Escovar dente de gato é mais um dos cuidados que devemos adotar na rotina do bichano para manter sua higiene bucal. Essa prática pode ajudar a prevenir problemas como o tártaro, o mau hálito e o complexo gengivite estomatite felina, uma severa inflamação que pode ser evitada a partir da escovação. Se você não começou esse hábito enquanto seu amigo era um filhote, provavelmente deve estar se perguntando como escovar dente de gato adulto, já que eles são animais bastante desconfiados e reativos a certos cuidados. Por isso, o Patas da Casa vai te mostrar algumas estratégias para tornar esse momento possível. 

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Escova de dente para gatos: qual escolher?

Para que seja um momento tranquilo entre você e o seu felino, antes de mais nada é preciso escolher o instrumento correto para a escovação, que não vai machucar nem estressar o seu pet. Opte pela escova de dentes para gatos de cerdas macias, de preferência específicas para a espécie, que geralmente é menor e mais fácil de ser usada. Escolha também um creme dental pet, adequada para seu animal. 

Como devo escovar dente de gato adulto? 

Para manter a saúde do gato e preservar os dentinhos do seu amigo, tem alguns passos que vão te ajudar a iniciar esse cuidado na rotina do animal. Como o seu bichano ainda não vai estar acostumado com a escova de dente para gato, é bacana fazer uma introdução gradual do processo, como permitir que ele sinta o cheiro dos objetos e lamba a pasta de dente para associar a algo positivo. Quando ele aparentar estar relaxado próximo a escova, você pode começar a escovação com uma gaze umedecida para acostumar o pet com a sensação da escova na boca. Pode ser que no início o seu gato resista, mas é preciso muita paciência e consistência com o seu amigo, até que se torne um hábito.  

Escova de dente para gato: faça uma introdução gradual

Após alguns dias, quando você sentir que o seu felino está mais adaptado, é hora de usar a escova de dentes para gatos. Coloque o seu bichano em alguma superfície que seja segura, enrole ele em uma toalha para ter mais controle e comece o processo com a escova realizando movimentos leves, suaves e circulares. Quando terminar de escovar os dentes do seu amigo, ofereça um petisco como recompensa para estimular uma associação positiva..

Escovar dente de gato: qual a frequência ideal? 

A placa bacteriana começa a ser formada no dente do gato entre 24 horas e 48 horas, por isso, o indicado é realizar a escovação aproximadamente 3x na semana. Assim, o seu bichano não vai acumular restos de comida e sujeiras que favorecem a proliferação de bactérias e o surgimento de infecções, como a gengivite