O American Staffordshire Terrier é um dos tipos de Pitbull mais conhecidos! Essa é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber mais sobre esse cachorro incrível do grupo dos Terriers? Confira abaixo o guia que o Patas da Casa preparou!

Raio-X do American Staffordshire Terrier

  • Origem: Estados Unidos
  • Grupo: Terriers
  • Pelagem: curta e dura
  • Cores: branco, vermelho, fulvo, azul, tigrado e preto, com ou sem manchas brancas
  • Personalidade: dócil, brincalhão, carinhoso e com facilidade de aprendizado
  • Altura: 43 a 48 cm
  • Peso: 18 a 32 kg
  • Expectativa de vida: de 12 a 16 anos

Staffordshire Terrier: qual a história da raça?

Muito confundido com o American Pitbull Terrier (ou Pitbull American Terrier), o cachorro American Staffordshire Terrier - ou simplesmente Amstaff ou Amstaff Terrier-  também foi desenvolvido com o propósito de ser um cão de luta. Por sua personalidade dócil é difícil de acreditar, porém esse cãozinho encarava grandes animais, como touros, no século XIX. Infelizmente, essa prática era comum para entreter multidões em ringues. Hoje em dia, as lutas são proibidas e a força e corpo robusto do Staffordshire Terrier são apenas características de um cão protetor e leal com a família.

O cruzamento entre Bulldog e Black-and-Tan Terrier deu origem a raça, que posteriormente foi alterada a partir do acasalamento entre English White Terrier. Depois disso, desenvolve-se a cabeça no estilo Mastiff e orelhas menores. A raça foi reconhecida na Inglaterra para fins de exposição em 1935, e em 1936 pelo American Kennel Club (AKC). 

American Staffordshire Terrier: saiba tudo sobre as características físicas do animal

O American Staffordshire Terrier é forte, musculoso e tem uma estrutura física bem definida. As fêmeas da raça medem entre 43cm e 46cm e os machos ficam entre 46cm e 48cm. Já o peso médio do Staffordshire é de 27kg, sendo considerado um cachorro de porte médio.

Suas patas dianteiras são mais robustas, fazendo com que a sua movimentação seja mais ágil. A cabeça do American Staffordshire é larga, com um comprimento proporcional ao seu corpo e mandíbula bem definida. As orelhas do cachorro são eretas e se destacam em conjunto com o focinho arredondado e olhos bem separados. A pelagem é curta e é possível encontrar diferentes variações de cores, como o Amstaff blue (azul), vermelho, fulvo, tigrado, preto e o American Staffordshire Terrier branco. Pode haver ou não manchas brancas.

American Pit Bull Terrier x American Staffordshire Terrier: qual a diferença entre as duas raças?

Muito se fala da semelhança entre o Pitbull e o Staffordshire Terrier, a ponto de muitas vezes a raça ser chamada popularmente como Pitbull American Staffordshire, Pitbull Staffordshire ou Pitbull American Staffordshire Terrier.

A maior diferença entre os dois é o tamanho, pois o Staffordshire Terrier é menor que o Pitbull. Além disso, a cabeça do cãozinho Staff é mais larga. Outro fato importante que diferencia as duas raças é o comportamento de cada uma. Os Staffs costumam ser mais brandos, já os Pitbulls possuem mais tendência a serem arredios e agitados.

Em contrapartida, há uma semelhança entre a personalidade do Pitbull Terrier Americano e do Amstaff: as duas raças são muito alegres, animadas e muito fiéis aos seus donos.

 

O cachorro American Staffordshire possui a pelagem curta e pode ter cores variadasO American Staffordshire é uma raça que pode ter diferentes coloraçõesO cachorro Staffordshire precisa passar por um processo de socialização com outros cãesO Staffordshire Terrier se dá bem com outros animaisCheio de energia, o cachorro American Staffordshire deve ter uma rotina de exercícios regularesO Amstaff, como também é chamado o American Staffordshire Terrier, é muito amoroso

 

Temperamento do cachorro American Staffordshire é dócil e encantador

  • Convivência

A personalidade do cãozinho Staff é baseada na confiança em seus tutores. Esse cachorro sempre fará de tudo para ajudar e agradar sua família humana. Toda essa dedicação aos tutores foi o que tornou a raça tão conhecida. O temperamento de cão guardião se alinha com uma conduta brincalhona e amável. Outra característica marcante da personalidade do Staffordshire Terrier é sua teimosia. Muitas vezes, esse peludo pode tentar vencer o tutor pelo cansaço, mas isso não é nada que o adestramento desde cedo não resolva.

Cheio de energia e muito ativo, o Staffordshire Terrier precisará de uma casa espaçosa e exercícios físicos regulares para manter seu corpo saudável. Entretanto, apenas oferecer um bom espaço não será suficiente para que o cão da raça gaste sua energia. É preciso que o tutor se disponha a estimulá-lo com brincadeiras e atividades para que ele se exercite. O Staff pode passar horas praticando atividade física sem demonstrar cansaço. Passear com o cachorro da raça é essencial para que ele sem mantenha saudável. Toda essa energia faz com que o American Staffordshire seja ideal para praticar atividades como o agility para cães.

  • Socialização

Apesar do seu jeito intimidante e postura imponente, o American Staffordshire Terrier é um cão muito amável e carinhoso com os humanos - e isso não se restringe somente aos seus tutores. A raça se dá bem com crianças, e até mesmo com estranhos. Não é à toa que, embora seja muito utilizado como cão de guarda, esses cães também são excelentes para pet terapia. Ainda assim a socialização é fundamental para que o Amstaff cresça acostumado com a presença de diferentes tipos de pessoas e animais.

A relação com outros cachorros, por outro lado, pode ser um pouco problemática, ainda mais considerando o seu histórico de rinhas. Por isso, também é muito importante socializar o cachorro com outros cães desde cedo, incentivando interações nos passeios de forma amigável 

  • Adestramento

Como já foi dito, o adestramento do cachorro Staffordshire é indispensável para manter uma boa convivência com esse doguinho. Apesar de estar entre os cães mais inteligentes do mundo, o comportamento teimoso da raça às vezes se torna um problema se não houver um treinamento adequado nos primeiros meses de idade. Por isso, uma sugestão é investir no adestramento positivo, utilizando recompensas como petiscos e elogios, para incentivá-lo a ser mais obediente sempre que possível. 

Outro ponto importante na hora de adestrar o American Staffordshire é ter pulso firme e muita persistência. O animal precisa encarar seu tutor como líder, então confiança é tudo! Destacamos também que punições e castigos devem ser evitados mesmo que o cão erre algumas vezes, pois podem traumatizá-lo. 

5 curiosidades sobre o American Staffordshire Terrier

  1. Na Primeira Guerra Mundial, um cão da raça American Staffordshire Terrier chamado Stubby se destacou sendo o pet com mais condecorações no período, atingindo o posto de sargento.
  2. Apesar de já ter sido muito utilizada pelo exército americano, hoje o cachorro Staffordshire não pode mais ajudar os militares.
  3. A raça é American Staffordshire é "parente próxima" do cão inglês Staffordshire Bull Terrier.
  4. Ao contrário do que podem pensar, o Amstaff esá longe de ser um cão agressivo.
  5. O cachorro dos "Batutinhas", série americana de 1920 a 1930, é um Amercan Staffordshire Terrier.

American Staffordshire Terrier filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O cachorro Staffordshire é cheio de vigor desde filhote. Ele gosta de explorar e conhecer tudo ao redor, mas se não for devidamente adestrado e socializado nessa época, tende a desenvolver um comportamento teimoso e possessivo na vida adulta. Por isso, uma das melhores formas de ter um cãozinho obediente, companheiro e tranquilo é ensinando-o desde pequeno o que é certo e errado.

Além disso, antes de levar um American Staffordshire Terrier filhote para casa, não esqueça de alguns cuidados básicos que o animal demanda: alimentação e acompanhamento veterinário para aplicação de vacinas. Também é importante adquirir itens essenciais para a chegada do filhote de Pitbull, como uma caminha confortável, brinquedos de cachorro, comedouro, pote de água, tapete higiênico e outros produtos de higiene canina.

 

O American Staffordshire Terrier é dócil e tem muita energia para gastarAmerican Staffordshire Terrier filhote tem que ser adestrado para não ser teimoso quando adultoO American Terrier é um tipo de Pitbull com muitas qualidadesAmerican Staffordshire Terrier: preço do filhote pode chegar a R$ 6 milPara receber um American Staffordshire Terrier filhtoe em casa, algumas adaptações são necessáriasO American Staffordshire é perfeito para acompanhar famílias com crianças

 

Alguns cuidados são essenciais para manter o bem-estar do cachorro American Staffordshire Terrier

  • Escovação: é indicado que o cachorro Staffordshire tenha os pelos escovados, no mínimo, uma vez por semana com escova de cerdas macias para remoção da pelagem morta.

  • Banho: não é necessário dar banho no cachorro American Staffordshire com uma frequência muito grande, somente quando ele estiver muito sujo ou com cheiro forte. Uma vez por mês às vezes é suficiente.

  • Dentes: um cuidado importante é com os dentes do cachorro, que devem ser escovados de duas a três vezes por semana. Isso ajuda a afastar problemas indesejados, como o tártaro.

  • Unhas: sempre que as garras do animal estiverem muito compridas, é recomendado cortar a unha de cachorro com um cortador. Caso contrário, isso pode incomodar e machucar o pet.

  • Orelhas: verifique semanalmente ou a cada 15 dias como está o ouvido do cachorro e faça uma limpeza regular na região com produto específico indicado pelo veterinário.

O que você precisa saber sobre a saúde do Staffordshire Terrier?

O American Staffordshire tem tendência a desenvolver problemas de saúde como catarata, distiquíase e a presença de uma segunda camada de cílios que pode fazer mal à superfície ocular, sendo uma das raças que mais precisam de cuidados com os olhos. Além disso, displasia de quadril é outro problema comum em cães deste tamanho. Portanto, as visitas regulares ao veterinário e os exames frequentes são essenciais para detectar qualquer alteração na saúde do animal.

Destacamos também que é muito importante manter o calendário vacinal atualizado, reforçando as doses de vacina para cachorro anualmente. A vermifugação e prevenção contra pulgas e carrapatos são outros cuidados fundamentais para que o pet tenha mais qualidade de vida. No American Staffordshire Terrier, expectativa de vida varia entre 12 e 16 anos.

American Staffordshire Terrier: preço da raça varia de R$500 a R$6 mil

E quanto custa um American Staffordshire Terrier? Os valores variam muito, de forma que um filhote de cachorro American Staffordshire pode custar de R$600 a R$ 6 mil. O preço é influenciado por fatores como o histórico competitivo dos ancestrais do filhote, assim como o sexo e as cores do cachorro. Se ele já tiver sido vermifugado e vacinado, também tende a custar mais caro.

Antes de adquirir um American Staffordshire Terrier - filhote ou adulto -, uma dica é se atentar ao modo em que é feito a criação e cruzamento dos animais no local. Escolha sempre um canil de cachorro de confiança e com boas referência. Pedir informações, visitar o local pessoalmente e perguntar sobre os pais do filhote são dicas importantes para não financiar maus-tratos aos animais. 

Perguntas e respostas sobre o American Staffordshire Terrier

Qual a diferença entre o Pitbull e o American Staffordshire Terrier?

Os diferentes tipos de Pitbull se confundem com facilidade. O American Terrier Pitbull, quando comparado aos Amstaffs, é um pouco maior e mais forte - até mesmo o American Terrier filhote. Já o Stafford Terrier chega a 48 centímetros de altura e pode pesar até 32 kg. Ambos podem ser chamados de "American Terrier", mas é bom ficar atento ao tamanho de cada animal e outras características físicas específicas, como largura da cabeça, orelhas, focinho e pelagem.

Além das versões "American," Staffordshire Bull Terrier é outra raça que é confundida com esses cães e que também é um tipo de Pitbull, mas com origem na Grã-Bretanha, e também tem o American Bully. Ou seja, são quatro cães que são muito parecidos: Pitbull Terrier, American Staffordshire, Stafordshire Bull Terrier e American Bully.

Quanto custa American Staffordshire?

Os filhotes de Staffordshire Terriers - ou Amstaffs - custam de R$ 600 a R$ 6.000, de acordo com os principais canis do país. Essa variação de preço depende das características físicas e genéticas de cada animal. É bom fazer um levantamento de preço dos canis próximos de onde você mora antes de levar um Pitbull Amstaff para casa.

Qual é a raça de cachorro que parece com Pitbull?

Muitas raças se parecem com o Pitbull, porque fazem do grupo do Pitbull. Staffordshire é uma delas, seja a versão American Stanford ou a versão Staffordshire Bull Terrier (ou Stafftbull). Além do Staffbull e do Amstaff (American Staffordshire Terrier), Pitbull também inclui o American Bully.

Como educar a raça American Staffordshire Terrier?

O American Staffordshire precisa gastar muita energia no dia a dia. Por isso, passeios e corridas são a melhor maneira de garantir que o cãozinho seja bem estimulado e não destrua a casa. Aliado a isso, é bom ter brinquedos interativos e fazer um adestramento positivo da raça, sempre com petiscos e elogios envolvidos.

Publicado originalmente em: 12/04/2021

Atualizado em: 04/03/2024