Gato

As proteínas na alimentação dos gatos: veja a importância do nutriente e como escolher a ração ideal

Publicado - 02 Outubro 2023 - 12h16

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os sachês para gatos e a ração seca, quando escolhidos da forma certa, garantem saúde e bem-estar. Para quem não sabe, os felinos são carnívoros, por isso, a base da alimentação da espécie são as proteínas - especialmente as derivadas de carnes de gado e cordeiro, frango e peixes. As proteínas para gatos são indispensáveis na dieta e deve-se priorizar carnes de alta qualidade para compor a alimentação do gato

Olhar o rótulo dos produtos na hora de escolher a melhor ração para gatos, além de buscar marcas reconhecidas, é a principal dica para evitar déficits nutricionais. Para entender a importância da proteína na alimentação felina, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário Lucas Oliveira: o especialista explicou como as proteínas são aliadas na saúde dos gatos e como oferecer do jeito certo!

Alimentação dos gatos: qual a importância das proteínas?

Classificados como macronutrientes, as proteínas, carboidratos e gorduras são aqueles nutrientes que o corpo necessita em maiores quantidades para o pleno funcionamento do organismo, mas quando pensamos nos gatos, a proteína é, sem dúvidas, o macronutriente mais importante. “Ela participa da formação dos músculos, DNA, anticorpos, enzimas e pelos, por exemplo. Mas nos gatos, ela tem um papel ainda mais importante, pois representa sua principal fonte de combustível, de energia”, explicou o veterinário. 

Imagem Quiz:Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Os gatos são classificados como carnívoros estritos ou obrigatórios, pois dentre os três principais macronutrientes que o corpo deles precisa, os alimentos ricos em proteínas são sua principal fonte de energia. Mas quais são os riscos de não manter uma dieta rica em proteína para o bichano? A deficiência proteica pode causar queda de pelo em gatos, fraqueza,  descamação da pele, alterações cardíacas, alterações na visão, problemas reprodutivos e outras condições. 

alimentação natural felina
Pode dar carne crua para gato? Saiba os riscos e cuidados

Ração de gato comum, premium e super premium: tem diferença no nível de proteínas?

A ração para gatos premium ou super premium são as versões mais recomendadas por médicos veterinários. Diferente das rações comuns, elas possuem proteínas selecionadas e de maior qualidade. “De nada adianta oferecermos uma dieta rica em proteínas aos bichanos se essa proteína for de baixa qualidade. Isso porque a proteína de baixa qualidade não consegue ser bem digerida e absorvida pelo organismo. Dessa forma, grande parte delas acaba sendo eliminada nas fezes.” Ou seja, mais importante que o teor de proteína que aparece no rótulo da ração é a qualidade dela. 

Proteínas para gatos de qualidade elevam a saúde e bem-estar

Uma proteína de qualidade na ração do gato é capaz de oferecer todos os aminoácidos essenciais para a manutenção da saúde animal. O veterinário Lucas fez uma comparação que explica a importância do aminoácido: “É como se a proteína fosse uma parede de tijolos e cada aminoácido fosse um tijolinho. Uma proteína de alta qualidade contém uma maior quantidade e qualidade de aminoácidos essenciais, que são aqueles obtidos exclusivamente pela alimentação.”

A taurina, por exemplo, é um aminoácido essencial para o funcionamento do coração, da visão e do sistema reprodutivo do gato, mas o corpo não o produz e só é possível obter por meio da alimentação. A principal fonte de proteínas do gato é a de origem animal (carnes, frango e peixe, por exemplo), mas as proteínas vegetais também têm uma parcela de importância na dieta. 

A ração para gato, seja úmida ou seca, é a melhor forma de oferecer o equilíbrio nutricional que o animal necessita na dieta. Escolhendo marcas de boa procedência e versões premium ou super premium (além de alimentos certos para a faixa-etária dele), dificilmente o gato apresentará ao longo da vida algum déficit protéico.

sachê para gatos
Ração para gatos: sachês são super nutritivos e saborosos

A quantidade indicada de proteínas para gato muda de acordo com a idade do animal

O ciclo de vida dos gatos é marcado por três momentos: a infância, a maturidade e a senioridade; e cada fase exige cuidados específicos para o animal, inclusive no quesito alimentação. É importante respeitar as especificações de idade e escolher a ração para gato filhote, para adultos ou idosos, de acordo com a idade. 

“Enquanto um gato adulto saudável precisa de cinco gramas de proteína/kg diariamente, filhotes e idosos podem necessitar de uma quantidade maior”, enfatiza Lucas. Essa diferença ocorre devido às necessidades nutricionais que cada fase exige para manter a saúde do animal. “Os filhotes estão na fase de desenvolvimento e há uma alta demanda por proteína, que será convertida em músculos e tecidos durante essa etapa de vida. Já os animais idosos perdem a musculatura naturalmente com o passar dos anos e não conseguem sintetizar proteínas tão bem quanto um animal jovem. Por esses motivos, podem precisar de um aporte proteico maior.”

Pode dar carne crua para gato? Veja como aumentar a ingestão de proteínas

Pelo fato de serem carnívoros estritos, muitos tutores acreditam que pode dar carne crua para gato, mas essa não é a forma mais segura de oferecer proteínas ao animal doméstico: “A dieta à base de carne crua apresenta muito mais riscos do que benefícios. A contaminação bacteriana é muito mais comum em alimentos crus do que em alimentos submetidos ao cozimento, o que pode levar ao adoecimento não apenas do gato, mas também dos humanos que convivem com ele, devido à proliferação de bactérias causadoras de doenças pelo ambiente.”

Mesmo que o pet siga uma alimentação natural (que deve ser prescrita e acompanhada por um veterinário especializado em nutrição ou nutrologia animal), a carne ou frango cru para gato também requer cuidados para evitar contaminações. 

Se o seu gato recebe uma ração de qualidade, não há necessidade de potencializar a ingestão de proteínas, mas se a ideia é oferecer alimentos de texturas diferentes, opte pelo sachê, frango e carnes cozidas sem óleo e temperos. 
 

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas