda da casa. Por isso, não faltam motivos para ter um cachorro da raça!

Por que Doberman tem orelha para cima?

As orelhas pontudas do Dobermann não são naturais. Elas são cortadas para ficarem desse jeito, e todo o processo é bastante doloroso para o animal. Para quem se pergunta pode cortar a orelha do Doberman, a resposta é não. O ato é considerado maus-tratos e se enquadra como um crime previsto em lei. 

Quem veio primeiro: o Doberman ou o Pinscher?

O Pinscher veio antes do Dobermann e, inclusive, é um dos cachorros que deram origem à raça. É por isso que muitas vezes essa raça também leva o nome de Doberman Pinscher - preço, porém, é bem diferente do que estamos habituados com o Pinscher original. Eles fazem parte do mesmo grupo. 

Qual é a força da mordida de um Doberman?

O Doberman é uma das raças de cachorro com a mordida mais forte! Em termos de força, a mandíbula da raça pode alcançar até 228 PSI. No entanto, é bom frisar que ele está longe do primeiro colocado, que é o Kangal, capaz de alcançar 746 PSI.

Pode ter Doberman em apartamento?

Sim, o Doberman pode ser um bom cachorro para apartamento, desde que seja exercitado e estimulado diariamente. Os passeios são uma parte importante da rotina, assim como as brincadeiras dentro de casa. Caso contrário, o cãozinho pode ficar estressado, ansioso e/ou com outros transtornos psicológicos.

Publicado originalmente em: 03/03/2020

Atualizado em: 21/02/2024