Adoção animal

Fila Brasileiro: conheça mais sobre essa raça de cachorro grande

Publicado - 29 Fevereiro 2024 - 22h42

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Para definir o Fila Brasileiro, cachorro grande basta. Esse cãozinho é daqueles que costuma intimidar qualquer pessoa por conta da sua postura e porte imponente. No entanto, por trás da ideia de que o Fila Brasileiro é bravo, existe um cãozinho que é extremamente leal à família e não mede esforços para protegê-la. Além disso, o Fila “dog” é obediente, confiante e, com os cuidados certos, essa raça de cachorro gigante tem tudo para se tornar uma companhia incrível no dia a dia.

Por isso, se você tem curiosidade para saber mais sobre esse cachorro brasileiro, esse momento é seu. Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o Fila Brasileiro: valor, características físicas, comportamento, cuidados e muito mais.

Raio-X do cachorro Fila Brasileiro

  • Origem: Brasil
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossoides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, macia, espessa e rasteira
  • Cores: dourado, castanho, preto e tigrado
  • Personalidade: protetor, um pouco teimoso, calmo e fiel
  • Altura: 60 a 75 cm
  • Peso: mínimo de 40 kg para fêmea; mínimo de 50 kg para macho
  • Expectativa de vida: 9 a 11 anos

Qual é a história da origem da raça Fila?

Como o próprio nome já sugere, o cachorro Fila Brasileiro tem origem no Brasil - embora muitas pessoas também se refiram à raça como Fila Americano, já que o país é localizado na América do Sul. Segundo registros, especula-se que o cachorro Fila tenha surgido durante a época da colonização e derivou do resultado do cruzamento de outras raças grandes, como o Bloodhound, Mastim e Bulldog.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por muitos anos, esse cão de grande porte teria sido utilizado como um cão de guarda dos bandeirantes, grupo que era responsável por capturar e evitar a fuga de escravos, além de afastar possíveis predadores das áreas de plantação. Tempos depois, o cachorro da raça Fila passou a conquistar um grande espaço no coração e nos lares dos brasileiros. No entanto, a raça ainda demorou para ter um reconhecimento oficial.

Apesar de ter seus padrões estabelecidos em 1946, foi somente na década de 1960 que o Fila Brasileiro foi reconhecido oficialmente pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Ah, e detalhe: esse foi o primeiro cachorro brasileiro que passou por esse processo. Hoje já existem outras raças originadas em nosso país, como é o caso do Bulldog Campeiro - um dos tipos de Bulldog existentes.

Características e condicionamento físico do cachorro Fila Brasileiro

Logo de cara, o que mais chama a atenção no Fila Brasileiro: tamanho. Esse é um cachorro bem grande e que nunca passa despercebido nos lugares. Tem uma pose confiante, imponente e pode ser considerado um cão Fila gigante. Para quem gosta de saber os números, quando se trata do Fila Brasileiro, peso pode variar entre 40 e 70 kg e o tamanho em pé (isto é, sobre as quatro patas) costuma chegar a 75 cm de altura.

Por ser um cachorro "gigante", é importante que ele seja criado em um ambiente espaçoso para que consiga se movimentar e viver com conforto. O Fila Brasileiro gigante é musculoso e forte, e, por conta do seu porte atlético, também é importante que a raça Fila faça exercícios frequentemente para manter um bom condicionamento. Caminhadas de até 1 hora são recomendadas, além de brincadeiras e outras atividades em casa.

Outra característica da raça de cachorro Fila é a sua pelagem, sempre curta, rasteira, macia e espessa. Geralmente, esse cão costuma ter uma espécie de máscara preta na região próxima ao focinho e olhos, mas os pelos do seu corpo podem ser encontrados nas seguintes cores:

  • Fila Brasileiro dourado
  • Fila Brasileiro castanho
  • Fila Brasileiro preto
  • Fila Brasileiro tigrado

O Fila Brasileiro branco não é reconhecido oficialmente, mas é possível encontrar cães com manchas brancas no peito, patas e rabo. Das cores aceitas, o Fila Brasileiro tigrado é o mais popular de todos os tipos de Fila. Cachorro dessa cor é o grande queridinho!

Fila Brasileiro é bravo? Saiba mais sobre a personalidade da raça

  • Convivência

Por conta do tamanho e do passado como cão de guarda, muitas pessoas acham que o Fila Brasileiro é traiçoeiro e bravo. De fato, o temperamento forte e destemido é uma das características do cachorro e, quando combinado com a força física do Fila, raça pode ser um pouco agressiva. No entanto, é importante desmistificar a ideia de que o Fila Brasileiro é perigoso - na verdade, com um bom treinamento e a socialização adequada, esse cãozinho pode ser super amigável.

Também é bom levar em consideração as necessidades do cachorro. Raça Fila precisa se exercitar bastante para evitar ficar entediado, por exemplo. Caso contrário, pode adotar comportamentos destrutivos. Além disso, é importante que seus tutores tenham pulso firme para que ele se torne obediente e não ache que é o dono da casa.

Depois que o cachorro Fila Brasileiro se acostuma com a hierarquia da família, tudo fica mais simples: ele costuma ser bem tranquilo, apegado ao dono, paciente, brincalhão e carinhoso. Por isso, a ideia de que cachorro Fila é bravo está equivocada e tudo depende da criação da raça.

Veja algumas fotos de cachorro Fila para se apaixonar!

 

Fila Brasileiro preto Fila brasileiro castanho Fila Brasileiro tigrado Fila Brasileiro castanho com bebê do lado Fila Brasileiro tigrado Fila Brasileiro caramelo visto de lado

 

  • Socialização

Apesar da fama de Fila Brasileiro bravo, esses gigantes caninos adoram crianças e podem se tornar grandes companheiros dos pequeninos, desde que saibam respeitar seu espaço. Já quando se trata do relacionamento com estranhos e outros animais, vale frisar a importância da socialização do cachorro Fila Brasileiro. Por ter um instinto protetor muito aguçado, é comum que ele adote uma postura desconfiada e, em alguns casos, até mesmo agressiva ao entrar em contato com pessoas desconhecidas. 

Por isso, a socialização é um aspecto fundamental para que o cachorro da raça Fila Brasileiro cresça acostumado com diferentes tipos de pessoas e animais ao seu redor. Para facilitar o processo, nossa dica é socializar o doguinho logo no primeiro ano de vida, com o cachorro Fila filhote - depois da aplicação de vacinas e vermífugos, claro.

  • Adestramento

O filhote de Fila brasileiro deve ser educado desde os primeiros meses de vida. Com a tendência à teimosia e dificuldade de aceitar ordens, o quanto antes ele for adestrado e ensinado a reconhecer a autoridade do dono, melhor. Apesar desse lado mais teimoso típico da raça, o Fila Brasileiro é um cachorro muito inteligente e que não terá grandes problemas em aprender o que é certo ou errado. 

A única atenção é quanto ao tipo de adestramento: os tutores jamais devem usar violência ou punições para tentar ensinar o cachorro. Raça Fila tem uma boa memória e, ao ser punido violentamente, pode se apegar a isso para adotar comportamentos igualmente agressivos. O ideal é sempre buscar metodologias positivas, recompensando o cãozinho quando ele acertar os comandos. Outro ponto importante é que quando falamos do cachorro Fila, fotos não mostram que ele não costuma latir com frequência, então sempre que ele te der esse tipo de sinal, fique atento: costuma ser por um motivo sério. 

4 curiosidades sobre a raça Fila Brasileiro

  1. Uma figura icônica que certamente fez parte da infância de muita gente é o Txutxucão, personagem que acompanhava a Xuxa em seus programas de televisão. Pois então: o Txutxucão pertencia à raça de cachorro Fila Brasileiro.
  2. Alguns países - principalmente europeus - consideram que o Fila Brasileiro é perigoso, e por isso proibiram a criação da raça em seus territórios. Esse é o caso do Reino Unido, Noruega, Dinamarca e Nova Zelândia (Oceania).
  3. Além de ser um cão de guarda, a raça Fila também tem várias outras qualidades perfeitas para cães de trabalho. Eles conseguem caçar muito bem, e também podem atuar em outras funções, como cão de pastoreio ou cão boiadeiro.
  4. O nome da raça Fila tem origem no vocabulário português “filar”, que significa agarrar, prender ou segurar. Isso está ligado principalmente com a aptidão do Fila cachorro Brasileiro como cão de guarda e caça.

Fila Brasileiro filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Quando filhote, Fila Brasileiro tem ainda mais energia para gastar! É o momento em que o cãozinho está conhecendo o mundo, então ele vai adorar explorar tudo que estiver ao seu alcance. É nessa época que é indicado começar tanto o adestramento quanto a socialização para garantir o bom comportamento do cachorro brasileiro no futuro. 

Por outro lado, receber um filhote de Fila em casa requer certa atenção. É essencial estabelecer um espaço adequado para o pet, mas lembre-se que a tendência é que ele cresça bastante, pois ele é gigante! Fila Brasileiro geralmente se adapta melhor em lugares abertos, como quintal de casa ou um sítio. Por isso, uma boa dica é fazer uma casinha de cachorro com tudo que ele precisa lá dentro. Brinquedos, caminha, potes de ração e de água, tudo isso deve ser pensado.

Depois de completar 45 dias de vida, o Fila Brasileiro filhote também já pode começar a receber as primeiras vacinas de cachorro, além da vermifugação. Cumprir o calendário vacinal é fundamental para garantir a boa saúde dos doguinhos em qualquer fase. Lembre-se também que ao optar por um filhotinho de cachorro Fila, valor vem acompanhado de outros gastos que farão parte da sua vida por muito tempo, como consultas veterinárias periódicas, alimentação e higiene.

 

Fila Brasileiro filhote marrom Fila Brasileiro filhote tigrado Fila Brasileiro filhote preto Dois filhotes de fila Brasileiro caramelos Filhote de Fila Brasileiro preto Dois Filas Brasileiros filhotes brincando

 

Fila: cachorro da raça exige alguns cuidados indispensáveis na rotina

  • Escovação: ao contrário dos primos mais peludos como o São Bernardo, que também é gigante, o Fila só precisa de uma escovação semanal para a retirada dos pelos mortos que podem ficar acumulados. 

  • Banho: o cachorro Fila Brasileiro não precisa de banhos tão frequentes. Em períodos mais quentes, o recomendado é que o banho de cachorro aconteça uma vez por mês. Nas épocas mais frias, uma vez a cada dois meses é suficiente.

  • Orelhas: para garantir o bem-estar do cachorro, raça Fila deve ter suas orelhas verificadas semanalmente. Também é importante limpar bem a região com produtos específicos, evitando que problemas desagradáveis, como a otite canina, se instalem.

  • Unhas: o ideal é que as unhas do Fila Brasileiro não cresçam muito, ou pode causar muito desconforto para o pet e até machucá-lo. Por isso, aprender como cortar unha de cachorro é muito importante, e essa manutenção deve ser feita mensalmente ou a cada 15 dias.

  • Dentes: escovar os dentes do cachorro Fila três vezes na semana é a melhor forma de prevenir diversos problemas bucais, como o tártaro. Por isso, é bom ensinar o doguinho a se acostumar com a escovação desde cedo, com o Fila filhote.

  • Alimentação: não dá para falar de cuidados sem pensar na alimentação do Fila. Cachorro precisa de uma ração de boa qualidade - como premium ou super premium - e adequada para seu porte e idade correspondente. Já a quantidade de ração para Fila Brasileiro deve ser indicada por veterinário de confiança.

Como é a saúde do cachorro Fila Brasileiro?

O Fila Brasileiro costuma ser um cachorro saudável. Por causa de seu tamanho, é comum que ele precise comer bastante, mas você deve tomar cuidado com a obesidade canina: mesmo que ela seja ruim para qualquer raça de cachorro, no caso dos gigantes os efeitos podem ser ainda piores. 

Além disso, assim como outros animais de porte grande, o dono do Fila brasileiro deve ficar atento às displasias de joelho, cotovelo e coxofemoral. Como ele é muito pesado e grande, o desgaste da movimentação cotidiana pode gerar esse tipo de problema incômodo e dolorido para o seu amigo. De resto, o Fila Brasileiro - gigantes que só - devem fazer um acompanhamento constante com médico veterinário de confiança. Também é importante manter o calendário vacinal atualizado, bem com os vermífugos e antiparasitários.

Fila Brasileiro: preço da raça pode chegar a R$ 4 mil

Depois de conhecer um pouco mais sobre a raça, você deve estar se perguntando quanto custa um Fila Brasileiro. Muitas variáveis podem interferir no valor final, como sexo, linhagem e até mesmo as cores do animal - um cachorro Fila preto, por exemplo, pode ser mais caro do que um Fila Brasileiro rajado porque é menos comum. Já na questão do sexo, o cachorro Fila Brasileira fêmea sempre tende a ser mais cara do que um macho.

E quanto custa um Fila Brasileiro? De acordo com os principais canis brasileiros, quaando se trata de um cachorro Fila, preço das fêmeas pode variar entre R$ 2.000 e R$ 4.000, enquanto o dos machos fica entre R$ 1.500 e R$ 3.000. 

Mas atenção: não adianta apenas procurar na internet por “Fila, cachorro, preço”. Na verdade, o ideal mesmo é encontrar um canil de cachorro com boas referências, independentemente da raça escolhida. Essa é uma dica valiosa para não cair em ciladas e garantir que o local escolhido seja comprometido com o bem-estar dos animais. Além disso, se o preço for muito inferior à média, desconfie! Nem sempre se trata de um cachorro Fila puro, então vale a pena verificar o pedigree do animal.

Perguntas e respostas sobre o Fila Brasileiro

Qual o valor de um cachorro Fila?

Para quem não sabe quanto custa um filhote de Fila Brasileiro, preço flutua entre R$ 1.500 e R$ 4.000. Fatores como sexo, cores dos pelos e linhagem genética são os que mais impactam no valor. Se for um Fila preto, cão pode ter um valor diferente, por exemplo. Além disso, se o cachorro já tiver vacinado, vermifugado e/ou castrado, também pode ter uma mudança de preço do Fila Brasileiro.

Qual é a raça do Fila?

O Fila deriva da mistura de raças grandes e imponentes, como os Bulldogs, Bloodhound e Mastim. Ele é um cão molossoide com porte robusto, forte e majestoso. 

Quem é mais forte Fila ou Pitbull?

Em questão de força, o Fila Brasileiro vence o Pitbull. Para se ter uma ideia, o cachorro Fila é um dos que têm a mordida mais forte do mundo. Ele alcança 328 PSI, enquanto o Pitbull não passa de 235 PSI.

Qual é a raça do Fila Brasileiro?

Os cães da raça Fila podem ser reconhecidos por serem grandes, atléticos e com longas orelhas caídas. Ele tem o focinho preto, levemente apontado para frente e olhos escuros. Possuem um rabo comprido, são musculosos e estão sempre com uma postura de cão de guarda.

Publicado originalmente em: 22/01/2020
Atualizado em: 29/02/2024

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas