Filhote de cachorro é que nem criança, né? Gosta de brincar, correr, fazer bagunça e não conhece bem os limites das brincadeiras. É por isso que o adestramento torna-se essencial no dia a dia, principalmente quando o pet é ainda muito filhote. Para que você entenda melhor como funciona o adestramento - e o porquê de ele ser tão importante - nós preparamos um tutorial esclarecendo vários pontos importantes. Confira já e aprenda a educar o seu cachorro!

Como adestrar um cachorro? Existe idade certa para iniciar o adestramento?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem diversas técnicas de adestramento que podem ter ajudar a ensinar os comportamentos desejados aos seus cachorros. Usar petiscos para ensiná-lo a sentar é um bom exemplo de como adestrar um cachorro. Isso é uma forma de estímulo positivo que faz com que ele associe essa ação a algo bom. O oposto também pode ser feito, borrifando água no rosto ou fazendo barulhos altos quando ele pular em alguém ou tentar roubar comida da mesa.

Engana-se quem pensa que apenas os filhotes podem ser adestrados. Cães adultos também podem (e devem) passar pelo adestramento quando for necessário. No entanto, educar o animal ainda filhote acaba sendo bem mais vantajoso. Afinal, nos primeiros meses de vida, o cachorro consegue absorver melhor as informações e ainda não possui manias já bem construídas. Por isso, é mais fácil impor limites, criar disciplina, passear junto de você e aprender a fazer as necessidades no lugar certo. A nossa dica é que você inicie o adestramento o mais rápido possível, mesmo que o pet tenha menos de 6 meses.

É necessário contratar um adestrador de cachorro?

Muitas pessoas ficam na dúvida se é necessário (ou não) contratar um adestrador de cães para educar o pet. A verdade é que esse processo é bem mais simples do que parece - ou seja, é possível sim adestrar cachorro por conta própria. Você pode, por exemplo, ensinar o cachorro a não morder (mesmo que seja de brincadeira), a fazer xixi no lugar certo, a sentar, dar a patinha e ser mais obediente.

Apesar de o adestramento ser algo simples na maioria das vezes, vale destacar que - em alguns casos - é importante recorrer à ajuda de um adestrador de cachorro. O profissional é devidamente preparado para lidar com cães medrosos, agressivos e consegue reverter bem situações em que o cão se comporta de forma indevida (quando tem o hábito de rosnar ou latir para estranhos na rua, por exemplo).


O estílumo positivo ajuda no ensino de truques durante o adestramento de cães.
O estílumo positivo ajuda no ensino de truques durante o adestramento de cães.

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Quando se trata de adestramento, uma das principais dúvidas é como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. A verdade é que esse é um processo mais longo e que demanda paciência - portanto, é importante que você siga as instruções e nunca grite com o cachorro. 

Antes de tudo, você deve definir um local (de preferência, um cantinho com um sanitário higiênico para pets ou jornal) onde o cão irá fazer as suas necessidades. Depois, caso você perceba o filhote fazendo as necessidades no local errado, diga “não” num tom de voz equilibrado e leve-o até o local adequado. Aos poucos, ele entenderá a mensagem de que ali é o local certo para fazer as necessidades. Mas lembre-se de que é necessário ter paciência - afinal, ele é apenas um filhote e acidentes vão acontecer. 

Um erro que muita gente comete é advertir o cachorro muito tempo depois de o acidente ter ocorrido. Não adianta encontrar uma poça de xixi, por exemplo, e levar o cão de volta ao local para adverti-lo, pois ele já terá esquecido e não entenderá o seu ponto. Ou seja, o “não” deve ser dado quando ele for pego no flagra, ok? Caso contrário, você deve apenas limpar o xixi sem falar nada com o cachorro ou ele pode associar a bronca a algo que estava fazendo no momento como, por exemplo, roer um ossinho ou brincar com uma bolinha. 

Além disso, caso você perceba que o seu cão gosta de fazer as necessidades em determinado horário, outra dica interessante é levá-lo pela guia até o local e, então, esperar até que ele faça as necessidades. Assim, você cria um hábito que tende a se tornar rotineiro. Aos poucos, o animal entenderá o recado e aprenderá direitinho. 

Quanto custa um adestrador de cães?

É importante destacar que o preço do adestramento depende muito de vários fatores - da cidade em que você vive e do número de aulas que serão necessárias, por exemplo. Existem serviços de adestramento que costumam cobrar um preço fixo por aula (que costuma ser de R$90 ou mais, dependendo do local). No entanto, caso você queira contratar um adestrador particular, o preço costuma ser mais alto e deve ser acordado com o profissional. Caso a sua cachorrinha fique agitada ou mais agressiva no período do cio, por exemplo, a nossa dica é entrar em contato com um adestrador de cadela para reverter a situação. 

Redação: Carolina Damasceno