Adoção animal

Dachshund: características, comportamento e cuidados com a saúde... saiba tudo sobre a raça salsicha

Publicado - 17 Julho 2023 - 19h32

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Dachshund, salsicha ou Teckel: muitos são os nomes que definem essa raça de cães. Bem agitados e cheios de energia, os cães salsicha são conhecidos por terem o corpo alongado e patas curtas. Eles tornam qualquer brincadeira mais animada, pois amam diversão e se dão super bem com crianças. A fama de bagunceiro que acompanha a raça Dachshund até tem um fundo de verdade, mas uma coisa é inevitável: o cachorro que parece salsicha certamente vai te conquistar e se tornará seu melhor amigo em pouco tempo.

Se você tem curiosidade para saber tudo sobre a raça salsicha, esse momento é seu. O Patas da Casa preparou um guia completo para você conhecer as principais características, cuidados e comportamentos do cachorro salsicha. Vem com a gente!

Raio-x da raça Dachshund

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Dachshunds
  • Pelagem: curto, duro ou longo
  • Cores: vermelho, preto com manchas, marrom com manchas, tigrado e merle (arlequim)
  • Personalidade: apegado com o dono, protetor, leal, energético e pode ser teimoso
  • Altura: 20 a 23 cm
  • Peso: 3 a 9 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 16 anos
  • Preço: Dachshund custa de R$ 1.000 a R$ 4.000

Raça Teckel, Dachshund ou Dackel: por que existem tantos nomes para os cães salsichas?

Já se perguntou qual o nome da raça do cachorro salsicha? Pois então chegou a hora da verdade: o nome oficial desse doguinho tão carismático é Dachshund. No entanto, é bem provável que você o conheça por outros nomes - ou pelo menos já tenha ouvido outras formas de chamá-lo por aí.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Lá fora, por exemplo, ele também é conhecido como Dackel ou raça de cachorro Teckel, nomes que eram muito utilizados principalmente por caçadores alemães e predominam na Europa. Além de Teckel, cachorro também pode ser chamado simplesmente de “cachorro salsicha”, “salsichinha” ou "cachorro linguiça", por causa da semelhança do seu corpo com os alimentos.

Cachorro Dachshund: qual a origem da raça salsicha?

Evidências demonstram que a raça de cachorro Dachshund surgiu na Alemanha durante o século 15, no período da Idade Média. Esses cães eram utilizados originalmente para caçar texugos, por causa do seu tamanho, agilidade e faro aguçado. Com o passar dos anos, o cachorro salsicha ganhou popularidade e se tornou um perfeito cão de companhia. Eles quase chegaram a ser extintos após as duas guerras mundiais, mas logo a raça Dachshund conseguiu ser preservada.

Apesar de ter uma origem bem definida, também especula-se que esses cãezinhos existiam muito antes da Idade Média, ainda na época do Antigo Egito, devido a referências encontradas de cachorros muito semelhantes ao Dachshund. No entanto, não há nenhuma comprovação científica desta suspeita.

Conheça as principais características físicas do cachorro salsicha

Reconhecer um cão Dachshund não é nada difícil. É conhecido por aí como raça salsicha ou linguicinha pelo formato do corpo mais comprido e perninhas bem curtas. É um cachorro pequeno, mas com porte atlético e muita disposição. Sabe o tamanho e peso do salsicha? Raça costuma medir entre 15 e 23 cm, e pesar de 3 a 9 kg.

Chamado de Dachshund ou Teckel, cachorros da raça são excelentes farejadores devido ao seu focinho mais alongado. Além disso, os salsichinhas carregam um outro traço muito marcante, que é o seu olhar sempre atento e curioso. Por isso, uma coisa é certa: a raça de cachorro salsicha está sempre de olho em tudo que acontece à sua volta - e é por isso que eles são bem protetores com seus tutores.

Salsichinha: cachorro Dachshund e Basset não são do mesmo grupo

Apesar de serem parecidos em alguns aspectos, Basset e Dachshund não se tratam da mesma raça de cachorro. Em alguns casos, é possível encontrar as pessoas chamando a raça de “Basset Arlequim”, mas esse é um termo que não existe. Mesmo com as semelhanças físicas, eles têm suas diferenças, como o temperamento. Os Dachshunds costumam ser mais agitados e expressivos, enquanto os Basset Hound são pura tranquilidade.

Aqui no Brasil, é comum que existam muitos vira-latinhas que derivam do cruzamento de raças como o Pinscher com Basset. Características físicas desses cães lembram bastante o salsichinha, mas eles não são uma raça pura como o Dachshund e ambos têm personalidades distintas. Outro cão que costuma ser confundido com o Dachshund é o Cocker Spaniel, embora haja pouquíssimas semelhanças entre eles.

Tipos de cachorro Dachshund: quais as variações da raça?

O Dachshund é uma raça que pode apresentar até três tipos de pelagem: curta, dura e longa. Além disso, a coloração pode ser mais uniforme, bicolor ou até manchada. Uma forma comum é a pelagem do Dachshund arlequim ou, como alguns chamam erroneamente, “Basset arlequim”: características que definem esse cãozinho são os pelos com uma base escura e manchas mais claras.

Além das diferenças na pelagem, o Dachshund também pode ser classificado de acordo com o seu tamanho, que é definido pela circunferência do tórax. Nesse caso, deve-se medir do ponto mais alto na altura da cernelha ao ponto mais baixo do peito. As variações da raça salsicha seguem o seguinte padrão:

  • Dachshund standard: é um cachorro salsicha “grande”, com faixa de peso de 8 a 10 kg e caixa torácica entre 35 e 45 cm de peito;
  • Dachshund miniatura: é um cachorro salsicha “médio”, com faixa de peso de 5 a 7 kg e caixa torácica entre 32 e 35 cm de peito;
  • Dachshund kaninchen: é um cachorro salsicha “pequeno”, com faixa de peso abaixo de 5 kg e caixa torácica até 32 cm de peito;

 

Os cães salsicha podem ter diferentes coresO cachorro Dachshund de pelo longo exige escovações regularesO cachorro salsicha pode ser muito amável e protetor, mas precisa de limitesA raça salsicha precisa de adestramento e socializaçãoA raça de cachorro salsicha tem uma personalidade encantadoraSalsichinha: cachorro era utilizado para caçar texugos antigamenteO cachorro Dachshund tende a latir bastante se não for adestradoA raça salsicha de pelos longos é encantadoraOs Dachshunds são bem ativos, mas também precisam descansarSalsicha: cachorro Dachshund pode ter várias tonalidades

 

Dachshund: personalidade do cachorro salsicha é puro carisma

 

  • Convivência

A melhor parte de ter um amiguinho da raça salsicha é que ele é extremamente fiel. Esses cães são capazes de criar um forte vínculo com seus donos e é um cachorro que sempre estará ao seu lado em todos os momentos! No entanto, por mais brincalhão que o cachorro Dachshund seja, é preciso entender que ele também pode ser muito temperamental - o que não quer dizer que seja agressivo. Como a raça do cachorro salsicha é super vigilante, ele tem um instinto protetor mais aguçado e não mede esforços para defender quem ele ama. Para o Dachshund, família é sempre o mais importante - e é possível perceber toda a sua lealdade e companheirismo no dia a dia. 

  • Socialização

Por conta do seu instinto, o cachorro da raça salsicha é um pouquinho desconfiado perto de outras pessoas e animais - especialmente se ele não for socializado quando filhote. Sendo assim, quando alguém desconhecido se aproxima é normal o animal estranhar e reagir de uma forma um pouco inesperada. No entanto, são comportamentos que podem ser corrigidos com o treinamento e a socialização adequada. O ideal é fazer com que o cachorro Dachshund se acostume desde cedo com a presença de outras pessoas, crianças e cães para melhorar esse lado “sociável” dele.

  • Adestramento

O adestramento é super importante na rotina do “Dash”. Cachorro precisa se acostumar a receber limites desde cedo e entender quem é que “manda” na casa. Caso contrário, a tendência é que eles criem suas próprias regras e sigam os instintos no dia a dia. Além do mais, com o treinamento certo, é possível evitar que seu pet fique exaltado sem necessidade. Latidos e rosnadas podem se tornar comuns perto de qualquer ameaça, e por mais que o Dachshund dificilmente parta para o ataque, o adestramento pode deixá-lo mais tranquilo e tolerante com mudanças.

 

@malcomsalsicha VOCÊ TEM UM DESSE EM CASA? ? ? #cachorro #humor #malcomsalsicha #pets #asmeninassuperpoderosas ♬ som original - Malcom & Sr. Ramos

5 curiosidades sobre a raça Dachshund

1) O nome do cachorro Dachshund é uma referência aos trabalhos que esses cães exerciam na Idade Média. “Dachs” e “hund” significa “cão texugo” em alemão.

2) A raça do cachorro Salsicha virou uma das queridinhas da rainha Vitória, da Inglaterra. Ela era fã declarada do cãozinho, e logo depois disso ele se tornou muito popular por lá.

3) O Dachshund já foi conhecido no Brasil como “Cofap” no início dos anos 90. Isso aconteceu porque a raça de salsicha estrelou um comercial da marca de amortecedor Cofap, tornando o cãozinho bem popular por aqui.

4) Acredite se quiser: a raça do salsicha já foi um mascote olímpico chamado Waldi. Em 1972, as Olimpíadas de Munique puderam escolher pela primeira vez um mascote oficial, e escolheram o Dachshund. A raça era muito popular na Alemanha e conquistou o mundo na época.

5) Nas telinhas da tv e do cinema, não tem como ignorar esse cachorro: raça salsicha já apareceu em várias obras de desenho animado como “Bob Pai e Bob Filho” e os filmes do “Toy Story”. Sim, o cachorro de molas Slinky é um Dachshund!

Dachshund filhote: o que esperar do cachorro salsicha filhote?

Um cachorro salsicha filhote demanda muitos cuidados na fase inicial. Como os cães desta raça já são naturalmente pequenos, é de se esperar que os bebês sejam ainda menores e mais frágeis. Por isso, todo cuidado é pouco com um Dachshund filhote. O ideal é oferecer um cantinho com tudo que é necessário para o seu amigo, e observar sempre o que ele precisa. O filhote de salsicha é um cachorro que sente frio, então é bom providenciar uma cama bem quentinha e aconchegante para ele. 

Além disso, não se esqueça de levá-lo ao veterinário para tomar as vacinas para cachorro, receber a recomendação de vermífugo e fazer alguns exames. Pode ser interessante já começar os treinos de adestramento nos primeiros meses de vida do salsicha filhote, assim, seu Dachshund vai crescer mais comportado e sociável.

 

O Dachshund pode sentir frio, por isso é bom investir em roupinhasO Dachshund filhote é mais frágil e precisa de alguns cuidadosCorpo alongado do Dachshund e patas curtas favorecem problemas na colunaFilhote de salsicha: não esqueça de vacinar e vermifugar o petO Dachshund é cheio de energia e precisa de passeios diáriosO cachorro Dachshund adora brincar ao ar livreBasset arlequim é um nome popular para o Dachshund dessa corOs Dachshunds são cãopanheiros muito fiéis dos humanosSalsichinha: cachorro precisa de atenção com a colunaFilhote de Dachshund: preço varia de acordo com o tipo

 

Cuidados com a pelagem da raça Dachshund

 

O cuidado e escovação vai depender justamente do tamanho dos pelos do cachorro. Raça salsicha com a pelagem curta precisa de uma escovação por semana. Já se você quer saber como cuidar de cachorro salsicha com pelos mais duros ou longos, a recomendação é escovar de duas a três vezes por semana para evitar o embaraçamento. Neste caso, as tosas devem ser mais frequentes também. Durante as escovações, não esqueça de observar se há qualquer alteração ou mudança na pele do seu pet - o cachorro Dachshund pode desenvolver alopecia canina, uma condição que se manifesta a partir da queda de pelos.

Como cuidar de um cachorro salsicha?

Saber como cuidar de um cachorro salsicha faz toda a diferença para que o seu amigo tenha uma boa qualidade de vida. Por isso, separamos algumas dicas importantes com a higiene e bem-estar do doguinho:

  • Banho: a raça Dachshund não demanda banhos frequentes, a não ser que o bichinho tenha se sujado em alguma de suas aventuras. O ideal é dar banho em cachorro a cada 20 dias para os de pelo longo e uma vez por mês para os de pelo curto;

  • Orelhas: as longas orelhas caídas do cachorro da raça salsicha também precisam de um cuidado especial, já que fungos, bactérias e ácaros podem se instalar facilmente no local. Limpe a região semanalmente ou a cada 15 dias por precaução;

  • Unhas: não se pode deixar as unhas dos cães salsichas muito grandes. A dica é começar a cortá-las desde cedo, sendo recomendado de uma a duas vezes por mês;

  • Dentes: a saúde bucal do seu bichinho também pode ser afetada por tártaro e outras bactérias, sabia? O indicado é escovar os dentes do cachorro Dachshund regularmente para evitar esse tipo de problema;

  • Frio: a raça salsicha tem baixa tolerância ao frio, e por isso pode sofrer com a queda da temperatura. Por isso, invista em caminhas quentinhas e confortáveis, além de roupas para cachorro para aquecê-lo no inverno;

Cachorro Dachshund: alimentação e passeios não podem faltar

A alimentação é essencial para manter a saúde do cachorro da raça salsicha. Por isso, o seu amigo deve ser alimentado de duas a três vezes por dia - a quantidade vai variar de acordo com o peso e tamanho. Pensar na qualidade dos produtos também é importante! O ideal é oferecer ao Dachshund uma ração para cachorro super premium, que garantirá a nutrição completa. Como qualquer raça de cachorro, o pote de água deve estar sempre cheio e com água limpa e fresca - até mesmo porque os cães salsicha são super energéticos e precisam se hidratar com frequência.

Com energia de sobra para pular, brincar e correr pelos lugares, sair para passear com cachorro linguicinha pode ser uma grande aventura! Elétricos, eles adoram fazer caminhadas ao ar livre e explorar parques e florestas. Se você mora próximo a um lugar parecido, fica a dica para curtir o fim de semana com o seu companheiro da melhor forma.

Com a correria do dia a dia, esse tipo de passeio nem sempre é possível, mas ainda assim é muito importante que você tire pelo menos um tempinho do seu dia para dar uma voltinha com cachorro Dachshund. O ideal é que a caminhada aconteça pelo menos duas vezes ao dia: 10 minutinhos já são mais do que suficientes para que ele satisfaça suas necessidades e gaste a energia acumulada. 

Dachshund: o que você precisa saber sobre a saúde da raça salsicha

Em relação à saúde do Dachshund, alguns cuidados são essenciais: por causa do corpo muito comprido e patas mais curtas, o cachorro salsicha está mais propenso a desenvolver doenças na coluna. A doença mais comum atinge o disco vertebral do animal e é provocada por movimentos simples, como subir e descer escadas. Para evitar esse tipo de problema, pode ser necessária a instalação de rampas para cachorro que facilitem o acesso a camas, sofás e até outros andares da casa. Essa atitude pode preservar a saúde do seu cachorro da raça salsicha! 

Além disso, a obesidade canina também é outro problema que pode afetar o seu cão Dachshund, e é muito grave. O sobrepeso faz com que a coluna do bichinho sofra maior pressão, o que consequentemente pode trazer mais problemas para esta parte do corpo do animal.

Quanto custa um filhote de Dachshund?

Agora que você já sabe qual a raça do salsicha, deve estar se perguntando o que fazer para ter um companheirinho desses em casa, não é mesmo? O primeiro passo é procurar um canil de cachorro de confiança e tirar todas as dúvidas antes de levar um filhote de salsicha para casa. Mas quanto custa um Dachshund filhote? Preço, na verdade, pode variar de acordo com o tipo de pelagem do seu amiguinho.

  • Dachshund pelo longo: preço varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil

  • Dachshund pelo curto ou duro: preço varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil

O tamanho - Standard, Miniatura ou Anão - também é outro fator que influencia, bem como o sexo do animal, mas quem vai definir as diferenças de valores é o criador. Em alguns casos, até é possível encontrar o cachorro salsicha filhote por preço mais acessível - mas se for muito barato, desconfie! Ah, e não se esqueça: assim como outras raças, o salsicha - cachorro filhote e adulto - demanda outros gastos mensais ao longo da vida.

6 perguntas e respostas sobre o Dachshund

1) Qual é a raça de cachorro salsicha?

O Dachshund é a raça salsicha mais famosa e mais comum de encontrar. No entanto, também existem os cães Basset, que possuem o corpo igualmente alongado e patas mais curtas. Ambos podem receber o título de "cachorro linguicinha", mas são duas raças diferentes.

2) Como são os cachorros salsicha?

Além do formato parecido com salsicha, cachorro Dachshund tem um corpo atlético e musculoso. Ele tem o rosto prolongado, orelhas longas e caídas, olhos ovais de tamanho médio e uma expressão sempre atenta e observadora. Também é um cão que pode ter três tipos diferentes de pelagem: longa, curta ou dura.

3) Como acalmar o cachorro salsicha?

Os Dachshunds são naturalmente ativos e energéticos, além de muito alertas. Uma das formas de deixá-los mais calmos é com enriquecimento ambiental: passeios, brincadeiras e brinquedos são bons estímulos para gastar a energia do pet e, consequentemente, acalmá-lo. O adestramento, bem com a socialização, também são processos importantes para isso.

4) Quando o Dachshund deixa de ser filhote?

O filhote de Dachshund cresce até, aproximadamente, 12 meses de idade, que é quando ele atinge a maturidade e deixa de ser um filhote. Em alguns casos, pode ser que o animal cresça ainda até os 14 meses, mas não ultrapassa muito esse período de tempo.

5) Como cuidar de um salsicha?

É necessário ter uma atenção especial com a coluna do salsicha. Cachorro não pode pular de lugares muito altos - para isso, é bom ter uma rampinha -, precisa de uma alimentação de qualidade e balanceada para evitar o sobrepeso, rotina de exercícios e cuidados básicos com a higiene do Dachshund (banhos, escovação dos pelos e dos dentes, cortar unhas e limpeza das orelhas).

6) Quantas horas o Dachshund dorme por dia?

O filhote de Dachshund, assim como os cães idosos, podem dormir até 18 horas por dia. Já na fase adulta, que é quando eles têm mais disposição e já estão completamente desenvolvidos, o tempo de sono do cachorro salsicha varia entre 12 e 14 horas.

Redação: Juliana Melo

Publicado originalmente em: 19/09/2019
Atualizado em: 17/07/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas