Apesar da reputação de serem animais misteriosos e independentes, o amor de gato e o carinho por seus tutores são mostrados de maneiras sutis. Os bichanos têm um jeitinho próprio de expressar o que estão sentindo, por isso, é fundamental compreender a linguagem dos gatos com um olhar atento e cuidadoso. Afinal, é por meio do comportamento felino que gatos dizem “eu te amo” para os tutores. Para desvendar esse mistério, o Patas da Casa vai te mostrar como os gatos dizem eu te amo e também como demonstrar afeto a um gato.

Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como os gatos dizem eu te amo? 5 atitudes que significam isso

Por serem animais menos expressivos que os cachorros, alguns tutores podem sentir dificuldade em compreender os sentimentos felinos e podem se perguntar “como saber se seu gato te ama?”. Entretanto, decifrar como os gatos dizem “eu te amo” não é tão difícil, basta ficar bem atento a alguns sinais que os bichanos demonstram. Dentre os principais comportamentos do gato que indicam esse amor, podemos destacar 5: 

1) Amassar pãozinho no colo do tutor:

O gato amassando pãozinho é um comportamento muito fofo dos felinos para se aconchegar em lugares confortáveis. Por outro lado, existem outros motivos que explicam por que os gatos amassam pãozinho, como demonstrar afeto. Essa é uma das formas como os gatos dizem eu te amo e retribuem todo o carinho que recebem dos tutores, mostrando que você é importante para ele.

2) Gato lambendo o dono:

O gato lambendo o dono é mais um comportamento felino que indica que ele te ama. Os bichanos associam as lambidas a um ato de cuidado, pois os gatos filhotes recebem lambidas das mamães para demonstrar amor. Se você quer saber como dizer eu te amo pra um gato, saiba que esse é o momento perfeito para enchê-lo de amor e afago, basta apenas saber onde os gatos mais gostam de ganhar carinho, como na região da cabeça e nas costas.

3) Gato te seguindo pela casa:

Mais independentes do que os cachorros, não costuma ser tão comum o gato seguindo o dono pela casa. Se o seu pet tem o costume de te acompanhar pelos cômodos, saiba que essa é uma das formas dele expressar o seu amor de gato.

lambidas no tutor

4) Os gatos levam presentes “especiais” para o humano:

Embora a relação entre os felinos e humanos não seja hierarquizada, já que os bichanos enxergam os humanos como iguais e não como seus superiores, os gatos escolhem seus donos baseados na segurança e confiança que sentem por eles. Os presentes de gato são uma prova de amor! Quando você é o escolhido pelo animal, uma forma de descobrir como os gatos dizem eu te amo é com “presentinhos” inusitados que eles costumam carregar até suas pessoas favoritas, como ratos, baratas, folhas e brinquedos. 

5) Gato ronronando:

Você já se perguntou por que os gatos ronronam? O ronronar é um comportamento natural do felino, é aquele clássico barulhinho que os gatos costumam emitir que se assemelha a um motorzinho de carro. Embora nem sempre o gato ronronando seja sinônimo de felicidade, na maioria das vezes eles demonstram que estão confortáveis e contentes ao lado do tutor emitindo esse som. Então se o seu gato costuma ronronar perto de você, saiba que essa é uma das maneiras de como os gatos dizem eu te amo.

Como dizer eu te amo para o meu gato?

Agora que você já sabe como os bichanos demonstram o amor que sentem pelo tutor, você deve estar se perguntando: afinal, como dizer eu te amo para o meu gato? Assim como os bichanos demonstram o carinho pelos tutores de várias maneiras, você também pode demonstrar o seu amor por gatos com algumas atitudes. Confira essas dicas e saiba exatamente como dizer eu te amo pro gato: 

gato brincando enriquecimento ambiental

Como falar oi para um gato? 

Você sabe como falar oi para um gato sem assustá-lo ou deixá-lo com medo? Naturalmente desconfiados, os felinos não cedem a qualquer pessoa que esteja a fim de interagir. Para conseguir a atenção deles, você pode abaixar e ficar na altura do bichano, estender a mão e chamá-lo pelo seu nome. Se você não souber o nome do gato ou se ele estiver longe demais, que tal tentar chamá-lo utilizando o velho e clássico som “pss pss" para chamar o gato? Se ele ignorar os chamados, é sinal de que ele não está muito afim de papo e é melhor tentar outra hora.

"Por que eu amo tanto meu gato?"

Perguntar “por que eu amo tanto meu gato?” para um amante de felinos pode ser um desafio, afinal, existem tantos motivos que explicam o amor por gatos. Entretanto, independente da raça de gato, é inevitável não se apaixonar por um gatinho. Super lindos, os felinos são animais inteligentes e super sensíveis, e conseguem criar fortes vínculos emocionais com seus tutores. Além disso, segundo o estudo "Meu pet, meu amparo, meu caminho seguro: A história de vida de pessoas com depressão pós adoção", publicado pela Editora Científica Digital, em 2020, ter um gato ajuda a combater a tristeza, ansiedade e depressão, pois diminui os níveis de estresse e cria no tutor um senso de responsabilidade. Nesse sentido, eles podem até atuar como gato de suporte emocional, auxiliando no tratamento do tutor. Ou seja, além de serem companheiros super leais amados incondicionalmente por seus donos, os gatos são pets que curam.