Gato

Gatos miando: como saber o que seu pet precisa?

Publicado - 05 Dezembro 2023 - 17h53

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Conhecidos por serem animais enigmáticos e misteriosos, entender a linguagem dos gatos não é uma tarefa tão simples, mas é fundamental para construir uma relação de confiança entre o tutor e o felino. Uma dica para desvendar o que os bichanos querem dizer é se atentando ao som dos gatos miando, já que o miado de gato é uma das várias formas que os bichanos têm de se comunicar. 

Pode não parecer, mas cada som de gato possui um significado diferente. Para te ajudar a entender o seu amigo de quatro patas, o Patas da Casa separou o que cada som de gato miando significa. Confira!

O que significa quando os gatos ficam miando?

Os gatos miando, na verdade, estão tentando se comunicar com humanos e outros animais. Nem sempre essa comunicação revela algo urgente. Existem algumas raças que gostam de "conversar" — como os Siameses —, mas, em alguns casos, os miados de gato podem significar fome, dor, estresse, necessidade de atenção e até um gato no cio.

Imagem Quiz:Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O que significa o grunhido de gato?

Além do barulho de gato miando, outro som comum na comunicação felina são os grunhidos. Esse tipo de ruído é comum quando o animal pretende demonstrar irritação, estresse e raiva. Ou seja, se você ver um gato estressado ou irritado e ouvir o gato miando "estranho", provavelmente é um grunhido e não um miado.

Gato miando com fome

Desvendar os miados de gato faminto é uma tarefa que não tem erro. Na maioria das vezes, os miados são agudos e insistentes, e só param quando o pote da ração para gato é abastecido. O miado de gato com sede é semelhante. Normalmente, os gatinhos costumam miar dessa forma próximo ao horário das refeições, e podem ficar rondando o pote de ração e a fonte de água enquanto chamam sua atenção. 

Gatinho miando com dor 

O miado de gato com dor é a maneira dele dizer que algo não está certo e que precisa de ajuda. Por esse motivo, é muito importante estar atento ao comportamento do gato, pois pode ser que ele esteja emitindo um sinal de alerta para o tutor. Nesses casos, o gato miando de dor emite sons mais altos e demorados. Se vier acompanhado de outros sintomas, como febre, vômito e sinais físicos, é preciso levá-lo ao médico veterinário. 

Gato miando muito no cio

O som característico de uma gata no cio é praticamente inconfundível. Durante esse período, o gato miando alto é a maneira que as fêmeas têm de chamar a atenção de um possível parceiro para o acasalamento. O miado de gato no cio costuma ser bem agudo e estridente, como se eles estivessem gritando, mas também pode ser melancólico e profundo, como se estivessem chorando. O som de gatos miado no cio é bem diferente do habitual.

gatinho cinza miando
O miado de gato no cio é inconfundível: um som agudo e melancólico

Som de gatos miando querendo atenção 

Os gatinhos carregam a fama de serem animais independentes e reservados, mas quando querem chamar a atenção do tutor, pode ter certeza que eles sabem ser insistentes. Então, se você se deparar com um gatinho miando alto do nada, pode ser que ele esteja afim de interação, como no caso de um gato carente.

Também pode ser que ele esteja em apuros, precisando de ajuda para sair de algum lugar. Normalmente, o som é de um gato miando alto que só dá uma trégua quando finalmente o gatinho recebe o que quer. 

Miado de gato bravo e estressado

O gato estressado ou incomodado com alguma coisa muda toda a sua postura corporal para demonstrar que não está afim de papo. Quando estão bravos, eles demonstram esse sentimento a partir de alguns sinais comportamentais, como pelos do corpo arrepiado e postura arqueada.

Além disso, outra maneira de expressar  descontentamento é a partir da vocalização: o miado de gato bravo costuma ser mais grave que o normal e também mais longo, como se ele estivesse reclamando de algo.

Se você percebeu que o felino anda estressado ultimamente, é importante observar o animal para descobrir a origem desse sentimento e buscar uma forma de amenizá-lo. Mostrar os dentes e garras normalmente acompanha os gatos bravos miando.

Miado de gato chorando

Diferente dos cachorros, identificar um gato chorando pode ser um pouco mais complicado, afinal, os felinos são animais bem sutis. Mas se os gatos choram, como podemos identificar? Os bichanos podem chorar por diversos motivos, mas esse é um comportamento bem mais comum em filhotes de gato.

O som do miado de gato filhote é mais agudo do que o normal e ocorre por mais tempo, e pode estar associado a separação precoce da ninhada. Já o som do gato adulto chorando pode variar o tom, mas também é agudo e prolongado. Ou seja, gatos miando alto podem estar chorando. Se o choro não tiver relação com algum problema de saúde do animal, uma forma de deixá-lo mais animado é investindo em brinquedos interativos para gatos.

Por que meu gato não para de miar?

Um gato miando muito como se fosse um choro normalmente indica dor ou problemas de saúde. São miados frequentes, e o comportamento do pet fica apático. Já um gato miando muito à noite, por exemplo, significa que o animal está animado e quer brincar, como também pode indicar que fome ou frio (principalmente se for um gato filhote miando).

Em alguns casos, os gatinhos miando são uma característica da personalidade do bichano e não quer dizer nada em especial. Algumas raças são mais "falantes" do que outras, como acontece com o gato Siamês, o Tonquinês e o Maine Coon.

O que significa gata miar muito? 

Um gato miando muito alto ou em excesso pode ser sinal de que tem algo incomodando o animal, então é bom ter atenção e descobrir o motivo dos miados. Pode significar desde dores e doenças até carência. Outra possível explicação para o gato miando muito: espiritismo diz que o comportamento tem a ver com um "alerta" ao tutor.

Publicado originalmente em: 25/09/2023
Atualizado em: 05/12/2023

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Adote um animal

Será que seu gato está pronto pra ganhar um irmão? 6 sinais de que uma segunda adoção pode ser uma boa ideia

Adotar gato é uma decisão que envolve ainda mais responsabilidade e muito planejamento quando você já tem um outro gatinho em casa. ...

Cachorro

8 truques divertidos e fáceis para ensinar ao seu cachorro filhote ou adulto

O adestramento de cães até parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Na verdade, treinar um cãozinho pode ser fácil e super divert...

Cuidados

Por que seu gato preto deve ser protegido nesta sexta-feira 13?

A sexta-feira 13 vem acompanhada de várias superstições, e uma delas envolve justamente o gato preto. Esses bichanos, que já sofrem ...

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Cachorro

Cães de Chernobyl passam por mutações decorrentes da radiação e características "estranhas" chocam cientistas

Décadas após o desastre nuclear de Chernobyl, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: os descendentes dos animais que sobre...

Cachorro

Banho em cachorro em casa com efeito de pet shop: foi com essa dica de um tosador que consegui economizar mais de R$100 por mês

Dar banho em cachorro em casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de economizar um dinheirinho n...

Cachorro

O que NÃO fazer com seu cachorro em 2025: 7 hábitos que não devem te acompanhar no próximo ano (verificado por especialistas)

Cuidar de cachorro é um compromisso que exige dedicação, carinho e responsabilidades ao longo de toda a vida do animal. No entanto, ...

Ver todas