Você já ouviu falar no ronronar dos gatos? O gato ronronando é uma verdadeira fofura e um comportamento muito comum entre os felinos. Contudo, o mais curioso é o que está por trás desse barulhinho que pode até servir como um “calmante” natural para os tutores. O Patas da Casa trouxe algumas curiosidades sobre o ronrom e um guia para te ajudar a decifrar o que o felino quer expressar quando emite esse barulho. Vem conferir!

Seu gato é mais sociável, carente ou independente?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é o ronronar dos gatos?

O ronronar é um barulho que o felino emite que se assemelha muito ao som de um motorzinho ligado. Ao emitir esse som, as partes do corpo do gato apresentam leves tremidas e vibrações, como se realmente fosse um motor de algum pequeno eletrodoméstico ligado. É um ruído contínuo que faz parte da comunicação dos felinos.

Quando os gatos começam a ronronar?

Desde os primeiros dias de vida, o gato filhote já pode ronronar. Esse som pode ser percebido desde cedo, com o objetivo de chamar a atenção da mãe e até de conseguir se comunicar com ela, especialmente para o filhote conseguir se alimentar. Então é normal um gato filhote ronronar e geralmente esse comportamento se mantém na vida adulta.

Por que o gato ronrona?

Existem alguns motivos que explicam por que o gato ronrona. Na maioria das vezes, o ronrom é entendido como uma forma de comunicação felina comum em situações de relaxamento, como quando o gato recebe um carinho. Contudo, não existe uma explicação científica do que realmente está por trás desse hábito, já que o ronrom pode acontecer em diferentes circunstâncias.

Embora esse comportamento possa indicar o que o gato está sentindo, ele pode estar mais ligado a contrações musculares do animal do que com a comunicação felina em si, como no caso gatos miando.

Gato recebendo carinho

O que significa o ronronar de um gato?

O ronronar do gato, na linguagem felina, pode ter vários significados. Normalmente, esse som  está associado ao sentimento de felicidade e prazer, mas também pode significar outras coisas, como comunicação entre o felino e tutor, comunicação entre mãe e filhote, relaxamento, dor, fome, medo e até esse estresse. Veja abaixo como identificar o tipo de ronronar do gato: 

O ronronar do gato pode ser uma forma de comunicação 

O ronronar de gato pode estar relacionado a uma forma amigável do felino se comunicar com o tutor e, geralmente, ocorre quando o bichano recebe um carinho. Inclusive, quando você tem um gato no colo do tutor, é muito comum escutar esse motorzinho. É uma forma do pet expressar que está confortável e feliz com o chamego. O som quando então contentes é suave e contínuo, já quando querem se comunicar, é curto e agudo.

O ronronar dos gatos também pode indicar uma forma de comunicação entre a mamãe gata com o filhote, especialmente quando a gata está amamentando. Os gatos selvagens utilizavam esse mecanismo para chamar a atenção da mãe de forma silenciosa e, dessa forma, não atrair predadores. Por isso, acredita-se que esse comportamento tenha sido mantido entre os gatos domésticos.

O ronronar dos gatos pode indicar dor 

Um estudo na Scientific American, intitulado "Por que os gatos ronronam?", revelou que as vibrações provocadas pelo ronronar dos gatos podem ajudar a aliviar dores. Por isso, quando estão sentindo dor, também é possível notar o gato ronronando.

Esse é um exemplo de que os gatos não ronronam apenas em circunstâncias felizes, mas também quando estão se sentindo desconfortáveis. Os gatos ronronando quando sentem dor emitem um som agudo e penetrante, como se estivessem extremamente desconfortáveis. 

O ronronar dos gatos às vezes é sinal de medo 

O ronronar dos gatos também pode estar associado a momentos incomuns de vida do bichano que podem provocar medo. Embora não seja comprovado cientificamente essa relação, não é incomum se deparar com um gato ronronando quando eles estão em uma situação fora do habitual.

Quando um gato vai a uma consulta médica, por exemplo, é comum se deparar com o barulho do ronronar, assim como quando ele é levado para locais diferentes. O gato com medo emite um ronrom mais agudo, como se ele estivesse assobiando. 

O ronronar de gato em alguns casos indica fome 

Não é muito difícil adivinhar porque os gatos ronronam com fome, né? Eles ronronam quando querem chamar a atenção de seus tutores ou até da mamãe gata. O ronrom de um gato com fome costuma vir acompanhado de uma espécie de choro felino, um pouco mais  suave, mas persistente, como se ele estivesse te pedindo alguma coisa. Nessas horas, o melhor a se fazer é saber o que o gato pode comer e oferecer para ele.

Ronronar do gato pode indicar que o felino está estressado

Um gato estressado e ansioso também pode ronronar, especialmente após uma crise de estresse. Isso porque o ato de ronronar é uma forma de aliviar esse sentimento, como se a vibração provocada pelo ronrom fosse terapêutica para os felinos. Ou seja, o gato ronrona para reduzir o estresse e relaxar. O gato estressado pode emitir um som como se fosse um grito, acompanhado de uma postura de ataque. 

Como os gatos ronronam?

O ronrom é um som produzido pela vibração das cordas vocais dos gatos e amplificada através de contrações dos músculos da laringe e do diafragma. O gato inspira e expira o ronronado com uma frequência de som que varia entre 25 e 150 Hz. Parecido com um motorzinho, o característico som é emitido através da garganta, que é contraída na região da laringe. O movimento acaba liberando ar e produzindo o barulho do ronronar. 

O gato ronronando ajuda os seres humanos?

Já ficou comprovado o poder calmante dos gatos para o bem-estar dos humanos. Mas você sabia que também é benéfica a relação entre ronronar, gato e humano? A mesma pesquisa citada anteriormente, publicada pela Scientific American, revelou que as vibrações provocadas pelo ronronar dos gatos podem ajudar a fortalecer os ossos dos felinos! Então a teoria é que esse som possa fazer o mesmo nos humanos, propiciando uma recuperação mais eficiente de ossos fraturados.

Além disso, a pesquisa “Amor, segurança e companheirismo: o vínculo humano-animal e as famílias latinas”, realizada pela Universidade do Texas, revelou que os gatos podem aumentar a sensação de bem-estar dos tutores, ajudando a diminuir a tensão e a ansiedade. Apesar de não relaciona o ronronar dos gatos a esse benefício, acredita-se que esse som pode provocar um estado de relaxamento no tutor devido a sua frequência. 

gato no colo de tutora recebendo carinho

Isso porque o ronronar do gato está no limite de ser considerado um infrassom, que é uma onda sonora com baixa frequência, inferior a 15 ou 20 Hz. Alguns cientistas acreditam que o infrassom pode ter efeito sobre o sistema nervoso dos humanos e o bem-estar. 

Por que o gato ronrona quando recebe carinho?

É muito fofo e gratificante ouvir o ronronar de gato quando eles recebem um chamego do tutor. O motivo que explica porque o gato ronrona quando recebe carinho está relacionado ao sentimento de satisfação e amor. Ou seja, é uma das formas que os gatos dizem eu te amo para os tutores, demonstrando que eles estão confortáveis e felizes. 

Como saber se o seu gato gosta de você?

“Como saber se meu gato me ama?”. Muitos tutores não sabem decifrar os sentimentos felinos, especialmente porque eles têm maneiras sutis de demonstrarem amor. Contudo, para saber se o felino gosta ou não de você, basta observar o comportamento do gato, pois ele deixa bem claro como se sente quando está ao seu lado.

Alguns dos sinais que indicam o amor de gato são: