Comportamento animal

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Publicado - 09 Julho 2025 - 14h00

Atualizado - 09 Julho 2025 - 14h35

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofinho ou mesmo no seu colo e logo começa a pressionar as patinhas alternadamente. Essa cena encantadora é conhecida como “gato amassando pãozinho” e, apesar de parecer apenas um carinho gratuito, o gesto tem origens bem mais complexas do que se imagina.

Afinal, por que os gatos amassam pãozinho? Esse comportamento tão comum e fofo está profundamente ligado ao instinto, às memórias da fase de filhote (especialmente do período de amamentação) e ao bem-estar emocional dos felinos. Só que entender esse hábito vai muito além da curiosidade: é uma forma de se conectar com o universo emocional do seu pet e identificar sinais de que ele está confortável, feliz ou até mesmo precisando de um momento de alívio do estresse.

Que tal explorar as razões por trás desse famoso gesto felino para entender o que ele revela sobre a personalidade e os sentimentos do seu bichano? Já vamos te dar um spoiler: se ele faz isso perto de você, pode comemorar — é sinal de confiança e muito amor envolvido. Então, continue a leitura para saber mais!

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Por que os gatos amassam pãozinho?

O ato de amassar pãozinho é um comportamento instintivo dos felinos. Os gatos filhotes começam a fazer isso ainda mamando, pois o movimento ajuda a estimular a produção de leite da mãe. Porém, muitos gatos continuam com esse hábito pelo resto da vida.

E por que o gato amassa pãozinho mesmo depois de adulto? A resposta envolve diversos fatores ligados à natureza felina, ao conforto e até ao afeto que sentem por seus tutores. Na verdade, o ato de amassar pãozinho pode dar pistas valiosas sobre a personalidade do seu gato, sabia?

Gatos que mantêm esse comportamento na fase adulta geralmente são mais carinhosos, sociáveis, ligados ao tutor e gostam de rotinas que tragam aconchego e segurança. Eles tendem a ser sensíveis ao ambiente e costumam buscar lugares ou pessoas que os façam se sentir protegidos. Portanto, se o seu pet amassa pãozinho no seu colo, ele se sente completamente à vontade com você — e isso, no mundo felino, vale ouro, já que é uma grande demonstração de afeto dos gatos.

Gato amassando pãozinho em cobertor branco
Gato amassando pãozinho com frequência pode ser sinal de uma personalidade carinhosa

Por outro lado, sabemos que nem todos os gatos amassam pãozinho com frequência — e isso não significa que eles sejam menos carinhosos. Alguns são mais reservados, independentes ou simplesmente expressam afeto de outras formas. Assim como acontece com os humanos, cada gato tem um jeito único de se comunicar e demonstrar amor. Veja a seguir outros motivos do gato amassando pãozinho:

1) Memória afetiva da infância

Ao afofar a coberta, o sofá ou até mesmo o colo do tutor, o gato revive a sensação de segurança e conforto que sentia ao lado da mãe. É como se aquele gesto trouxesse um aconchego emocional. Serve como um sinal de que ele se sente em casa e, o mais importante: que você é parte da "família" dele.

2) Preparando o local para descansar

Na natureza, os gatos selvagens tinham o costume de amassar a vegetação antes de se deitarem para dormir. Isso criava um ninho mais confortável e seguro. Por isso, um gato amassando pãozinho pode estar simplesmente preparando o terreno para uma boa soneca.

3) Marcação de território

As almofadinhas das patas dos gatos possuem glândulas que liberam feromônios. Ao afofar uma superfície, eles também estão marcando aquele local como território deles. Então, se o gato amassa pãozinho no colo de alguém, ele pode estar cultivando um sentimento oculto de “posse” pelo humano.

4) Alívio de estresse ou ansiedade

Amassar pãozinho pode funcionar como uma maneira de se “auto acalmar”. O gesto repetitivo e rítmico traz conforto e ajuda a aliviar o estresse do gato. É como o humano que mexe o pé ou rói as unhas quando está nervoso.

5) Alongamento

Outro motivo que explica por que gato amassa pãozinho é a necessidade de se alongar. Esse alongamento suave pode ocorrer antes de uma soneca ou ao acordar, como parte de um ritual de relaxamento físico. Ou seja, além de fofo, o gesto é também uma forma prática de autocuidado felino ou uma espécie de "yoga felina".

Em qualquer uma dessas situações, saiba que o hábito de amassar pãozinho é totalmente inofensivo e positivo. Portanto, jamais repreenda seu pet se ele estiver fazendo isso — mesmo que isso acarrete em algumas unhas fincadas no cobertor, no seu colo ou em algum móvel. Isso porque um gato amassando pãozinho está apenas sendo ele mesmo: um felino cheio de instinto, afeto e personalidade!

Cachorro

Maus-tratos nos primeiros 6 meses favorece comportamentos agressivos em cães adultos, aponta estudo

Quando o assunto é comportamento canino, muita gente ainda acredita que a agressividade em cães tem uma relação direta com certas ra...

Alimentação

Pode guardar sachê de gato aberto?

A ração úmida, geralmente em formato de sachê, é uma das formas mais práticas e nutritivas de complementar a dieta dos gatos. A text...

Cuidados

Como conquistar a atenção de um gato recém-adotado?

Adotar um gato, especialmente quando ele já está na fase adulta, costuma trazer desafios que muitos tutores só percebem depois da pr...

Gato

Quais são as raças de gatos pretos?

Os gatos pretos sempre chamaram atenção por sua beleza marcante e personalidade cativante. Ao longo dos anos, eles se tornaram símbo...

Cachorro

Maus-tratos nos primeiros 6 meses favorece comportamentos agressivos em cães adultos, aponta estudo

Quando o assunto é comportamento canino, muita gente ainda acredita que a agressividade em cães tem uma relação direta com certas ra...

Alimentação

Pode guardar sachê de gato aberto?

A ração úmida, geralmente em formato de sachê, é uma das formas mais práticas e nutritivas de complementar a dieta dos gatos. A text...

Cachorro

O Shih Tzu fica bem sozinho? Saiba como adaptar esta raça em casa

O Shih Tzu é conhecido pelo temperamento dócil, alegre e companheiro, características que o colocam entre os cachorros mais populare...

Cachorro

Cachorro idoso precisa de uma alimentação diferenciada?

Assim como os humanos, os cachorros precisam de atenção especial para manter o bem-estar físico e mental quando entram na terceira i...

Ver todas
Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?