Cachorro grande

Raças de cachorro grande: de rottweiller a labrador, conheça as mais populares!

Publicado - 12 Setembro 2022 - 15h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem gosta de cachorro grande sabe das maravilhas envolvidas em ter um amigo de quatro patas gigante sempre por perto. Entre as raças desse porte, você pode encontrar animais com diferentes tipos de personalidade que, mesmo sendo sempre leais e amigos, podem se encaixar de diferentes formas na sua rotina. Rottweiler, Golden Retriever, Husky Siberiano, Pastor Alemão… Se você não sabe qual raça de cachorro escolher, nós separamos as mais populares entre as de porte grande para te ajudar. Dá uma olhada aqui embaixo!

1) Rottweiller: a definição de quem vê cara, não vê coração


A fama de bravo do Rottweiller é bem infudada: na verdade, ele é super carinhoso
A fama de bravo do Rottweiller é bem infudada: na verdade, ele é super carinhoso

Mesmo que o porte e a cara de bravo do Rottweiller possam assustar num primeiro momento, os cachorros grandes dessa raça são muito amorosos, carinhosos e apegados aos donos. Ainda assim, como eles são fisicamente fortes e protetores, precisam de bastante socialização com outros animais e humanos desde a fase de filhotes para não desenvolverem um comportamento agressivo — principalmente na presença de estranhos.

Também é por isso que o treinamento e adestramento do Rottweiller é super importante: ele é inteligente, aceita os comandos com facilidade e pela vontade de agradar os donos a todo custo, também acaba sendo super obediente. Mesmo treinado, perto de crianças pequenas o ideal é que o Rottweiller fique sempre sob supervisão, já que cães de raça grande raça podem ser brutos sem perceber. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Golden Retriever: o cachorro grande dos sonhos!


O Golden Retriever é um dos cachorros grandes mais populares e amados do mundo
O Golden Retriever é um dos cachorros grandes mais populares e amados do mundo

Para quem quer um melhor amigo dócil e companheiro para todas as horas, o Golden Retriever é o cachorro perfeito tanto para famílias com crianças quanto para pessoas que moram sozinhas. Ele é inteligente, obediente e não resiste aos diferentes comandos de treinamento — inclusive, é por causa disso que eles são muito escolhidos para o trabalho de cães-guia ou terapia ocupacional.

Os altos níveis de energia do Golden Retriever fazem com que ele precise de exercícios e atividades físicas diariamente e também explicam a personalidade brincalhona. A raça de cachorro grande também consegue se manter centrada nos momentos de necessidade se passar por um processo de socialização e treinamento desde cedo. Por ser um cachorro peludo, o Golden Retriever também precisa de cuidados frequentes com higiene e escovação.

3) Husky Siberiano: energia, inteligência e companheirismo num mesmo pacote


O Husky Siberiano é uma raça de cachorro grande que se adapta melhor a locais frios
O Husky Siberiano é uma raça de cachorro grande que se adapta melhor a locais frios

Os cachorros grandes da raça Husky Siberiano são a mistura perfeita de inteligência, companheirismo e energia. Eles são super dóceis e fazem amizade com humanos e outros cachorros com facilidade, mas também vão precisar de treinamento e socialização desde cedo, já que a obediência não é uma de suas maiores qualidades. Mesmo amigáveis, eles são independentes e, por isso, a vontade de agradar o dono não costuma pesar mais do que a de fazer a própria vontade (mais um motivo para o treinamento começar ainda na fase de filhote).

Além da semelhança física com os lobos, o Husky Siberiano também tem o mesmo instinto de caça e a capacidade de uivar sempre que quer chamar a atenção — algo que acontece com frequência. Eles precisam de bastante atividade física e são indicados para criação em locais espaçosos. 

4) Border Collie: a junção de músculos e cérebro num só cachorro grande


O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes que você pode ter
O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes que você pode ter

Preparadíssimo para viver em locais de altas temperaturas por causa de sua pelagem densa, o Border Collie é um dos cães mais inteligentes que você pode ter — na verdade, ele é considerado o mais inteligente do mundo! Depois de bem treinado, ele é capaz de entender comandos de seus donos apenas através do olhar. Ao mesmo tempo, também é movido a exercícios físicos: precisa de corridas, brincadeiras e atividades estimulantes com frequência. Por ser bem ativo, ele precisa de socialização com outras pessoas e animais para não ficar ansioso.

Além disso, o cachorro de raça grande Border Collie também é bem territorialista, ou seja: pode investir na caminha de cachorro grande para ele sem problemas porque ele vai gostar de ter um cantinho próprio. O apego ao dono e a obediência vai fazer com que você tenha um companheiro para diferentes momentos sem precisar de esforços.

5) Pastor Alemão: super protetor, inteligente e amigo do dono


O Pastor Alemão é uma raça super protetora e inteligente
O Pastor Alemão é uma raça super protetora e inteligente

Se você procura um cachorro que, certamente, vai virar sua “sombra” onde quer que você vá, o Pastor Alemão é uma das principais escolhas! Ele é tudo o que se espera de um companheiro: fiel, protetor, amoroso e carinhoso. Justamente pelo instinto de proteção e territorialismo, ele pode se mostrar um pouco agressivo com outros animais, então o treinamento, a socialização e a criação positiva são essenciais para que o melhor em sua personalidade se destaque.

Uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, o Pastor Alemão atende a comandos e ordens com empolgação e entusiasmo, sempre cheios de vontade de agradar o dono. Eles também têm bastante energia para gastar, então o ideal é não deixar que isso se acumule: saia para caminhadas e corridas com ele diariamente para que o animal consiga extravasar e se sentir bem.

6) Chow Chow: independência e dominância são sua especialidade 


O Chow Chow é um cachorro que precisa de socialização desde cedo para se desenvolver dócil e amável
O Chow Chow é um cachorro que precisa de socialização desde cedo para se desenvolver dócil e amável

Num primeiro momento, achar que o Chow Chow é um ursinho de pelúcia feito para receber abraços é comum, mas não é bem assim. Ao conhecer um estranho, é normal que o Chow Chow seja desconfiado e, às vezes, tome até algumas atitudes agressivas enquanto não se acostuma. Ele é independente e dominante, por isso, precisa de contato frequente com pessoas diferentes e animais desde cedo para que se desenvolvam de forma amigável e dócil.

O Chow Chow é uma raça de cachorro grande que não recebe comandos de adestramento com a maior facilidade do mundo, mas depois que estabelece um vínculo com seus donos, passa a ser mais receptivo ao treinamento. É um companheiro para todos os momentos, mas só vai fazer isso com quem conhece. 

7) Labrador: o amoroso cachorro grande para famílias com crianças


O Labrador é um cachorro dócil, amável e companheiro
O Labrador é um cachorro dócil, amável e companheiro

Uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, o Labrador é muito parecido com o Golden Retriever no que se trata de companheirismo, amabilidade e docilidade. Ele tem um ótimo relacionamento com crianças e outros animais e é super apegado e leal ao dono, fazendo de tudo para agradar o seu tutor. Com isso e a sua inteligência, o treinamento acontece com facilidade. Assim como outras raças de cachorro grande, o Labrador tem bastante energia para gastar, mas com uma curiosidade: ele ama nadar e os exercícios aquáticos são seus preferidos. 

8) Bernese: um cãopanheiro em forma de cachorro grande


Além de grande, raças de cachorro Bernese são amigáveis
Além de grande, raças de cachorro Bernese são amigáveis

O Bernese Mountain - também conhecido como Boiadeiro de Berna - é um dos cães de raça grande que têm tudo para conquistar seu coração. Eles são cachorros extremamente confiantes, companheiros e carismáticos. Também são muito disciplinados e focados, por isso o adestramento não é uma tarefa difícil quando se trata da raça de cachorro Bernese, que era muito utilizada para o pastoreio antigamente.

O Bernese é ideal para famílias grandes e se dá muito bem com crianças. Mesmo sendo um cachorro de raça grande, ele é muito tranquilo, sociável e carinhoso. No entanto, é bom ter em mente que ele demanda um bom gasto de energia todos os dias.

9) Pitbull: uma raça de cachorro grande que não é o que parece


O cachorro grande Pitbull não é agressivo como muitos pensam, e pode ser bem amigável
O cachorro grande Pitbull não é agressivo como muitos pensam, e pode ser bem amigável

Todo mundo pensa que o Pitbull é um cachorro grande agressivo, mas esse estereótipo não faz jus à realidade. Tudo depende da criação que cada animal recebe, mas ele tem tudo para ser um cachorrinho bem amigável e parceiro. É importante ficar atento às variações da raça, porque existem vários tipos de Pitbull. A carinha mais famosa é a do American Pitbull Terrier, mas outros cães - como o American Staffordshire Terrier e o American Bully - também fazem parte do grupo.

Entre as raças de cães grandes, o Pitbull é um daqueles que recebe uma fama pra lá de injusta! Esses doguinhos são super fiéis e tem uma característica que facilita bastante qualquer treinamento: eles amam agradar os donos. Por isso, técnicas de reforço positivo são a chave para uma boa convivência com o cachorro Pitbull.

10) Cane Corso: uma raça de cachorros grandes e imponentes


Raça: cachorro grande Cane Corso é super protetor
Raça: cachorro grande Cane Corso é super protetor

Para quem ainda não conhece esse cachorro, porte grande é a melhor definição para o Cane Corso. Os animais desta raça são fortes e musculosos. Além disso, eles têm uma postura vigilante que é típica de um cão de guarda, o que causa a impressão equivocada de que eles são cães agressivos ou violentos. Eles, na verdade, só são muito protetores com os donos e por isso estão sempre em alerta. Contudo, é possível amenizar esse traço com a socialização no início da vida.

Apesar de terem um forte instinto de proteção e serem desconfiados com estranhos, os cachorros da raça Cane Corso são dóceis e carinhosos com a família. Além disso, essa é uma raça de cachorro grande que é bem tranquila e não late muito, mas é energética.

11) Dogue Alemão: um dos cãezinhos mais dóceis


Cachorros grandes de raça: o Dogue Alemão é um dos maiores cães do mundo
Cachorros grandes de raça: o Dogue Alemão é um dos maiores cães do mundo

Um dos cachorros grandes de raça que mais fazem sucesso é o Dogue Alemão, mesma raça do personagem Scooby Doo. Assim como no desenho, os cães da raça Dogue Alemão são enormes, mas ao mesmo tempo muito brincalhões, amigáveis e dóceis. Não é à toa que é muito fácil conquistar um doguinho - ou melhor, dogão - desta raça: basta dar um pouquinho de atenção que ele logo se entrega.

Como se não bastasse esse lado cativante do Dogue Alemão, o pet é muito fácil de ser treinado porque é muito obediente. Mas lembre-se: para criar esse tipo de cachorro grande, raça Dogue Alemão precisa viver em um espaço amplo.

12) Pastor Belga: uma raça com muitas qualidades


Das raças de cães grandes, o Pastor Belga figura como um dos mais obedientes
Das raças de cães grandes, o Pastor Belga figura como um dos mais obedientes

É impossível falar dos cachorros grandes de raça sem mencionar o Pastor Belga. A raça tem três variações - Laekenois, Groenendael e Tervuren - que seguem o mesmo padrão, tanto fisicamente quanto em questão de comportamento. A única grande diferença entre elas, na verdade, é quanto ao tipo de pelagem. A raça Pastor Belga é muito corajosa e protetora, além de ter uma inteligência extraordinária. Não é à toa que ela era utilizada como cão de guarda e pastoreio.

Dentre as qualidades desse cachorro grande, a alta fidelidade e lealdade do Pastor Belga não passam despercebidas. Estes cães são super obedientes, o que facilita o treinamento, mas precisa se exercitar com frequência.

13) Dogo Argentino: uma raça sensível, tranquila e corajosa


O Dogo Argentino é um cachorro grande muito amoroso
O Dogo Argentino é um cachorro grande muito amoroso

O Dogo Argentino pode até enganar com sua expressão séria e determinada, mas por trás desse visual tem uma das raças de cães grandes mais adoráveis que você irá conhecer. A raça de cachorro Dogo Argentino foi criada inicialmente para desempenhar a função de guarda, mas ao mesmo tempo desenvolveu um temperamento dócil, tranquilo e muito sensível. São cães que gostam de cuidar da família e tem um senso muito forte de obediência.

Por ser um cachorro grande, o Dogo Argentino também é muito ativo e precisa de longas sessões de exercícios físicos no dia a dia. Mas mesmo com seu tamanho imponente, esse é um cachorro que se adapta bem a apartamentos (desde que seja estimulado corretamente).

14) Fila Brasileiro: o cachorro destemido e corajoso


Além de ser uma raça de cachorro grande, o Fila Brasileiro é originário do Brasil
Além de ser uma raça de cachorro grande, o Fila Brasileiro é originário do Brasil

Além de ser um cachorro de raça grande, o Fila Brasileiro é uma das poucas raças originárias do Brasil. Muitas pessoas pensam que ele é bravo, mas a verdade é que só tem muita coragem! Se for socializado corretamente nos primeiros anos de vida, a raça Fila tem tudo para ser amigável e gentil com outras pessoas. Já com a família, a relação é sempre de puro amor, principalmente se ele for criado com reforços positivos durante os treinamentos.

É importante ter em mente que o Fila Brasileiro é um cachorro grande e precisa de um ambiente espaçoso para que consiga se movimentar e viver com conforto. Ele também deve fazer atividades físicas regulares para evitar comportamentos destrutivos.

15) Akita: uma raça de cachorro grande que tem tudo para te conquistar


Raças de cães grandes: o Akita pode ser dominante, mas é muito leal à família
Raças de cães grandes: o Akita pode ser dominante, mas é muito leal à família

A personalidade do Akita é totalmente encantadora. Mesmo com um ladinho territorialista, esse é um dos cachorros grandes de raça mais independentes, protetores e companheiros da lista. Intensidade é uma palavra que define bem a raça Akita! Eles gostam de fazer parte do convívio com os humanos e de ter essa vida mais “caseira”, compartilhando bons momentos ao lado da família e ao mesmo tempo protegendo-a.

Por outro lado, esse é um cachorro um pouco dominante e que precisa ser ensinado desde cedo a seguir as ordens da casa. O adestramento e a socialização são processos indispensáveis para viver em harmonia com o cachorro Akita.

16) São Bernardo: cachorro de raça grande que é puro amor


Um cachorro de raça grande que é muito aumigável é o São Bernardo
Um cachorro de raça grande que é muito aumigável é o São Bernardo

Se você gosta de raças de cachorro grande, o São Bernardo com certeza vai ganhar um lugar especial no seu coração! Além de super peludinho e musculoso, esses cães são incrivelmente dóceis e afetuosos com os humanos. Tanto é que a raça São Bernardo já foi muito usada para desempenhar o serviço de “cachorro babá” - e quem já assistiu o filme Peter Pan, deve se lembrar da famosa cadelinha Naná que cuidava das crianças.

Bondoso, leal e calmo, o São Bernardo é um excelente cão de companhia. Eles são observadores, sociáveis e se tornam parceiros incríveis de famílias grandes. Outra qualidade é a obediência natural da raça, que atende aos comandos com muita facilidade.

17) Boxer: um cachorro brincalhão e atrapalhado


Um cachorro grande que parece ser sério, mas é super divertido, é o Boxer
Um cachorro grande que parece ser sério, mas é super divertido, é o Boxer

O Boxer é mais uma daquelas raças de cachorro grande que a gente até se engana com a aparência de rabugento, mas logo depois se surpreende. A raça Boxer tem personalidade extrovertida e muito cativante, além de ser uma fiel escudeira dos humanos. São cães que normalmente aprendem rápido, principalmente quando o adestramento é feito na fase de filhotes. A socialização também deve ser feita nessa idade.

O cachorro Boxer também tem um lado protetor, mas costuma se dar bem com todo tipo de gente. Ele, inclusive, tende a ser muito brincalhão e às vezes até um pouco estabanado, mas a diversão ao lado dele é garantida.

18) Dálmata: muita energia em forma de cachorro


Das raças de cachorro grande, o Dálmata é um dos mais energéticos e ativos
Das raças de cachorro grande, o Dálmata é um dos mais energéticos e ativos

O Dálmata é aquele cachorro grande que todo mundo se apaixona de cara, principalmente por causa das suas charmosas pintinhas espalhadas pelo corpo. Mas é preciso ter muita disposição para encarar o dia a dia com a raça! Cachorro grande tem muita energia no geral, mas o Dálmata parece ter o dobro disso. Ele é muito ativo, energético e demanda atividades físicas intensas para suprir suas necessidades.

Um cuidado importante é treinar o Dálmata logo nos primeiros meses de vida, porque a raça tende a ser um pouquinho teimosa. Ter paciência e persistir no processo é fundamental para ter bons resultados, lembrando sempre de fazer associações positivas com petiscos.

19) Doberman: um cão de guarda muito obediente


Cachorro grande: raça Doberman acata muito bem as ordens dos humanos
Cachorro grande: raça Doberman acata muito bem as ordens dos humanos

Das raças de cachorro grande, o Doberman é, certamente, uma das mais inteligentes. Ele ocupa o 5º lugar no ranking de inteligência canina e tem uma enorme agilidade e destreza para aprender comandos. Mesmo sendo utilizado principalmente para tomar conta da casa e servir como cão de guarda, o cachorro Doberman é extremamente disciplinado, obediente e com uma capacidade de aprendizado fora do comum.

Ah: e se engana quem pensa que o Doberman é bravo. Apesar da postura imponente, estes cães são super tranquilos e fáceis de lidar. Mesmo sendo reservados com estranhos, eles são carinhosos e gentis com a família.

20) Weimaraner é um cachorro grande apegado aos humanos


O Weimaraner é um cachorro grande que ama brincar e é extrovertido
O Weimaraner é um cachorro grande que ama brincar e é extrovertido

Atlético e super brincalhão, o Weimaraner é uma raça de cachorro grande que encanta qualquer um que conhece. Esses doguinhos têm energia de sobra para correr, pular e brincar, mas na hora que é para parar, ele para! A obediência é um dos traços características da raça Weimaraner, e é possível perceber isso no dia a dia. Apegado com os humanos, esses cães fazem de tudo para agradar.

A convivência com esses pets é ótima. Eles amam a família, se dão bem com crianças e estranhos, mas podem não ser tão receptivos com outros animais. Por isso, não deixe de fazer a socialização do Weimaraner corretamente nos primeiros anos de vida.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 12/09/2022

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas