Gato

Pelo de gato: um guia com tudo que você precisa fazer para diminuir os pelos espalhados pela casa e roupas

Publicado - 07 Março 2022 - 12h52

Atualizado - 17 Maio 2024 - 17h41

O pelo de gato em roupa e espalhado pela casa é uma realidade complicada para quem tem um felino. Apesar de serem animais muito higiênicos, a queda de pelo é algo inerente a qualquer animal. É impossível impedir que isso não aconteça, mas há diversas formas de diminuir que ele se espalhe e grude em roupas, toalhas, almofadas ou sofá. Além de existirem diversos produtos que facilitam o controle de queda do pelo de gato, há também técnicas caseiras que ajudam nesse processo.

Abaixo listamos, além de dicas de limpeza, possíveis métodos que também controlam a queda. No entanto, o gateiro precisa ter em mente que os pelos de um gato nunca deixarão de cair. Então, antes de adotar, é preciso ter em mente que como é a realidade de uma pessoa que decide ter um felino dentro do seu lar. Afinal, onde tem animal, tem pelo.

Gato soltando muito pelo: como resolver esse problema?

Como já foi dito anteriormente, o pelo de gato cai e não há como reverter esse tipo de processo. Mas, evitar que os tufos se espalhem é possível. Apesar de muita gente achar que gato soltando muito pelo significa algum problema de saúde, situações desse tipo são bem raras. Além disso, também há as trocas sazonais: é super normal, por exemplo, o gato soltando muito pelo na primavera. Na verdade, criar o hábito de escovar o seu bichinho já evita que o pelo caia em excesso.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Muitos veterinários indicam que é preciso escovar o gato a cada três dias. Dessa forma, o tutor consegue controlar melhor a quantidade de pelo que é liberada pelo felino. No entanto, se o dono considerar que a queda está excessiva, é bom procurar uma ajuda especializada. Muitas vezes as perdas de pelo patológicas acontecem por falhas na pelagem, coceira ou lesões de pele. Além disso, a falta de vitamina e estresse também podem causar a queda de pelo.

De qualquer forma, é bom encontrar uma ração balanceada com vitamina A, importante para a manutenção da pele. Além disso, a falta de vitaminas do complexo B, principalmente a B2, contribuem para o surgimento de dermatites. Se o veterinário achar necessário, pode indicar suplementos para o gato. O tutor também pode observar o dia a dia do gato para entender o motivo do possível estresse bichano, que pode ser gerado por inúmeros motivos, como pouca manutenção da caixa de areia até falta de distração. Lembre-se que o banho em gatos não é recomendado e não fará diferença na incidência de pelos pela casa.

Luva para tirar pelo de gato

A luva para tirar pelo de gato começou a ficar popular no Brasil há pouco tempo, mas já é um dos itens considerados essenciais para quem tem um ou mais bichanos em casa. Basta encaixá-la na mão e acariciar o seu gatinho. A parte que entra em contato com a pelagem é feita de borracha e possui pontas de silicone que ajudam na extração dos pelos que já estão soltos. Assim como a escovação comum, você pode repetir o processo várias vezes durante a semana. A luva custa em média R$ 25.

Assim como a escova de tirar pelo de gato, o acessório serve para evitar que os pelos do bichano caiam excessivamente. Então, ao invés de precisar limpar o espaço por onde o felino passar, o tutor evita que a pelagem se espalhe pelo ambiente.

 

Gato cinza do lado de monte de pelos e escova especial
O gato soltando muito pelo pode ser consequência das trocas sazonais ou até mesmo de deficiências nutricionais

 

Meu gato solta muito pelo: como limpar?

Todo mundo que tem um bichano se pergunta: “como tirar pelo de gato da roupa?” ou “como tirar pelo de gato do sofá?”. Afinal, os tutores têm o hábito de pegar seus gatinhos no colo e o sofá é o lugar onde muitos gostam de passar o dia deitados. O mesmo serve para tapetes, camas, colchas, almofadas e travesseiros. A verdade é que, por onde o gato passar, ele deixará pelos no caminho. Então, mesmo com várias técnicas, é preciso ter em mente que esse tipo de limpeza é uma realidade que faz parte da rotina de um dono de gato.

Antes de mais nada, a primeira dica é acostumar o gato com um lugar específico para ele descansar. Obviamente é difícil impedir que o pet circule pela casa, mas tendo uma caminha específica, por exemplo, fica mais fácil manter a concentração de pelo em um só lugar. Então, mesmo que o felino ainda fique no sofá, haverá um outro espaço para "compartilhar'' os pelos que caem. Além disso, é recomendável também que esse espaço seja fácil de lavar. Outra possibilidade é proteger seus móveis com capas removíveis e laváveis. Apesar de ser uma opção mais cara, é válida, principalmente, para quem tem mais de um gato dentro de casa.

De qualquer forma, para quem não passar o dia todo dentro de casa, é impossível controlar os caminhos do seu gato. Por isso, há dicas muito úteis, simples e baratas de como manter a casa e as suas roupas livres de pelos. Veja algumas opções:

1 - Fita adesiva

A fita adesiva tira pelos de gato com bastante facilidade. Além de ser um método prático, seu custo é baixo. Basta enrolar a fita na mão e passar com ‘batinhas’ no tecido para retirar os pelos. Serve também para sofás, lençóis, almofadas e qualquer outra superfície que o seu bichano tenha entrado em contato.

2 -  Rolo adesivo

Há também um rolo para tirar pelo de gato das roupas que é muito usado pelos gateiros. Simples e barato, ele também traz um adesivo que serve para desgrudar os pelos de roupas e outros tecidos. Ou seja, também é possível usar em outros móveis da casa. O acessório é encontrado com bastante facilidade e pode custar a partir de R$ 20.

3 - Luva de borracha

Usadas normalmente para lavar louça e banheiro, as luvas de borracha também podem ser uma solução prática e rápida. Após vestir as luvas, passe as mãos pela roupa no mesmo sentido. A eletricidade estática gerada pelo contato atrai o pelo do gato, que fica grudado na luva.

4 - Esponja de cozinha

Outra dica que você pode fazer rapidamente em casa é pegar uma esponja de cozinha nova e levemente úmida e passar pelo tecido. Neste caso, é a parte amarela que deve entrar em contato com a região que você deseja limpar. Essa dica é recomendável para as roupas e outras peças que ainda irão para a máquina de lavar.

5 - Velcro

Com um pedaço de velcro, basta pressionar a parte áspera no tecido. Aperte o velcro e puxe com cuidado para retirar a pelagem. Apesar de ser um processo um pouco mais demorado do que os anteriores, também funciona com bastante eficácia.

 

Tutora usando luva para tirar excesso de pelo em seu gato que está no seu colo
É normal encontrar pelo de gato espalhado por todas as superfícies que o animal costuma deitar

 

Roupa com pelo de gato na máquina de lavar pode?

Todo gateiro já se perguntou como tirar pelo de gato da roupa na lavagem e apesar de ser uma dúvida frequente, a verdade é que a máquina de lavar não tira pelo de gato e sim ajuda a espalhar. Por isso é fundamental olhar bem as roupas antes de lavá-las e também separar as que estão com pelo. A melhor opção é usar as dicas anteriores para tirar toda a pelagem das peças. Se isso ainda não for o suficiente, deixe tudo de molho antes de colocar na máquina.

Colocar roupas com pelo de gato dentro da máquina de lavar, além de sujar outras peças, também deixará o próprio eletrodoméstico infestado de pelos e aí a dor de cabeça será bem maior. Por isso o indicado é retirá-los manualmente.

Por que os gatos soltam muito pelo?

No fim das contas, todo gateiro quer saber porque os gatos soltam muito pelo. Na verdade, essa é uma característica de muitos animais. Assim como nos humanos, os pelos dos bichanos também crescem o tempo inteiro e quando chegam no seu limite, se rompem. Além disso, a renovação da pelagem é importante para proteger a pele do animal e também manter equilibrada a temperatura do corpo. Inclusive, no verão e no inverno é quando acontecem as trocas de pelo mais acentuadas, apesar das quedas ocorrerem durante o ano todo.

A verdade é que, apesar dos vários métodos para impedir que o pelo de gato caia, essa é uma realidade que o tutor terá que aprender a lidar com um bichano dentro de casa. Mesmo com uma escova ou luva para tirar pelo de gato, o dono nunca conseguirá eliminar 100% da pelagem solta. Por isso que, antes de adotar um felino, é importante colocar esse tipo de situação na balança. Afinal, é uma condição que faz parte da existência do animal.

Redação:  Victor Viana

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas