Adoção animal

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Publicado - 14 Junho 2023 - 17h56

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o cachorro Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa. Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O Shih Tzu também é um dos melhores cachorros para apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

Mas como é a convivência com a raça e quais devem ser os cuidados com o Shih Tzu? Se você está pensando em ter um cachorro e quer aprender tudo sobre Shih Tzu, o momento é todo seu. Para te ajudar nessa missão, preparamos um tutorial completo com o que você precisa saber sobre o temperamento do Shih Tzu, personalidade, valor, características, cuidados e até indicações de nomes para Shih Tzu. Confira!

Raio-x do cachorro Shih Tzu

  • Origem: Tibete
  • Grupo: Cães de Companhia e Toy
  • Pelagem: longo, denso e pode ser liso ou levemente ondulado
  • Cores: todas as cores são aceitas
  • Personalidade: apegado, leal, extrovertido, sociável e um pouco teimoso
  • Altura: 25 a 30 cm
  • Peso: 4,5 a 8 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 15 anos

A história da origem da raça de cachorro Shih Tzu

O Shih Tzu é originário do Tibete e é considerado uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. Embora não seja possível determinar a data certa do seu aparecimento, existem algumas provas - como documentos, pinturas e outros objetos - que sugerem que a raça Shih Tzu de cachorro existe desde 624 a.C.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas foi só a partir do século 19, na China, que o Shih Tzu, pequeno e encantador, começou a ganhar popularidade e se desenvolveu do jeito que conhecemos hoje. O cachorrinho, inclusive, conquistou rapidamente o coração da família imperial e logo se tornou um mascote. Alguns anos mais tarde, em 1934, a raça de cachorro Shih Tzu foi reconhecida oficialmente e também virou uma das mais queridinhas do Ocidente.

Os nomes de Shih Tzu podem sofrer modificações, e é normal que algumas pessoas se refiram ao cãozinho como “cachorro Shitzu”, “cachorro da raça Shitsu”, “Shiatsu cachorro” e até “Chitso”. Cachorro é chamado de muitas maneiras, mas o importante mesmo é se certificar de que ele seja puro, e não uma mistura de Shih Tzu com Pinscher ou qualquer outra raça. Quer saber tudo sobre o cachorro Shih Tzu? Então siga com a gente para conhecer outras informações importantes sobre esse doguinho.

As características da raça Shih Tzu vão além do tamanho pequeno

Tem quem se pergunte se Shih Tzu é porte médio ou pequeno, mas o tamanho compacto da raça já responde isso por conta própria. Além do tamanho, existem várias outras características do cachorro Shih Tzu que são consideradas únicas - e quem convive bastante com essa fofura no dia a dia, com certeza já está por dentro disso. A raça Shih Tzu tem um focinho achatado e faz parte do grupo de cachorros braquicefálicos. Também possui orelhas grandes e caídas com olhos grandes, amendoados e levemente separados. Para completar a aparência fofa do Shih Tzu, pelagem longa e macia cobre todo o seu corpo.

Outras características que chamam a atenção no Shih Tzu: altura e peso. Esse é um cão bem levinho que costuma pesar entre 4,5 kg e 8 kg, no máximo. Já para quem gosta de saber quanto mede o Shih Tzu, altura do macho e da fêmea varia entre 25 e 30 cm (lembrando que essa medida é tomada dos ombros até o chão). No geral, a média de altura muda de acordo com o sexo do animal, mas quando se trata do Shih Tzu, a altura feminino e masculino são basicamente as mesmas.

Diferente de raças que têm outras variações de tamanho, como o Poodle, não existe um Shih Tzu grande. Por isso, não se engane ao encontrar ofertas na internet ou em canis de exemplares de Shih Tzu “porte grande”, porque o tamanho desse cãozinho é de, no máximo, 30 centímetros. Se ultrapassar isso, o cachorro Shih Tzu grande provavelmente não é puro, e sim uma mistura com outra raça. Então, para quem procura uma raça de cachorro pequeno, Shih Tzu é a escolha certa!

Veja fotos do cachorro Shih Tzu da vida real!

 

Cachorro Shih Tzu: esse da foto é o Flocos, um Shih Tzu caramelo e brancoShih Tzu adulto: o Flocos já passou da fase de filhote tem um tempinhoShih Tzu: temperamento do Apollo é muito brincalhão e bem-humoradoOs cuidados com um Shih Tzu envolvem dar muito amor, igual o Apollo!

 

Pelagem de Shih Tzu: cores são as mais variadas possíveis

 

Se você está se perguntando se existe Shih Tzu branco, a resposta é sim! Embora seja mais comum encontrar exemplares com outras cores misturadas, também é possível encontrar um Shih Tzu todo branco. Na verdade, o aspecto da pelagem pode variar bastante e, felizmente, todas as cores de Shih Tzu são aceitas e reconhecidas oficialmente.

Veja abaixo quais são os tipos de Shih Tzu mais populares:

  • Shih Tzu branco
  • Shih Tzu preto
  • Shih Tzu cinza
  • Shih Tzu marrom
  • Shih Tzu vermelho
  • Shih Tzu caramelo
  • Shih Tzu bicolor
  • Shih Tzu tricolor

Por mais que as cores sólidas façam bastante sucesso, os exemplares bicolores têm grande destaque também. Para se ter uma ideia, é muito comum encontrar um Shih Tzu marrom e branco, por exemplo. Também existem outras misturas de cores que deixam o cãozinho ainda mais encantador, como o Shih Tzu preto e branco, cinza e branco, vermelho e branco ou até dourado e branco.

Quanto aos tipos de pelagem, Shih Tzu tem fios longos e abundantes que podem ter um aspecto ondulado ou liso. Apesar de não ser uma raça que solta muito pelo, é bom saber quais os cuidados com o pelo de Shih Tzu mais importantes, como escovação, banho e tosa.

A tosa, inclusive, pode ser de vários tipos, mas a mais popular entre os tutores é a chamada tosa bebê. Como o próprio nome sugere, esse tipo de corte faz com que o cãozinho fique com a aparência de bebê (mesmo que ele já seja adulto). Também existem outros tipos de tosa para Shih Tzu que podem ser aderidas, basta procurar aquela que você mais gostar.

Shih Tzu: temperamento extrovertido, alegre e sociável são marcas da raça

  • Convivência

Não bastasse a aparência fofinha, outra característica da raça que encanta os tutores é a personalidade. Shih Tzu é alegre, extrovertido e adora brincadeiras. Por isso, esse é um cão que gosta de crianças e que tem tudo para ser o melhor amigo dos pequenos. Os cães Shih Tzu também adoram sair para passear e gastar toda a sua energia, embora não tenham tanto pique e disposição quanto outros doguinhos - principalmente por conta das suas limitações respiratórias.

Ah, e uma característica típica da raça Shih Tzu: cachorro é super apegado aos donos e gosta de estar sempre perto das pessoas. Por isso, o ideal é que ele fique dentro de casa, nunca isolado ou separado dos donos. Mas não se engane, porque apesar do apego do Shih Tzu, personalidade independente é um dos pontos fortes da raça. Às vezes esse pequeno cachorrinho gosta de tomar as rédeas da situação, e por isso podem ser teimosos.

Ainda assim, para os amantes de Shih Tzu, características negativas praticamente não existem ou são irrelevantes. Mesmo porque, apesar da teimosia, as qualidades do doguinho se sobressaem muito mais do que os defeitos. Tanto é que outro ponto positivo da raça é que ela é bem sociável e costuma se dar muito bem com humanos e outros animais. Eles dificilmente demonstram problemas de convivência com cachorros, gatos e muito menos com pessoas.

Um ponto que não passa despercebido é que, ainda na questão de temperamento, Shih Tzu quase não late. No entanto, ele não vai hesitar em usar suas cordas vocais para avisar quando tiver algo de errado ou diferente. Atenção: apesar de ser um ótimo cachorro, raça Shih Tzu não pode ser usada para proteger a casa ou assumir um papel protetor.

  • Socialização

A raça Shih Tzu costuma se dar bem com todo tipo de gente, inclusive crianças, estranhos e outros animais. É um cão que é naturalmente pacífico e pouco territorialista. Ainda assim, a socialização é bem-vinda na fase de filhote, pois faz com o que o cachorro se acostume com maior facilidade a diferentes situações e tipos de pessoas.

Essa é uma das melhores raças de cachorro para idosos, pois é um cão pouco ativo e que não vai exigir tanto gasto de energia. No entanto, o doguinho também pode ser indicado para famílias grandes, pequenas, com ou sem crianças, e até mesmo para quem mora sozinho e busca uma cãopanhia — desde que todas as suas necessidades sejam atendidas.

  • Adestramento 

Se você pretende iniciar o adestramento da raça, cachorro Shih Tzu exige um pouco mais de paciência no processo. Como esse cãozinho é um pouco teimoso, pode demorar para aprender alguns truques e comandos básicos de obediência. É provável que você precise repetir até mais de 40 vezes algum comando para que os cães da raça Shih Tzu entendam bem, por exemplo. Por isso, um dos cuidados com um Shih Tzu é que ele deve ser adestrado com paciência e persistência. Mesmo que demore um pouco mais do que outros cães, é importante não desistir.

Outro ponto importante é começar o adestramento com o cachorro Shih Tzu filhote. Quanto antes começarem os treinamentos, mais fácil será para ele aprender o básico sem dificuldades. Também é importante utilizar técnicas de reforço positivo, sempre recompensando o animal com petiscos, carinhos e elogios quando ele fizer algo "certo". Isso o estimulará a repetir o bom comportamento. Ainda assim, lembre-se de que você sempre pode recorrer à ajuda de um adestrador para que esse processo seja mais simples.

Veja outras imagens de cachorro da raça Shih Tzu para se apaixonar!

 

Shih Tzu pode viver até 15 anos se bem cuidadoO Shih Tzu branco é uma das cores mais comuns da raçaShih Tzu caramelo e branco: uma combinação que deixa qualquer um apaixonadoShih Tzu vermelho é outro que chama muita atençãoO Shih Tzu tricolor também é uma possibilidade de cor de pelagem da raçaO Shih Tzu cinza pode apresentar a cor mais intensa nas extremidadesShih Tzu marrom: como resistir ao charme dessa fofurinha?O cachorro Shih Tzu preto e branco também é uma possibilidadeShih Tzu: caracterí­sticas, como os olhos saltados, são tí­picas da raçaCachorro Shih Tzu: branco costuma estar presente nos cães bicolores e tricoloresShih Tzu: tamanho da raça é pequeno e não passa de 30 cm

 

7 curiosidades sobre o cachorro de raça Shih Tzu

 

1) O nome “Shih Tzu” tem origem chinesa e significa “cão leão”.

2) A raça de cães Shih Tzu foi muito popular durante a Dinastia Ming, na China, e também era considerada sagrada pelos monges tibetanos.

3) Muitos confundem o Lhasa Apso e o Shih Tzu. Raças de cachorro, de fato, são parecidas em alguns aspectos, mas não pertencem ao mesmo grupo e são animais anatomicamente distintos.

4) Pelo motivo acima, alguns acreditam que há vários tipos de cachorro Shih Tzu, mas não é verdade. Os cães da raça sempre seguem o mesmo padrão; a única diferença que pode acontecer entre eles é em relação às cores do Shih Tzu. Tipos sólidos, bicolores e tricolores são aceitos, e podem existir até 19 combinações de cores na pelagem.

5) O cachorro Shih Tzu, pequeno e fofinho, é queridinho entre as celebridades. Alguns famosos que têm ou já tiveram um exemplar da raça são a cantora Beyoncé, o magnata Bill Gates e a atriz brasileira Bruna Marquezine.

6) Quando se trata da raça Shih Tzu, preço está muito ligado às características físicas do cachorrinho, como sexo e cores.

7) Tanto um Shih Tzu com 40 dias quanto um Shih Tzu 50 dias precisam de cuidados específicos nessa fase; por isso é muito importante pesquisar tudo sobre Shih Tzu filhote antes de ter um cão desse em casa.

Shih Tzu filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Uma dúvida que sempre passa pela cabeça dos tutores de primeira viagem é sobre os cuidados com filhote de Shih Tzu. Assim como qualquer cãozinho, é necessário promover um ambiente acolhedor para receber o animal em casa. Caminha, ração, brinquedos, bebedouro, lenços umedecidos, escovas: tudo isso é importante para aprender como cuidar de um Shih Tzu, tanto filhote quanto adulto. Por isso, uma dica é preparar o enxoval de cachorro com antecedência para providenciar tudo que ele precisar.

Veja como cuidar do Shih Tzu no primeiro ano de vida:

Como cuidar de Shih Tzu recém nascido - Logo nos primeiros dias de recém-nascido, o filhote de Shih Tzu ainda passa boa parte do tempo dormindo ou mamando. A amamentação é crucial para garantir que o cão se fortaleça e se desenvolva, por isso o Shih Tzu recém-nascido não deve ser separado da mãe nos dois primeiros meses.

Como cuidar de Shih Tzu com 40 dias - No momento que varia entre o Shih Tzu 40 dias e o Shih Tzu com 50 dias, o tutor deve iniciar o desmame do cãozinho. Gradativamente, deve-se inserir a ração na dieta do pet.

Como cuidar de um Shih Tzu de 45 dias - Após completar 45 dias de vida, o cachorro já pode tomar a primeira dose de vacina e ser vermifugado. Para completar o esquema vacinal, não esqueça de conversar com um médico veterinário.

Como cuidar de um Shih Tzu de 60 dias - Aqui, o ideal é que o filhote já esteja familiarizado com a ração de cachorro e tenha parado de mamar completamente. Lembramos que o ideal é que o alimento seja apropriado para a idade e porte do animal.

Como cuidar de Shih Tzu (5 meses) - Comportamento do cachorro nessa fase já é mais energético. O Shih Tzu está com sede de conhecer o mundo, e vai se tornar um grande explorador. O enriquecimento ambiental pode ajudá-lo a gastar energia.

Como cuidar de Shih Tzu (6 meses) - Por volta dessa idade, é recomendável começar os treinamentos com o cachorro. Ele deve ser adestrado e socializado para não ter problemas de comportamento no futuro. Também é a idade do primeiro cio, e a castração de cachorro é uma forma de evitar os cruzamentos.

Por volta de 12 meses, o Shih Tzu finalmente atinge a fase adulta e deixa de ser um filhote. Ainda assim, o animal precisa de estímulos físicos e mentais por toda a vida! Mesmo que seja menos ativo do que a maioria dos pets, oferecer brinquedos, brincadeiras e passeios é a melhor forma de garantir que ele permaneça saudável.

 

@olivermanoell ? #shihtzu #dogs ♬ som original - Mithelly Cristina

Cuidados com Shih Tzu no dia a dia

  • Escovação: aprender como cuidar do pelo do Shih Tzu não é nenhum bicho de sete cabeças. Por possuir uma pelagem muito longa, o Shih Tzu precisa ser escovado diariamente para evitar a formação de nós e possíveis machucados na pele.
  • Banho: a raça deve tomar banhos quinzenais ou semanais, sempre com produtos específicos para cães.
  • Tosa: se você não sabe como cuidar de um cachorro Shih Tzu, a dica é fazer a tosa frequente do pet. Alguns tutores optam por deixar o Shih Tzu tosado a cada 15 dias para manter a pelagem baixa. A tosa em Shih Tzu macho e fêmea costuma ser a mesma.
  • Dentes: o cachorro Shih Tzu precisa ter os dentes escovados regularmente - de preferência, uma vez na semana - para evitar problemas bucais, como o tártaro em cachorro.
  • Unhas: uma das formas de como cuidar de um Shih Tzu é cortar as unhas do pet mensalmente, evitando que as garras fiquem muito compridas e machuquem.
  • Ouvidos: fazer uma limpeza superficial nas orelhas do animal é um dos cuidados para Shih Tzu mais importantes. Isso evita infecções e outros incômodos.

 

As fotos de Shih Tzu recém-nascido são apaixonantesO Shih Tzu caramelo e branco filhote é pura fofuraShih Tzu filhote branco é um dos mais requisitadosO Shih Tzu marrom e branco filhote faz muito sucessoShih Tzu recém-nascido marrom e branco é um verdadeiro nenémShih Tzu recém-nascido: preto é raro, mas existeShih Tzu recém-nascido marrom: como resistir?

 

O que você precisa saber sobre a saúde do Shih Tzu

 

Assim como os Pugs e outros cachorros pequenos, Shih Tzu possui globos oculares grandes e muito expostos. Por conta disso, úlceras, ceratite (inflamação da córnea), ressecamento e até mesmo a atrofia progressiva da retina (que pode levar à cegueira completa) costumam ser problemas comuns da raça. Cachorro Shih Tzu precisa de limpezas semanais nos cantos dos olhos, assim você evita o acúmulo de sujeiras e secreções que possam ocasionar problemas mais graves.

Além disso, uma das características do Shih Tzu é o seu focinho achatado. Isso pode desencadear problemas respiratórios, como a síndrome braquicefálica, típica de cães com essa anatomia. Além disso, a coprofagia canina - que é o hábito de ingerir as próprias fezes - também é muito comum em cães da raça Shih Tzu.

Em todo o caso, o acompanhamento veterinário é muito importante. Além de avaliar a saúde geral do animal, essa é uma ótima oportunidade para manter as vacinas atualizadas (de preferência sem atrasos). A administração regular de vermífugos e remédios antiparasitários também é necessária. Quando bem cuidado, o Shih Tzu costuma viver entre 10 e 15 anos.

Ração para Shih Tzu: cuidados com a alimentação são necessários

Para comprar uma boa ração de Shih Tzu, porte pequeno deve ser levado em consideração e a alimentação deve ser regrada. O Shih Tzu adulto costuma comer entre 100 g e 150 g de ração por dia. Mas, para garantir que a quantidade esteja realmente certa, dê uma olhada nas informações presentes na parte de trás da embalagem da ração. Também verifique se a ração escolhida é apropriada para o tamanho do animal, já que existem opções de alimentos direcionados para cães pequenos, médios ou grandes.

Para aprender como cuidar de um Shih Tzu filhote, a dieta do doguinho necessita de atenção especial. O Shih Tzu filhote precisa receber uma ração específica para filhotes e deve ser alimentado com mais frequência (cerca de 4 ou 5 vezes por dia), em porções menores. Após os primeiros 6 meses, o Shih Tzu já pode ser alimentado duas vezes por dia (de manhã e à noite), mas a mudança para ração de cães adultos só ocorre por volta dos 12 meses.

Ah, e não se esqueça: para calcular a quantidade certa de ração, lembre-se de que é fundamental levar em conta o peso do pet. O Shih Tzu mini (ou Shih Tzu número 1), por exemplo, deve receber uma quantidade menor de ração. Se tiver dúvidas, você sempre pode consultar um veterinário.

Shih Tzu: quanto custa? Preço e outras informações importantes

É impossível não se apaixonar pelo Shih Tzu. Raça é uma das populares entre os brasileiros, e o que não faltam são tutores interessados em adquirir um cachorrinho ou uma cachorrinha da raça para chamar de sua. Mas quanto que custa um Shih Tzu, afinal de contas? Vários fatores podem influenciar no valor final, mas para adquirir um Shih Tzu, preço costuma ficar na faixa de R$ 1500 a R$ 4500.

A genética, bem como características físicas do cachorro Shih Tzu, são levados em consideração nessas horas, assim como a idade. No caso de um cachorro Shih Tzu filhote, preço tende a ser mais elevado do que de um Shih Tzu macho adulto, por exemplo. O sexo e as cores do cachorro também impactam nisso, de forma que as fêmeas sempre são mais caras do que os machos. Se o doguinho tiver uma cor considerada "rara", também poderá custar um pouco mais do que as cores que são tidas como "comuns".

Para quem está interessado em comprar um Shih Tzu, não esqueça que é importante escolher um canil de cachorro de confiança para evitar problemas. Busque um lugar com boas condições e que seja bem avaliado por outros clientes. Se possível, faça algumas visitas para se certificar de que eles tratam bem os animais. Além disso, não se esqueça que a raça demanda outros gastos que vão durar por toda a sua vida, então é bom ter certeza da escolha.

6 perguntas e respostas sobre o Shih Tzu

1) Qual o valor do Shih Tzu original?

O valor de um cachorro Shih Tzu costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 4.500. O preço pode variar de canil para canil, mas para quem procura um cão puro a recomendação é solicitar o pedigree no ato da compra. Esse documento comprova que o cachorro é, de fato, "original", pois contém informações importantes sobre a árvore genealógica do pet (pais e ancestrais). Vale lembrar que é muito mais fácil pegar o pedigree do cachorro quando ele ainda é filhote.

2) Quais os cuidados que devemos ter com um Shih Tzu?

Conviver com um Shih Tzu não dá trabalho. Os cuidados são basicamente os mesmos que o tutor teria com qualquer outro cachorro como: escovar os pelos, dar banho, tosar, escovar os dentes, cortar as unhas, alimentar, levar para passear e cuidar das necessidades fisiológicas. A atenção deve ser maior com o nível de exercícios físicos, uma vez que essa é uma raça braquicefálica e que se cansa rapidamente. Além disso, não pode deixar atrasar as vacinas de cachorro!

3) Quanto tempo em média vive um Shih Tzu?

A expectativa média de vida de um cachorro Shih Tzu é de 10 a 16 anos. Os cuidados que o cão recebe, assim como as condições de saúde dele, são alguns pontos que influenciam na longevidade do animal. Uma dica é realizar check-ups frequentes — especialmente se já for um cachorro idoso —, oferecer uma alimentação de qualidade do tipo premium ou super premium e sempre proporcionar estímulos físicos e mentais ao cãozinho.

4) O que o Shih Tzu mais gosta?

O Shih Tzu é aquele cachorro que adora colo, sessões de afago e muita atenção. Ele tem uma personalidade extremamente dócil e é um excelente cão de companhia. Por outro lado, uma das características negativas da raça é que ele não suporta ficar muito tempo só. Por isso, antes de adotar um cachorro desse, é bom ter certeza de que você terá condições de lidar com a necessidade de atenção do pet.

5) O que não pode dar para o cachorro Shih Tzu?

Saber o que o cachorro pode comer ou não faz toda a diferença na criação de qualquer raça. Algumas coisas que não pode dar para o Shih Tzu são: chocolate, uva (in natura ou passa), leite de vaca, abacate, macadâmia, cebola, alho e qualquer alimento com esses ingredientes. São comidas potencialmente tóxicas para cães que devem ser evitadas a qualquer custo. Na dúvida, consulte sempre um veterinário antes de incrementar a dieta do pet.

6) Tem problema deixar o Shih Tzu sozinho?

Mesmo sendo independente, a raça tolera poucas horas sem companhia. Por isso, o ideal é não deixar o cachorro Shih Tzu muito tempo sozinho, seja filhote ou adulto. Ele é muito grudado com o tutor e vai sentir falta de ter alguém por perto. O ideal é oferecer um ambiente enriquecido para ele se distrair e, ao mesmo tempo, não demorar muito fora de casa.

Redação: Carolina Pereira e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 19/09/2019
Atualizado em: 14/06/2023

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas