Adoção animal

Pitbull: tudo que você precisa saber sobre comportamento, convivência, adestramento, saúde e muito mais

Publicado - 06 Julho 2023 - 17h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Existem vários tipos de Pitbull, mas o American Pit Bull Terrier é uma das carinhas mais famosas quando falamos desse grupo de cães. De porte médio, a raça injustamente possui sua imagem atrelada a um comportamento agressivo, mas na verdade é um animal dócil, companheiro e esperto. Tudo depende da forma como o cachorro Pitbull é criado nos primeiros anos de vida e dos estímulos que ele recebe.

A história desse animal divide opiniões. Apesar de no passado ter sido usado como cão de guarda e luta, muita gente também conhece a raça Pitbull por conta da sua afeição por crianças. Ficou curioso para saber mais sobre esse peludo com carinha de mau? Preparamos uma matéria com tudo sobre Pitbull Terrier. Dá só uma olhada!

Raio-x da raça: saiba tudo sobre Pitbull

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: curta e lisa, rente ao corpo e com textura áspera
  • Cores: qualquer cor ou combinação de cores, exceto o merle
  • Personalidade: dócil, amigável, inteligente e territorialista
  • Altura: 35 a 50 cm
  • Peso: 14 a 27 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 15 anos

Qual a origem do Pitbull?

Não há nenhum registro oficial sobre a história do Pitbull e, por conta disso, existem algumas versões sobre sua origem. No entanto, a teoria mais aceita indica que os primeiros cães da raça Pitbull exerciam a função de cão de guarda nos Estados Unidos. Eles eram muito vistos nos pastos de gado e ovelhas e teriam surgido a partir do cruzamento entre Bulls e cães do grupo Terrier. Outras raças atreladas ao surgimento do Pitbull são o Bulldog Inglês, American Staffordshire Terrier e cães molossos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O American Pit Bull Terrier é muito popular em todo o mundo, e a raça é reconhecida por importantes órgãos de cinofilia, como a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK) e o American Kennel Club (AKC).

Tipos de Pitbull: quais são eles?

Quando falamos de um Pitbull, cachorro pode pertencer a esse grupo de cães, mas não ser necessariamente da raça American Pitbull Terrier. Isso porque existem pelo menos quatro variações do animal, que compartilham várias características parecidas - tanto físicas quanto comportamentais -, mas são de raças diferentes. Os tipos de Pitbull são divididos da seguinte forma:

Principais características: Pitbull é um cão de porte médio musculoso

O cachorro Pitbull é conhecido por seu porte atlético e corpo robusto. Com uma estrutura corporal bem desenvolvida, o cãozinho é muito veloz. Além disso, também por conta da musculatura, o peso do Pitbull pode ser relativamente maior em relação à sua altura, mas não é regra. Considerando um Pitbull “red nose” adulto de estatura média, por exemplo, a raça pode medir de 35 a 50 cm e pesar de 14 a 27kg. As orelhas pontudas do cachorro jamais devem ser cortadas, sendo a conchectomia um crime previsto por lei.

 

A raça de cachorro Pitbull é encantadoraO Pitbull precisa passear diariamente para gastar a energiaPitbull: cachorro da raça também precisa de estí­mulos mentaisO American Pitbull é um cachorro muito dócil, mas precisa ser criado com amorAs fotos de cachorro Pitbull ressaltam o olhar penetrante da raçaPitbull pode fazer trilhas ao lado do tutorAmerican Pit Bull Terrier é um cãozinho companheiro e espertoO preço de Pitbull Terrier requer certo planejamentoO cão Pitbull não corresponde aos estereótiposPitbull filhote ou adulto é muito companheiro

Pitbull: cores da raça são bem variadas

O Pitbull tem uma pelagem bem curta, lisa e assentada no corpo. No entanto, o que mais chama a atenção no cãozinho são as suas cores: Pitbull pode ter qualquer cor ou distribuição/combinação de cores, com exceção do padrão merle. Mesmo com tanta variedade, o Pitbull preto, chocolate, fulvo e lilac são as tonalidades mais populares. Quando apresenta mais de uma cor, o Pitbull amarelo e branco também se destaca. Ah, e detalhe: se você está se perguntando se Pitbull solta muito pelo, a resposta é não!

Outra curiosidade é que o apelido Pitbull “red nose” foi dado pelos amantes da raça por conta da coloração vermelha do nariz do animal. Apesar disso, o focinho do cachorro também pode possuir a cor preta.

Pitbull “red nose” é perigoso ou não? Como é o temperamento da raça?

A personalidade do Pitbull é algo que gera muita discussão. O temperamento desta raça tem tudo a ver com sua criação. O American Pit Bull Terrier é um cão generoso, companheiro e extremamente leal. A visão estereotipada de agressividade da raça só ocorre quando o cãozinho é criado de maneira inadequada.

Aliás, poucas pessoas sabem, mas uma das maiores qualidades do Pitbull é que esse cachorrinho é muito inteligente e obediente! Se ele for ensinado desde filhote do jeito certo, dificilmente vai ter qualquer problema comportamental. Outros pontos fortes do cachorro Pitbull é que ele é super brincalhão e tem muita facilidade para se adaptar a diferentes circunstâncias. Esse lado divertido, espirituoso e gentil da raça é também um dos motivos por que o Pitbull se dá bem com crianças!

Por outro lado, é importante ter em mente que o cãozinho é um tanto territorialista com outros animais e pode ter latidos bem fortes quando notarem algo de errado. Além disso, o Pitbull gosta de ter atenção e não é um cachorro para ser deixado por longos períodos sozinho. Ele ama os humanos e quer estar sempre por perto, então certifique-se de que você terá tempo para se dedicar ao seu amigo de quatro patas.

Pitbull manso ou dominante: como é o comportamento de machos e fêmeas?

O comportamento da Pitbull fêmea é diferente dos machos. Tem quem acredite que os cães machos tendem a ser mais dominantes, principalmente por conta da testosterona, que faz com que eles tenham um instinto territorialista mais acentuado. No entanto, um Pitbull “normal” pode manifestar esse instinto independentemente do sexo. A grande diferença é que as fêmeas só costumam adotar uma postura mais defensiva quando estão prenhas ou acabaram de ter filhotes.

Já no caso dos machos, o Pitbull tende a ser mais territorial em qualquer ocasião que se sinta ameaçado (principalmente se houver outros cães por perto). Nesse aspecto, a socialização é muito importante! Geralmente, o cachorro Pitbull costuma se dar melhor com humanos do que com outros animais e é bastante amigável até mesmo com pessoas estranhas (mas é importante socializá-lo previamente).

As crianças também costumam ser grandes companheiras do Pitbull, mas antes das brincadeiras, os pequenos devem conquistar a confiança do pet. Mesmo com esse jeitão parrudo, o Pitbull é manso e paciente com os menores. Ainda assim, é importante supervisionar essas interações. Os nomes para Pitbull fêmea e macho podem levar essas características em consideração.

O adestramento do Pitbull não é difícil

 

As técnicas de reforço positivo são essenciais para o desenvolvimento do cachorro Pitbull. Esse animal é extremamente leal e adora agradar seu dono, o que torna o ensinamento dos truques mais fácil, principalmente quando feitos desde filhote. O cachorrinho dessa raça é extremamente inteligente e o adestramento facilita a organização do lar e o convívio do Pitbull com outras pessoas.

Embora não seja impossível o adestramento de um Pitbull adulto, inserir os hábitos quando filhote agiliza e potencializa o processo. É claro que cada raça tem suas particularidades, mas o adestrar um Pitbull não é muito diferente de adestrar um Poodle, por exemplo. O que muda é a estratégia. O ideal é ensinar primeiro os comandos de obediência, para que o tutor possa assumir o controle da situação (mas sempre utilizando reforços positivos).

Como fazer para o Pitbull não ser agressivo?

O tutor é o grande responsável pelo comportamento do Pitbull. Cachorro que é tratado com violência tende a reagir da mesma forma; mas cães que são criados com afeto, carinho e estímulos positivos não serão agressivos. Algumas dicas para evitar comportamentos nocivos são:

1) Investir no adestramento positivo. Deve-se oferecer uma recompensa para o Pitbull quando ele tiver a atitude esperada.

2) Não se pode castigar ou punir o Pitbull durante o treinamento. Isso pode dar a ideia errada do comportamento ideal, e fazê-lo reagir de forma igualmente bruta.

3) Gastar a energia da raça Pitbull corretamente. O enriquecimento ambiental, bem como passeios diários, ajudam a manter o bem-estar do pet.

4) Socializar o cachorro com outros cães e pessoas desde filhote. Assim o Pitbull aprende a conviver em harmonia com todos à sua volta.

4 curiosidades sobre o American Pit Bull Terrier

1) Em muitos lugares do mundo, o Pitbull é conhecido como “cachorro-babá” por conta da sua afinidade com as crianças;

2) Apesar da reputação, a raça Pitbull não é indicada para o trabalho de cão de guarda pois costuma confiar muito nos humanos;

3) Durante as guerras, os Pitbulls já foram usados para encorajar e confortar soldados feridos em campos de batalha;

4) A raça pode ter um peso um pouco maior que o proporcional por conta da musculatura. O maior Pitbull do mundo se chama “Hulk” e pesava 80kg com apenas um ano de idade.

Filhote de Pitbull: como lidar com o cachorro nessa fase da vida?

Não existe coisa mais fofa que um filhote de Pitbull, mas lembre-se que ele precisará se adaptar ao novo lar no início. O recomendado é que os filhotes sejam recebidos na casa nova só após os primeiros 30 dias de vida e tudo já deve estar pronto para sua chegada. Para um desenvolvimento saudável, é essencial investir em uma ração para filhotes de qualidade. Além disso, a vacinação, vermifugação e avaliações veterinárias são outros cuidados de extrema importância para um filhote de Pitbull.

O valor de um Pitbull quando filhotinho é imensurável! Esses dogs são muito amigáveis, doces e brincalhões. Ah, e uma dica é escolher nomes para Pitbull associados ao seu comportamento, sem esquecer do porte musculoso que ele irá adquirir quando adulto.

Tudo sobre Pitbull e os principais cuidados na rotina do cão

  • Escovação: por conta da pelagem curta do cachorro Pitbull, muitos tutores acreditam que a escovação dos pelos não precisa ser feita. Mas na verdade, esse é um cuidado muito importante e deve ser feito semanalmente.
  • Banhos: é essencial dar banho no pet para garantir que a higiene do pet esteja sempre em ordem. O uso de produtos como shampoos para cachorro faz diferença na hora das lavagens, e são os únicos permitidos.
  • Unhas: manter as unhas do animal de estimação do tamanho adequado é muito importante para o bem-estar do peludo. Caso você ainda não saiba como cortar unha de cachorro, busque a ajuda de um profissional.
  • Dentes: acostumar o filhote de Pitbull com a escovação de dentes é uma dica muito importante. O cuidado com a saúde bucal faz toda a diferença na vida do pet, evitando problemas como o tártaro e a gengivite.

 

O filhote de Pitbull precisa de adestramento desde cedoPitbull: socialização do filhote evita problemas quando ele for adultoO Pitbull preto é um dos mais comunsO filhote de Pitbull é energético e apegado com a famíliaPitbull manso: a raça não deve ser cão de guarda porque confia muito em humanosCachorro Pitbull pode possuir várias cores de pelagemPitbull: com a criação certa, o cachorro tem tudo para ser amávelO cachorro Pitbull deve aprender a dividir o espaço com outros cãesO Pitbull tem muita energia para brincar e passearO olhar de Pitbull filhote é capaz de encantar qualquer um

 

Pitbull: cachorro não costuma ter problemas graves de saúde

Essa raça de cachorro não costuma apresentar muitos problemas de saúde com frequência, mas podem desenvolver hipotireoidismo, displasia coxofemoral, luxação de patela e outras doenças que exigem certa atenção. Além do mais, é imprescindível que o tutor de Pitbull esteja atento a dieta do pet para evitar a obesidade canina, outro problema comum nesses doguinhos. Oferecer uma ração de cachorro de qualidade é muito importante para que os nutrientes e o valor calórico estejam sempre balanceados. Problemas de pele também podem atingir o cãozinho com facilidade. Por isso, os cuidados com a pelagem do Pitbull  são muito importantes. 

Para completar, não esqueça de manter o calendário vacinal sempre atualizado. Isso ajuda a garantir que o cãozinho não vai sofrer com doenças que podem ser facilmente evitadas. Os vermífugos e remédios antiparasitários também devem ser administrados regularmente.

Pitbull: preço do filhote pode chegar a R$ 4 mil

Depois de tantas informações sobre o doguinho, é normal que você esteja se perguntando: qual é o preço de um Pitbull? Bom, isso vai depender principalmente da variação que você procura, já que existem outros tipos de Pitbull por aí. Em questão de preço, Pitbull Terrier pode ser encontrado por valores entre R$1.500 e R$ 4.000. Dependendo do canil, pode ser um pouco a mais ou um pouco a menos do que isso.

Além de avaliar o preço de Pitbull, não deixe de fazer uma visita ao canil de cachorro para averiguar como os animais são tratados. Procure sempre lugares que sejam bem referenciados e comprometidos com o bem-estar dos pets. Isso é muito importante para não financiar maus-tratos.

6 perguntas e respostas sobre o Pitbull

1) Qual o valor de um cachorro Pitbull?

O preço de um cão Pitbull normalmente varia entre R$ 1.500 e R$ 4.000. Vai depender do tipo de cachorro e das características físicas dele, como a cor dos pelos e o sexo do animal. Além disso, a linhagem genética também influencia no valor final. Valores muito abaixo do mencionado devem ser um sinal de alerta!

2) Por que o Pitbull é tão forte?

O Pitbull tem muita força na mandíbula — não é à toa que ele é considerado um dos cachorros com mordida mais forte. Ele chega a alcançar 235 PSI, mas não é páreo para o Kangal, que atinge até 746 PSI. Ainda assim, ninguém pode negar que o "red nose Pit" tem uma musculatura poderosa, capaz de agarrar as coisas com muita pressão.

3) Qual Pitbull mais dócil?

O Staffordshire Bull Terrier é considerado um dos Pitbulls mais dóceis que existem. Porém, é importante lembrar que tudo depende da criação do animal. Se um American Pit Bull Terrier ou um American Bully for criado com amor, carinho e compreensão, também tem tudo para ser dócil. O importante mesmo é garantir que o animal aprenda, mas sem puni-lo ou castigá-lo (o que pode causar um efeito "rebote").

4) O que devo saber antes de ter um Pitbull?

Pitbulls são muito energéticos, companheiros e apegados com a família. Por isso, além da prática diária de exercícios físicos, o cãozinho também precisa de afeto e outros cuidados básicos no que diz respeito à saúde, higiene, estímulos físicos e mentais, além de socialização e adestramento na época de filhote.

5) É normal filhote de Pitbull morder muito?

Essa não é uma exclusividade do cão Pitbull. Na realidade, todo filhote de cachorro morde muito, porque passa pelo período de troca de dentição canina. Como o nascimento dos novos dentinhos costuma ser bastante incômodo, os cães tendem a morder como uma forma de aliviar isso. O ideal é oferecer brinquedos apropriados para o momento, como é o caso do mordedor para filhotes.

6) Quais os defeitos do Pitbull?

A maior preocupação com o cachorro Pitbull, além do adestramento e socialização, é em relação à saúde da raça. Esses cães podem sofrer com alguns problemas como obesidade, hipotireoidismo, displasia coxofemoral, luxação de patela e doenças dermatológicas. Portanto, o acompanhamento veterinário é indispensável.

Redação: Hyago Bandeira e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicada originalmente em: 09/11/2021
Atualizada em: 06/07/2023

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas