Adoção animal

Rottweiler: conheça todas as características da raça de cachorro grande neste infográfico

Publicado - 29 Junho 2022 - 17h42

Atualizado - 21 Maio 2024 - 11h23

O Rottweiler é, sem dúvidas, uma das raças de cachorro mais populares do mundo! Tudo nele chama atenção: seu tamanho grande, seu jeito protetor e seu corpo muito forte. Por muito tempo, o cachorro Rottweiler foi visto como um animal agressivo, mas a verdade é que isso não passa de um estereótipo. Na realidade, a raça é super amorosa com a família e se dá bem até com crianças. Seja um Rottweiler filhote ou adulto, o cão traz muita diversão para a família ao mesmo tempo que a protege com seus instintos de cão de guarda. Quer saber mais informações sobre o Rottweiler? Confira o infográfico a seguir!

 

Infográfico mostrando as características do Rottweiler

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O Rottweiler é uma raça de cachorro conhecida por seu tamanho grande

O cachorro Rottweiler é um cão de grande porte. Por isso, mesmo que o filhote de Rottweiler seja pequenininho, pode ter certeza que ele vai crescer bastante. O macho pode chegar a pesar até 61 Kg e ter uma altura entre 61 a 69 cm. Já a fêmea costuma ser um pouco menor, mas ainda assim é bem grande. Normalmente, mede cerca de 56 a 63 cm e pode pesar até 45 Kg. 

O cachorro Rottweiler tem corpo robusto, musculoso e com dupla camada de pelos

A raça de cachorro Rottweiler tem como padrão a cor preta com manchas marrom. O animal tem um porte forte e musculoso com traços robustos que garantem toda sua imponência. No geral, o Rottweiler tem um rosto bem marcado com focinho grande e face mais larga. Porém, é importante ressaltar que existem dois tipos de Rottweiler: o Alemão (que seria o original) e o Americano (que é uma variação dele com um tamanho maior). Enquanto o cachorro Rottweiler Alemão tem o focinho arredondado, a versão Americana tem o focinho quadrado. 

Além disso, você talvez já tenha ouvido falar no Rottweiler cabeça de touro. Trata-se dos cães alemães que possuem uma cabeça maior que o normal. Porém, "Rottweiler cabeça de touro" não é uma nomenclatura oficial, sendo apenas um termo usado entre criadores para diferenciar os tipos. Quanto à pelagem, todos os tipos de Rottweiler tem uma dupla camada. Uma curiosidade é que o subpelo é à prova d'água - ou seja, quando o cachorro se molha a água não chega à sua pele. Por isso os cães da raça costumam ser ótimos nadadores e arrasam na prática de esportes aquáticos.

A personalidade do Rottweiler é dócil, mas leal e muito protetora

O cachorro Rottweiler é extremamente leal e protetor. Muito corajoso e destemido, faz de tudo para proteger sua família, a quem mais ama no mundo. Não à toa, eles são considerados por muitos como os melhores cães de guarda. Mas mesmo com essa personalidade forte, o Rottweiler é bastante amoroso, apegado à família e não dispensa uma boa brincadeira. Por isso, mesmo que tenha essa "fama de mau", é um ótimo cachorro para crianças, pois ao mesmo tempo em que as protegem, se divertem juntos. É preciso apenas ter cuidado com o tamanho grande do Rottweiler que, sem querer, pode acabar machucando. Supervisionar crianças com cachorros é sempre importante. 

Você provavelmente já ouviu falar que o cachorro Rottweiler é agressivo. Porém, isso não tem muito a ver com sua personalidade - está mais relacionado à criação recebida. A raça tem uma personalidade forte e dominante naturalmente. Se o Rottweiler filhote crescer com gritos, agressões e sem receber limites, esse lado dominante pode tomar conta e, aí sim, ele passa a se tornar mais agressivo. Porém, se o filhote de Rottweiler crescer com carinho, amor e limites, certamente terá a personalidade forte, mas também dócil, típica da raça. Além disso, a socialização do filhote de Rottweiler faz toda a diferença pois faz com que o pet cresça tendo uma melhor convivência com diferentes situações e com menos risco de desenvolver problemas comportamentais. 

O filhote de Rottweiler responde bem ao adestramento por ser muito obediente e inteligente

Inteligência e obediência são características marcantes da personalidade da raça. O cachorro Rottweiler é naturalmente obediente por seu histórico de cão de guarda e por gostar de agradar o dono. Além disso, o Rottweiler é considerado uma das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Juntando esses dois fatores fica fácil entender também porque o cão também está presente na lista das raças mais fáceis de adestrar. A união inteligência e obediência faz com que o cachorro Rottweiler tenha uma enorme facilidade em aprender comandos. 

O adestramento pode ser iniciado no Rottweiler filhote, pois nessa fase a capacidade de aprendizado é ainda maior e os resultados costumam ser bem positivos. O melhor tipo de adestramento é o adestramento positivo, estimulando o animal com petiscos e palavras de animação e jamais utilizando gritos e agressividade. 

O cachorro Rottweiler tem tendência a sofrer com displasia coxofemoral

É essencial que o Rottweiler filhote seja vacinado com as vacinas obrigatórias e que o reforço seja aplicado anualmente. Com esse cuidado, você previne que o cãozinho sofra com diversas doenças graves. O Rottweiler costuma ser um cão saudável, mas alguns problemas de saúde são mais frequentes nessa raça, como a displasia coxofemoral - condição comum em cães de porte grande que sofrem um impacto maior na região do quadril por causa do seu peso. O cachorro precisa ser monitorado desde quando ainda é um filhote de Rottweiler para prevenir que sofra com essa doença. Além disso, o Rottweiler tem uma propensão maior a desenvolver displasia de cotovelo, problemas no coração e problemas gastrointestinais. É muito importante realizar check-ups com frequência e visitar o veterinário regularmente para garantir que a saúde do animal esteja em dia. 

Saiba quais são os cuidados fundamentais que um Rottweiler deve receber 

Todo cãozinho precisa de cuidados para manter a saúde e higiene. A pelagem densa e dupla do Rottweiler precisa ser escovada ao menos duas vezes na semana para evitar a formação de nós e os pelos espalhados pela casa. É importante também cuidar da alimentação, oferecendo a ração ideal de acordo com seu porte e idade. O excesso de comida pode acabar causando obesidade e, por isso, a quantidade de ração precisa ser controlada. 

Exercícios físicos também devem fazer parte da rotina do cachorro Rottweiler, mas também é preciso ter cuidado com os excessos. Atividades muito intensas podem forçar os ossos e favorecer o surgimento de displasia de quadril. Além disso, não podemos esquecer que o Rottweiler é um cachorro grande. Portanto, tenha em mente que, mesmo que você adote um Rottweiler filhote pequeno, ele vai crescer e precisará de um bom espaço para viver com conforto. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adoção

Casal atravessa o oceano para tirar férias relaxantes e acaba resgatando um gato de rua machucado

O Dia dos Namorados Pet não é só um momento para celebrar o amor que você sente pelo seu gato ou cachorro. É também época para recon...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Ver todas