Existem dois tipos de Rottweiler: um que é americano, e outro que é alemão. Mas, apesar das duas variações - que costumam ser classificadas como um só cachorro -, ele apresenta características com o mesmo padrão físico e de comportamento. Essa é uma raça de cachorro grande, famosa pela habilidade de ser um cão de serviço e guarda. O que muita gente não sabe é que, em casa com a família, o cachorro Rottweiler é completamente diferente: ele é apegado, carinhoso, amoroso e brincalhão — e isso as fotos de Rottweiler que você encontra por aí não mostram!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ter um cão da raça Rottweiler em casa é sinônimo de proteção e dedicação. Para te ajudar a conhecer melhor esse doguinho, preparamos um guia com tudo sobre Rottweiler: quanto custa, origem, personalidade, adestramento, cuidados e muito mais. Confira e se surpreenda com esse maravilhoso cachorro!

Raio-X do cachorro Rottweiler

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides, Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: comprimento médio, denso, áspero e assentado
  • Cores: preto com marcações castanhas no rosto, focinho, garganta, peito e pernas
  • Personalidade: protetor, inteligente, obediente e leal
  • Altura: 56 a 68 cm
  • Peso: 40 a 50 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos

Conheça a origem do Rottweiler

O Rottweiler alemão é a versão da raça que é reconhecida oficialmente. Como o próprio nome sugere, são cães originários da Alemanha que surgiram há muitos anos e seus antepassados remontam à época do Império Romano, onde eram criados como cães de guarda e boiadeiros.

Durante um processo de imigração com soldados romanos, esses cachorros chegaram à região de Rottweil, no sul do país alemão, onde foram cruzados com cães locais. Essa miscigenação foi o que deu origem ao cão Rottweiler como conhecemos hoje.

Na época do seu surgimento, o cãozinho era utilizado para puxar carrinhos de carne de açougue. Com o passar do tempo, a raça foi desenvolvendo outras funções e chegou a ser utilizada, inclusive, por forças militares durante as grandes guerras. Mesmo existindo há um bom tempo, a raça de cachorro Rottweiler só ganhou o reconhecimento de órgãos de cinofilia em 1966.

Rottweiler: cachorro tem outras características marcantes além do porte

Uma palavra que define bem o Rottweiler: grande. Esses cachorros são musculosos, robustos e tem uma postura intimidante. Eles têm um crânio mais largo do que a maioria dos cães, e por isso, dependendo do tamanho da cabeça, às vezes a raça leva o apelido de Rottweiler “cabeça de urso” ou “cabeça de touro”.

Segundo o padrão da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Rottweiler fêmea pode atingir uma altura 56 a 63 cm; e o macho fica entre 61 e 68 cm. Já o peso ideal deve ser de 50 kg, mas o mínimo aceitável é de 35 kg e o máximo de 60 kg. Não existe Rottweiler gigante, mas a maior versão da raça, que seria a americana, pode chegar a 69 cm e pesar até 80 kg (ou seja, são ainda maiores e mais pesados do que o cachorro alemão).

Além de forte e resistente, outro aspecto que chama a atenção na raça Rottweiler é a pelagem. O cachorro tem uma cobertura de pelo e subpelo com comprimento médio, denso, textura áspera e fios que ficam perfeitamente assentados no corpo. Já as cores do cachorro não são variadas: o preto é o único padrão aceito, com marcações castanhas bem delimitadas no rosto, focinho, garganta, peito e pernas. Ou seja, Rottweiler marrom e preto é a única possibilidade.

Quais são os tipos de Rottweiler?

O Rottweiler, grande e imponente que só, pode ser encontrado na sua versão original e pura - que é o Rottweiler alemão - ou em uma versão ainda maior, que é o Rottweiler americano. A origem é a mesma. A grande diferença é que a criação da raça nos Estados Unidos prioriza o cruzamento entre os maiores filhotes da ninhada. Isso confere uma aparência ainda maior e mais robusta ao animal, mas todos os outros aspectos - como a anatomia e o comportamento - permanecem os mesmos.

Vale dizer que o preço do cachorro Rottweiler pode sofrer influência de acordo com essa variação. Geralmente, os cachorros "maiores" - ou seja, a versão americanizada da raça - tende a ser mais cara, porque são cães que normalmente são usados na função de cão de guarda. 

Veja fotos do cachorro Rottweiler para se apaixonar!

 

O Thor, Rottweiler da Natália, é a prova de que esses grandões também podem ser carinhosos e amigáveis Cachorro Rottweiler: vai dizer que não dá vontade de abraçar o Thor mesmo com a cara séria? O Rottweiler é musculoso e forte, por isso, o ideal é tomar cuidado quando ele for brincar com crianças pequenas Para cuidar da raça Rottweiler, a escovação frequente é necessária O Rottweiler é um dos cachorros mais inteligentes e usados em serviços

 

Rottweiler: personalidade forte do cão deve ser moldada desde cedo

  • Convivência:

Uma das maiores curiosidades sobre o Rottweiler é que ele é um ótimo cão de companhia e, ao mesmo tempo, faz de tudo para proteger os donos no primeiro sinal de perigo. Faz parte do instinto de proteção da raça e esse também é um grande sinal de lealdade à família, sendo esse um dos cachorros mais protetores que existem. Para uma convivência agradável e segura com as visitas e desconhecidos da rua, é necessário equilibrar o temperamento do animal com a socialização precoce.

Para quem já está presente no dia a dia do Rottweiler, a relação é de muita parceria. Esse cachorro, ao contrário do que muitos pensam, é super amoroso, dedicado e apegado com os humanos. Eles, inclusive, podem sofrer com o que chamamos de ansiedade de separação, caso não sejam treinados para ficarem sozinhos e os donos passem muito tempo fora de casa.

Além disso, o cachorro da raça Rottweiler precisa de uma rotina com diferentes estímulos para não ficar entediado. Por ser um cão de porte grande e muito energético, os passeios e enriquecimento ambiental são estratégias fundamentais para gastar a energia do cachorro. Os exercícios, combinados a uma alimentação de qualidade, são uma ótima forma de como deixar Rottweiler musculoso e forte, pronto para cuidar do território.

Vale destacar que a raça precisa viver em um lugar onde tenha espaço para se movimentar e brincar. Ou seja: não é o cachorro mais indicado para ser criado em apartamento, já que pode ficar estressado e entediado com o confinamento. Por outro lado, ele é uma das melhores raças de cachorro para quem vive em chácaras e sítios.

  • Socialização:

Como é um animal fisicamente robusto, musculoso e pode ter dificuldades para medir sua força no contato com outras pessoas e animais (mesmo durante as brincadeiras), o ideal é que o cachorro Rottweiler filhote já comece a ser socializado assim que receber todas as vacinas obrigatórias.

Desta forma, o filhote de Rottweiler vai crescer aprendendo a conviver com todo mundo e conseguirá diferenciar, com mais facilidade, quando precisa agir como protetor e quando relaxar. Isso vale tanto para o contato com estranhos, quanto para membros da família.

Também é importante estar sempre atento quando ele chegar perto de crianças pequenas e bebês por causa da força do animal: mesmo treinado, ele pode ser um pouco bruto sem querer. O instinto territorialista e o comportamento de cachorro dominante também é algo que vai ser amenizado com a socialização e o treinamento correto.

  • Adestramento:

Saber como treinar o Rottweiler não costuma ser complicado. Um ponto importante que deve ser respeitado com todas as raças, mas principalmente com as mais fortes, é o tipo de adestramento. É importante que tudo aconteça com estímulos positivos para que o animal não desenvolva um temperamento impulsivo e violento enquanto é treinado.

Por isso, use e abuse dos petiscos, dos brinquedos e do carinho na hora de educar o seu cãozinho e conte com a ajuda de um profissional que vai garantir que tudo está acontecendo da melhor maneira. Assim, você vai criar um cachorro dócil e carinhoso mesmo que tenha a carcaça forte e postura ofensiva.

 

Rottweiler: personalidade da raça pode ser surpreendente

Rottweiler: personalidade da raça pode ser surpreendente

 

 

O Rottweiler é um dos cachorros mais inteligentes

A raça, que está no top 10 do ranking de cachorros mais inteligentes, não tem dificuldade de entender comandos e demonstrar disciplina (por isso, é uma das principais opções para trabalhar com segurança, por exemplo). Além disso, o Rottweiler é obediente e gosta de agradar os donos, ou seja: ele vai sentir prazer em responder aos comandos que você ensinar só para te deixar satisfeito.

Apesar de ter sido inicialmente usado como um cachorro de carga de açougue, o Rottweiler passou a exercer outras funções pouco tempo depois e é uma das raças de cães mais usadas para trabalho. Em 1910, ele foi oficialmente reconhecido como um cachorro policial, mas precisa ter um treinamento direcionado para esse trabalho, caso venha a exercer essa função. Apesar das suas habilidades e incrível obediência, a raça também pode servir para proteção individual ou simplesmente servir como um cão de companhia.

5 curiosidades sobre o Rottweiler

  1. Essa é uma das raças de cachorro com a mordida mais forte, atingindo uma força de 328 PSI.
  2. Will Smith é uma das celebridades que mais admiram esse pet. O ator tem quatro cachorros da raça chamados Indo, Gracie, Zhaki e Tyson.
  3. Nome de cachorro Rottweiler é o que não falta. Os nomes mais populares para um cão macho são aqueles que demonstram a força e imponência da raça, como Zeus, Apolo e Brutus. Já os nomes para Rottweiler fêmea que mais fazem sucesso são Aurora, Charlotte e Pérola.
  4. Algumas fotos de Rottweiler adulto mostram o cachorro com o rabo cortado. Essa prática, chamada de caudectomia, é proibida no Brasil e se enquadra como maus-tratos, trazendo diversas sequelas para o animal.
  5. Apesar de ser considerado um dos cachorros mais bravos, o Rottweiler é incrivelmente dócil com a família e se dá bem com crianças. Tudo é uma questão de criação e adaptação feita do jeito correto para ter acesso a esse lado mais "sensível" da raça.
  6. É um cão que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial como combatente e até hoje costuma ser usado como cachorro policial em alguns lugares, principalmente na Europa.
  7. Ele está entre as raças de cachorro mais populares entre os brasileiros.

Rottweiler filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

As fotos de filhote de Rottweiler não negam: esses cães, quando ainda são bebês, deixam qualquer pessoa apaixonada! Ao contrário de quando adultos, os filhotinhos não têm nada de intimidante e assustador. Mas acredite: a força e resistência da raça já começa a se manifestar no filhote. Rottweiler se desenvolve rapidamente e pode crescer bastante nos primeiros meses, demonstrando tanta força quanto um cão adulto. Por isso, é importante direcionar toda a energia e força física para brinquedos e outras atividades.

Outro ponto importante é com a alimentação do pet. A ração para filhotes deve corresponder à faixa etária do animal, e o tutor deve obedecer às indicações do veterinário sobre a quantidade ideal, pois são cães com tendência ao sobrepeso. Além disso, o Rottweiler deve ter cuidados com a saúde - principalmente em relação a aplicação de vacinas para cachorro e vermífugos nos primeiros meses - e com seu bem-estar. É nessa fase que o adestramento e a socialização devem começar.

Antes de levar o cãozinho para casa, uma dica é montar o enxoval para cachorro com tudo que ele vai precisar enquanto estiver sob os seus cuidados. Ou seja, comprar uma caminha, tapetes higiênicos, comedouro, bebedouro, ração, petiscos brinquedos e outros itens de higiene. Isso vai ser essencial para fazer com que o pet se sinta em casa e tenha suas necessidades básicas atendidas.

 

O filhote de Rottweiler deve ser socializado assim que completar a imunização obrigatória Fotos de Rottweiler filhote sempre deixam o coração quentinho Rottweiler americano pega os maiores filhotes da ninhada Quando filhote, Rottweiler tem uma rotina de muita energia e momentos de descanso O Rottweiler filhote deve ser socializado e treinado desde cedo

 

Cuidados básicos com a rotina do cachorro Rottweiler

  • Banho: a frequência de banhos no Rottweiler deve ser de uma vez por mês com produtos específicos para cachorro e sempre lembrando de secar muito bem os pelos do pet em seguida.

  • Escovação: como solta uma quantidade considerável de pelos, a escovação do cachorro deve ser frequente, em dias alternados ou diariamente, se possível.

  • Unhas: a unha do Rottweiler costuma crescer rapidamente, por isso o tutor deve ficar atento a necessidade de apará-las com certa regularidade.

  • Dentes: é importante escovar os dentes do cachorro da raça pelo menos duas ou três vezes por semana. Isso ajuda a afastar problemas como o tártaro e mau hálito.

  • Orelhas: verifique as orelhas do seu cãozinho semanalmente para ter certeza de que está tudo bem. As limpezas devem acontecer com produtos de uso veterinário.

O que você precisa saber sobre a saúde do Rottweiler?

Diferente de outros cachorros, o Rottweiler não tem probabilidade de ter doenças específicas da raça. Mas, por ser um cachorro de porte grande, a displasia de quadril é um problema que pode surgir quando o pet estiver chegando perto da terceira idade. Outro cuidado com o Rottweiler é garantir que ele está bem seco depois de tomar chuva ou de brincar na água para evitar o desenvolvimento de alergias e dermatites.

Fora isso, grande parte dos problemas de saúde podem ser evitados se a carteira de vacinação e os vermífugos estiverem em dia. Também é importante manter a rotina de consultas de check-up com o veterinário mesmo que ele não esteja aparentando nenhum problema.

Para evitar quadros de obesidade, outra recomendação é com a alimentação do doguinho. A ração para Rottweiler mais indicada é a premium ou super premium, que contém todos os nutrientes que a raça precisa, mantendo-a saudável e no peso ideal. Também é importante incluir exercícios físicos na rotina do pet para evitar problemas de sobrepeso.

 

O cachorro Rottweiler precisa de alguns cuidados no dia a dia

O cachorro Rottweiler precisa de alguns cuidados no dia a dia

 

Rottweiler: preço da raça pode chegar a R$ 6 mil

Agora que você já sabe tudo sobre a raça e está decidido que quer ter um doguinho desse em casa, deve estar se perguntando quanto custa ou como funciona a doação de Rottweiler, certo?! Bom, por ser um cachorro de raça, é mais difícil encontrar pessoas doando filhotes — mas não é algo totalmente impossível. Uma dica é sempre olhar grupos nas redes sociais e acompanhar abrigos que trabalham com resgates de animais (sejam de raça ou não).

Ainda assim, de maneira geral, para ter um Rottweiler, comprar acaba sendo a opção mais fácil, ainda mais se você se importa com questões como o pedigree do cachorro. A documentação é facilitada durante as compras, mas você deve ter atenção com o estabelecimento.

E quanto custa um Rottweiler? O preço de filhotes da raça costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 6.000, de acordo com os principais canis do país. No geral, o preço do Rottweiler vai depender de algumas características do animal, como o sexo e a linhagem genética.

Lembre-se de escolher um canil de confiança e que seja comprometido com o bem-estar dos animais! Se puder, faça algumas visitas ao local antes de efetuar a compra. Valores muito abaixo do mencionado são sinal de alerta, assim como outras cores de pelagem (não existe um Rottweiler filhote branco, por exemplo, o que pode indicar que o animal é misturado com outras raças).

Perguntas e respostas sobre o Rottweiler

Qual é o valor de um Rottweiler?

Para ter um cachorro Rottweiler, preço normalmente varia entre R$ 1.500 e R$ 6.000. As fêmeas costumam ser mais caras do que os machos, assim como cães descendentes de campeões. Se o pet já tiver sido vacinado, vermifugado e/ou castrado, também pode custar mais caro. Procure sempre um canil confiável!

Como saber que o Rottweiler é puro?

É um cachorro grande com pelagem de comprimento médio, denso e áspero formada por pelo e subpelo. A cor dos cães da raça é sempre preta acompanhada de marcações castanhas no corpo. Em questão de tamanho, o cachorro Rottweiler pode medir até 68 cm e pesar 50 kg.

Quem é mais forte Pitbull ou Rottweiler?

O Rottweiler é um pouco mais forte do que o Pitbull. Isso com base na força da mordida do cachorro, que é medida em libra-força por polegada quadrada (PSI). Enquanto o primeiro alcança 328 PSI e tem uma mordida bem forte, o American Pitbull Terrier alcança 235 PSI — mas, ao mesmo tempo, é mais ágil e energético.

Qual é a força da mordida de um Rottweiler?

O Rottweiler está entre os cachorros mais fortes do mundo por causa da força que ele tem na mandíbula. Essa é uma raça que consegue alcançar até 328 PSI, enquanto o cãozinho mais forte é o Kangal, que alcança até 746 PSI — praticamente o dobro!

É bom ter um Rottweiler?

Independentemente dos tipos, Rottweiler é um cachorro bastante forte, fiel e protetor com a família. Também é um animal ágil, muito inteligente e que fará de tudo para demonstrar amor e lealdade aos donos. Ele pode ser treinado como cão de guarda, mas o ideal é sempre apostar no adestramento positivo e socialização precoce.

Publicado originalmente em: 23/10/2019

Atualizado em: 21/02/2024