Você sabe por que os gatos ronronam? O famoso “motorzinho” que os bichanos emitem vem da garganta do animal assim que ele puxa o ar para dentro. Quando esse barulho é externalizado, conseguimos ouvir o famoso ronronar. Em algumas situações, a explicação do por que os gatos ronronam está relacionada à fome, estresse, sono e até mesmo dor. Na maioria das vezes, porém, os gatos ligam o motorzinho quando estão sentindo satisfação, prazer e felicidade.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O som dos gatos ronronando é muito gostoso de ouvir. É comprovado, inclusive, que o ronronar do gato acalma o tutor, já que a frequência de vibração do barulho ajuda a acalmar uma pessoa estressada. Estudos mostram que o "motorzinho" é tão poderoso que pode até mesmo reduzir o risco de algumas doenças cardíacas. Assim, muitos tutores tentam descobrir como fazer o gato ronronar para escutar esse som agradável. É importante entender que o romrom é um instinto natural do bichano, então não tem como você ligar e desligar. Porém, como o som costuma aparecer quando o bichano está satisfeito, você pode estimular o pet com algumas medidas que promovem maior bem-estar a ele. O Patas da Casa separou um passo a passo de como fazer seu gato ronronar de forma bem simples. Confira!

Passo 1: Deixe o ambiente o mais confortável possível para que o gato fique à vontade


O primeiro passo de como fazer um gato ronronar é deixá-lo num ambiente calmo e tranquilo
O primeiro passo de como fazer um gato ronronar é deixá-lo num ambiente calmo e tranquilo

A explicação do por que o gato liga o motorzinho está diretamente relacionada aos sentimentos do animal. Para que ele ronrone, precisa se sentir bem confortável e satisfeito. Por isso, se você quer saber como fazer um gato ronronar, o primeiro passo é deixá-lo o mais à vontade possível. Mantenha a casa sempre arejada, evite sujeiras e sempre deixe o espacinho do seu bichano com mantinhas confortáveis. Além disso, lembre-se que a audição felina é muito mais apurada que a nossa. Portanto, evite locais com barulhos altos, já que o som é ainda mais estridente para um gatinho, o que pode deixá-lo incomodado. Com esses cuidados, vai ficar muito mais fácil não só fazer o pet ronronar, como também escutar o gato ronronando. 

Passo 2: Faça carinhos nos locais certos para fazer o gato ronronar

 


Uma dica de como fazer o gato ronronar que não tem erro é fazer carinho
Uma dica de como fazer o gato ronronar que não tem erro é fazer carinho

Os carinhos são o meio mais fácil de fazer o bichano ligar o motorzinho! Gato fica muito à vontade e sente uma satisfação enorme sempre que recebe carícias do seu dono. A sensação de prazer é tão grande que logo ele começa a ronronar naturalmente. Uma boa dica para que o motorzinho apareça ainda mais facilmente é saber onde os gatos mais gostam de receber carinho. Normalmente, eles preferem ser acariciados nas costas e na cabeça, principalmente perto dos olhos e entre as orelhas. Alguns bichanos também gostam de receber carinho no pescoço e no peito. Então, se ele se aproximar mostrando essas regiões para você, tá permitido acariciar esses locais. A barriga e os bigodes do gato, por sua vez, devem ser evitados, pois os bichanos em geral não são fãs de carinho nessas partes do corpo. 

Passo 3: Incentive o instinto explorador do gato 

 


É comum ver os gatos ronronando quando eles estão explorando um novo ambiente
É comum ver os gatos ronronando quando eles estão explorando um novo ambiente

Um dos motivos que explicam por que os gatos ronronam são os seus instintos naturais. Os filhotes, por exemplo, têm o costume de ronronar para chamar a atenção da mãe na hora da amamentação. Além disso, o som é muito comum quando o pet está explorando novos ambientes, já que eles são instintivamente curiosos e adoram desbravar o que está ao seu redor. Por isso, se apenas o carinho não foi suficiente para ter seu gato ronronando, aposte em brincadeiras interativas para gatos. O enriquecimento ambiental é fundamental pois ajuda o bichano a ter seus instintos estimulados de forma saudável dentro de casa. O gatinho se sente muito bem explorando nichos, prateleiras e arranhadores. Portanto, é uma boa maneira de como fazer o gato ronronar. 

Passo 4: Tenha paciência e espere que o gato venha ao seu encontro

 


Como fazer seu gato ronronar: deixe que ele decida quando quer carinho ou não
Como fazer seu gato ronronar: deixe que ele decida quando quer carinho ou não

É importante ressaltar que nem sempre o seu gato vai aceitar seu carinho no exato momento que você quer que ele ronrone. Às vezes, o pet está com vontade de apenas ficar no seu cantinho. Portanto, se as técnicas de como fazer o gato ronronar não funcionarem de primeira, não obrigue o animal. Você deve esperar até que o pet venha ao seu encontro, sem forçar a barra. Os motivos que explicam por que os gatos ronronam estão muito atrelados aos seus sentimentos, e a raiva não vai fazer com que o animal emita esse som fofo para você. Na verdade, a probabilidade é que, além de não fazer o motorzinho, gato vai ficar bem irritado com você. Assim que o bichano vier até seu encontro e te der uma abertura, tente novamente as técnicas de carinho e brincadeiras. 

Passo 5: Se nenhum dos passo de como fazer um gato ronronar der certo, entenda que está tudo bem 

 


Gatos ronronando nem sempre vão acontecer, então aceite que está tudo bem se não conseguir
Gatos ronronando nem sempre vão acontecer, então aceite que está tudo bem se não conseguir

Se você fez de tudo e ainda assim seu gato não ronrona, é hora de seguir para o último passo: deixar para lá! Existe uma ideia de que o gato precisa ronronar, mas não é bem assim. Alguns pets, por exemplo, nasceram longe da mãe. Como não tinham alguém para chamar atenção na hora de amamentar, não desenvolveram bem o instinto de ronronar. É completamente normal que certos bichanos não tenham aprendido a vocalizar esse som, então não fique preocupado se esse for o caso do seu animal. Vale a pena você tentar as técnicas de como fazer seu gato ronronar, mas não se prenda muito a isso caso ele não consiga. O importante é que o seu gato te ama e demonstra isso de outras maneiras. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes