Gato

Por que os gatos ronronam? Saiba os motivos do barulho fofo dos felinos

Publicado - 19 Junho 2023 - 13h38

Atualizado - 14 Maio 2024 - 18h42

Se você já se perguntou por qsue gato ronrona, talvez fique surpreso em saber que existem vários motivos e que o ronrom pode funcionar até como calmante para humanos! Todo gateiro já deve ter escutado aquele barulho de gato gostosinho que ele emite de vez em quando. Normalmente, o ronronar do gato aparece quando eles estão recebendo carinho no nosso colo. Mas o gato ronronando alto também pode surgir quando estão sozinhos.

Esse comportamento do gato fica ainda mais curioso porque o gato ronrona por motivos variados: pode ser tanto um ronronar de gato de satisfação quanto de fome! Se você quer saber por que os gatos ronronam e o que significa o ronronar de gato, confira a matéria a seguir!

Ronronar de gato: um comportamento natural dos felinos

O barulho que o gato faz e que tanto nos intriga ainda é motivo de dúvidas para muitos pesquisadores. Mas uma coisa que se pode afirmar é que o barulho, que é quase um rosnado de gato, é um instinto natural dos felinos. O ronronar de gato, na verdade, não é uma característica apenas dos bichanos domésticos. A origem do som vem dos seus ancestrais e, até hoje, outros felinos - como o lince e o guepardo - também fazem esse barulho!

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Gato aprende a ronronar desde cedo. Alguns estudos mostram que a partir do segundo dia de vida isso já é possível. A principal teoria de por que os gatinhos ronronam é que o barulho é uma forma de chamar a atenção da mãe e facilitar que ela ache os filhotes na hora de amamentar.

Ainda assim, é a mãe que os ensina o ato de ronronar. Como os filhotes de gato nascem cegos e surdos, as vibrações que a gata emite são essenciais não apenas para a sobrevivência dos bichanos, como também para estabelecer uma comunicação entre os pets nos primeiros dias de vida. Ou seja, o ronronar de gato é um comportamento natural do bichano.

O que significa o ronronar do gato?

Muitas não entendem muito bem o que é ronronar de gato ou como ele funciona, na prática. Na anatomia do gato, o barulho do ronronar é produzido quando o felino puxa o ar para dentro. É o contrário do rugido, que é quando o animal expulsa o ar com muita força. Estudos mostram que o ronronar do gato sai da garganta. Ele vem mais especificamente da contração e dilatação da glote, movimentos que promovem uma liberação de ar que, ao passar pela região, produz o barulho.

Mas afinal, por que os gatos ficam ronronando? O ronronar do gato costuma ser emitido para expressar sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Na maioria das vezes, os gatos fazendo barulhos estranhos estão demonstrando prazer e satisfação. Porém, estudos comprovaram que o gato ronronando alto também pode indicar medo, estresse e nervosismo.

Afinal, por que o gato ronrona? Veja 6 motivos

Além de entender por que o gato faz barulho quando respira, muitos tutores também se questionam o que quer dizer quando o gato ronrona. Como existem diferentes explicações para o barulho "fofinho", é importante avaliar a situação com cuidado. Abaixo, reunimos 6 motivos do porque os gatos ronronam.

 

Gato de olhinhos fechados enquanto recebe carinho de tutora
Gatos ronronando ao receber carinho é natural e até mesmo benéfico

 

1) Gato ronrona quando recebe carinho

Não tem nada mais fofo do que quando o  gato ronrona ao receber carinho do dono, demonstrando conforto e confiança ao se aninhar ou “afofar” seus tutores. O ronronar de gato demonstra felicidade em estar ali — e é um dos claros sinais de que um gato gosta de você. Ainda assim, é importante saber onde os gatos gostam de ganhar carinho para ter esse efeito.

2) Gato ronrona quando está com fome

O filhote de gato fazendo barulho é uma forma de ajudar a mãe a amamentar. Do mesmo jeito, a fome pode ser um dos motivos do porque os gatos fazem um barulho estranho enquanto comem ou quando querem que o humano encha o potinho de ração. Com esse ronronar, gato só quer ser alimentado, por isso vale checar se há comida no comedouro.

3) Gato ronrona após uma crise de estresse

Muitas vezes o gato faz barulho estranho após passar por situações de estresse. Nessas situações, ao ronronar, gato tenta acalmar a si mesmo. É como se as vibrações fossem terapêuticas para eles. Por isso, pode ser algo comum quando o tutor leva o gato ao veterinário ou quando o animal é submetido a alguma mudança na rotina. O gato estressado também pode ter outras alterações comportamentais.

4) Gato ronrona ao explorar ambientes

Alguns gatos ronronam enquanto exploram novos ambientes. Nesse caso, é comum ouvir o gato ronronando muito alto, bem mais que em outras situações. Isso acontece porque os felinos sentem prazer ao se aventurar por um lugar novo — e, como resultado, o ronronar do gato se torna bem perceptível.

5) Gato ronrona ao dormir

Acredita-se que a vibração do ronronar de gato auxilia no crescimento dos ossos durante o sono. A cientista Elizabeth von Muggenthaler — pesquisadora de bioacústica — afirma que isso se deve ao fato da frequência do ronronar do gato ser entre 25 e 100 HZ, que é uma frequência de cura terapêutica. Por isso, o barulho de gato ronronando teria poder de regeneração óssea no ciclo de sono dos felinos.

6) Gato ronrona ao sentir dor

O ronronar também pode ser sinal de que o gato está com dor ou algum incômodo. Isso pode estar relacionado ao fato de que o barulho do gato ronronando possui capacidade terapêutica. Ou seja, a vibração ajudaria o sistema defensivo do felino a atuar e se curar. Ou seja, os gatos ronronam para se recuperarem. 

Por que meu gato não ronrona? Devo me preocupar?

Como o ronronar de gato é um comportamento natural do felino, é comum que a maioria dos bichanos o façam. Mas então, por que meu gato não ronrona? Se você tem um felino que não faz o clássico barulho do gato não precisa se preocupar porque tem gato que não ronrona mesmo. Essa situação é comum naqueles bichanos que não tiveram a mãe por perto nos primeiros dias de vida.

Lembra que explicamos que os gatos fazendo barulhos estranhos começam na fase de filhote para chamar atenção da mãe na amamentação? Se a mãe não estava presente, é comum que esse instinto não se manifeste, já que não foi estimulado. Além disso, mesmo que a mãe fosse presente pode acontecer de o barulho do gato ronronando não existir ou ser muito baixinho. São situações normais que não significam que há algo de errado com seu pet.

Quando o gato ronrona, até os humanos são beneficiados

Os gatos ronronando quando fazemos carinho não é benéfico apenas para os bichanos, mas para os humanos também! O barulho do gato ao ronronar é uma forma de aliviar o estresse e estudos mostram que os benefícios de ter um gato são inúmeros, podendo até reduzir as chances de infarto e doenças cardíacas. Isso está relacionado à frequência da vibração do ronronar de gato que explicamos. Sua capacidade terapêutica não está restrita aos felinos, pois os humanos também se beneficiam dela.

O ronronar do gato tem grande impacto na saúde dos humanos, pois ajuda a acalmar e a fortalecer o corpo. O bichano é praticamente um terapeuta pessoal! Quem tem o animal de estimação e desenvolve os sentimentos de carinho e amor, também é beneficiado com o “poder de cura” do ronronar. Além disso, devido ao vínculo que os gatos e seus tutores são capazes de formar, o dono passa a identificar o motivo pelo qual o seu bichinho ronrona e a saber como acalmá-los nos casos em que o som demonstra medo ou estresse.

Gato ronronando muito às vezes precisa de atenção

O gato ronronando, na maioria das vezes, não representa nenhum perigo. No entanto, é importante observar a frequência com que isso acontece e, principalmente, se há outros sintomas envolvidos. Como um dos motivos por que os gatos ronronam tem a ver com dores e incômodos, esse pode ser um sinal de alerta em alguns casos. Isso significa que, se o animal estiver doente ou debilitado de alguma maneira, precisará passar por uma avaliação com um veterinário de confiança.

Redação: Mariana Almeida e Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 19/06/2023

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Ver todas