Adoção animal

São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

Publicado - 20 Março 2024 - 18h22

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O São Bernardo é o típico cachorro gigante peludo com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um cachorro São Bernardo. A raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças!

De todo jeito, uma coisa é certa: o cachorro São Bernardo - também popularmente conhecido como raça de cachorro Beethoven - é uma das companhias mais leais que alguém pode ter. Se você quer saber mais sobre a personalidade do São Bernardo, características físicas, curiosidades e cuidados com o cachorro gigante, confira a matéria que o Patas da Casa preparou a seguir!

Raio-X do São Bernardo

  • Origem: Suíça
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: longa ou curta, com pelos densos, grossos e macios
  • Cores: branco com tons castanho avermelhado
  • Personalidade: amigável, gentil, calmo e inteligente
  • Altura: 65 a 90 cm
  • Peso: 54 a 82 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos

O São Bernardo tem origem nos Alpes Suíços e atuava no resgate de pessoas

O cachorro São Bernardo é uma raça bastante antiga. Existem registros do cão documentados desde 1965! Acredita-se que o cachorro da raça São Bernardo tenha se originado nos Alpes Suíços, através do cruzamento entre cães da região e cães do tipo Mastim. O nome da raça tem relação com o desfiladeiro São Bernardo, região onde se encontravam alguns mosteiros na Suíça.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cachorro São Bernardo era praticamente o mascote dos monges, usando o tamanho e resistência para servir de cão de guarda e puxador de trenós. A região dos Alpes também era uma travessia da Suíça para a Itália, mas como o caminho era muito perigoso por causa do terreno complicado e das nevascas, muitas pessoas se perdiam. Assim, o São Bernardo passou a desempenhar um novo papel baseado na grande habilidade farejadora: resgate de pessoas perdidas ou soterradas.

São Bernardo: cachorro é considerado de porte gigante e tem características físicas marcantes

Duas palavras definem o São Bernardo: cachorro grande. Ou melhor, gigante! O tamanho é uma das características que mais chama atenção em um São Bernardo. Raça é considerada gigante, medindo entre 65 e 90 cm de altura. Quanto ao peso do São Bernardo, cachorro pode chegar a 80 kg. Essa é considerado uma das maiores raças de cães do mundo e, por isso, não é tão indicada para quem vive em apartamentos muito pequenos. O ideal é que ele tenha um espaço grande para se sentir confortável.

A aparência peluda do São Bernardo é uma das características que mais chamam atenção na raça. Existem dois tipos de pelagem: pelo longo e pelo curto. Eles são grossos e densos, além de muito macios. O cachorro da raça São Bernardo também tem subpelo bem abundante, o que contribui ainda mais para sua aparência peluda.

A cor predominante na raça São Bernardo é o branco com tons de castanho avermelhado pelo corpo e algumas manchas pretas. O vermelho pode se apresentar como manchas de tamanhos e formas variadas ou como uma espécie de manto que cobre o dorso do São Bernardo. A raça de cachorro tem um corpo musculoso e robusto, que confere uma aparência imponente. 

Fotos do cachorro São Bernardo

Cachorro São Bernardo com a língua de foraSão Bernardo andando na gramaCachorro São Bernardo dormindoSão Bernardo passeando por campo florido com língua de foraCachorro São Bernardo recebendo carinho de homemRaça São Bernardo pulando ao ar livreSão Bernardo passeando por cima de rochasCachorro São Bernardo abraçado com dois gatinhosSão Bernardo deitado na grama olhando para cima

 

A raça São Bernardo é conhecida por ter um jeitinho dócil e carinhoso 

  • Convivência

O tamanho gigante de um São Bernardo pode fazer algumas pessoas acharem que se trata de um cão mais sério e até mesmo agressivo. Porém, é exatamente o contrário! O cachorro São Bernardo, grande que só, também é extremamente dócil, calmo, tranquilo e ama receber um bom carinho. É uma das raças de cachorro mais preguiçosas, além de ser um animal muito bondoso e leal, bastante apegado aos tutores.

Apesar do tamanho grande, não é uma boa ideia deixá-lo sempre sozinho no quintal de casa, pois eles gostam mesmo é de ficar na companhia da família. Por isso, um espaço grande dentro de casa é o ideal para quem quer ter um São Bernardo. Cachorro não é nada agressivo, mas é muito atento e observador, sempre prestando atenção a possíveis perigos.

O porte gigante e musculoso do cachorro São Bernardo não significa que a raça precisa de atividades muito intensas. Ao contrário de outros cães grandes, o São Bernardo necessita apenas de exercícios moderados, como caminhadas e brincadeiras. O mais importante é que seja realizado com frequência, de preferência todo dia. Isso evita que o cachorro São Bernardo desenvolva obesidade e diminui níveis de tédio e ansiedade, que podem levar a um cachorro destruidor dentro de casa.  

  • Socialização

O jeito sociável do São Bernardo faz com que sua convivência seja ótima com qualquer um! Muito calmo, paciente e protetor, é a companhia perfeita para crianças, considerado até mesmo como um "babá" para os mais novos! Além disso, são ideais para idosos e também não têm problemas com outros animais.

Mas lembre-se que a socialização é essencial para que esse comportamento sociável e cauteloso se mantenha - principalmente com visitas, já que seu instinto de cão de guarda da raça pode deixá-lo um pouco desconfiado no início.

Além disso, a socialização é fundamental para evitar acidentes com um São Bernardo. Cachorro não costuma agredir ninguém, mas, por ser muito afetuoso, pode pular nas pessoas. Sem querer, seu tamanho pode acabar machucando alguém durante a brincadeira, principalmente crianças. 

  • Adestramento

Obediência é uma característica marcante do São Bernardo! Cachorro é muito leal ao seu dono e busca sempre agradá-lo. Isso faz com que aprenda comandos com rapidez e facilidade, agilizando bastante o processo de adestramento de cães.

O São Bernardo, porém, pode ser um pouquinho teimoso. Por isso, o ideal é começar a adestrar o cão desde pequeno, ensinando quais são as regras da casa. Sem o adestramento, o São Bernardo adulto fica bem teimoso, trazendo mais dificuldade na hora de corrigir comportamentos inadequados.

Habilidades do São Bernardo: cachorro possui audição e olfato muito apurados

As habilidades farejadoras de um São Bernardo são excepcionais! O olfato do cachorro é muito aguçado, característica que faz dessa uma das raças preferidas para atuar em salvamentos. O São Bernardo consegue encontrar pessoas com grande facilidade, mesmo que estejam soterradas muito abaixo da terra. A audição também é extraordinária, percebendo qualquer som com muita sensibilidade. Não é à toa que esse cão é uma das raças mais usadas para trabalho.

5 curiosidades sobre o cachorro São Bernardo

  1. O São Bernardo não tem costume de latir muito, sendo o pet perfeito para quem quer um cãozinho que não faz muito barulho. O São Bernardo só late se estiver tentando alertar o tutor de alguma coisa ou quando está ansioso e com saudade do tutor.
  2. Quando falamos do cachorro São Bernardo, é comum ver o cachorro babando muito, por isso é importante ficar de olho para evitar pisos escorregadios.
  3. Beethoven, cachorro, raça. É bem provável que ao ouvir falar de São Bernardo a primeira imagem que vem à cabeça seja a "raça Beethoven"! O protagonista da série de filmes de cachorro de comédia é um dos personagens mais queridos do cinema e possui todo o jeitinho de um típico cachorro São Bernardo.
  4. Beethoven não é o único São Bernardo famoso da ficção! A raça carismática está presente em muitas obras, como no clássico Peter Pan, com a cachorra Nana. Lembra que o São Bernardo pode ser um cão babá por causa do seu jeito com crianças? No filme, Nana é a babá da família Darling!
  5. A raça de cachorro São Bernardo é bem calma no geral, mas também pode ser um pouco destruidora principalmente por conta do seu tamanho, força e quando sofre com ansiedade separação. Adestramento e rotina de exercícios são maneiras de evitar esse problema.

Mais fotos do cachorro São Bernardo

Dois São Bernardo grandes um do lado do outroDois filhotes de São Bernardo um do lado do outroSão Bernardo filhote junto da mãeSão Bernardo filhote sentado no parqueSão Bernardo mãe junto com vários filhotinhosFilhote de São Bernardo deitado com língua de foraSão Bernardo filhote andandoSão Bernardo deitado na gramaSão Bernardo com mar e cidade de fundo
 

 

O São Bernardo filhote precisa de cuidados especiais com exercícios e alimentação

O filhote de São Bernardo é tranquilo e não costuma dar trabalho. Porém, alguns cuidados devem ser tomados nessa fase da vida. A alimentação precisa ser bem controlada, pois o pet pode querer comer bastante, o que pode levar à obesidade canina. A ração de cachorro também precisa ser adequada para a faixa etária do animal, mas só pode ser incluída na rotina depois que o período da amamentação tiver terminado.

Além disso, fique atento aos exercícios físicos do filhote de São Bernardo. Raça de cachorro pode ter um crescimento mais rápido nos primeiros 18 meses e isso pode forçar demais seus músculos. Assim, as atividades físicas (que podem começar a ser feitas após a vacinação completa) devem ser mais moderadas para evitar excessos. Leve sempre o filhote de São Bernardo ao veterinário e aplique todas as vacinas de cachorro essenciais. 

O cachorro da raça São Bernardo precisa de alguns cuidados no dia a dia

  • Banho: quando falamos do São Bernardo, raça precisa de banhos ocasionais. Na hora da higiene, não esqueça de usar produtos apropriados para o tipo de pelagem do pet.
  • Tosa: raça pode precisar ainda de tosa higiênica para que os pelos não incomodem o animal. Os olhos e orelhas precisam ainda de mais cuidado pois o excesso de pelos pode atrapalhar a visão e deixar o local propício ao acúmulo de sujeira.
  • Escovação: seja um São Bernardo de pelo longo ou curto, a escovação deve ser feita ao menos uma vez por semana. Esse cuidado evita a formação de nós e emaranhados, além de remover os pelos mortos da pelagem do São Bernardo.
  • Unhas: cachorro precisa ainda ter as unhas sempre bem aparadas para evitar incômodos durante as caminhadas. Além disso, mesmo que a raça São Bernardo não seja agressiva, pode pular em cima das pessoas durante as brincadeiras. Caso as unhas estejam grandes, pode acabar arranhando sem querer.
  • Dentes: é fundamental escovar os dentes do animal com frequência. Esse cuidado evita a formação de tártaro em cachorro e outros problemas dentários que podem acometer o São Bernardo. 
  • Orelhas: o São Bernardo é um cachorro de orelhas caídas. Isso pode acumular muita sujeira e favorecer inflamações, por isso limpezas quinzenais ou mensais são necessárias com produtos específicos para pets.

O que você precisa saber sobre a saúde do São Bernardo?

A raça de cachorro São Bernardo costuma ser bem saudável. Porém, o acompanhamento veterinário regular é essencial, pois a raça tem predisposição a desenvolver certas doenças. Uma delas é a displasia coxofemoral, comum em cães de grande porte. A displasia de cotovelo também é frequente em cães São Bernardo. Raça também pode sofrer com torção gástrica, que ocorre quando há uma dilatação do estômago.

Vale lembrar que é importante não atrasar a vacina do cachorro e manter o calendário de vermifugação em dia. Isso ajuda a prevenir uma série de problemas! Com todos os cuidados, a raça de cachorro São Bernardo costuma ter uma expectativa de vida de 10 anos. 

São Bernardo: preço do filhote pode ser alto

Afinal, quanto custa um São Bernardo? Se você tem vontade de comprar esse cãozinho, atente-se aos valores. Um cachorro São Bernardo pode custar entre R$ 1.000 e R$ 9.000. Os preços mudam, principalmente, de acordo com linhagem e idade. Os filhotes costumam ser mais caros do que um adulto, por exemplo.

Além disso, leve em conta os gastos que terá ao longo da vida, como alimentação. Antes de comprar um cachorro da raça São Bernardo, também é importante garantir que há espaço suficiente em casa para ele viver. Mesmo que compre um filhote bem pequeninho, pode ter certeza que ele vai crescer bastante e precisará de um ambiente espaçoso. Por fim, na hora de comprar um São Bernardo opte por um canil de cachorro confiável que ofereça qualidade de vida aos animais.

Perguntas e respostas sobre o São Bernardo

Qual é o preço do cachorro São Bernardo?

Para adquirir um São Bernardo, o cachorro filhote pode custar entre R$ 1.000 e R$ 9.000, de acordo com os principais canis brasileiros. Essa variação vai depender do criador e conforme algumas características do pet, como sexo e linhagem.

São Bernardo é uma raça agressiva?

O cão São Bernardo está longe de ser agressivo. Por mais que sejam cães gigantes e com um corpo imponente e robusto, os cachorros São Bernardo são dóceis e tranquilos. Eles são um pouco desconfiados com estranhos e precisam de atividade física moderada, mas costumam ser muito amáveis e tranquilos se adestrados e socializados.

Como é ter um São Bernardo?

Quando falamos do São Bernardo, cão é bastante companheiro e gentil, por isso a convivência com a raça costuma ser bem pacífica. No entanto, é importante ter em mente que essa é uma raça de cachorro gigante peludo que exige alguns cuidados, principalmente com o gasto de energia e com a pelagem.

São Bernardo pode viver no Brasil?

Mesmo sem um cão gigante peludo, o cachorro raça São Bernardo pode viver no Brasil sem sofrer tanto com as altas temperaturas. Isso porque o subpelo da raça, embora denso, não é tão "pesado" quanto o de outras raças de cachorro de neve. O ideal, porém, é saber como refrescar o cãozinho no verão.

São Bernardo cachorro é dócil?

De todas as raças de cachorro, São Bernardo é uma das mais dóceis e calmas. Ele é um cãozinho bem gentil e paciente, além de ser amigável e afetuoso. Também é uma das melhores raças de cachorro para quem tem crianças em casa - e até pode atuar como "cão babá".

São Bernardo é um bom cão de guarda?

A raça São Bernardo, embora muito amigável, também carrega um instinto protetor. Por esse motivo, ele pode ser um bom cão de guarda em algumas situações, e ao mesmo tempo tem as skills certas para ser uma babá para a criançada.

Publicado originalmente em: 07/01/2022
Atualizado em: 10/01/2024

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adoção

Casal atravessa o oceano para tirar férias relaxantes e acaba resgatando um gato de rua machucado

O Dia dos Namorados Pet não é só um momento para celebrar o amor que você sente pelo seu gato ou cachorro. É também época para recon...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas