Comportamento do Gato

Gato estressado: quais são as causas e os prejuízos na saúde do pet?

Publicado - 22 Abril 2022 - 15h55

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Até mesmo o mais calmo e carinhoso dos bichanos pode se tornar um gato estressado, dependendo do que acontece no dia a dia dele. Os felinos são conhecidos por terem um temperamento sensível, então até mesmo pequenas mudanças são capazes de afetar o humor do pet. Além disso, determinadas circunstâncias - como visitas ao veterinário - também podem deixar o gato estressado. O que fazer nessas horas? Como identificar o estresse em gatos? Sintomas são mais evidentes ou discretos?

Várias dúvidas surgem quando o assunto é tentar entender o comportamento desses animais. No caso de um gato estressado, é fundamental investigar as causas do estresse e compreender como isso, a longo prazo, pode afetar a saúde do seu animal de estimação. Para não restarem dúvidas, é só acompanhar a matéria abaixo com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Quais são as causas do estresse em gatos?

Muitas situações podem deixar um gato estressado e refletir no comportamento do pet. Como todos sabem, os felinos são animais extremamente apegados com a rotina e não aceitam mudanças com tanta facilidade. Por isso, no topo da lista pode-se dizer que essa é uma das principais causas do estresse em gatos: mudanças. E não precisa ser necessariamente mudar de casa com o gato, mas absolutamente qualquer mínima alteração no lar do pet - e isso inclui pequenas reformas ou mudar os móveis de lugar.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A chegada de novos membros é outro tipo de “mudança” que nem sempre é bem recebida por esses animais. Por isso, antes de adquirir um novo bichinho de estimação - seja um gato ou um cachorro -, é necessário avaliar como vai ser o processo de introdução e adaptação entre eles. É totalmente possível aprender como acostumar um gato com outro e fazer com que cachorro e gato convivam harmoniosamente, mas tudo deve ser feito aos poucos e, de preferência, com estímulos positivos.

Trocar a ração de gato repentinamente também entra nessa lista! Não se pode fazer isso de uma hora para outra sem qualquer aviso “prévio”. Às vezes o pet até gosta do sabor do novo alimento, mas há grandes chances de ele ficar estressado com a troca e se recusar a comer.

Além disso, situações mais específicas, como consultas veterinárias e receber visitas em casa, também podem ser o motivo por trás do estresse em gatos. No primeiro caso, isso pode ser explicado porque a maioria dos animais da espécie têm hábitos mais caseiros e simplesmente não estão acostumados a sair de casa, então eles logo associam qualquer “saída” a algo estressante e fora do comum. Já no caso das visitas, é uma questão de sociabilidade que pode ser melhorada com treinamento, mas ao mesmo tempo também é importante respeitar o espaço e limitações de cada bichinho.

Outro cenário que vem crescendo é a quantidade de animais sofrendo com ansiedade de separação, especialmente agora que muitos tutores que trabalhavam de home office estão retornando ao trabalho presencial. Nesse sentido, os gatinhos sofrem com a ausência dos donos - sim, gato sente saudade! - e isso pode refletir em estresse e comportamentos destrutivos, além de tristeza constante.

Gato estressado: sintomas comportamentais são evidentes

Os gatos normalmente são ótimos em disfarçar o que sentem. No entanto, quando ficam estressados, não é muito difícil identificar, principalmente porque as alterações no comportamento do animal não passam despercebidas. Então como saber se o gato está nervoso? Fique atento se o seu amiguinho começar a apresentar os seguintes sinais:

Vale destacar que em gatos traumatizados, os sintomas são bem semelhantes ao de estresse. Por isso, se você adotou um gatinho recentemente e ele tem um comportamento parecido com o de um gato estressado, pode ser interessante procurar a ajuda de um veterinário especializado em comportamento animal. Muitos bichinhos que são resgatados por abrigos e ongs foram vítimas de maus-tratos ou abandono e têm um passado traumático. A vida nas ruas não é fácil, e é importante entender o lado do bichano ao invés de brigar com ele porque ele não usa a caixinha de areia corretamente e se isola.


Estresse em gatos se manifesta de diferentes maneiras, podendo deixar o animal mais isolado e apático
Estresse em gatos se manifesta de diferentes maneiras, podendo deixar o animal mais isolado e apático

Gato estressado tem mais chances de ficar doente?

Essa é uma dúvida comum, e a resposta é sim: o gato estressado pode ficar doente com mais facilidade. Além de influenciar diretamente no seu comportamento, os hormônios do estresse impactam negativamente a saúde do gato, podendo elevar a pressão arterial e diminuir a imunidade do organismo - o que, consequentemente, vai abrir portas para várias doenças.

Com a baixa imunidade, o gato estressado fica muito mais suscetível a desenvolver infecções, inflamações e até “ativar” quadros que antes eram assintomáticos. Ou seja, às vezes o animal é positivo para FIV e FeLV, mas não manifesta nenhum sintoma inicialmente. Com a queda da imunidade, porém, a fragilidade do organismo faz com que os primeiros sinais apareçam e o gato se torne sintomático.

Outra preocupação é o desenvolvimento de doenças específicas causadas pelo estresse. A tricotilomania ou alopecia psicogênica felina é um exemplo disso. Trata-se de um problema de pele em gatos decorrente da lambedura compulsiva que acontece quando o pet está estressado. Como consequência, o bichano começa a arrancar os próprios pelos e acaba provocando feridas na pele. Além deste quadro, também há o risco de Síndrome de Pandora (cistite idiopática felina).

Alimentação pode influenciar na saúde mental dos gatos

Aquela ideia de que a saúde começa pela boca tem um enorme fundo de verdade, e com os gatos isso não é muito diferente. É por meio da alimentação que os animais consomem nutrientes considerados essenciais para o seu organismo, e isso impacta também na saúde mental dos gatos. É só perceber que quando fica com fome, são altas as chances de você ter um gato estressado (além de faminto!).

Déficits nutricionais influenciam na boa saúde física e mental do pet. Portanto, o tutor deve se atentar às informações nutricionais presentes na embalagem do produto para se certificar de que a ração de gato contém tudo que o animal precisa para se manter saudável em todos os aspectos. Além de proteínas, gorduras e carboidratos, outros nutrientes essenciais que devem estar presentes na ração são os aminoácidos essenciais - em especial a taurina, a arginina e a metionina -, os ácidos graxos, vitaminas e minerais.

Como acalmar um gato estressado?

O primeiro passo para amenizar o estresse em gatos é identificar a origem do problema e respeitar o espaço do pet. Muitos tutores acabam sendo um pouco invasivos na hora de tentar reverter a situação,  o que acaba deixando o gato ainda mais nervoso e estressado. Por isso, se o seu gatinho está em um momento de tensão e não quer interagir, não force a barra, ou tudo pode piorar. Espere que ele venha até você - uma forma de fazer isso é tentando chamar a atenção do pet com o brinquedo preferido dele, catnip ou até mesmo um pouco de sachê para gatos.

Também é importante ter calma e paciência, além de oferecer um cantinho para o gato se refugiar se for necessário. Ele deve se sentir confortável e estimulado para voltar a interagir como antes, então o dever do tutor, antes de tudo, é fornecer um ambiente que seja acolhedor e tranquilizante para o pet.

Buscar o auxílio de um médico veterinário às vezes é necessário, especialmente em casos onde o gatinho ficou doente por causa do estresse. O especialista também pode indicar medicamentos específicos para melhorar o humor do animal, como o uso de feromônios para gatos. Além disso, existem técnicas de relaxamento que também podem ajudar um gato estressado, como:


Para evitar um gato estressado, estímulos com brinquedos e outros reforços positivos são essenciais
Para evitar um gato estressado, estímulos com brinquedos e outros reforços positivos são essenciais

O uso de floral para gatos estressados funciona?

Para quem prefere alternativas naturais, uma forma de como tratar gatos estressados é com os florais. Eles são essências extraídas de flores - e é daí que vem o nome - comumente utilizados para tratar problemas emocionais e comportamentais nos humanos, mas que também podem trazer vários benefícios para os nossos amigos de quatro patas. O floral para gatos não é exatamente um remédio, mas um tipo de calmante natural capaz de auxiliar em situações de estresse.

Contudo, é importante ter em mente que não é qualquer produto que vai funcionar com o seu animal de estimação, sendo importante ter orientação de um profissional nessas horas. O floral para gatos estressados - ou para animais com qualquer outro problema comportamental - é feito a partir de essências e fórmulas que são criadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Ou seja, somente um especialista pode avaliar se aquele floral em específico contém os componentes necessários para tratar o seu amigo.

8 cuidados para evitar o estresse em gatos

1) Gatificação da casa. Essa é uma tática que faz toda a diferença no convívio com felinos, já que eles são estimulados de diversas maneiras com a instalação de nichos, prateleiras, redes e arranhadores. É uma forma de entretenimento que, além de distrair e divertir o pet, também ajuda bastante a desestressar o gato no dia a dia.

2) Dê atenção e interaja com o animal. Todo bichinho de estimação precisa se sentir querido e amado, e mesmo com a fama de “indiferentes”, os gatos também estão incluídos nisso. Por isso, separe um tempinho para se dedicar e estreitar os laços com seu gato.

3) Ofereça potes de água, comida e caixas de areia superiores ao número de gatos da casa. Essa é uma dica importante para quem tem mais de um gato em casa: cada animal deve ter seus próprios acessórios. Eles não conseguem “dividir” a mesma caixinha nem o mesmo pote de comida, então é bom ter um para cada em casa e ainda um “extra” para evitar conflitos e estresse desnecessários.

4) Garanta um espaço onde o gato possa se refugiar. Às vezes os felinos gostam de ficar sozinhos e o tutor deve providenciar um espaço onde eles possam se esconder e se sentir seguros. Pode ser uma toca para gatos, uma casinha ou até mesmo uma caixa de papelão “renovada” que sirva como refúgio.

5) Busque a socialização do gato desde cedo. A melhor maneira de garantir que o seu gatinho não vai estranhar visitas e outros pets é sabendo como socializar gatos quando ele ainda for filhote. Assim ele cresce acostumado a diferentes situações e não vai ficar estressado quando chegarem pessoas desconhecidas na sua casa.

6) Mantenha a limpeza frequente da caixa de areia para gatos. Os felinos são super limpinhos e prezam muito pela higiene. Se encontrarem a caixinha suja, eles com certeza vão ficar super estressados porque não vão conseguir fazer suas necessidades no local.

7) Se houver qualquer mudança, faça isso gradualmente. Não espere que o seu pet vai ser super receptivo com isso, mas o ideal é que tudo aconteça aos poucos. No caso da ração, por exemplo, uma dica é ir colocar um pouco da ração nova misturada com a antiga aos poucos até que ele se acostume completamente com o alimento novo. O mesmo vale para outras situações: observe como o animal reage, e depois acrescente novas mudanças.

8) Reforços positivos. Caso seu gatinho não goste de ir ao veterinário, por exemplo, uma forma de fazer com que ele se sinta menos estressado é acostumando-o aos poucos a se sentir “bem” dentro da caixa de transporte. Para estimulá-lo, reforços positivos com petiscos funcionam muito bem e fazem com que ele associe aquele momento a algo bom.

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas