Gato

Ronronar dos gatos: o guia para interpretar tudo o que esse barulhinho que seu pet faz quer dizer

Publicado - 28 Dezembro 2023 - 14h03

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você já ouviu falar no ronronar dos gatos? O gato ronronando é uma verdadeira fofura e um comportamento muito comum entre os felinos. Contudo, o mais curioso é o que está por trás desse barulhinho que pode até servir como um “calmante” natural para os tutores. O Patas da Casa trouxe algumas curiosidades sobre o ronrom e um guia para te ajudar a decifrar o que o felino quer expressar quando emite esse barulho. Vem conferir!

O que é o ronronar dos gatos?

O ronronar é um barulho que o felino emite que se assemelha muito ao som de um motorzinho ligado. Ao emitir esse som, as partes do corpo do gato apresentam leves tremidas e vibrações, como se realmente fosse um motor de algum pequeno eletrodoméstico ligado. É um ruído contínuo que faz parte da comunicação dos felinos.

Quando os gatos começam a ronronar?

Desde os primeiros dias de vida, o gato filhote já pode ronronar. Esse som pode ser percebido desde cedo, com o objetivo de chamar a atenção da mãe e até de conseguir se comunicar com ela, especialmente para o filhote conseguir se alimentar. Então é normal um gato filhote ronronar e geralmente esse comportamento se mantém na vida adulta.

Imagem Quiz:Seu gato é mais sociável, carente ou independente?

Seu gato é mais sociável, carente ou independente?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Por que o gato ronrona?

Existem alguns motivos que explicam por que o gato ronrona. Na maioria das vezes, o ronrom é entendido como uma forma de comunicação felina comum em situações de relaxamento, como quando o gato recebe um carinho. Contudo, não existe uma explicação científica do que realmente está por trás desse hábito, já que o ronrom pode acontecer em diferentes circunstâncias.

Embora esse comportamento possa indicar o que o gato está sentindo, ele pode estar mais ligado a contrações musculares do animal do que com a comunicação felina em si, como no caso gatos miando.

Gato recebendo carinho

O que significa o ronronar de um gato?

O ronronar do gato, na linguagem felina, pode ter vários significados. Normalmente, esse som  está associado ao sentimento de felicidade e prazer, mas também pode significar outras coisas, como comunicação entre o felino e tutor, comunicação entre mãe e filhote, relaxamento, dor, fome, medo e até esse estresse. Veja abaixo como identificar o tipo de ronronar do gato: 

O ronronar do gato pode ser uma forma de comunicação 

O ronronar de gato pode estar relacionado a uma forma amigável do felino se comunicar com o tutor e, geralmente, ocorre quando o bichano recebe um carinho. Inclusive, quando você tem um gato no colo do tutor, é muito comum escutar esse motorzinho. É uma forma do pet expressar que está confortável e feliz com o chamego. O som quando então contentes é suave e contínuo, já quando querem se comunicar, é curto e agudo.

O ronronar dos gatos também pode indicar uma forma de comunicação entre a mamãe gata com o filhote, especialmente quando a gata está amamentando. Os gatos selvagens utilizavam esse mecanismo para chamar a atenção da mãe de forma silenciosa e, dessa forma, não atrair predadores. Por isso, acredita-se que esse comportamento tenha sido mantido entre os gatos domésticos.

O ronronar dos gatos pode indicar dor 

Um estudo na Scientific American, intitulado "Por que os gatos ronronam?", revelou que as vibrações provocadas pelo ronronar dos gatos podem ajudar a aliviar dores. Por isso, quando estão sentindo dor, também é possível notar o gato ronronando.

Esse é um exemplo de que os gatos não ronronam apenas em circunstâncias felizes, mas também quando estão se sentindo desconfortáveis. Os gatos ronronando quando sentem dor emitem um som agudo e penetrante, como se estivessem extremamente desconfortáveis. 

O ronronar dos gatos às vezes é sinal de medo 

O ronronar dos gatos também pode estar associado a momentos incomuns de vida do bichano que podem provocar medo. Embora não seja comprovado cientificamente essa relação, não é incomum se deparar com um gato ronronando quando eles estão em uma situação fora do habitual.

Quando um gato vai a uma consulta médica, por exemplo, é comum se deparar com o barulho do ronronar, assim como quando ele é levado para locais diferentes. O gato com medo emite um ronrom mais agudo, como se ele estivesse assobiando. 

O ronronar de gato em alguns casos indica fome 

Não é muito difícil adivinhar porque os gatos ronronam com fome, né? Eles ronronam quando querem chamar a atenção de seus tutores ou até da mamãe gata. O ronrom de um gato com fome costuma vir acompanhado de uma espécie de choro felino, um pouco mais  suave, mas persistente, como se ele estivesse te pedindo alguma coisa. Nessas horas, o melhor a se fazer é saber o que o gato pode comer e oferecer para ele.

Ronronar do gato pode indicar que o felino está estressado

Um gato estressado e ansioso também pode ronronar, especialmente após uma crise de estresse. Isso porque o ato de ronronar é uma forma de aliviar esse sentimento, como se a vibração provocada pelo ronrom fosse terapêutica para os felinos. Ou seja, o gato ronrona para reduzir o estresse e relaxar. O gato estressado pode emitir um som como se fosse um grito, acompanhado de uma postura de ataque. 

Como os gatos ronronam?

O ronrom é um som produzido pela vibração das cordas vocais dos gatos e amplificada através de contrações dos músculos da laringe e do diafragma. O gato inspira e expira o ronronado com uma frequência de som que varia entre 25 e 150 Hz. Parecido com um motorzinho, o característico som é emitido através da garganta, que é contraída na região da laringe. O movimento acaba liberando ar e produzindo o barulho do ronronar. 

O gato ronronando ajuda os seres humanos?

Já ficou comprovado o poder calmante dos gatos para o bem-estar dos humanos. Mas você sabia que também é benéfica a relação entre ronronar, gato e humano? A mesma pesquisa citada anteriormente, publicada pela Scientific American, revelou que as vibrações provocadas pelo ronronar dos gatos podem ajudar a fortalecer os ossos dos felinos! Então a teoria é que esse som possa fazer o mesmo nos humanos, propiciando uma recuperação mais eficiente de ossos fraturados.

Além disso, a pesquisa “Amor, segurança e companheirismo: o vínculo humano-animal e as famílias latinas”, realizada pela Universidade do Texas, revelou que os gatos podem aumentar a sensação de bem-estar dos tutores, ajudando a diminuir a tensão e a ansiedade. Apesar de não relaciona o ronronar dos gatos a esse benefício, acredita-se que esse som pode provocar um estado de relaxamento no tutor devido a sua frequência. 

gato no colo de tutora recebendo carinho
O gato ronronando pode ajudar a diminuir a tensão e ansiedade nos humanos

Isso porque o ronronar do gato está no limite de ser considerado um infrassom, que é uma onda sonora com baixa frequência, inferior a 15 ou 20 Hz. Alguns cientistas acreditam que o infrassom pode ter efeito sobre o sistema nervoso dos humanos e o bem-estar. 

Por que o gato ronrona quando recebe carinho?

É muito fofo e gratificante ouvir o ronronar de gato quando eles recebem um chamego do tutor. O motivo que explica porque o gato ronrona quando recebe carinho está relacionado ao sentimento de satisfação e amor. Ou seja, é uma das formas que os gatos dizem eu te amo para os tutores, demonstrando que eles estão confortáveis e felizes. 

Como saber se o seu gato gosta de você?

“Como saber se meu gato me ama?”. Muitos tutores não sabem decifrar os sentimentos felinos, especialmente porque eles têm maneiras sutis de demonstrarem amor. Contudo, para saber se o felino gosta ou não de você, basta observar o comportamento do gato, pois ele deixa bem claro como se sente quando está ao seu lado.

Alguns dos sinais que indicam o amor de gato são:

Adote um animal

Será que seu gato está pronto pra ganhar um irmão? 6 sinais de que uma segunda adoção pode ser uma boa ideia

Adotar gato é uma decisão que envolve ainda mais responsabilidade e muito planejamento quando você já tem um outro gatinho em casa. ...

Cachorro

8 truques divertidos e fáceis para ensinar ao seu cachorro filhote ou adulto

O adestramento de cães até parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Na verdade, treinar um cãozinho pode ser fácil e super divert...

Cuidados

Por que seu gato preto deve ser protegido nesta sexta-feira 13?

A sexta-feira 13 vem acompanhada de várias superstições, e uma delas envolve justamente o gato preto. Esses bichanos, que já sofrem ...

Cachorro

Essa atitude aparentemente inofensiva do seu cachorro pode revelar um grave transtorno comportamental

O comportamento canino é moldado por diferentes fatores como raça, histórico do animal e tipo de criação que ele teve. O problema é ...

Cachorro

Cães de Chernobyl passam por mutações decorrentes da radiação e características "estranhas" chocam cientistas

Décadas após o desastre nuclear de Chernobyl, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: os descendentes dos animais que sobre...

Cachorro

Banho em cachorro em casa com efeito de pet shop: foi com essa dica de um tosador que consegui economizar mais de R$100 por mês

Dar banho em cachorro em casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de economizar um dinheirinho n...

Cachorro

O que NÃO fazer com seu cachorro em 2025: 7 hábitos que não devem te acompanhar no próximo ano (verificado por especialistas)

Cuidar de cachorro é um compromisso que exige dedicação, carinho e responsabilidades ao longo de toda a vida do animal. No entanto, ...

Adote um animal

Será que seu gato está pronto pra ganhar um irmão? 6 sinais de que uma segunda adoção pode ser uma boa ideia

Adotar gato é uma decisão que envolve ainda mais responsabilidade e muito planejamento quando você já tem um outro gatinho em casa. ...

Ver todas