Adoção animal

Mastiff inglês: saiba tudo sobre a raça de cachorro grande

Publicado - 23 Novembro 2022 - 17h24

Atualizado - 26 Maio 2024 - 15h57

Além do glorioso Mastim Tibetano - um dos cães mais caros do mundo -, outra raça que faz parte do grupo Mastim e não passa despercebida é o Mastim Inglês. Também chamado de Mastiff Inglês ou simplesmente Mastiff, o cachorro é sinônimo de afeto, proteção, lealdade e bravura. Foi a partir dele que outras raças surgiram, e ele é tido como um dos maiores cachorros do mundo - e não apenas no quesito altura, como o Dogue Alemão, mas por causa de toda a sua estrutura corporal forte e musculosa.

Isso significa que ter um Mastiff requer um planejamento, tanto na parte do custo quanto na parte do espaço para a criação do pet. Para conhecer melhor essa raça de cachorro, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber do Mastiff: preço, características, personalidade, cuidados e muitas curiosidades. Vem com a gente!

Conheça a origem do Mastim Inglês

O Mastiff é um dos cachorros mais antigos do mundo. A raça do jeito que nós conhecemos foi encontrada na Grã-Bretanha por volta do século XV, mas especula-se que esse cãozinho já esteja entre os humanos há muito mais tempo. Para se ter uma ideia, animais com o mesmo porte e características do Mastiff eram retratados em monumentos egípcios datados de 3.000 a.C.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Outra evidência da existência do Mastim Inglês de séculos atrás foi apontada durante a invasão da Grã-Bretanha pelo imperador César em 55 a.C. O imperador descreveu cães do tipo Mastiff e os romanos ficaram tão impressionados com a magnitude da raça que levaram alguns exemplares para a Itália. Acredita-se, inclusive, que foi a partir disso que surgiu o Mastim Napolitano.

A raça quase foi extinta após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, algumas linhagens foram exportadas, o que possibilitou que o Mastiff Inglês sobrevivesse até os dias de hoje e conquistasse muitos admiradores. Ele foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club em 1885.

O Mastiff Inglês é um cachorro gigante com características marcantes

Quando falamos do Mastiff Inglês, tamanho é o que não falta. Apesar de não desbancar o título do Dogue Alemão de maior cachorro do mundo , os Mastiffs são grandes, musculosos e muito fortes. A altura da raça pode atingir entre 70 e 91 centímetros de altura, e o peso pode chegar a 100 kg. Em alguns casos, o cão pode ser ainda maior (e uma prova disso é o Mastiff Inglês Zorba, que é considerado o cachorro mais pesado do mundo).

Mas se engana que a raça se resume somente a isso. O gigante tem um semblante sério, focinho achatado - ou seja, é um cachorro braquicefálico -, olhos escuros e orelhas baixas (mas proporcionais ao resto do corpo). Além disso, o Mastim Inglês tem pelos curtos e rentes, de aspecto um pouco mais grosso nos ombros e pescoço.

As cores do cachorro Mastiff são bem restritas: apenas o abricó, fulvo ou tigrado são aceitas. O animal também deve ter marcações pretas no focinho, orelhas e trufas, podendo se estender até as bochechas. Qualquer mancha branca é inaceitável para o padrão da raça.

Personalidade do cachorro Mastiff Inglês é sossegada e amável com uma pitada de instinto protetor

  • Convivência

O Mastiff Inglês tem um jeito parrudo, mas costuma ser um cachorro muito tranquilo com a família que o cria. Ele é bastante observador e calmo no geral, mas tem um forte instinto protetor e sempre está a postos para defender quem ele ama. Por isso, não estranhe se o cachorro repentinamente decidir tomar as rédeas da situação se achar que você corre algum tipo de perigo. Tirando essas situações mais pontuais, o Mastim Inglês filhote ou adulto não é agitado nem agressivo no dia a dia.

Na verdade, esse é um dos cachorros mais preguiçosos. É muito mais provável que você encontre o cachorro Mastiff dormindo ou descansando em algum lugar do que aprontando pela casa. Por isso, a convivência com ele tem tudo para ser bem pacata - mas é importante estimulá-lo com atividades e exercícios físicos para que evitar o sedentarismo e a obesidade canina.

 

Mastiff Inglês deitado em chão de terra e grama
Mastiff: cachorro da raça não tem muita variedade de cores, mas o tigrado é aceito

 

De resto, o tutor pode esperar do Mastiff um cachorro companheiro, afetuoso, alegre, bem-educado e extremamente leal. Ele não é do tipo que vai ficar o tempo todo grudado com os donos, mas demonstra todo o seu carinho com pequenas atitudes no dia a dia. Os latidos de cachorro para tomar conta da casa são uma prova disso: o Mastim Inglês sempre se preocupa com o bem-estar e a segurança de toda a família.

  • Socialização

É fundamental investir na socialização do Mastiff. Cachorro, apesar de se dar muito bem com humanos no geral, pode apresentar certa desconfiança e resistência com quem ele não conhece e com outros animais. Ele não será agressivo “de graça”, mas se achar que alguém da família foi ameaçado, o Mastim Inglês não vai pensar duas vezes antes de partir em sua defesa. Por isso, o ideal é que ele cresça tendo contato com diferentes pessoas e cães.

Com crianças, o Mastiff Inglês costuma manter uma ótima relação. Esse cachorro gigante tem um coração igualmente grande e ama os pequeninos, sendo sempre muito tolerante. Ainda assim, lembramos que é importante supervisionar sempre essas interações, porque o cachorro Mastiff é enorme e às vezes não tem noção da própria força, podendo machucar sem querer os menores durante as brincadeiras. Mas, no geral, a relação entre crianças e cachorros da raça é bem proveitosa.

  • Adestramento

O Mastiff Inglês tem um bom nível de inteligência, mas pode ser um animal muito instintivo e protetor. Por isso, é fundamental que o tutor saiba gerenciar o comportamento do pet por meio do adestramento de cães. O cachorro Mastiff precisa aprender desde cedo quem é o “líder” da casa e responde muito bem a técnicas de associação positiva. Isso significa que para ter bons resultados, o tutor não pode castigar ou punir o animal quando ele fizer algo errado; e sim recompensar com petiscos e elogios quando ele tiver um acerto. Com paciência e um pouquinho de persistência, o Mastim Inglês pode ser adestrado.

4 curiosidades sobre o cachorro Mastiff Inglês

1) O cachorro mais pesado do mundo, segundo o Guinness Book, pertencia à raça Mastiff Inglês. Zorba era o nome do dogão, que media cerca de 94 cm de altura e pesava 155,5kg.

2) Em Roma, o Mastim Inglês era utilizado em lutas nas grandes arenas, enfrentando touros, tigres e gladiadores. A prática hoje é proibida.

3) Para quem gosta de filme de cachorro, o Mastiff é uma das raças que aparecem em “Um Hotel Bom Pra Cachorro”.

4) Se você já ouviu um cachorro roncar e babar, saiba que isso será muito frequente na convivência com um Mastim Inglês.

Mastiff Inglês filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Até completar 2 meses, o Mastim Inglês filhote deve ficar junto da mãe e dos irmãos. Esse momento inicial é importante tanto por uma questão nutricional quanto social. Os filhotes precisam se alimentar exclusivamente do leite materno nas primeiras semanas de vida para se fortalecerem e adquirirem todos os nutrientes indispensáveis para o seu crescimento. Passado esse período, o Mastiff Inglês filhote pode ir para o seu novo lar.

Durante a adaptação, é importante criar um espaço confortável e aconchegante para o novo membro da família. Isso inclui arrumar alguns acessórios como: caminha, pote de comida, bebedouro, tapetes higiênicos, brinquedos, entre outros. O Mastiff Inglês filhote pode ser mais agitado nos dois primeiros anos de vida. Ele vai querer explorar tudo ao redor e o ideal é direcionar esse comportamento para brincadeiras e atividades que ajudem a gastar a energia do cachorro.

Também é importante lembrar que esse é o momento ideal para começar a socialização e adestramento do animal. Mas, antes de sair para os primeiros passeios na rua, é fundamental que o Mastim Inglês tenha tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias, esteja vermifugado e livre de parasitas.

 

Mastiff Inglês filhote dentro de pneu
O Mastiff Inglês filhote é uma fofura, mas pode ser bem agitado também

 

Cuidados necessários com a rotina Mastiff Inglês

  • Banho: o Mastim Inglês pode ter um cheiro forte, por isso é importante dar banho no cachorro pelo menos a cada quinze dias ou uma vez por mês. Banhos em excesso podem provocar dermatites.
  • Dobras: por ser um cachorro com dobras e que baba muito, o Mastim Inglês deve ter o rosto higienizado com um lencinho umedecido diariamente.
  • Escovação: por ter pelos mais curtinhos, o cachorro Mastiff Inglês requer somente uma escovação semanal para remover pelos mortos e manter a pelagem bonita e saudável.
  • Unhas: o tutor deve observar a necessidade de cortar a unha de cachorro Mastim mensalmente. Unhas muito compridas podem incomodar e machucar o animal.
  • Dentes: os cães podem sofrer com tártaro, mau hálito e outros problemas bucais. Para evitar isso, não deixe de escovar os dentes do Mastiff entre duas e três vezes por semana.
  • Orelhas: as orelhas do cachorro Mastiff Inglês podem acumular muita cera, o que pode causar quadros de otite. O tutor deve limpá-las com produtos específicos regularmente.
  • Calor: o Mastim Inglês não é muito tolerante com altas temperaturas. Por isso, o tutor deve oferecer bastante água e procurar outras formas de cuidar do cachorro com calor no verão.

O que você precisa saber sobre a saúde do Mastim Inglês

Assim como a maioria dos cachorros gigantes e grandes, o Mastiff Inglês apresenta maior propensão à displasia coxofemoral. O problema é caracterizado pelo encaixe errado do fêmur na superfície articular, provocando uma instabilidade nas articulações. Na prática, isso compromete os movimentos do animal e pode provocar muita dor e incômodo durante a locomoção.

Além disso, dermatites e doenças dermatológicas também podem afetar a raça, por causa das dobrinhas pontuais espalhadas pelo corpo. Outros quadros que merecem atenção são a Síndrome de Wobbler, problemas oculares (entrópio, ectrópio e catarata) e a torção gástrica em cães.

É necessário manter um acompanhamento veterinário regular para saber como anda a saúde do Mastim Inglês e diagnosticar precocemente qualquer patologia. Também lembramos da importância de manter o calendário vacinal sempre atualizado, bem como a aplicação de vermífugos e antiparasitários.

Quanto custa um Mastiff Inglês?

O preço de um Mastiff Inglês pode variar de acordo com as características do animal e da sua linhagem genética, mas costuma variar entre R$ 4.000 e R$ 6.000. O sexo é um dos fatores que mais influencia nessa variação, de forma que os machos costumam ter um valor menos elevado do que as fêmeas.

Se você quer ter um Mastiff Inglês, preço não deve ser analisado sozinho. É importante pensar em outros gastos que vão acompanhar o animal por toda a vida - como alimentação, acompanhamento veterinário, cuidados com a higiene - e lembrar que ele ocupa um espaço considerável dentro de casa.

Além disso, lembramos que para adquirir um cão de raça, é fundamental procurar um canil de cachorro de confiança. Seja um Mastim Inglês ou não, o tutor deve se certificar de que o local preza pelo bem-estar de todos os animais e é cuidadoso com os pais e os filhotes.

Raio-x do Mastim Inglês

Origem: Inglaterra
Pelagem: curta, rasteira e sedosa
Cores: abricó, fulvo e tigrado
Personalidade: protetor, leal, preguiçoso e afetuoso com a família
Altura: 70 a 91 cm
Peso: 54 a 100 kg
Expectativa de vida: 6 a 12 anos

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas