Na vida real, os cachorros já cativam muita gente por onde passam — seja na rua, no pet shop, nos parques e até em estabelecimentos pet friendly. Mas quando aparecem na ficção, principalmente em filmes e séries de sucesso, os pets ganham ainda mais o coração das pessoas. Pelo menos, é o que parece ter acontecido após o lançamento do filme Superman Legacy (2025).
A nova produção hollywoodiana não trouxe só o Homem de Aço de volta às telas. Desta vez, o super-herói veio acompanhado de Krypto, o Supercão, que roubou a cena e a atenção do público. A prova disso foi que, logo depois da estreia do longa, as buscas por “adotar um cachorro perto de mim” dispararam, com um aumento de 513% em pesquisas relacionadas à adoção de cães em abrigos, segundo dados do app Woofz. Coincidência? A gente acha que não!
Krypto, o Supercão: mais do que um coadjuvante
Embora seja a primeira vez que aparece nas telonas, Krypto já é bastante conhecido pelos fãs dos quadrinhos da DC Comics — surgindo em diversas edições das HQs e também nos desenhos animados do Superman. Para quem não conhece, o personagem se trata de um cãozinho branco originário de Krypton, que possui superpoderes como voo, superforça, visão de calor, super-audição e olfato, iguais aos do Superman. E apesar de ser um coadjuvante na história “oficial” do Homem de Aço, Krypto se tornou um verdadeiro protagonista no novo filme.
Isso porque, em Superman Legacy, o cachorro aparece desde os primeiros minutos, causando muita confusão e também salvando o dia. Tudo isso atrelado à imagem de um animalzinho fofo e carismático, no melhor estilo de vira-lata “fiapo de manga”. É o combo perfeito para fazer qualquer pessoa se apaixonar pelo doguinho (e querer ter um pet igualzinho em casa, mesmo que sem superpoderes).
Aqui, precisamos pontuar que Krypto não é um cãozinho de verdade. O parceiro canino do Superman nas telonas foi totalmente gerado por computadores. No entanto, ele foi baseado em um pet bem real. Em diversas entrevistas, o diretor do filme, James Gunn, revelou que Krypto é inspirado em seu próprio cãozinho, chamado Ozu, que foi adotado quando ele ainda estava escrevendo o roteiro do longa.
Na produção, Krypto foi modelado usando escaneamento 3D de Ozu, e seus movimentos vieram de vídeos reais e captura de movimento. Aliás, o visual de pelos “arrepiados” que é uma característica de Ozu foi mantido na concepção de Krypto justamente para refletir um caráter descolado e bagunceiro do super-cão — o que faz toda a diferença no carisma do personagem, adicionando leveza e humor à trama.

Sucesso e incentivo à adoção
A presença marcante de Krypto no novo filme do Superman é tanta que não demorou a ter um impacto positivo que vai muito além das telas do cinema. Poucos dias depois da estreia, houve um pico nas buscas online por “adotar um cachorro perto de mim”, “adoção de cães” e até “nome de cachorro Krypto”.
Esse efeito, inclusive, surpreendeu até mesmo o diretor do longa. “Este filme tem sido uma enxurrada de bênçãos para mim e esta talvez seja a maior de todas. Ozu não faz ideia de que tudo isso está acontecendo, mas, se soubesse, estaria orgulhoso”, escreveu Gunn em uma postagem no Instagram ao comentar a notícia.
Com isso, Superman Legacy se tornou mais um exemplo de como filmes, séries e outras produções culturais influenciam o comportamento das pessoas, especialmente quando o assunto é adotar cachorro. Produções como 101 Dálmatas, Marley & Eu e Quatro Vidas de um Cachorro e outros filmes de cachorro também geraram ondas de interesse pela adoção de animais. Ou seja, um personagem canino pode incentivar hábitos benéficos na vida real.
Adotar um cachorro perto de mim: por onde começar?
Se você também ficou com vontade de adotar um cachorro depois de conhecer Krypto ou outros cãezinhos famosos, saiba que milhares de “heróis” de quatro patas estão esperando por um lar nos abrigos de todo o Brasil. Eles podem não voar ou ter visão de raio laser, mas com certeza têm o poder de transformar sua vida com amor, lealdade e companheirismo. Aqui vão algumas dicas para começar sua busca por um pet de adoção:
- Pesquise abrigos e ONGs próximas a você com boas avaliações
- Converse com os responsáveis pela doação para entender o histórico e as necessidades do animal
- Avalie seu estilo de vida, rotina e espaço disponível para que seja compatível com as necessidades do cão
- Prepare o lar com tudo que o cachorro precisa (ração adequada, cama, brinquedos e muito carinho!)
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONGs em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.