Gato

Temperatura normal do gato: saiba qual é e aprenda como medir

Publicado - 14 Novembro 2023 - 12h02

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Estela Pazos / Médica Veterinária especializada em Medicina Felina

CRMV 17880-SP

Formada em Medicina Veterinária pela UniPinhal e pós-graduada em medicina Felina pelo instituto Qualittas. Atendimento exclusivo a felinos domésticos nas áreas de clíica médica, comportamento, Nutrologia, Ozonioterapia e Terapia Neural.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Fazer carinho no gato muitas vezes é suficiente para perceber que os felinos têm um corpo bem mais quentinho do que o nosso. Ainda assim, conseguir identificar a temperatura normal de gato é um passo importante para saber quando tem algo de errado com a saúde do animal. Isso porque quando o calor corporal excede a temperatura normal, gato provavelmente está com febre — e o sintoma está associado a diversas doenças.

Quer saber como medir a temperatura do gato e diferenciar um quadro febril de um estado normal? O Patas da Casa te ajuda com isso: veja as informações que reunimos abaixo sobre o assunto!

Qual a temperatura normal de um gato?

A temperatura normal de um gato é entre 38ºC e 39,3ºC. Se o valor medido for acima disso, é porque ele está com febre. Em alguns casos, a exposição solar também pode aumentar a temperatura desses animais e dar a impressão de que eles estão muito mais quentes do que deveriam. Por isso, é bom ter atenção com os famosos “banhos de sol” dos gatos.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Vale dizer que o processo de como medir a temperatura do gato deve ser cauteloso. Diferente dos cães, a medição dos bichanos exige um cuidado redobrado, já que esses animais ficam extremamente incomodados com qualquer manuseio minimamente invasivo.

Como medir a temperatura de gato?

Para aferir a temperatura, gato deve usar um termômetro via retal. Como o instrumento é inserido diretamente no ânus do animal — o que pode causar um enorme desconforto —, o mais indicado é que todo o procedimento seja realizado por um médico veterinário de confiança. De preferência, um veterinário especialista em gatos. Ele vai saber como fazer o manejo correto da espécie sem machucar ou causar estresse.

Outra possibilidade é usar um termômetro digital auricular. Ele deve ser encostado na parte interna da orelha do gato, mas não é tão confiável quanto o termômetro via retal. A melhor dica é sempre correr para o veterinário caso haja qualquer suspeita de febre no pet!

gato laranja com veterinários medindo a temperatura via retal
A temperatura do gato deve ser aferida por veterinários de confiança

Quanto é febre para gato?

Sabendo qual a temperatura normal do gato (38ºC a 39,3ºC), pode-se dizer que é considerada febre em gatos qualquer valor acima de 39,3ºC. Além de medir para constatar a temperatura do animal, existem alguns sinais que indicam um quadro febril nos felinos. Em muitos casos, para saber se o gato está com febre, basta observar algumas mudanças sutis de comportamento. Os gatinhos mascaram muito bem qualquer desconforto, mas às vezes uma observação mais atenta é capaz de identificar esses problemas.

Como saber se o gato está com febre?

“Geralmente, no toque é possível sentir que o gato está um pouco mais quente. Ele também deixa de se alimentar e fica com um olhar que eu chamo de ‘farol baixo’, mais tristonho”, alerta Estela Pazos, veterinária especialista em felinos. Além do mais, o gato dorme mais, fica cansado e/ou com a respiração intensa e ofegante.

O gato com febre também costuma ficar com nariz, patinhas e orelhas avermelhadas e mais quentinhas. O focinho seco é outro sinal de alerta nesses casos. Fique atento!

O que dar para o gato quando ele está com febre?

Para restabelecer a temperatura normal do gato, o ideal é investigar a raiz do problema. Como existem diferentes causas para a febre, recomendamos consultar um veterinário para que ele possa diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para o seu amigo de quatro patas. 

Até pode dar dipirona para gatos para abaixar a febre e amenizar dores, mas somente um especialista deve prescrever o medicamento e orientar qual é a dosagem correta. A automedicação pode oferecer muitos riscos à saúde do animal, e uma superdosagem pode até mesmo ser fatal em alguns casos. Portanto, todo cuidado é pouco.

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Adoção

Gato frajola dá trabalho? Veja como é a convivência com um gato preto e branco dentro de casa

Com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo, o gato frajola tem um charme que não passa despercebido. Donos de uma personalid...

Adote um animal

6 motivos para adotar um gato preto: eles são amorosos e os mais rejeitados nos abrigos

Desde os tempos da Idade Média, o gato preto carrega injustamente o estigma de trazer azar. Essa superstição surgiu quando esses fel...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas