Adoção animal

Lhasa Apso: saiba tudo sobre a raça

Publicado - 17 Setembro 2021 - 14h20

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Se você é apaixonado por pets, com certeza já ouviu falar sobre a raça de cachorro Lhasa Apso, já que ele é super popular. Mesmo esse cãozinho sendo conhecido por aí, muita gente ainda confunde o Lhasa Apso com o Shih Tzu, mas os dois cachorros de porte pequeno só têm semelhanças na aparência. Cheio de energia, apaixonado por brincadeiras e com o instinto protetor de um Pastor Alemão, o cachorro Lhasa Apso é um ótimo cão de companhia e uma das raças mais indicadas para conviver com crianças e idosos. Quer conhecer mais sobre ele? Reunimos informações sobre sua origem, personalidade, características físicas, preço, dicas de adestramento e cuidados que esse cãozinho necessita. Dá uma olhada aqui embaixo e descubra tudo sobre Lhasa Apso!

Qual a origem da raça de cachorro Lhasa?

A raça Lhasa Apso é considerada uma das mais antigas do mundo. Esse cachorrinho teve sua origem no Tibet, onde por muitos anos o peludo foi companheiro dos monges budistas e nobres. O nome Lhasa Apso possui duas derivações. Lhasa também é o nome da capital do Tibet, já Apso é o nome de uma cabra da região que possui uma pelagem bem parecida com a do cãozinho. Estima-se que o cachorro Lhasa surgiu em 800 a.C. Entretanto, sua chegada na América só aconteceu em 1930. A raça também se popularizou na Grã-Bretanha e em 1935 foi aceita no American Kennel Club (AKC).

Raça de cachorro Lhasa: personalidade protetora em tamanho pequeno

À primeira vista, os cães da raça de cachorro Lhasa Apso são extremamente fofos e daqueles que todo mundo quer apertar e fazer muito carinho (principalmente quando a gente fala sobre o Lhasa Apso filhote). Mas na verdade, o Lhasa Apso é um cão de guarda que nasceu um pouquinho menor do que os outros animais que desempenham esse papel: constantemente atento a tudo o que está acontecendo ao seu redor, o Lhasa é bem protetor e sempre vai sinalizar com latidos qualquer sinal de perigo perto do dono, já que é super apegado ao tutor.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O instinto de proteção e a personalidade forte fazem com que ele seja desconfiado com os estranhos num primeiro momento, mas depois que se acostuma é sempre dócil e brincalhão. A socialização do cachorro desde a fase de filhote é importantíssima para que ele não dê trabalho com visitas e estranhos quando for adulto. Com crianças, o ritmo é o mesmo: quando socializado e depois de pegar confiança com a companhia, o relacionamento da raça Lhasa com elas é incrível.

Por ser pequeno e bem tranquilo, o Lhasa Apso é considerado um ótimo cachorro para apartamento. O ideal é que, assim como qualquer outra raça de cachorro, ele tenha um cantinho específico para comer, beber água e descansar e um outro para fazer xixi e cocô. O cachorro Lhasa latindo bastante pode ser um problema com os vizinhos no caso de apartamentos, mas o adestramento positivo costuma melhorar essa questão. Mesmo que ele seja pequeno e provavelmente não vá se sentir preso ou com pouco espaço para se movimentar, o ideal é você passear com o cachorro Lhasa Apso uma vez por dia. Além disso, se ele passar longos períodos sozinho em casa, por mais independente e tranquilo que seja, o Lhasa Apso vai precisar de atenção e carinho (mas tudo com limites: o Lhasa não é muito fã de chamegos excessivos).

As características físicas da raça de cachorro Lhasa Apso

A pelagem longa e densa é uma das principais características do Lhasa Apso em todas as fases da vida. A raça geralmente tem pelos em tons de branco e dourado, mas também pode ter nuances mais escuras, como o Lhasa preto e o cinza. Outros tons como areia e mel também são observados em alguns cães, além dos tons mesclados, como do Lhasa Apso preto e branco. Todo charme da pelagem é alinhado com as orelhas fininhas do animal que ficam extremamente harmônicas com seu rosto, que conta com um gracioso bigodinho. O Lhasa é um cachorro de porte pequeno com uma altura que varia de 15 cm a 25 cm, pesando de 5 kg a 7 kg.

 

O Lhasa Apso tem a pelagem longa e densa como uma de suas principais característicasO cachorro Lhasa Apso é um dos que mais precisam da tosa higiênica no dia a diaO Lhasa Apso preto e branco é uma das cores possíveis da raça

 

Lhasa: cachorro precisa de cuidados na rotina

 

1) Pelagem do Lhasa Apso

Como dito acima, um dos maiores charmes dessa raça é a sua pelagem de tamanho longo. Os pelos podem ter múltiplas tonalidades, mas seja o Lhasa Apso preto ou de qualquer outra cor, os cuidados são super importantes. Manter o Lhasa Apso tosado (principalmente na região da cabeça) ajuda a deixar o cachorro mais confortável, já que o crescimento rápido dos pelos pode atrapalhar a visão - o tutor pode escolher entre as tosas higiênica, japonesa e para aliviar o calor do verão. Outro cuidado essencial com a pelagem desse pet é a escovação dos pelos diariamente: os pelos longos do Lhasa facilitam a formação de nós pelo corpo.  

2) Banhos no cachorro Lhasa

Por causa da grande quantidade de pelos, você também precisa ficar atento a possíveis dermatites e alergias na pele do animal, já que elas podem acontecer e ficar escondidas. Justamente pela grande quantidade de pelos, o ideal é que o Lhasa Apso tome banhos semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Se certifique de que ele está bem seco depois dos banhos e tome bastante cuidado com pulgas e carrapatos — manter os vermífugos dele em dia pode ser uma ótima forma de evitar o problema.

3) Unhas, dentes e ouvidos do Lhasa Apso

As unhas também merecem atenção especial por parte do tutor. Se elas ficarem muito grandes podem afetar o bem-estar do pet, causando desconforto ao andar. Por conta disso, elas devem ser aparadas sempre que necessário. Os tutores mais experientes já sabem como cortar unha de cachorro em casa, entretanto se você ainda se sente inseguro quanto a isso, vale a pena procurar um profissional qualificado. Outro cuidado importante com o cachorro Lhasa é a higiene bucal: os dentes do seu pet devem ser escovados pelo menos três vezes por semana para evitar mau hálito e acúmulo de tártaro. Por último, e não menos importante, se certifique de deixar os ouvidos do Lhasa sempre limpos e bem secos, pois as orelhas caídas e grande quantidade de pelos favorecem o acúmulo de fungos na região. Por isso, faça a limpeza com produtos específicos para pets pelo menos um vez na semana.

4) Passear com o cachorro Lhasa

Mesmo que o cachorro Lhasa Apso filhote tenha bastante energia e ame brincar — principalmente com o seu tutor preferido — quando o Lhasa Apso adulto quer descansar, é bom que o momento dele seja respeitado. Ele precisa de caminhadas diárias para a manutenção da saúde, mas não há necessidade de corridas pesadas ou muito longas com frequência assim como outras raças de cachorro pedem. O Lhasa faz parte das raças braquicefálicas, que têm o focinho um pouco mais achatado que o normal - por isso, nem tem fôlego para as atividades mais pesadas. Brinquedos interativos podem ajudar a gastar a energia do cãozinho e afastar o tédio.

Adestramento do cachorro Lhasa Apso é uma tarefa que pede persistência do tutor

A socialização, que é super importante para que o cachorro Lhasa Apso filhote cresça convivendo bem com outras pessoas e animais, geralmente é acompanhada do adestramento. A raça Lhasa não é daquelas que memorizam os comandos com tanta facilidade, porque são mais distraídos e, de certa forma, até um pouquinho preguiçosos. Mas ao mesmo tempo, a vontade de agradar o dono e fazer com que ele fique feliz é um ótimo motivo para que o Lhasa consiga vencer a teimosia e obedeça o tutor. Ele vai precisar de mais repetições e treinos diários para memorizar todos os comandos. O adestramento positivo é o ideal para prender a atenção do Lhasa. Petiscos, comemoração e elogios são ótimas recompensas para dar ao cachorro Lhasa toda vez que ele acertar algo que o tutor pedir.

Raças de cachorro: Lhasa Apso é um cãozinho rodeado de curiosidades

  • O Lhasa Apso também possui muitas curiosidades ligadas à sua origem. No Tibete, os cães da raça eram considerados sagrados e apenas os monges ou os nobres da região os tinham como animais de estimação.
  • Os cachorros Lhasa eram os guardiões dos templos e acreditava-se que quando o tutor de um Lhasa Apso morria, sua alma passava por um processo de reencarnação, movendo-se para o corpo do cão.
  • O Lhasa era considerado um amuleto de sorte e só podia deixar o território do Tibete caso fossem dados de presente.
  • Outra curiosidade muito interessante sobre a raça é de que ela está presente nas histórias em quadrinhos. O Floquinho, cachorro do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica, é um Lhasa. A quantidade de pelos do personagem é típica da raça e representa muito bem esse cãozinho. 

 

O Lhasa Apso tem bastante energia, mas as brincadeiras devem ser dosadas e não há necessidade de exercícios pesadosO cachorro Lhasa tem a pelagem longa e precisa ser tosado com frequênciaRaça Lhasa está entre os cachorros braquicefálicos

 

Lhasa Apso x Shih Tzu: raças costumam ser confundidas

 

Duas raças de cachorro braquicefálicas e de porte pequeno: no geral, essas são as duas principais semelhanças entre o Lhasa Apso e o Shih Tzu, mas ainda assim, muita gente confunde os animais dessas raças. Para começar, as diferenças físicas: o cachorro Lhasa Apso costuma ser um pouco maior que o Shih Tzu, chegando a pesar até três quilos a mais. Enquanto o Shih Tzu tem os olhos bem arredondados e o focinho achatado, o Lhasa tem o olhar mais oval e o nariz levemente alongado. A pelagem também é diferente, já que a da raça Lhasa é mais grossa e pesada — tanto que, se não for cortada, pode chegar até o chão.

Na personalidade, o Lhasa Apso pode ser um pouco mais territorialista caso não seja socializado corretamente, já que seu instinto de cão de guarda faz com que ele seja mais desconfiado e alerta que a outra raça. O Lhasa também é teimoso e independente, ao contrário do Shih Tzu. O Lhasa pode latir mais e tem um lado mais independente, podendo até passar alguns períodos sozinho em casa. 

Lhasa Apso filhote: preço varia entre R$ 2.000 e R$ 4.500

Depois de tantas informações, existe uma dúvida que deve estar na sua cabeça sobre o Lhasa Apso: preço da raça. A média de custo para comprar um Lhasa Apso varia entre R$ 2.000 e R$ 4.500. Todas as características da linhagem genética podem interferir no preço do Lhasa Apso: o valor pode ficar mais caro caso o filhote tenha pais que são vencedores de campeonatos, por exemplo. Vale ressaltar também que a chegada de um cão em casa também demanda muitos custos com os cuidados, alimentação animal, checkups no veterinário, etc. Antes de tudo, vale muito a pena planejar a chegada do seu cãozinho em casa e avaliar a situação para não tomar nenhuma decisão precipitada.

Mas quando se trata do Lhasa Apso, valor não deve ser o principal fator da escolha. Desconfie de preços muito baixos e criadores que não aceitam visitas e nem responde todas as suas dúvidas. Pesquise canis do Lhasa Apso que tenham certificação e boas referências para não financiar maus-tratos. 

Tudo sobre Lhasa Apso: raio x da raça!

  • Expectativa de vida: 15 anos
  • Média de altura: 15 a 25 cm
  • Média de peso: 5 a 7 kg
  • Tipo de pelagem: longa
  • Cores do Lhasa: branco, dourado, preto, areia, mel e cinza — tanto de uma cor só, como com mechas pelo corpo.
  • Preço do Lhasa Apso: R$ 2.000 a R$ 4.500

Redação: Ariel Cristina Borges e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 25/10/2019

Atualizada em: 16/09/2021

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas