Adoção animal

Tipos de Pitbull: conheça as versões mais populares dessa raça de cachorro

Publicado - 19 Agosto 2020 - 18h47

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Pitbull está entre os cães mais populares entre os brasileiros e faz um sucesso danado por onde passa. Mas você sabia que essa, na verdade, não é uma raça de cachorro, e sim um termo que serve para identificar um grupo de cães? Sim, é isso mesmo: existem várias raças de Pitbull por aí, e não apenas uma única versão do doguinho.

Todos os tipos de Pitbull têm características físicas muito semelhantes, como o corpo musculoso, os olhos amendoados e o formato do rosto típico da raça. O que poucos percebem é que, apesar de serem bem parecidas, as variações de Pitbull também tem suas diferenças. Quer saber mais sobre o assunto? Descubra abaixo quais os tipos de Pitbull que existem e como reconhecer cada cachorro!

Conheça a história por trás da origem do cachorro tipo Pitbull

Os diferentes tipos de Pitbull não são reconhecidos como uma única raça, e sim um grupo de cães. Mas qual é a origem desses animais, afinal de contas? A realidade é que não existem registros históricos que comprovem onde as raças de Pitbull nasceram. No entanto, o que se sabe é que o surgimento delas aconteceu por volta do século XIX a partir do cruzamento de cachorros Bulldogs com alguns tipos de Terriers (como o Terrier Inglês, por exemplo, que já foi extinto).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas, para entender um pouco melhor como os tipos de Pitbull surgiram, é necessário mergulhar na história do Bulldog. Esses cães eram, originalmente, utilizados para travar lutas com touros, que eram chamadas de “bull baiting”. Com a proibição desse esporte, veio a ideia de cruzar o Bulldog Inglês com espécies de Terrier, que foi o que ocasionou no Pitbull.

Uma curiosidade é que hoje existem mais de 20 espécies de Pitbull - incluindo algumas misturas -, mas nem todos são reconhecidos oficialmente. Os únicos que obtêm esse reconhecimento são o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier. Ainda assim, as diferentes espécies de Pitbull são definidas por meio de algumas similaridades.

Raças de cachorro Pitbull: entenda o que define esse grupo de cães

Se a ideia é comparar os tipos de Pitbull, fotos nem sempre são a melhor forma de analisar e compreender a diferença entre as espécies. Como já foi dito, todas as raças de Pitbull apresentam características físicas muito semelhantes, o que torna difícil a distinção. Além do porte atlético e musculatura forte, esse grupo de cães apresenta uma fisionomia singular e de fácil reconhecimento.

Mas quantas raças de Pitbull existem, afinal? Para responder a essa pergunta, é bom esclarecer uma coisa: os diferentes tipos de Pitbull pertencem a diferentes linhagens sanguíneas, o que significa que eles não são necessariamente da mesma raça. Ou seja, são várias raças que formam um único grupo.

Dentre os tipos de Pitbull, podemos citar:

  • American Pitbull Terrier
  • Staffordshire Bull Terrier
  • American Bully
  • American Staffordshire Terrier

Para conhecer melhor cada um dos tipos de raça de Pitbull, é só continuar lendo!

1) American Pitbull Terrier é um dos tipos de cachorro Pitbull mais comuns

 

american pitbull terrier na floresta

Dentre todos os tipos de Pitbull, o American Pitbull Terrier é, certamente, o mais famoso. Apesar da fama de bravo, o cãozinho desta raça tem tudo para conquistar qualquer família, já que se trata de um Pitbull dócil e amigável. No entanto, a personalidade territorialista exige um adestramento positivo para garantir a convivência em harmonia com outros animais. Dessa forma, é necessário que o filhote de Pitbull seja educado de maneira carinhosa, evitando brincadeiras mais violentas e brutais que podem passar a mensagem errada do comportamento ideal. 

 

Com o corpo comprido e a cabeça grande, o American Pitbull Terrier pode medir até 50 cm e pesar cerca de 30 kg. Outro aspecto que chama atenção no animal é a cor do seu focinho, que pode variar desde os tons de preto ao vermelho, resultando em subtipos de raça de Pitbull - variações como o famoso Red Nose são as mais populares.

2) Staffordshire Bull Terrier é uma raça de cachorro Pitbull carinhosa e brincalhona

 

staffordshire bull terrier na grama

Também conhecido como StaffBull, o Staffordshire Bull Terrier também está na lista de tipos de Pitbull mais populares. Ainda que algumas características físicas contribuam para a fama de cão bravo, como o maxilar largo, o pescoço curto e tronco forte, o cão desta raça é ainda mais amigável que o American Pitbull Terrier. Não é à toa que ele é conhecido pelo seu apego e cuidado com crianças e bebês, sendo um ótimo candidato à nanny dog. Esse é um Pitbull manso, carinhoso e super dedicado à sua família humana, mas ainda assim o adestramento não deve ser dispensado.

 

Mas não se engane somente com essas características. Esse Pitbull é dócil, mas ao mesmo tempo tem energia de sobra e é super ativo. Justamente por esse motivo, a raça requer uma rotina de passeios e atividades diárias para se exercitar adequadamente. O Staffordshire Bull Terrier costuma medir, em média, 35 cm e pesar até 17 kg. Logo, é uma raça de Pitbull pequeno, se comparada com o American Pitbull Terrier.

3) American Bully é uma das espécies de Pitbull que oferecem proteção e dedicação em vários tamanho

 

american bully na floresta

Ainda que seja uma raça nova, o American Bully é um tipo de Pitbull bem conhecido. De origem estadunidense, a raça possui cinco categorias de tamanho: American Bully Pocket, American Bully Classic, American Bully Standard, American Bully Extreme e American Bully XL. Ou seja, na prática é possível encontrar uma raça de Pitbull pequeno - que é a versão pocket - até cães maiores, como o Extreme e o XL. Independentemente da sua escolha, os tipos de Pitbull (filhote ou adulto) são bem parecidos, já que o combo de corpo musculoso, cauda curta, mandíbula acentuada e formato de cabeça grande é a marca registrada do cãozinho dessa raça.

 

Além disso, a personalidade e temperamento da raça não variam. Para quem busca um cachorro resistente, alegre e camarada, o American Bully é a escolha certa, já que companheirismo e fidelidade são os traços característicos da sua personalidade. Então, se você está se perguntando quais tipos de Pitbull são indicados para famílias com crianças, o American Bully é uma das melhores opções. 

4) Pitbull: tipos incluem o American Staffordshire Terrier, versão mais atlética do grupo

 

American Staffordshire Terrier na grama

O American Staffordshire Terrier nada mais é do que uma versão norte-americana do Staffordshire Bull Terrier. Mas, ainda que possuam características físicas bem semelhantes, o que difere esses tipos de Pitbull é o tamanho. Isso porque o American Staffordshire Terrier é mais alto e mais forte. Além disso, ele possui o rosto mais arredondado que as outras variações de Pitbull, o que lhe garante um ar bem peculiar. 

 

Por trás do do corpo musculoso e da “cara de mau”, o cão dessa raça carrega uma personalidade marcada por amor, carinho e lealdade. Ou seja, assim como outros tipos, Pitbull é dócil e manso se for criado com afeto e reforços positivos. Outra característica do American Staffordshire Terrier é a sua aptidão para atividades físicas, sendo um ótimo cão para competições e práticas de esportes caninos. 

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas