Adoção animal

Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande

Publicado - 28 Julho 2021 - 16h35

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. Para conhecer um pouco melhor essa raça de cachorro, separamos 10 características comuns a todos os tipos de Pastor Belga. Dá só uma olhada!

1) Pastor Alemão ou Pastor Belga: como diferenciar as duas raças?

Pastor Alemão? Belga? Muitos confundem, mas essas raças de cachorro têm algumas distinções que devem ser observadas. A primeira delas é em relação ao tamanho, já que o Pastor Alemão é um pouco maior do que o cachorro Belga - tanto no peso, quanto na altura. O primeiro cãozinho pode passar dos 60 cm e pesar mais de 40 kg, enquanto o Pastor Belga pode até chegar aos 60 cm de altura, mas não costuma exceder o peso de 30 kg.

O padrão de pelagem das duas raças também é um ponto que ajuda a diferenciar, já que o Pastor Alemão normalmente é coberto por uma espécie de capa preta, mas tem manchas vermelhas e marrons espalhadas pela face e peito. Por outro lado, a cor dos pelos do Pastor Belga vai depender principalmente de qual variação ele pertence.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Raça de Pastor Belga tem algumas variações

Existem pelo menos quatro versões do cachorro Belga, e cada uma delas tem características específicas, principalmente no aspecto da pelagem. Veja como identificá-las:

• Pastor Belga Malinois: tem pelos curtos. Existem cães com a pelagem totalmente preta, mas o mais comum é o cão com o corpo coberto por pelos dourados ou avermelhados com manchas pretas na face e peito (semelhante ao Pastor Alemão).

• Pastor Belga Groenendael: tem pelagem semi-longa com coloração preta por todo o corpo. Podem ter alguns pontinhos brancos no peitoral e perto das patas, mas nada muito chamativo.

• Pastor Belga Tervuren: tem pelos mais compridos e macios da mesma forma que o Pastor Belga Groenendael. A grande diferença é a cor dos pelos, que não são inteiramente pretos. Pode lembrar bastante um Pastor Alemão, só que bem mais peludo.

• Pastor Belga Laekenois: com uma pelagem áspera, ondulada e densa, o cãozinho tem uma aparência inconfundível. A cor dos pelos normalmente é avermelhada.

3) O Pastor Belga preto é comum

Acredite ou não, muitas pessoas procuram por um Pastor Belga branco, mas a verdade é que esse tipo de cor não existe no padrão da raça. Geralmente, o preto está bem presente em todas as variações da raça de Pastor Belga. O branco, por outro lado, normalmente só aparece em forma de pequenas manchas. Se você quer um cachorro semelhante ao Belga e com a pelagem clara, o Pastor Branco Suíço é uma boa opção.

4) Pastor Belga possui forte instinto protetor

Se você procura um cão de guarda, o Pastor Belga é um candidato a ser o companheiro certo para a sua família. O instinto protetor desse cãozinho é muito aguçado, independentemente da variação. Isso quer dizer que o cachorro Belga sempre estará a postos para defender quem ele ama e costuma ficar em estado de alerta para qualquer movimentação estranha perto da casa. Com o treinamento certo, esse cãozinho é um ótimo vigilante.

5) O Pastor Belga Groenendael e o Pastor Belga Malinois são os mais populares

Por mais que existam quatro variações da raça de Pastor Belga, os mais populares são o Groenendael e o Malinois. Não se sabe ao certo o motivo disso, mas esses dois cachorros simplesmente conquistaram o mundo e é praticamente impossível pensar em um Pastor Belga sem associar sua imagem a pelo menos um dos dois tipos da raça. 

 

O Pastor Belga Malinois é um dos mais populares da raçaO Pastor Belga Groenendael tem uma longa pelagem preta que chama muita atençãoO cachorro Belga do tipo Tervuren tem tudo para conquistar o seu coraçãoRaça de Pastor Belga: a variação Laekenois tem uma pelagem mais áspera do que as demais

 

6) Obediência e lealdade definem o cachorro Belga

 

O adestramento do Pastor Belga é muito importante, tanto para casos em que ele vai atuar como cão de guarda quanto para situações do dia a dia, como aprender alguns truques. Isso porque essa raça de cachorro tem uma característica que facilita todo o processo, que é a obediência. Esses adoráveis doguinhos são super obedientes e inteligentes, uma combinação perfeita para qualquer tipo de treinamento. Além disso, eles são muito leais à sua família e não gostam de decepcionar.

7) O Pastor Belga precisa de bastante espaço para se exercitar

Um dos principais fatores que devem ser levados ao comprar ou adotar um cachorro Belga é o espaço que você tem em casa. Como se não bastasse ser um cachorro grande, essa raça também tem muita energia para gastar e dificilmente se sente à vontade em ambientes pequenos, como um apartamento. O Pastor Belga gosta de viver ao ar livre e ter um espaço para correr, brincar e fazer suas necessidades. Se o ambiente tiver um espaço reduzido, é fundamental separar pelo menos uma hora do seu dia para passear com o cachorro e praticar alguns exercícios físicos com ele. Isso reduz as chances do cãozinho crescer estressado, ansioso e frustrado.

8) Quanto custa um Pastor Belga?

Para quem sempre sonhou em ter essa raça de cachorro, uma das principais perguntas é quanto custa um Pastor Belga. O preço pode variar bastante de acordo com cada tipo de cãozinho, mas no geral a estimativa é de R$ 2 mil a R$ 6 mil. Se o preço for muito abaixo disso, é importante ligar o alerta. Nossa dica é procurar um canil de confiança e que seja bem avaliado por outros clientes para não financiar nenhum lugar que maltrate os animais. 

9) O filhote de Pastor Belga precisa de alguns cuidados nessa fase inicial

Assim como todos os filhotes de cachorro, o Pastor Belga também precisa de muita atenção nos primeiros anos de vida. Essa é a fase que o doguinho se desenvolvendo, então os cuidados com a alimentação devem ser redobrados com uma ração específica para essa fase. Além disso, esse é o momento que o cachorro Belga está conhecendo o mundo, uma fase importante para ensinar a ele o que é certo e o que é errado com algumas técnicas de adestramento. Também é importante fazer a socialização correta para que o cãozinho cresça acostumado com diferentes tipos de pessoas e até mesmo com outros animais.

10) Não importa o tipo de Pastor Belga que você escolha, todos eles têm muito amor para dar

Apesar da pose imponente e da aparência robusta, o Pastor Belga é um grande amigo para todas as horas. Com ele do seu lado não vai faltar amor, diversão e muito carinho - não importa qual seja a sua escolha. Mas é importante estar muito consciente de todas as responsabilidades que envolvem comprar ou adotar um cachorro, viu? Os bichinhos também costumam se apegar muito fácil à sua família e merecem ser tratados com todo o respeito e amor do mundo. Então faça uma escolha responsável!

Redação: Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas