Adoção animal

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

Publicado - 21 Fevereiro 2024 - 17h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Só quem já conviveu com um Cane Corso sabe como esse cãozinho é surpreendente. Embora não seja tão popular quanto outras raças grandes, como o Labrador e o Golden Retriever, o cachorro Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente dele, mas o Cane Corso gigante é um grande companheiro e só quem convive com o pet sabe como eles são adoráveis e carinhosos.

Se você ainda não conhece essa raça de cachorro, não precisa mais se preocupar. Nós preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o Cane Corso: temperamento, características físicas, cuidados e até outras curiosidades, como, por exemplo, quanto custa um Cane Corso. Veja abaixo e se apaixone por este dogão!

Raio-X do cachorro Cane Corso

  • Origem: Itália
  • Pelagem: curto e áspero
  • Cores: preto, cinza, vermelho, marrom, azul e tigrado
  • Personalidade: protetor, territorialista, carinhoso e leal
  • Altura: 60 a 68 cm
  • Peso: 40 a 50 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Cane Corso: origem e história da raça

O Cane Corso (ou Cani Corso, como também é chamado) é uma raça originária da Itália. Ele compartilha um ancestral comum com o Mastim Napolitano: o Canix Pugnax, que era um dos cães mais populares durante o período do Império Romano, mas que já foi extinto. Por causa disso, o Cane Corso Italiano e o Mastim têm algumas semelhanças em comum e muitas pessoas podem confundi-los.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Assim como seu ancestral, essa raça foi criada principalmente para enfrentar guerras territoriais e combater possíveis invasores. Ele esteve ao lado do exército romano por muito tempo, e graças ao seu histórico em batalhas, muitas pessoas pensam que o Cane Corso é bravo, mas seu comportamento hoje em dia está longe de ser assim.

O Cane Corso quase entrou em extinção na Itália após a Segunda Guerra Mundial, mas alguns criadores apaixonados conseguiram salvar a raça. Foi assim que ele passou a ser conhecido em vários outros lugares do mundo. Em 1996, a raça de cachorro Cane Corso ganhou o reconhecimento oficial da Federação Cinológica Internacional (FCI).

Cane Corso: tamanho e principais características físicas da raça

Para descrever um Cane Corso, gigante é a melhor palavra. Como o próprio adjetivo indica, os cães da raça não têm um tamanho “padrão”, e sempre acabam chamando a atenção por serem muito maiores do que outros cachorros. O Cane Corso adulto pode atingir uma altura que varia de 60 cm a 68 cm, com tolerância de 2 centímetros para mais ou para menos; e pesar entre 40 e 50 kg.

Em questão de aparência e tamanho, o Cane Corso é considerado um cachorro gigante bastante musculoso, robusto e elegante ao mesmo tempo. Por isso, eles precisam viver em um local que comporte sua estatura de maneira confortável, não sendo tão indicado para apartamentos muito pequenos.

Cane Corso: cores do cachorro gigante e aspecto dos pelos

O cachorro Cane tem uma pelagem curta, brilhante e áspera que não demanda tantos cuidados quanto outras raças. Para quem gosta de variedade e quer ter um cãozinho da raça, saiba que existem várias tonalidades diferentes. O Cane Corso preto é um dos mais populares e mais comuns de encontrar por aí, mas também é possível encontrar os seguintes tons:

  • Cane Corso cinza
  • Cane Corso vermelho
  • Cane Corso marrom
  • Cane Corso azul
  • Cane Corso tigrado

Ah, e um detalhe importante: Cane Corso branco não existe. Cães com essa tonalidade são derivados do cruzamento com outras raças, e por isso não são reconhecidos pelo padrão oficial. Ainda sobre a pelagem, o cachorro Cane tem pelos curtos, ásperos e duros. Eles são fáceis de cuidar no dia a dia e não necessitam de muita atenção.

Veja algumas fotos de Cane Corso para se apaixonar!

 

Cane Corso deitado na gramaO Cane Corso marrom deitadoCane Corso filhote deitado numa mesa de madeiraCane Corso vermelho filhoteCane Corso tigrado e marromCane Corso na neveCane Corso sentado na gramaCane Corso cinza olhando para frenteCane Corso andando na areiaCane Corso com coleira de prata

Cane Corso: personalidade da raça é dócil, mas com um lado protetor

  • Convivência:

A ideia de que Cane Corso é bravo não passa de uma impressão equivocada. Esse cachorro é super dócil, amigável e carinhoso com quem ele ama; e está longe de ter um temperamento agressivo. Para o Cane Corso, família é muito importante e ele se apega rapidamente àqueles que fazem parte do seu dia a dia, sempre demonstrando toda a sua lealdade e fidelidade. Não é à toa que eles tendem a ser super protetores com os tutores e fazem de tudo para protegê-los.

O problema é que muitas vezes esse instinto protetor acaba transparecendo mais do que deveria, especialmente quando aparecem visitas em casa. Desconfiado por natureza, o cão Cane não é tão flexível quando precisa lidar com alguém que ele não conhece, mas nada que o processo de socialização não resolva. Ele não vai atacar ninguém de graça, mas também não vai brincar nem fazer festa com desconhecidos.

No geral, a raça Corso é muito tranquila. Apesar de ser um cachorro gigante e imponente, o Cani Corso não late muito (a não ser que seja estritamente necessário) nem tem hábitos destrutivos. No entanto, ele precisa de uma rotina de atividades físicas intensas para gastar toda a sua energia.

Por ser muito ativo, não é uma boa ideia criar o cão dentro de apartamentos, a não ser que você possa passear com o cachorro várias vezes ao dia. Como ele é muito energético e uma das raças de cachorro mais brincalhões, precisa de atividades físicas com duração de até uma hora. Além disso, o enriquecimento ambiental é essencial para acompanhar o seu ritmo.

  • Socialização:

Como já foi dito, essa é uma raça que não se dá muito bem com estranhos, porque os encaram como uma ameaça. Como eles foram treinados originalmente para defender territórios, é comum que esses cães adotem uma postura vigilante e de guarda para tomar conta da casa. Mas claro que também é possível transformá-lo em um cão de companhia, tornando o Cani Corso mais amigável e menos “alerta” perto das visitas. Para que isso aconteça, a socialização é indispensável e deve ocorrer logo no primeiro ano de vida do animal, com o Cane Corso filhote.

A relação do cachorro com crianças, por outro lado, é muito proveitosa. Esse cãozinho é puro amor com os pequenos, sendo muito paciente e tolerante. No entanto, é bom supervisionar as interações entre eles. Já com outros animais de estimação, o cachorro tem um comportamento dominante e territorial, por isso a socialização também é necessária.

  • Adestramento:

O adestramento de cães Cane Corso é fundamental para treinar sua obediência. Por ser um cachorro que originalmente era usado como cão de guarda, muitas vezes o Cane Corso tenta assumir as rédeas da situação e acaba seguindo seus instintos. 

Ele precisa de uma liderança firme e paciente para aprender que não é o “dono do pedaço” e que deve obedecer determinadas regras. O adestramento positivo é a melhor forma de educar o Cane Corso: raça de cachorro deve ser recompensada com petiscos e elogios sempre que for obediente e acertar os comandos passados. Já punições e castigos devem ser evitados, pois podem desencadear comportamentos agressivos na raça - algo que não é da natureza do pet. 

6 curiosidades sobre o Cane Corso

  1. A chegada do Cane Corso ao Brasil é uma história bem inusitada: o apresentador Fausto Silva se apaixonou pela raça depois de conhecê-la em uma viagem e solicitou alguns exemplares para o país, que vieram diretamente de Roma.
  2. Algumas pessoas confundem o cachorro da raça Cane Corso com um Pitbull. Isso acontece porque alguns cães têm as orelhas cortadas, prática proibida no Brasil. No entanto, são raças distintas e que sequer pertencem ao mesmo grupo.
  3. O Cani Corso também é conhecido como Mastim Italiano.
  4. O cachorro Corso pode ter ninhadas de, aproximadamente, 6 filhotes.
  5. Os cães Cane Corso integram a lista de raças de cachorro com a mordida mais forte, alcançando 700 PSI e ficando logo atrás do líder, o Kangal.
  6. Essa é uma raça de cachorro que tem um desenvolvimento mais lento. Por esse motivo, cães da raça tendem a atingir a maturidade somente por volta de 18 meses a 24 meses. Antes disso, o animal ainda é considerado um filhote - mesmo que já seja grande.

Cane Corso filhote: o que esperar e como cuidar do cãozinho?

O filhote de Cane Corso é manso e carinhoso. Ele pode ter alguns piques de energia enquanto se desenvolve, mas é algo natural da idade. Diferente de outros cães pequenos ou de médio porte, os cachorros gigantes levam mais tempo para chegar à fase adulta. Por isso, é bom se preparar para lidar com o Cane Corso filhote por, pelo menos, dois anos - mas não se esqueça que logo, logo ele vai virar um cachorro enorme. Uma boa dica, inclusive, é procurar por nomes de cachorro macho e fêmea que sejam o reflexo da imponência e grandiosidade do cachorro adulto.

O Cane Corso filhote precisa de uma ração específica para a idade, e de boa qualidade para crescer saudável e forte. Além disso, é importante dar todas as vacinas para cachorro e os vermífugos logo nos primeiros meses para garantir a proteção do pet. Consulte um veterinário para maiores informações!

 

Cane Corso preto deitado na gramaCane Corso caramelo deitado na gramaDois Cane Corso filhotes juntosCane Corso tigrado deitado ao ar livreCane Corso mãe e filhoteFilhotes de Cane CorsoCane Corso andando ao ar livreQuatro Cane Corsos filhotes Cane Corso deitado no parqueCane Corso andando no asfalto

Cuidados básicos com a rotina do Cane Corso

  • Banho: não é necessário dar banho no cachorro Corso com tanta frequência, a não ser que ele esteja muito sujo. No geral, um banho a cada três meses é o ideal.
  • Escovação: o Cane Corso tem pelos bem curtinhos que não costumam cair com frequência, então uma escovação semanal é suficiente para remover os fios mortos e manter a pelagem saudável.
  • Unhas: deixar as garras do Cane Corso muito compridas pode machucar e incomodar. O recomendado é cortar a unha do cachorro pelo menos uma ou duas vezes por mês.
  • Dentes: o tártaro é um problema muito comum entre os cães, mas que pode ser evitado com a escovação semanal dos dentes. De duas a três vezes por semana é o ideal.
  • Ouvido: limpar os ouvidos do cachorro é importante para evitar infecções na região, como a otite canina. Use sempre produtos de uso veterinário, que são apropriados para pets.

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Cane Corso

Quando se trata do Cane Corso, cachorro costuma ser bem forte e saudável. No entanto, assim como outras raças de porte grande, ele tem predisposição genética à displasia coxofemoral e displasia de cotovelo. No primeiro caso, ocorre um encaixe errado nas articulações do quadril que resulta em um atrito constante e dores na região, dificultando a mobilidade do paciente. Já na displasia de cotovelo, o cão sofre desgaste da cartilagem e também pode ficar com os seus movimentos comprometidos.

A torção gástrica em cães é outra preocupação frequente, causada pela rápida alimentação. Além disso, o tutor deve se atentar à quantidade de ração oferecida para o cachorro Cane Corso, pois qualquer exagero pode desencadear um quadro de obesidade canina. Para evitar esses e outros problemas de saúde, o check-up veterinário é fundamental. As consultas servem para avaliar o estado de saúde da raça Corso e também são uma forma de manter as vacinas e a vermifugação em dia.

Se você quer saber quantos anos vive um cachorro, a resposta vai depender principalmente dos cuidados que cada animal recebe ao longo da vida, mas também pode ter a ver com a raça. No caso do Cane Corso, a expectativa de vida média é de 10 a 12 anos se ele for um cão saudável e com estímulos físicos e mentais frequentes. Cuidar do bem-estar e da qualidade de vida do animal é algo que só depende da família!

Cane Corso: preço da raça pode chegar a R$ 5 mil

E quanto custa um filhote de Cane Corso? O preço vai depender de uma série de fatores, como a linhagem do animal, o sexo e as cores dos seus pelos. As fêmeas sempre costumam custar mais do que os machos, e os cães descendentes de campeões também tendem a ser mais caros. Mas, no geral, é possível encontrar um Cane Corso filhote por preços entre R$ 2.000 e R$ 6.000.

No entanto, antes de comprar um exemplar, é importante tomar um cuidado muito importante. Quando se trata um cachorro de raça como o Cane Corso, canil escolhido deve ser de confiança. A melhor maneira de garantir isso é procurando por avaliações de outros clientes para evitar ciladas e qualquer outro problema. Uma outra dica é fazer algumas visitas ao local antes de efetuar a compra, assim você consegue se certificar de que eles realmente são comprometidos com o bem-estar dos animais e não os maltratam.

Perguntas e respostas sobre o Cane Corso

Qual o valor de um Cane Corso?

Para adquirir um Cane Corso, preço pode variar entre R$ 2.000 e R$ 6.000. Essa variação vai depender do criador, pedigree, sexo e cor do animal. Apesar de não ser um valor tão barato, o cãozinho ainda custa menos do que outro cachorro gigante bem parecido, que é o Mastim Tibetano, considerado o cachorro mais caro do mundo.

Quem é o mais forte Pitbull ou Cane Corso?

Quando o assunto é a força do Cane Corso, cachorro é considerado uma das raças mais fortes do mundo. Para se ter uma ideia, a força da mordida da raça é capaz de atingir até 700 PSI, um valor muito superior ao do Pitbull, que só chega a 235 PSI. Então, de uma maneira geral, pode-se dizer que o cachorro italiano é mais forte e resistente.

O que saber antes de ter um Cane Corso?

Ele é um cachorro gigante e que ocupa certo espaço. Além disso, a raça precisa de uma liderança forte do tutor, que deve apostar no adestramento positivo. Também é importante que o cachorro Cane Corso passeie e gaste energia diariamente com outras atividades, cuidado essencial para o bem-estar do pet.

É permitido ter Cane Corso no Brasil?

O cão Cane Corso é permitido no Brasil, mas não é tão fácil de encontrar. Por isso, é importante procurar canis especializados da raça e se certificar de que eles regulamentados pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Outro ponto importante é que, apesar de ser permitido no país, existe uma proibição em relação ao Cane Corso: orelha cortada. Não se pode realizar a conchectomia no cachorro, pois essa é uma prática que se enquadra na lei de maus-tratos a animais e o tutor pode ser penalizado por isso.

Qual a função do Cane Corso?

Esse cachorro tem a função de cão de guarda. Originalmente, ele também exercia a função de caça de javalis, por isso ele sempre foi considerado um cão de trabalho. Hoje em dia, a raça pode ser treinada tanto para ser um cão de companhia, como para tomar conta de propriedades. No geral, esse é um cachorro inteligente e adaptável a diferentes circunstâncias.

Publicado originalmente em: 16/07/2021
Atualizado em: 21/02/2024

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Adote um animal

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica conquistam cada vez mais o coração dos gateiros. Além de encantadores na aparên...

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Ver todas