Adoção animal

Raças de cachorro grande: de rottweiller a labrador, conheça as mais populares!

Publicado - 12 Setembro 2022 - 15h00

Atualizado - 23 Maio 2024 - 11h48

Quem gosta de cachorro grande sabe das maravilhas envolvidas em ter um amigo de quatro patas gigante sempre por perto. Entre as raças desse porte, você pode encontrar animais com diferentes tipos de personalidade que, mesmo sendo sempre leais e amigos, podem se encaixar de diferentes formas na sua rotina. Rottweiler, Golden Retriever, Husky Siberiano, Pastor Alemão… Se você não sabe qual raça de cachorro escolher, nós separamos as mais populares entre as de porte grande para te ajudar. Dá uma olhada aqui embaixo!

1) Rottweiller: a definição de quem vê cara, não vê coração

 

Rottweiler deitado na terra de floresta
A fama de bravo do Rottweiller é bem infudada: na verdade, ele é super carinhoso

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mesmo que o porte e a cara de bravo do Rottweiller possam assustar num primeiro momento, os cachorros grandes dessa raça são muito amorosos, carinhosos e apegados aos donos. Ainda assim, como eles são fisicamente fortes e protetores, precisam de bastante socialização com outros animais e humanos desde a fase de filhotes para não desenvolverem um comportamento agressivo — principalmente na presença de estranhos.

Também é por isso que o treinamento e adestramento do Rottweiller é super importante: ele é inteligente, aceita os comandos com facilidade e pela vontade de agradar os donos a todo custo, também acaba sendo super obediente. Mesmo treinado, perto de crianças pequenas o ideal é que o Rottweiller fique sempre sob supervisão, já que cães de raça grande raça podem ser brutos sem perceber. 

2) Golden Retriever: o cachorro grande dos sonhos!

 

Golden Retriever correndo em gramado ensolarado
O Golden Retriever é um dos cachorros grandes mais populares e amados do mundo

 

Para quem quer um melhor amigo dócil e companheiro para todas as horas, o Golden Retriever é o cachorro perfeito tanto para famílias com crianças quanto para pessoas que moram sozinhas. Ele é inteligente, obediente e não resiste aos diferentes comandos de treinamento — inclusive, é por causa disso que eles são muito escolhidos para o trabalho de cães-guia ou terapia ocupacional.

Os altos níveis de energia do Golden Retriever fazem com que ele precise de exercícios e atividades físicas diariamente e também explicam a personalidade brincalhona. A raça de cachorro grande também consegue se manter centrada nos momentos de necessidade se passar por um processo de socialização e treinamento desde cedo. Por ser um cachorro peludo, o Golden Retriever também precisa de cuidados frequentes com higiene e escovação.

3) Husky Siberiano: energia, inteligência e companheirismo num mesmo pacote

 

Dois cães Husky Siberiano correndo juntos
O Husky Siberiano é uma raça de cachorro grande que se adapta melhor a locais frios

 

Os cachorros grandes da raça Husky Siberiano são a mistura perfeita de inteligência, companheirismo e energia. Eles são super dóceis e fazem amizade com humanos e outros cachorros com facilidade, mas também vão precisar de treinamento e socialização desde cedo, já que a obediência não é uma de suas maiores qualidades. Mesmo amigáveis, eles são independentes e, por isso, a vontade de agradar o dono não costuma pesar mais do que a de fazer a própria vontade (mais um motivo para o treinamento começar ainda na fase de filhote).

Além da semelhança física com os lobos, o Husky Siberiano também tem o mesmo instinto de caça e a capacidade de uivar sempre que quer chamar a atenção — algo que acontece com frequência. Eles precisam de bastante atividade física e são indicados para criação em locais espaçosos. 

4) Border Collie: a junção de músculos e cérebro num só cachorro grande

 

Cão Border Collie em pé em campo aberto
O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes que você pode ter

 

Preparadíssimo para viver em locais de altas temperaturas por causa de sua pelagem densa, o Border Collie é um dos cães mais inteligentes que você pode ter — na verdade, ele é considerado o mais inteligente do mundo! Depois de bem treinado, ele é capaz de entender comandos de seus donos apenas através do olhar. Ao mesmo tempo, também é movido a exercícios físicos: precisa de corridas, brincadeiras e atividades estimulantes com frequência. Por ser bem ativo, ele precisa de socialização com outras pessoas e animais para não ficar ansioso.

Além disso, o cachorro de raça grande Border Collie também é bem territorialista, ou seja: pode investir na caminha de cachorro grande para ele sem problemas porque ele vai gostar de ter um cantinho próprio. O apego ao dono e a obediência vai fazer com que você tenha um companheiro para diferentes momentos sem precisar de esforços.

5) Pastor Alemão: super protetor, inteligente e amigo do dono

 

Cão Pastor Alemão na neve
O Pastor Alemão é uma raça super protetora e inteligente

 

Se você procura um cachorro que, certamente, vai virar sua “sombra” onde quer que você vá, o Pastor Alemão é uma das principais escolhas! Ele é tudo o que se espera de um companheiro: fiel, protetor, amoroso e carinhoso. Justamente pelo instinto de proteção e territorialismo, ele pode se mostrar um pouco agressivo com outros animais, então o treinamento, a socialização e a criação positiva são essenciais para que o melhor em sua personalidade se destaque.

Uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, o Pastor Alemão atende a comandos e ordens com empolgação e entusiasmo, sempre cheios de vontade de agradar o dono. Eles também têm bastante energia para gastar, então o ideal é não deixar que isso se acumule: saia para caminhadas e corridas com ele diariamente para que o animal consiga extravasar e se sentir bem.

6) Chow Chow: independência e dominância são sua especialidade 

 

Cão Chow Chow deitado
O Chow Chow é um cachorro que precisa de socialização desde cedo para se desenvolver dócil e amável

 

Num primeiro momento, achar que o Chow Chow é um ursinho de pelúcia feito para receber abraços é comum, mas não é bem assim. Ao conhecer um estranho, é normal que o Chow Chow seja desconfiado e, às vezes, tome até algumas atitudes agressivas enquanto não se acostuma. Ele é independente e dominante, por isso, precisa de contato frequente com pessoas diferentes e animais desde cedo para que se desenvolvam de forma amigável e dócil.

O Chow Chow é uma raça de cachorro grande que não recebe comandos de adestramento com a maior facilidade do mundo, mas depois que estabelece um vínculo com seus donos, passa a ser mais receptivo ao treinamento. É um companheiro para todos os momentos, mas só vai fazer isso com quem conhece. 

7) Labrador: o amoroso cachorro grande para famílias com crianças

 

Cão Labrador filhote dando a patinha para tutora sentado em grama
O Labrador é um cachorro dócil, amável e companheiro

 

Uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, o Labrador é muito parecido com o Golden Retriever no que se trata de companheirismo, amabilidade e docilidade. Ele tem um ótimo relacionamento com crianças e outros animais e é super apegado e leal ao dono, fazendo de tudo para agradar o seu tutor. Com isso e a sua inteligência, o treinamento acontece com facilidade. Assim como outras raças de cachorro grande, o Labrador tem bastante energia para gastar, mas com uma curiosidade: ele ama nadar e os exercícios aquáticos são seus preferidos. 

8) Bernese: um cãopanheiro em forma de cachorro grande

 

Cão Bernese Mountain perto de menino em campo cheio de folhas no chão
Além de grande, raças de cachorro Bernese são amigáveis

 

O Bernese Mountain - também conhecido como Boiadeiro de Berna - é um dos cães de raça grande que têm tudo para conquistar seu coração. Eles são cachorros extremamente confiantes, companheiros e carismáticos. Também são muito disciplinados e focados, por isso o adestramento não é uma tarefa difícil quando se trata da raça de cachorro Bernese, que era muito utilizada para o pastoreio antigamente.

O Bernese é ideal para famílias grandes e se dá muito bem com crianças. Mesmo sendo um cachorro de raça grande, ele é muito tranquilo, sociável e carinhoso. No entanto, é bom ter em mente que ele demanda um bom gasto de energia todos os dias.

9) Pitbull: uma raça de cachorro grande que não é o que parece

 

Cão Pitbull recebendo beijo de tutora
O cachorro grande Pitbull não é agressivo como muitos pensam, e pode ser bem amigável

 

Todo mundo pensa que o Pitbull é um cachorro grande agressivo, mas esse estereótipo não faz jus à realidade. Tudo depende da criação que cada animal recebe, mas ele tem tudo para ser um cachorrinho bem amigável e parceiro. É importante ficar atento às variações da raça, porque existem vários tipos de Pitbull. A carinha mais famosa é a do American Pitbull Terrier, mas outros cães - como o American Staffordshire Terrier e o American Bully - também fazem parte do grupo.

Entre as raças de cães grandes, o Pitbull é um daqueles que recebe uma fama pra lá de injusta! Esses doguinhos são super fiéis e tem uma característica que facilita bastante qualquer treinamento: eles amam agradar os donos. Por isso, técnicas de reforço positivo são a chave para uma boa convivência com o cachorro Pitbull.

10) Cane Corso: uma raça de cachorros grandes e imponentes

 

Vários filhotes de Cane Corso pretos juntos
Raça de cachorro grande Cane Corso é super protetor

 

Para quem ainda não conhece esse cachorro, porte grande é a melhor definição para o Cane Corso. Os animais desta raça são fortes e musculosos. Além disso, eles têm uma postura vigilante que é típica de um cão de guarda, o que causa a impressão equivocada de que eles são cães agressivos ou violentos. Eles, na verdade, só são muito protetores com os donos e por isso estão sempre em alerta. Contudo, é possível amenizar esse traço com a socialização no início da vida.

Apesar de terem um forte instinto de proteção e serem desconfiados com estranhos, os cachorros da raça Cane Corso são dóceis e carinhosos com a família. Além disso, essa é uma raça de cachorro grande que é bem tranquila e não late muito, mas é energética.

11) Dogue Alemão: um dos cãezinhos mais dóceis

 

Dogue Alemão dourado em pé em campo aberto
Cachorros grandes de raça: o Dogue Alemão é um dos maiores cães do mundo

 

Um dos cachorros grandes de raça que mais fazem sucesso é o Dogue Alemão, mesma raça do personagem Scooby Doo. Assim como no desenho, os cães da raça Dogue Alemão são enormes, mas ao mesmo tempo muito brincalhões, amigáveis e dóceis. Não é à toa que é muito fácil conquistar um doguinho - ou melhor, dogão - desta raça: basta dar um pouquinho de atenção que ele logo se entrega.

Como se não bastasse esse lado cativante do Dogue Alemão, o pet é muito fácil de ser treinado porque é muito obediente. Mas lembre-se: para criar esse tipo de cachorro grande, raça Dogue Alemão precisa viver em um espaço amplo.

12) Pastor Belga: uma raça com muitas qualidades

 

Pastor Belga nos braços de tutor
Das raças de cães grandes, o Pastor Belga figura como um dos mais obedientes

 

É impossível falar dos cachorros grandes de raça sem mencionar o Pastor Belga. A raça tem três variações - Laekenois, Groenendael e Tervuren - que seguem o mesmo padrão, tanto fisicamente quanto em questão de comportamento. A única grande diferença entre elas, na verdade, é quanto ao tipo de pelagem. A raça Pastor Belga é muito corajosa e protetora, além de ter uma inteligência extraordinária. Não é à toa que ela era utilizada como cão de guarda e pastoreio.

Dentre as qualidades desse cachorro grande, a alta fidelidade e lealdade do Pastor Belga não passam despercebidas. Estes cães são super obedientes, o que facilita o treinamento, mas precisa se exercitar com frequência.

13) Dogo Argentino: uma raça sensível, tranquila e corajosa

 

Dogo Argentino com borboleta vermelha em seu nariz
O Dogo Argentino é um cachorro grande muito amoroso

 

O Dogo Argentino pode até enganar com sua expressão séria e determinada, mas por trás desse visual tem uma das raças de cães grandes mais adoráveis que você irá conhecer. A raça de cachorro Dogo Argentino foi criada inicialmente para desempenhar a função de guarda, mas ao mesmo tempo desenvolveu um temperamento dócil, tranquilo e muito sensível. São cães que gostam de cuidar da família e tem um senso muito forte de obediência.

Por ser um cachorro grande, o Dogo Argentino também é muito ativo e precisa de longas sessões de exercícios físicos no dia a dia. Mas mesmo com seu tamanho imponente, esse é um cachorro que se adapta bem a apartamentos (desde que seja estimulado corretamente).

14) Fila Brasileiro: o cachorro destemido e corajoso

 

Dois cães da raça Fila Brasileiro sentados
Além de ser uma raça de cachorro grande, o Fila Brasileiro é originário do Brasil

 

Além de ser um cachorro de raça grande, o Fila Brasileiro é uma das poucas raças originárias do Brasil. Muitas pessoas pensam que ele é bravo, mas a verdade é que só tem muita coragem! Se for socializado corretamente nos primeiros anos de vida, a raça Fila tem tudo para ser amigável e gentil com outras pessoas. Já com a família, a relação é sempre de puro amor, principalmente se ele for criado com reforços positivos durante os treinamentos.

É importante ter em mente que o Fila Brasileiro é um cachorro grande e precisa de um ambiente espaçoso para que consiga se movimentar e viver com conforto. Ele também deve fazer atividades físicas regulares para evitar comportamentos destrutivos.

15) Akita: uma raça de cachorro grande que tem tudo para te conquistar

 

Tutora brincando com cão Akita Inu em parque
Raças de cães grandes: o Akita pode ser dominante, mas é muito leal à família

 

A personalidade do Akita é totalmente encantadora. Mesmo com um ladinho territorialista, esse é um dos cachorros grandes de raça mais independentes, protetores e companheiros da lista. Intensidade é uma palavra que define bem a raça Akita! Eles gostam de fazer parte do convívio com os humanos e de ter essa vida mais “caseira”, compartilhando bons momentos ao lado da família e ao mesmo tempo protegendo-a.

Por outro lado, esse é um cachorro um pouco dominante e que precisa ser ensinado desde cedo a seguir as ordens da casa. O adestramento e a socialização são processos indispensáveis para viver em harmonia com o cachorro Akita.

16) São Bernardo: cachorro de raça grande que é puro amor

 

Cão São Bernardo andando em gramado ensolarado
Um cachorro de raça grande que é muito "aumigável" é o São Bernardo

 

Se você gosta de raças de cachorro grande, o São Bernardo com certeza vai ganhar um lugar especial no seu coração! Além de super peludinho e musculoso, esses cães são incrivelmente dóceis e afetuosos com os humanos. Tanto é que a raça São Bernardo já foi muito usada para desempenhar o serviço de “cachorro babá” - e quem já assistiu o filme Peter Pan, deve se lembrar da famosa cadelinha Naná que cuidava das crianças.

Bondoso, leal e calmo, o São Bernardo é um excelente cão de companhia. Eles são observadores, sociáveis e se tornam parceiros incríveis de famílias grandes. Outra qualidade é a obediência natural da raça, que atende aos comandos com muita facilidade.

17) Boxer: um cachorro brincalhão e atrapalhado

 

Cão Boxer correndo em campo aberto
Um cachorro grande que parece ser sério, mas é super divertido, é o Boxer

 

O Boxer é mais uma daquelas raças de cachorro grande que a gente até se engana com a aparência de rabugento, mas logo depois se surpreende. A raça Boxer tem personalidade extrovertida e muito cativante, além de ser uma fiel escudeira dos humanos. São cães que normalmente aprendem rápido, principalmente quando o adestramento é feito na fase de filhotes. A socialização também deve ser feita nessa idade.

O cachorro Boxer também tem um lado protetor, mas costuma se dar bem com todo tipo de gente. Ele, inclusive, tende a ser muito brincalhão e às vezes até um pouco estabanado, mas a diversão ao lado dele é garantida.

18) Dálmata: muita energia em forma de cachorro

 

Cão Dálmata correndo com bolinha na boca em gramado ensolarado
Das raças de cachorro grande, o Dálmata é um dos mais energéticos e ativos

 

O Dálmata é aquele cachorro grande que todo mundo se apaixona de cara, principalmente por causa das suas charmosas pintinhas espalhadas pelo corpo. Mas é preciso ter muita disposição para encarar o dia a dia com a raça! Cachorro grande tem muita energia no geral, mas o Dálmata parece ter o dobro disso. Ele é muito ativo, energético e demanda atividades físicas intensas para suprir suas necessidades.

Um cuidado importante é treinar o Dálmata logo nos primeiros meses de vida, porque a raça tende a ser um pouquinho teimosa. Ter paciência e persistir no processo é fundamental para ter bons resultados, lembrando sempre de fazer associações positivas com petiscos.

19) Doberman: um cão de guarda muito obediente

 

Cão Doberman deitado em chão quebrado
Cachorro grande: raça Doberman acata muito bem as ordens dos humanos

 

Das raças de cachorro grande, o Doberman é, certamente, uma das mais inteligentes. Ele ocupa o 5º lugar no ranking de inteligência canina e tem uma enorme agilidade e destreza para aprender comandos. Mesmo sendo utilizado principalmente para tomar conta da casa e servir como cão de guarda, o cachorro Doberman é extremamente disciplinado, obediente e com uma capacidade de aprendizado fora do comum.

Ah: e se engana quem pensa que o Doberman é bravo. Apesar da postura imponente, estes cães são super tranquilos e fáceis de lidar. Mesmo sendo reservados com estranhos, eles são carinhosos e gentis com a família.

20) Weimaraner é um cachorro grande apegado aos humanos

 

Cão Weimaraner recebendo carinho de tutor
O Weimaraner é um cachorro grande que ama brincar e é extrovertido

 

Atlético e super brincalhão, o Weimaraner é uma raça de cachorro grande que encanta qualquer um que conhece. Esses doguinhos têm energia de sobra para correr, pular e brincar, mas na hora que é para parar, ele para! A obediência é um dos traços características da raça Weimaraner, e é possível perceber isso no dia a dia. Apegado com os humanos, esses cães fazem de tudo para agradar.

A convivência com esses pets é ótima. Eles amam a família, se dão bem com crianças e estranhos, mas podem não ser tão receptivos com outros animais. Por isso, não deixe de fazer a socialização do Weimaraner corretamente nos primeiros anos de vida.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 01/07/2019 
Atualizado em: 12/09/2022

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas