Adoção animal

Tipos de Pitbull: conheça as versões mais populares dessa raça de cachorro

Publicado - 19 Agosto 2020 - 18h47

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Pitbull está entre os cães mais populares entre os brasileiros e faz um sucesso danado por onde passa. Mas você sabia que essa, na verdade, não é uma raça de cachorro, e sim um termo que serve para identificar um grupo de cães? Sim, é isso mesmo: existem várias raças de Pitbull por aí, e não apenas uma única versão do doguinho.

Todos os tipos de Pitbull têm características físicas muito semelhantes, como o corpo musculoso, os olhos amendoados e o formato do rosto típico da raça. O que poucos percebem é que, apesar de serem bem parecidas, as variações de Pitbull também tem suas diferenças. Quer saber mais sobre o assunto? Descubra abaixo quais os tipos de Pitbull que existem e como reconhecer cada cachorro!

Conheça a história por trás da origem do cachorro tipo Pitbull

Os diferentes tipos de Pitbull não são reconhecidos como uma única raça, e sim um grupo de cães. Mas qual é a origem desses animais, afinal de contas? A realidade é que não existem registros históricos que comprovem onde as raças de Pitbull nasceram. No entanto, o que se sabe é que o surgimento delas aconteceu por volta do século XIX a partir do cruzamento de cachorros Bulldogs com alguns tipos de Terriers (como o Terrier Inglês, por exemplo, que já foi extinto).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas, para entender um pouco melhor como os tipos de Pitbull surgiram, é necessário mergulhar na história do Bulldog. Esses cães eram, originalmente, utilizados para travar lutas com touros, que eram chamadas de “bull baiting”. Com a proibição desse esporte, veio a ideia de cruzar o Bulldog Inglês com espécies de Terrier, que foi o que ocasionou no Pitbull.

Uma curiosidade é que hoje existem mais de 20 espécies de Pitbull - incluindo algumas misturas -, mas nem todos são reconhecidos oficialmente. Os únicos que obtêm esse reconhecimento são o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier. Ainda assim, as diferentes espécies de Pitbull são definidas por meio de algumas similaridades.

Raças de cachorro Pitbull: entenda o que define esse grupo de cães

Se a ideia é comparar os tipos de Pitbull, fotos nem sempre são a melhor forma de analisar e compreender a diferença entre as espécies. Como já foi dito, todas as raças de Pitbull apresentam características físicas muito semelhantes, o que torna difícil a distinção. Além do porte atlético e musculatura forte, esse grupo de cães apresenta uma fisionomia singular e de fácil reconhecimento.

Mas quantas raças de Pitbull existem, afinal? Para responder a essa pergunta, é bom esclarecer uma coisa: os diferentes tipos de Pitbull pertencem a diferentes linhagens sanguíneas, o que significa que eles não são necessariamente da mesma raça. Ou seja, são várias raças que formam um único grupo.

Dentre os tipos de Pitbull, podemos citar:

  • American Pitbull Terrier
  • Staffordshire Bull Terrier
  • American Bully
  • American Staffordshire Terrier

Para conhecer melhor cada um dos tipos de raça de Pitbull, é só continuar lendo!

1) American Pitbull Terrier é um dos tipos de cachorro Pitbull mais comuns

 

american pitbull terrier na floresta

Dentre todos os tipos de Pitbull, o American Pitbull Terrier é, certamente, o mais famoso. Apesar da fama de bravo, o cãozinho desta raça tem tudo para conquistar qualquer família, já que se trata de um Pitbull dócil e amigável. No entanto, a personalidade territorialista exige um adestramento positivo para garantir a convivência em harmonia com outros animais. Dessa forma, é necessário que o filhote de Pitbull seja educado de maneira carinhosa, evitando brincadeiras mais violentas e brutais que podem passar a mensagem errada do comportamento ideal. 

 

Com o corpo comprido e a cabeça grande, o American Pitbull Terrier pode medir até 50 cm e pesar cerca de 30 kg. Outro aspecto que chama atenção no animal é a cor do seu focinho, que pode variar desde os tons de preto ao vermelho, resultando em subtipos de raça de Pitbull - variações como o famoso Red Nose são as mais populares.

2) Staffordshire Bull Terrier é uma raça de cachorro Pitbull carinhosa e brincalhona

 

staffordshire bull terrier na grama

Também conhecido como StaffBull, o Staffordshire Bull Terrier também está na lista de tipos de Pitbull mais populares. Ainda que algumas características físicas contribuam para a fama de cão bravo, como o maxilar largo, o pescoço curto e tronco forte, o cão desta raça é ainda mais amigável que o American Pitbull Terrier. Não é à toa que ele é conhecido pelo seu apego e cuidado com crianças e bebês, sendo um ótimo candidato à nanny dog. Esse é um Pitbull manso, carinhoso e super dedicado à sua família humana, mas ainda assim o adestramento não deve ser dispensado.

 

Mas não se engane somente com essas características. Esse Pitbull é dócil, mas ao mesmo tempo tem energia de sobra e é super ativo. Justamente por esse motivo, a raça requer uma rotina de passeios e atividades diárias para se exercitar adequadamente. O Staffordshire Bull Terrier costuma medir, em média, 35 cm e pesar até 17 kg. Logo, é uma raça de Pitbull pequeno, se comparada com o American Pitbull Terrier.

3) American Bully é uma das espécies de Pitbull que oferecem proteção e dedicação em vários tamanho

 

american bully na floresta

Ainda que seja uma raça nova, o American Bully é um tipo de Pitbull bem conhecido. De origem estadunidense, a raça possui cinco categorias de tamanho: American Bully Pocket, American Bully Classic, American Bully Standard, American Bully Extreme e American Bully XL. Ou seja, na prática é possível encontrar uma raça de Pitbull pequeno - que é a versão pocket - até cães maiores, como o Extreme e o XL. Independentemente da sua escolha, os tipos de Pitbull (filhote ou adulto) são bem parecidos, já que o combo de corpo musculoso, cauda curta, mandíbula acentuada e formato de cabeça grande é a marca registrada do cãozinho dessa raça.

 

Além disso, a personalidade e temperamento da raça não variam. Para quem busca um cachorro resistente, alegre e camarada, o American Bully é a escolha certa, já que companheirismo e fidelidade são os traços característicos da sua personalidade. Então, se você está se perguntando quais tipos de Pitbull são indicados para famílias com crianças, o American Bully é uma das melhores opções. 

4) Pitbull: tipos incluem o American Staffordshire Terrier, versão mais atlética do grupo

 

American Staffordshire Terrier na grama

O American Staffordshire Terrier nada mais é do que uma versão norte-americana do Staffordshire Bull Terrier. Mas, ainda que possuam características físicas bem semelhantes, o que difere esses tipos de Pitbull é o tamanho. Isso porque o American Staffordshire Terrier é mais alto e mais forte. Além disso, ele possui o rosto mais arredondado que as outras variações de Pitbull, o que lhe garante um ar bem peculiar. 

 

Por trás do do corpo musculoso e da “cara de mau”, o cão dessa raça carrega uma personalidade marcada por amor, carinho e lealdade. Ou seja, assim como outros tipos, Pitbull é dócil e manso se for criado com afeto e reforços positivos. Outra característica do American Staffordshire Terrier é a sua aptidão para atividades físicas, sendo um ótimo cão para competições e práticas de esportes caninos. 

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas