Adoção animal

Raças de cachorro grande: confira galeria e conheça as 23 mais populares

Publicado - 20 Fevereiro 2024 - 15h11

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Raças como Doberman, Dálmata e Golden Retriever chamam a atenção por onde passam e muito disso se deve ao seu tamanho. É impossível ignorar um cão enorme passando ao seu lado! São muitas as raças de cachorro grande que existem por aí, todas donas de belezas exuberantes e personalidades únicas.

Há quem prefira adotar raças de cachorro pequeno, mas muita gente tem vontade de adotar um cão daqueles bem grandes para viver ao seu lado. Se esse é o seu caso, confira a lista a seguir que o Patas da Casa preparou com as 23 raças de cachorro grande mais populares do Brasil e do mundo!

O que é considerado um cachorro grande?

Os cachorros grandes geralmente são aqueles que pesam mais de 25 kg e têm altura de, no mínimo, 45 cm. Além das raças de cachorro grande, também existem as raças de cachorro gigantes, que são aquelas que podem ultrapassar 45 kg e 70 cm de altura na cernelha.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quais as raça de cachorro grande?

Existem várias raças grandes que são conhecidas e queridinhas entre os tutores, como o Labrador, Golden Retriever e Pastor Alemão. Outros cachorros de raças grandes que podem ser incluídos na lista são o Akita, Border Collie e o Husky Siberiano, por exemplo. Confira a lista completa abaixo!

Lista de cachorros de raças grandes

  • Akita
  • Boiadeiro de Berna
  • Border Collie
  • Boxer
  • Cane Corso
  • Chow Chow
  • Collie
  • Dálmata
  • Doberman
  • Dogo Argentino
  • Dogue de Bordeaux
  • Fila Brasileiro
  • Galgo Inglês
  • Golden Retriever
  • Husky Siberiano
  • Labrador
  • Pastor Alemão
  • Pastor Belga
  • Rottweiler
  • Samoieda
  • São Bernardo
  • Terra Nova
  • Weimaraner 

Qual o nome dos cachorros gigantes?

Com um tamanho ainda maior do que os cachorros grandes, raças gigantes também merecem um destaque especial. Descubra abaixo quais são as raças de cachorro que crescem muito:

  • Dogue Alemão
  • Dogue de Bordeaux
  • Mastim Inglês
  • Mastim Napolitano
  • São Bernardo
  • Terra Nova

1. O Akita é uma das raças de cachorro grande super apegadas à família

 

Akita com língua de fora em pé no parqueAkita com montanhas de fundoAkita deitado na grama com língua para foraAkita em pé ao lado de dono em parqueAkita deitado sorrindo com língua de fora

 

O Akita é uma raça de cachorro grande de origem japonesa. Com seus pelos volumosos e tamanho enorme, esse cão chama atenção por onde passa. O cachorro Akita mede entre 61 e 68 cm, sendo os machos normalmente maiores que as fêmeas. Quanto ao peso, os valores ficam entre 32 e 60 kg.

A dupla camada de pelos bem fofa do Akita faz qualquer pessoa ter vontade de abraçar esse animal. Por sorte, o cachorro Akita adora a companhia da família e quer estar sempre junto do dono, não importa o que esteja fazendo. Porém, a raça Akita também tem uma personalidade muito forte e a dominância faz parte do seu temperamento.

2. O Boiadeiro de Berna é um cachorro cheio de energia 

 

Cachorro grande: Boiadeiro de pé e de lado ao ar livreCachorro Boiadeiro de Berna deitado embaixo de árvore floridaCachorro grande: Boiadeiro de Berna passeando com língua de foraBoiadeiro de Berna olhando para frenteBoiadeiro de Berna deitado na grama feliz

 

Boiadeiro de Berna, Bernese Mountain, Boiadeiro Bernês… essa raça de cachorro grande recebe muitos nomes diferentes. Trata-se de um cão forte e super musculoso, que pode pesar de 35 a 50 kg. Quanto à altura, o Boiadeiro de Berna fica entre 60 e 70 cm, e por isso é considerado uma das raças de cachorro grande.

Apesar de todo esse tamanho que dá um ar imponente ao animal, o cachorro da raça Bernese Mountain é um doce. Muito sociável, esse cão se dá bem com todos e é extremamente fiel à sua família. O Boiadeiro de Berna é um cão muito ativo e brincalhão, precisando sempre gastar sua energia. Por isso, nem pense em deixar esse pet muito tempo preso em casa.

3. O Border Collie é conhecido por sua inteligência e animação

 

Border Collie em pé no parqueBorder Collie sentado na gramaBorder Collie correndoBorder Collie em pé perto de lagoBorder Collie em pé ao ar livre

 

O Border Collie é considerado a raça de cachorro mais inteligente que existe. Obediente, curioso e esperto, o animal aprende comandos com uma facilidade enorme. Além de inteligente, o cachorro Border Collie é divertido, companheiro e apaixonado pela sua família.

O nível de energia desse animal é bem alto, então precisa estar sempre realizando brincadeiras e atividades físicas. O cachorro da raça Border Collie mede entre 46 e 56 cm, enquanto o peso varia entre 15 a 20 kg. 

4. O Boxer é um animal alegre e muito divertido 

 

Cachorro grande Boxer em pé de ladoCachorro grande: Boxer sentado na gramaBoxer sentado na salaBoxer com língua para foraBoxer com língua para fora

 

A carinha de bravo do cachorro Boxer engana muito pois, na verdade, essa raça é totalmente brincalhona e divertida. Esse cão famoso por suas bochechas caídas é super extrovertido, adora brincar e se diverte demais com a família. O Boxer é um animal bem inteligente, mas ao mesmo tempo pode ser bastante teimoso.

Por ser agitado e ter um corpo bem forte e musculoso, acaba sendo um pouco desastrado. O cachorro da raça Boxer pesa cerca de 25 a 35 kg, além de medir entre 43 a 63 cm. 

5. O Cane Corso é enorme e pode chegar aos 68 cm de altura

 

Raças de cachorro grande: Cane Corso de pé de ladoCane Corso deitado na gramaRaças de cachorro grande: Cane Corso com bola laranja na bocaCane Corso filhote e adultoCane Corso com dois filhotes

 

O Cane Corso é um cão que deixa qualquer um de boca aberta com seu tamanho. A altura varia entre os 60 e 68 cm. Já o peso da raça Cane Corso costuma ser, em média, de 40 a 50 kg. O corpo esbelto, elegante e musculoso, aliado à sua pelagem brilhante, deixa o animal com uma beleza única.

A personalidade do cachorro Cani Corso é super dócil e carinhosa. Ele é um cãozinho leal e muito tranquilo no dia a dia. Porém, o Cane Corso é um cachorro protetor que pode deixá-lo um pouco desconfiado na presença de estranhos até que se acostume com sua presença. 

6. O Chow Chow é famoso por sua juba volumosa e jeitinho reservado

 

Raça de cachorro grande: Chow Chow em péChow Chow preto em péChow Chow caramelo com língua de foraDois Chow Chow juntosChow Chow preto em cima de banco

 

O Chow Chow é daqueles cães que dá vontade de abraçar o tempo inteiro. Sua pelagem volumosa e exuberante forma uma juba que parece a de um leão. Porém, é importante resistir à tentação de ficar agarrando o cachorro Chow Chow, pois ele é mais reservado e não é muito fã de abraços.

Mas não pense que esse cão não se apega ao seu tutor. Ele apenas demonstra isso de outra maneira. A principal forma que a raça Chow Chow encontra de dar seu afeto é por meio de sua lealdade e proteção. O famoso cachorro da língua azul tem uma altura de cerca de 55 cm e pesa em torno dos 25 kg. 

7. O Collie está sempre disposto a conhecer novas pessoas e animais 

 

Collie em péCollie ao ar livreRaças de cachorro grande: Collie com a boca abertaCollie sentado na florestaCollie perto de um lago

 

Por conta dos nomes parecidos, muitas pessoas confundem a raça Border Collie com a raça Collie. Apesar de terem muitas semelhanças, existem algumas diferenças, sendo uma delas o tamanho. O cachorro Collie normalmente é maior, com uma altura que varia de 55 a 60 cm e com um peso de, em média, 25 kg.

Carismático, sociável e amigável, o cão da raça Collie adora interagir com pessoas e outros animais. Essa é uma daquelas raças de cachorro grande que quer sempre ver o tutor feliz e faz de tudo para animá-lo.

8. O Dálmata é um cão que não dispensa brincadeiras e diversão

 

Raças de cachorro grande: Dálmata de pé de ladoDálmata deitado na gramaDálmata sentado em parqueDálmata pulando rioDálmata sentado na grama

 

Todo mundo já ouviu falar na raça de cachorro Dálmata por conta da animação “101 Dálmatas”. O cãozinho branco com pintas pretas charmosas espalhadas pelo corpo tem um jeitinho super carinhoso e brincalhão. Com tanta agitação, o cachorro Dálmata é daqueles que precisa estar sempre se movimentando e praticando exercícios.

Uma curiosidade é que o Dálmata filhote nasce totalmente branco e ganha as famosas pintinhas conforme cresce. Quando se torna um Dálmata adulto ganha a aparência que conhecemos: pintado e de porte grande. A raça Dálmata tem uma altura que varia de 54 a 60 cm e pesa em torno dos 23 kg.  

9. O Doberman é tão grande que ultrapassa os 70 cm de altura

 

Doberman de pé de ladoDoberman em pé na florestaDoberman com a cabeça de lado sentado na gramaDoberman correndoDoberman sentado na grama

 

O Doberman é um dos cachorros de grande porte mais conhecidos. A raça que, veio a partir do cruzamento do Pinscher com outros cães, é dona de um instinto protetor apurado. Não é à toa que cães da raça Doberman são sempre vistos como cães de trabalho e comumente são chamados de "Pinscher grande".

Existe uma ideia de que Doberman é bravo, mas a verdade é que tudo depende da criação. Naturalmente, a raça é sim muito corajosa e destemida, mas é também super gentil, carinhosa e apegada à família. O cachorro Doberman tem uma altura que pode ir dos 65 a 72 cm quando adulto, além de pesar cerca de 40 kg. 

10. O Dogo Argentino é uma das raças de cachorro grande mais surpreendentes

 

Dogo Argentino  sentado na gramaDogo Argentino  deitado perto de folhasDogo Argentino  em pé em frente de casaDogo Argentino  em péDois Dogo Argentino  juntos

 

O nome da raça Dogo Argentino não esconde a origem do animal. Esse cachorro é muito confundido com o Pitbull, mas o cão argentino possui um porte maior. Um cachorro Dogo Argentino tem uma altura que varia dos 60 a 68 cm. Já o seu peso fica em torno dos 40 kg.

O Dogo Argentino é um cão tranquilo e de fácil convivência, pois é super carinhoso e fiel, além de muito inteligente e obediente. Por outro lado, também é dono de um instinto protetor apurado e não mede esforços para proteger quem ama. 

11. Dogue de Bordeaux: raça de cachorro porte grande tem origem francesa

 

Dogue de Bordeaux em pé em gramadoRaças de cachorro grande: Dogue de Bordeaux sentado ao ar livreDogue de Bordeaux com semblante fechadoDogue de Bordeaux andando no parqueTrês Dogue de Bordeaux juntos

 

O Dogue-de-bordeaux é um cão conhecido pelo corpo musculoso e atlético. Ele pode ter entre 58 e 68 cm de altura e pesar até 50 kg. Ele tem uma pelagem unicolor com tons de fulvo, marrom ou mogno. Além disso, é uma raça de cachorro grande que também é braquicefálica.

Em questão de personalidade, o Dogue-de-bordeaux é marcado por lealdade, coragem e afeto. Apesar de ser um cachorro grande, raça precisa de atenção e gosta de receber carinho. Ao mesmo tempo, ele é super protetor e faz de tudo para proteger quem ama.

12. O Fila Brasileiro é um cão bem grande que adora ficar com a família

 

Raças de cachorro grande: Fila Brasileira de pé de ladoFila Brasileiro perto de nenémFila Brasileiro andando na ruaFila Brasileiro visto de ladoFila Brasileiro preto andando por parque

 

Como o nome sugere, o Fila Brasileiro é a raça de cachorro que se originou no Brasil. Com seu tamanho grande, rosto intimidade e corpo musculoso, até parece que esse cão é bravo e ranzinza. O cachorro Fila Brasileiro realmente tem uma personalidade forte, mas com os estímulos corretos é muito brincalhão, paciente e super apegado ao dono.

A raça Fila Brasileiro é bem grande, com uma altura que chega facilmente aos 75 cm. Seu peso também é enorme, variando entre os 40 e 70 kg. Por isso, é uma das raças de cachorro grande que não poderia faltar nessa lista.

13. O Galgo Inglês tem pernas tão longas que fazem dele o cão mais rápido do mundo

 

Galgo Inglês visto de pé de de ladoGalgo Inglês deitado na camaGalgo Inglês branco no parqueGalgo Inglês deitado no sofáGalgo Inglês comendo

 

O Galgo Inglês é considerado o cachorro mais rápido do mundo e essa habilidade tem forte relação com suas pernas muito longas. Unindo seu tamanho com seu corpo naturalmente de formato aerodinâmico, a raça pode chegar a uma velocidade de 68 km/h. Esse número não é o único que impressiona nesse cão.

A altura do cachorro Galgo Inglês pode alcançar os 72 cm e seu peso fica em torno dos 33 kg. Sem dúvidas, é um cachorro grande! A raça Galgo Inglês é muito tranquila, paciente e calma, daquelas que não dá trabalho nenhum no dia a dia. 

14. O Golden Retriever é um dos cachorros grandes mais populares que existem

 

Golden Retriever feliz no parqueDois cachorros Golden juntosGolden com a língua de foraGolden Retriever mãe e filhoteGolden Retriever passeando com língua de fora

 

Uma das raças de cachorro mais populares no Brasil e no mundo é o Golden. O cachorro de pelos dourados é o queridinho de muita gente por conta de sua personalidade carismática, alegre e divertida. É praticamente impossível ver um cachorro Golden Retriever mal humorado! Ele é uma das raças de cachorro grande mais amadas, e o tamanho desse animal fica em torno dos 50 cm com um peso de, em média, 30 kg.

O Golden Retriever é uma raça de grande porte, mas não é difícil vê-los no dia a dia. Como possui uma grande capacidade de adaptação e uma personalidade de fácil convivência, adotar um Golden Retriever é uma ótima ideia para quem quer um cachorro grande em apartamento.  

15. O Husky Siberiano encanta a todos com sua aparência que lembra um lobo

 

Husky Siberiano passeando em parqueRaças de cachorro grande: Husky Siberiano deitado em casaHusky Siberiano deitado na gramaHusky Siberiano com a língua de foraHusky Siberiano em cima de pedra com céu de fundo

 

O Husky Siberiano é um cão que jamais passa despercebido. O cachorro que parece lobo é dono de uma dupla pelagem densa e exuberante que chama atenção por onde passa. Além da aparência, a personalidade do Husky Siberiano também é apaixonante.

Apesar de ser um pouco desconfiado no início por conta de seu grande instinto protetor, o cão dessa raça é um verdadeiro companheiro para todas as horas. Leal, inteligente e divertido, o cachorro Husky Siberiano é um amor com sua família. A altura da raça varia entre os 50 e 60 cm, enquanto seu peso fica em torno dos 26 a 40 kg. 

16. O Labrador é um cachorro grande que consegue viver bem em apartamento

 

Labrador de pé de ladoLabrador deitado com a língua de foraLabrador marrom olhando para frenteTrês Labradores de cores diferentesLabrador no parque

 

O Labrador é mais uma das raças de cachorro grande mais populares que existem. É impossível não se divertir com esse cãozinho que está sempre animado e cheio de energia. Sem dúvidas, o cachorro Labrador faz parte das raças mais carinhosas do mundo. Podemos dizer que essa raça define bem a ideia de melhor amigo do homem.

Assim como o Golden Retriever, o tamanho do Labrador não é um empecilho tão grande para quem gosta de cachorro grande mas vive em apartamento. Apesar dos 60 cm de altura e cerca de 30 kg, se adapta bem a qualquer ambiente. Apenas se lembre de gastar a energia do Labrador com brincadeiras.

17. O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro grande que é um verdadeiro cão de guarda

 

Pastor Alemão passeando no parquePastor Alemão sentado com língua de foraPastor Alemão correndoPastor Alemão sentado sérioPastor Alemão  brincando com bolinha

 

O Pastor Alemão é conhecido por ser um cachorro muito inteligente, esperto e obediente - além de ter um faro de cachorro excepcional. Por isso, é uma das raças de cães mais usadas para trabalho. Mas apesar de ser um cão de guarda e bem protetor, o cachorro Pastor Alemão também é muito carinhoso e dedicado à sua família, a quem ama mais que tudo.

Mesmo com o tamanho grande, o Pastor Alemão é uma das melhores raças de cachorro para quem tem criança. A altura da raça varia entre 55 e 65 cm, enquanto seu peso fica entre 22 e 40 kg.

18. O Pastor Belga é um cachorro grande que adora ficar juntinho da família

 

Cachorro Pastor Belga com brinquedo na boca ao ar livrePastor Belga deitado perto de flores amarelasRaças de cachorro grande: Pastor Belga deitado no chãoDois Pastor Belga juntosPastor Belga sentado em ponte

 

O Pastor Belga é mais um tipo de cachorro pastoreio. Dono de um condicionamento físico de dar inveja e um faro de cachorro super apurado, a raça é um exímio cão de guarda. Mas ao mesmo tempo que tem esse jeito imponente, todos os tipos de Pastor Belga (são quatro no total) são bem sociáveis, tranquilos e de fácil convivência no dia a dia.

A raça é muito leal e adora a companhia da família. A média de altura do Pastor Belga é de 60 cm e a média de peso é de 30 kg. Ou seja, ele certamente está na lista de raças de cachorro grande que mais fazem sucesso por aí.

19. O Rottweiler pode parecer intimidador, mas é um cão muito amoroso

 

Raças de cachorro grande: Rottweiler visto de ladoRottweiler deitado na gramaRottweiler olhando triste para frenteRottweiler de pé de ladoRottweiler deitado pegando sol

 

A fama de bravo do Rottweiler não passa de um mito. O animal realmente é muito protetor e faz de tudo para proteger quem ama. Porém, com criação e socialização adequadas, o cão dessa raça não tem nada de agressivo. Pelo contrário: o cachorro Rottweiler é muito amoroso, leal e apegado à família.

Muito brincalhão e ativo, esse pet precisa ser estimulado fisicamente para se sentir bem. Por isso, brincadeiras para cachorro da raça Rottweiler são sempre bem vindas. O tamanho grande desse pet chama atenção, e ele é uma das raças de cachorro grande. Um Rottweiler tem uma altura que fica em torno dos 60 a 68 cm. Já o peso do animal deve ficar entre 35 e 60 kg. 

20. Cachorros grandes: raça como o Samoieda chamam atenção

 

Samoieda de pé de ladoSamoieda deitado perto de arbustoSamoieda em pé em bancoSamoieda em cima de pedraSamoieda correndo

 

Para quem gosta de cachorros grandes e encantadores, o Samoieda é uma boa opção. Esse pet possui características marcantes, como a pelagem branca, longa e lisa - mas que também pode ser preta. Ele está na lista de raças de cães grandes, já que a altura varia entre 46 e 56cm e o peso de 23 até 30 kg.

Esses cachorros são ideais para pais de pet de primeira viagem, porque são muito tranquilos e fáceis de educar. O Samoieda um pet sociável, brincalhão e muito tranquilo de conviver no dia a dia.

21. O São Bernardo é um ótimo cachorro de resgate de pessoas

 

São Bernardo no campoSão Bernardo com língua de foraRaças de cachorro grande: São Bernardo visto de ladoSão Bernardo deitado na grama com língua de foraSão Bernardo andando ao ar livre

 

O São Bernardo é conhecido por ser uma das raças de cachorro grande mais habilidosas. Por ser protetor e paciente, é considerado um “cão-babá” perfeito para crianças. Já por conta do seu tamanho grande, alta resistência e faro excepcional, a raça São Bernardo é uma das melhores para servir de cachorro de resgate. Além disso, também é um bom cão de guarda.

O cachorro São Bernardo, famoso por seus pelos fofos e bochechas caídas, é um cãozinho muito dócil, gentil e até mesmo um pouco preguiçoso. Seu tamanho é impressionante: um cachorro da raça São Bernardo mede entre 70 a 80 cm e sua média de peso é de 65 a 80 kg.

22. Terra Nova é um cachorro muito grande e peludo

 

Terra Nova de pé de ladoTerra Nova passeando com tutoraTerra Nova sentado ao ar livreTerra Nova dentro de piscina infantilTerra Nova deitado na grama com flores amarelas

 

Um cachorro de raça grande que não passa despercebido é o Terra Nova. Ele tem um corpo robusto e pesar entre 55 e 70 kg, além de ter uma altura média de 70 cm. Porém, o que mais chama a atenção na raça é a pelagem. Esse é um dos cachorros fofos grandes com pelagem dupla, densa e longa, que aumenta a fofura do pet.

Para completar, a personalidade do Terra Nova é ainda mais apaixonante! Isso porque esses cachorros de porte grande são super gentis, amorosos e tranquilos. São cães que viram grandes cãopanheiros dos humanos e fazem questão de demonstrar afeto.

23. O Weimaraner é uma das raças de cachorro grande que está sempre disposto a obedecer o tutor

 

Weimaraner de pé Raças de cachorro grande: Weimaraner perto de campo de lavandaDois Weimaraner juntosWeimaraner andando ao ar livreWeimaraner de costas olhando para o lado

 

O cachorro Weimaraner conquista qualquer pessoa que cruze seu caminho. Seu corpo esbelto, atlético e forte é de chamar atenção, assim como sua personalidade simpática e divertida. O Weimaraner adora se divertir e é muito ativo, precisando de uma rotina de exercícios para gastar sua energia. Esse pet é amigável e um super companheiro do homem.

A obediência da raça Weimaraner é outro traço marcante. O animal tem uma grande capacidade de entender o que o tutor quer e obedece direitinho. O tamanho de um Weimaraner surpreende qualquer pessoa por ser uma das raças de cachorro grande. A altura do pet vai de 59 a 67 cm e seu peso varia entre 23 e 37 kg.

Publicado originalmente em: 27/10/2022
Atualizado em: 20/02/2024

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Ver todas