O gato piscando é uma forma de linguagem corporal felina que pode dizer muito sobre a relação do pet com uma pessoa. Gatos e humanos não são capazes de se comunicar verbalmente, mas podem sim interagir de diferentes maneiras. A posição do rabo, a postura corporal, a posição das orelhas e a vocalização (ronronar e miado de gato) são alguns exemplos de como o bichano se comunica com você. O que muita gente não sabe é que quando o gato pisca ele também pode estar tentando dizer algo. Descubra a seguir o que a ciência já descobriu sobre a comunicação por trás dos gatos piscando os olhos.

O que o gato piscando está tentando comunicar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O piscar de olhos tem várias funções biológicas, como manter a lubrificação do olho. Mas sabia que esse comportamento também tem um papel importante na comunicação? Talvez você já tenha ouvido falar de médicos que incentivam pacientes que não podem falar por algum motivo a piscar para se comunicar. No caso dos bichanos, a piscada também tem a função de auxiliar na linguagem.

Se você já reparou o seu gato piscando lentamente para você, saiba que isso é um ótimo sinal! Um estudo publicado pela revista Scientific Reports comprovou que quando o gato pisca, ele está, na verdade, sorrindo para você. O movimento do bichano de estreitar os olhos é parecido com o que nós fazemos quando sorrimos, fechando um pouco os nossos olhos. De acordo com o estudo, o gato pisca de forma lenta quando se sente confortável e relaxado em uma situação. Ou seja: se você vir o seu gato com essa expressão, pode ter certeza que ele te ama e confia em você.

Imitar o gato piscando é uma forma de se comunicar com seu bichano

Já sabemos que quando os gatos piscam lentamente eles estão sorrindo para nós. Porém, a linguagem felina fica ainda mais interessante: imitar o comportamento do gato aumenta a interação entre o animal e seu tutor. Para a realização do estudo, os psicólogos envolvidos realizaram dois experimentos. O primeiro contava com 21 gatos de 14 famílias diferentes. Os tutores sentaram a um metro de distância dos seus animais e tinham que piscar lentamente quando os gatos olhavam para eles.

Os pesquisadores filmaram o bichano e o humano. Depois, compararam a maneira como os gatos piscavam na presença do tutor e quando estavam sozinhos. O resultado comprovou que os felinos têm uma maior propensão a piscar lentamente após os humanos fazerem o mesmo movimento para eles. É como se os gatos piscando de volta estivessem “respondendo” a pessoa. Às vezes o gato pisca um olho só e em outras pisca os dois. De qualquer forma, a chance de ele piscar de volta para você é bem alta.


O gato piscando para o dono é o equivalente a um gato sorrindo
O gato piscando para o dono é o equivalente a um gato sorrindo

Os gatos piscam para se comunicar não só com seus tutores, mas também com desconhecidos

O segundo experimento realizado pelos pesquisadores comprovou mais um fato curioso. Esse teste foi feito com 24 gatos de 8 famílias diferentes. Dessa vez, porém, foram os pesquisadores que piscaram para os gatos, e não os tutores. Eles não tiveram qualquer interação com os animais antes do estudo, então eram totalmente desconhecidos. O processo foi exatamente o mesmo: o humano a uma distância de um metro do animal piscava lentamente para ele. Nesse caso, além de piscar, a pessoa também tinha que estender a mão na direção do gato.

O resultado comprovou mais uma vez que os bichanos têm maior tendência a piscar lentamente após uma pessoa fazer esse movimento para ele. Mas, dessa vez, ficou provado que esse comportamento acontece mesmo que a interação se dê com alguém desconhecido. E o melhor de tudo: descobriu-se ainda que os gatos também estão mais propensos a se aproximar da mão da pessoa se ela tiver piscado lentamente primeiro. Assim, podemos afirmar que não só os gatos piscam para se comunicar como nós também podemos nos comunicar com eles dessa forma.

Quando o gato pisca lentamente para o tutor, está demonstrando amor e confiança

Muitas pessoas acham que os gatos são animais mais distantes e que não são muito apegados ao tutor. Essa ideia existe porque a forma que os bichanos têm de demonstrar amor é diferente dos cães, que normalmente são animados, pulam em cima do dono e fazem uma festa. Mas acredite: os felinos mostram afeto, mesmo que seja com atitudes mais sutis. O simples movimento do gato piscando o olho lentamente na sua direção é uma prova não só de amor, mas de confiança. O bichano se sente à vontade com você e demonstra isso com um jeitinho particular de sorrir.

Existem ainda outros comportamentos que ajudam a entender se o gato te ama. Se o gato traz presentes para você, dá cabeçadas, amassa pãozinho, dá lambidinhas e ronrona quando está ao seu lado, pode ter certeza de que ele está dando sinais de que te ama! 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Juliana Melo