Gato

Língua do gato: anatomia, como funciona, autolimpeza e muito mais... tudo que você precisa saber sobre o órgão

Publicado - 01 Fevereiro 2024 - 19h28

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A língua do gato é um órgão que desempenha um papel importantíssimo na vida dos felinos, desde auxiliar na alimentação até alguns cuidados na rotina do pet, como a autolimpeza. No entanto, a língua desses animais tem algumas características bem peculiares e interessantes que despertam a curiosidade de todos. Uma delas que chama bastante atenção é a textura áspera e espinhosa, que contrasta com toda delicadeza e eloquência desses felinos. 

Para desvendar alguns mistérios desse órgão e compreender seu funcionamento, o Patas da Casa foi atrás de algumas informações e respostas sobre a língua dos felinos. Descubra a seguir por que a língua do gato é áspera, como é a anatomia desse órgão e quais são suas funções. 

A anatomia da língua do gato 

A anatomia do gato é cheia de curiosidades que tornam esses animais únicos. Mas como é a língua do gato? Comprida e flexível, ela pode ser dividida em três partes: ápice, corpo e raiz. A ápice é a parte mais externa; o corpo é como se fosse o centro da língua; enquanto a raiz é a parte interna, que fica bem próxima da faringe.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A anatomia da língua dos gatos auxilia em várias funções, inclusive no paladar. Os animais possuem na língua pequenas protuberâncias chamadas de papilas gustativas, estruturas que se assemelham a pequenos ganchos e são fundamentais para sentir o sabor dos alimentos, além de outras funções. São essas papilas, inclusive, que garantem a textura áspera do órgão, que mais se parece como uma lixa de unha. 

Qual a função da língua do gato?

A língua do gato tem diversas funções importantes para a rotina do felino, desde a alimentação animal até auxiliar na comunicação. Dentre as principais funções, podemos destacar: 

  • Alimentação: além de ajudar na deglutição da ração para gatos, a língua ainda permite que o felino sinta a textura e o sabor do alimento. 
  • Beber água: a língua é essencial para fazer o gato beber água. A anatomia e estrutura do órgão permite que eles consigam levar o líquido até a boca.
  • Manter a temperatura corporal: a língua também ajuda a manter a temperatura normal do gato, mas de uma maneira diferente da língua dos cachorros. As lambidas do felino umedecem o pelo de gato e provocam uma sensação de frescor. É uma técnica que os felinos encontraram para resfriar o corpo.
  • Socialização: as lambidas também são uma forma do felino se comunicar com outras pessoas ou animais. É através de lambidas, por exemplo, que as mães gatas limpam sujeiras dos seus gatinhos filhotes e demonstram amor. 
  • Autolimpeza: se você não sabe porque os gatos se lambem, fique sabendo que esse hábito serve para fazer a autolimpeza. A textura áspera da língua do felino ajuda o animal a se limpar e é como se fosse um "banho de gato”. Eles se lambem e retiram impurezas ao longo da pelagem.

Por que a língua de gato é áspera?

A língua do gato possui pequenas estruturas chamadas de papilas filiformes que dão esse aspecto áspero para o órgão. É como se fossem pequenos espinhos ou ganchos que “espetam” a sujeira que fica na pelagem do animal, como poeiras, parasitas e os pelos mortos. 

Um estudo recente realizado pela Universidade da Georgia descobriu que as papilas retêm a saliva do animal, uma característica que é super importante para auxiliar na autolimpeza felina. Eles utilizaram no estudo tomografias computadorizadas que demonstraram que as papilas não são sólidas, mas contêm cavidades ocas em seu interior que permitem a retenção e liberação eficiente de saliva durante o processo de limpeza.

felino com a boca aberta mostrando a língua do gato
 A língua do gato é longa e áspera

Os gatos têm um paladar exigente

Não é nenhuma novidade que o paladar felino é super exigente e criterioso, e isso tem uma explicação: a boca do gato só possui cerca de 400 papilas gustativas, o que afeta as preferências de sabor do animal. Na verdade, além do paladar, o olfato é outro sentido que influencia - e muito - na alimentação do gato. Se a comida tiver um cheiro que gato não gosta, dificilmente ele vai correr o risco de provar.  

Além disso, como as proteínas na alimentação dos gatos são o nutriente mais importante, os felinos têm uma preferência por sabores salgados, e há quem fique em dúvida se o gato sente sabor doce ou não.

Como a língua de gato ajuda o gato a beber água? 

Diferente da língua do cachorro que vira uma “concha” ao beber água, a língua do gato se comporta de maneira bem mais sutil e delicada na hora de se hidratar. Apenas a parte superior da língua do felino encosta rapidamente na água, levantando algumas gotas que são ingeridas antes de cair de volta. Por isso é comum que o bigode de gato ou o queixo do felino fique molhado após ele beber água. 

A língua de gato pode influenciar em alguns comportamentos

Nem sempre é fácil decifrar os comportamentos felinos, né? No entanto, a língua dos felinos também pode expressar alguns sentimentos, como o amor de gato. O gato lambendo o dono, por exemplo, é um gesto que demonstra que o felino te ama. Mas porque o gato lambe o dono? Esse é um comportamento que o gato adulto traz dainfância, já que, quando filhotes, as mamães gatas demonstravam o amor com as lambidas. 

Um gato se lambendo no dia a dia não é nada incomum, especialmente porque essa é maneira que eles têm de realizarem a autolimpeza. Contudo, um gato se lambendo muito mais do que deveria pode indicar algum problema de saúde. A sarna, pulga e carrapato em gatos são parasitas que causam coceira e incomodam os felinos, que se lambem como forma de aliviar esse incômodo. A ansiedade em gato também pode provocar lambidas em excesso.

Gato com a língua para fora: o que pode ser?

Os gatos não têm o costume de ficar com a língua de fora para regular a temperatura corporal, como os cachorros fazem. Na verdade, o gato com a língua para fora deve servir como um alerta para o tutor. Esse é um indicativo de problema na saúde do gato, mas o diagnóstico vai depender de outros sinais comportamentais do felino.

Um gato com língua de fora e ofegante, por exemplo, pode ser sinal de um problema na respiração do felino ou no coração. Se não vier acompanhado de nenhum outro sintoma, pode indicar algum problema na própria boca do gato, como gengivite e úlceras. No entanto, um gato dormindo com a língua para fora pode apenas indicar que ele está relaxado e se sentindo confortável.

felino usando língua de gato para se lamber

Cuidados importantes com a boca do gato

Para manter a boca e a língua do gato saudáveis e livres de problemas, é preciso seguir alguns cuidados no dia a dia. Confira como cuidar de gato e da boca dele: 

  • Escovar os dentes: escovar dente de gato é um cuidado muito importante para manter a higiene bucal do pet. Além de prevenir o tártaro em gatos e a gengivite, ela evita o mau hálito causado pela alimentação. Para isso, é necessário utilizar uma escova de dente confortável para o animal e uma pasta de dente específica para gatos. É indicado realizar a escovação pelo menos três vezes na semana.

  • Consultas regulares no veterinário: as consultas de rotina com o veterinário são importantes para checar se o gato está bem de saúde. O profissional faz um check-up geral e examina o felino, inclusive a língua. Gato que tiver com qualquer ferida ou doença nessa região vai receber o tratamento adequado para evitar que o caso se agrave. 

5 curiosidades sobre a língua de gato

  1. Enquanto os seres humanos possuem de 2.000 a 8.000 papilas gustativas, os cachorros possuem 1.700 e os bichanos contam apenas com 400.
  2. As papilas gustativas ajudam a retirar sujeira do dente de gato.
  3. Gatos não sentem sabores doces.
  4. Leões, pumas, leopardos e tigres compartilham a mesma característica das papilas gustativas .
Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas