Embora os gatinhos carreguem a fama de serem distantes e inexpressivos quando o assunto é o amor, é super equivocado assumir que eles não são sentimentais.  Os bichanos podem, sim, ter um jeitinho peculiar e sutil de demonstrar o amor de gato, mas eles são capazes de desenvolver fortes laços com seus tutores. Então como saber se meu gato me ama? Para te ajudar a decifrar os sinais de que seu gato te ama, o Patas da Casa vai te mostrar como é o amor de gato e as diferentes maneiras que eles expressam esse sentimento. Confira! 

Seu gato é mais sociável, carente ou independente?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Decifrando o amor de gato

Como saber se o seu gato te ama nem sempre é fácil, por isso é preciso entender o que está por trás dos sentimentos felinos. Afinal, será que os felinos realmente amam seus tutores ou só estão em busca de algo em troca nessa relação? De acordo com o estudo “Laços de apego entre gatos domésticos e humanos”, realizado pela Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, os gatinhos são capazes de criar uma forte conexão com a família que vive. 

Segundo a pesquisa, o apego dos gatos aos humanos pode ser visto como uma adaptação da espécie para viver em ambientes humanos. Isso mostra como os gatos conseguem se ajustar e criar laços emocionais com seus tutores. A pesquisa ainda desmistificou a ideia de que os bichanos são insensíveis, revelando que os gatinhos são tão apegados aos humanos quanto crianças e cachorros.

Como é o amor de gato?

Ser amado é um sentimento muito especial que traz muitos benefícios para vida de qualquer um, especialmente quando esse amor vem de nossos bichinhos de estimação. Com certeza esse é um dos sentimentos mais puros e verdadeiros que existem, e quem o tem, tem muita sorte.

Porém, se por um lado é bem mais simples reconhecer o amor dos cachorros por seus tutores, por outro, nem sempre é fácil decifrar os sinais que seu gato te ama. Por isso, confira alguns comportamentos que demonstram como os gatos dizem eu te amo para os tutores.

1) As lambidas são uma das maiores demonstrações do amor de gato

O gato lambendo o dono é uma clássica representação do amor felino. Quando o gato lambe ou dá leves mordidinhas, ele está reafirmando o carinho que sente pelo dono. Esse comportamento felino tem origem nas carícias que a mamãe gata oferece para o gato filhote. Portanto, quando receber essa manifestação de afeto, aproveite esse momento para retribuir o amor com muito carinho no bichano, pois essa é uma das maneiras de como fazer um gato gostar de você.

2) Amor de gato: seguir o tutor é sinal de que o bichano quer estar próximo de você

Os felinos são animais bem mais independentes que os cães, e embora gostem de curtir a própria companhia, eles também amam estar na presença de pessoas que consideram especiais. Portanto, se o comportamento do gato é te seguir pela casa, no banheiro e em outros cômodos, isso pode indicar que ele gosta de sua presença e quer estar ao seu lado. Esse não é um comportamento tão comum nos felinos: eles só agem dessa forma quando amam demais a pessoa que estão seguindo. Por isso, essa é uma das maneiras de como saber se o gato gosta de você.

3) Ronrom é um dos sinais que seu gato te ama

Como saber se seu gato te ama?  O gato ronronando é um comportamento que pode indicar uma série de emoções, porém, é muito comum o felino ronronar quando está sendo acariciado. Nesse caso, o gato ronronando pode estar associado ao sentimento de satisfação, relaxamento e felicidade. 

gato mordendo o nariz do tutor

4) Para demonstrar amor de gato, é comum o animal dar presentinhos "diferentes"

Acordou com um “presentinho” inusitado bem próximo de você, como uma barata, rato ou folhas? Calma, pois isso não significa que você tem um bichano arteiro em casa. Na verdade, na linguagem dos gatos, presentear as pessoas que ama com presas ou objetos do felino (como brinquedos) é uma maneira de demonstrar amor, carinho e cuidado.

5) Como saber se seu gato te ama: se ele deita de barriga pra cima, é sinal de confiança e amor

O gato com a barriga pra cima é um ótimo sinal, pois essa posição indica que o felino está se sentindo seguro e confiante. A barriga do gato é uma das regiões mais vulneráveis, e por isso o felino tenta protegê-la a todo custo. Então se o seu gato tem o costume de dormir ou ficar próximo de você com a barriga pra cima, saiba que ele se sente protegido ao seu lado. 

Por que eu amo tanto meu gato?

Quem tem um felino em casa sabe que é humanamente impossível resistir aos encantos e ao charme de um gatinho. Mas por que eu amo tanto meu gato? Quando alguém decide adotar um gatinho, esses bichanos tornam-se parte da vida do adotante, proporcionando muita felicidade. Dentre os fatores que explicam esse amor incondicional pelos gatos, podemos destacar:

  • Companheirismo
  • Redução de estresse
  • Conexão emocional
  • Carinho

Como chama quem ama gato?

Pessoas que amam gatos podem ser chamadas por um nome específico. Mas como chama quem ama gato? Uma pessoa que ama os felinos geralmente é chamada de ailurofilia, que significa amor por gatos.