Cuidados dos animais

Língua de cachorro: da anatomia aos comportamentos relacionados, saiba tudo sobre o órgão

Publicado - 30 Janeiro 2024 - 17h05

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Na maioria das vezes, a língua de cachorro não recebe a atenção que merece. Mas sabia que esse órgão desempenha um papel fundamental na vida dos cães que vai muito além da comunicação? A língua é capaz de traduzir emoções, regular a temperatura corporal do cão e até influenciar no comportamento canino. Ou seja, a língua do cachorro é multifuncional, cheio de peculiaridades e curiosidades interessantes.

Pensando nisso, o Patas da Casa vai te dizer tudo que você precisa saber sobre esse órgão. Descubra o motivo porque o cachorro fica com a língua para fora, características principais dessa parte da anatomia canina e os cuidados essenciais para manter a saúde bucal do seu peludo.

Como é a anatomia da língua de cachorro?

A estrutura da língua do cachorro é um pouco diferente da dos humanos. Os cães possuem uma parte da língua que é livre, o que permite o cachorro com a língua para fora, e uma parte fixa, que é a parte que não é exteriorizada. Ela é formada por tecidos adiposos e linfoides e por estruturas chamadas de papilas gustativas.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cachorro tem na língua duas estruturas que são fundamentais para a hidratação: o sulco lingual — que é uma leve depressão no centro da língua do cão — e a lissa — uma lâmina fibrosa localizada internamente na língua. Dependendo da raça do cão, a língua pode apresentar diferentes tamanhos e formatos que se adequam à anatomia do cachorro.  

Qual é a função da língua do cachorro?

Quando pensamos para que serve a língua, logo imaginamos que a principal função é ajudar na hidratação e na alimentação de cachorro. Porém, ela também tem outras funções super úteis para o cão.

  1. Esse órgão é uma peça chave na linguagem canina, pois desempenha um papel importantíssimo na comunicação do animal com os outros. 
  2. A língua também é usada pelos cães para se limparem, se coçarem e aliviar incômodos provocados por feridas.
  3. As cadelas usam a língua para pentear os filhotes de cachorro, estimular a defecação/micção e demonstrar carinho. 
  4. A função mais importante da língua é manter a temperatura corporal do cachorro

A língua de cachorro forma uma concha para beber água

Se você já observou com atenção um cachorro bebendo água, provavelmente reparou que a pontinha da língua dele vira uma espécie de “concha” durante esse processo. Isso ocorre graças à presença da lissa sublingual, um cordão fibroso que permite que os cães formem essa “concha” para levar o líquido do pote de água até a boca com maior eficiência.  

cachorro bebendo água em um pote de inox
 A língua de cachorro forma uma espécie de concha ao beber água

Cachorro sente sabor e tem preferências no paladar

A língua do cachorro é crucial na alimentação animal. Com aproximadamente 1,7 mil papilas gustativas distribuídas pelo órgão, esse pequenos receptores presentes na língua permitem aos animais distinguir quatro sabores: doce, salgado, azedo e amargo. Por isso é normal que o cão goste mais de um petisco para cachorro do que outro. Assim como os humanos, ele tem preferências no paladar. 

Como a língua do cachorro impacta no comportamento animal?

A língua também está ligada ao comportamento canino. Se você reparar na boca de um cachorro feliz, vai notar que a língua do animal geralmente está para fora, como se ele estivesse sorrindo. Isso porque esse órgão também é utilizado para demonstrar emoções, como felicidade, tristeza e até desconforto. Um cachorro lambendo a pata sem parar, por exemplo, pode ser um sinal de ansiedade canina. Já quando o cachorro lambe o dono, pode ser uma forma de demonstrar carinho. 

Entenda porque o cachorro fica com a língua para fora 

O cachorro com a língua para fora é super normal, e os motivos por trás desse comportamento podem variar. O cachorro com a língua de fora após um passeio, por exemplo, indica que o pet está cansado e tentando normalizar a frequência cardíaca.

Já um cachorro com calor fica com a língua de fora para regular a temperatura corporal, uma vez que a regulação térmica dos cães é feita basicamente pela respiração. Para resfriar o corpo, o cão arfa, botando para fora o ar quente e úmido, enquanto respira o ar frio.

Quando recebem um carinho, os cachorros também podem colocar a língua para fora para mostrarem que estão relaxados e contentes. Porém, mesmo que na maioria das vezes a língua para fora não indique nenhum problema, é preciso ter um pouco de atenção quando outros sinais se manifestam.  O cachorro com língua de fora, respirando muito rápido e com os batimentos acelerados pode ser um indicativo de problemas no coração.

Cachorro com a língua para fora o tempo todo? Conheça a síndrome da língua pendurada!

Você já deve ter se deparado com alguma foto de cachorro que não consegue manter a língua dentro da boca. Embora seja muito engraçado e fofo, o que muitos não sabem é que essa não é apenas uma característica física do peludo, mas uma doença chamada de síndrome da língua pendurada. Alguns cães braquicefálicos e raças de cachorro pequeno são propensas a ter essa condição por questões genéticas.

A síndrome pode ocorrer quando a língua do cachorro é maior que a cavidade da boca ou devido algum problema estrutural. Os tutores de cães com a síndrome precisam estar sempre atentos à boca do animal para evitar feridas na língua ou ressecamento. 

Uma cachorrinha com essa característica que faz sucesso nas redes sociais é Dobby, uma Chihuahua de 2 kg que vive em Hong Kong. Embora não haja nada em seu perfil que confirme a síndrome, a tutora informou que a cadelinha sempre teve a língua para fora. Veja fotos desse cachorro com a ponta da língua para fora:

Chihuhua branco com a língua de foraChihuahuahua após tomar banho enrolado na toalhaChihuahua de roupa sentada no colo do tutor

Raças apresentam características distintas na língua de cachorro 

As características da língua do cachorro podem variar de animal para animal. As raças de cachorro braquicefálico, por exemplo, podem ficar com a língua fora da boca por conta da anatomia facial. Por isso eles são conhecidos como a raça de cachorro que fica com a língua para fora.

A cor da língua também é outro ponto que chama a atenção. Embora a maioria tenha uma coloração rosada, uma das características mais marcantes e distintivas do Chow Chow é que ele é um cachorro de língua azul. O mesmo acontece com o SharPei. Esse traço peculiar desses cães se deve pela alta concentração de células pigmentares na língua.

Por outro lado, em outras raças, não é normal o cachorro língua roxa. Falta de ar e de oxigenação no sangue do animal são sintomas da cianose e precisam de atenção!

cachorro boxer idoso deitado com a língua para fora
Boxer é uma raça de cachorro que fica com a língua para fora  

4 cuidados importantes com a boca de cachorro 

Manter a boca de cachorro bem cuidada é essencial para prevenir uma série de doenças e garantir o bem-estar animal. O tártaro em cachorro, embora pareça não ser nada demais, pode evoluir para uma gengivite que, por sua vez, pode evoluir para uma periodontite, uma inflamação óssea. O cão pode sentir dor ao mastigar, os dentes podem cair e mudar completamente a alimentação do animal.

Por isso, se ligue nesses cuidados para evitar problemas na saúde bucal dos cachorros:

  1. Escovar os dentes: saber como escovar o dente de cachorro corretamente é fundamental para prevenir doenças bucais. O ideal é que a escovação seja diária ou ocorra, no mínimo, três vezes na semana. Escolha uma escova de dente para cachorro que seja adequada para o tamanho da boca do pet e não se esqueça de escovar bem os dentes molares, que são aqueles que ficam no final da arcada dentária do animal. 
  2. Creme dental para cachorro: utilize uma pasta de dente específica para cães. Além de facilitar o processo de escovação, ela retira a placa bacteriana com mais eficiência. Em hipótese alguma utilize uma pasta de dente para humanos, pois o alto teor de flúor pode deixar o cachorro intoxicado
  3. Consultas veterinárias: faça anualmente um check-up no veterinário para verificar a saúde do cachorro. Além de prevenir doenças, os exames permitem que o tutor tenha certeza se o pet está bem ou não. 
  4. Cuidado com os brinquedos: alguns cãezinhos têm o péssimo hábito de destruir brinquedos. Por isso, muitos tutores acabam optando por brinquedos para cachorro que sejam duros e resistentes. Contudo, é preciso muita cautela e atenção quando o peludo for brincar com o novo acessório, pois o material resistente pode provocar um dente de cachorro quebrado e feridas na boca do animal. 

Conheça algumas curiosidades sobre a língua do cachorro!

  • Os cães possuem cerca de 1700 de papilas gustativas, enquanto os humanos possuem 9000 mil. 
  • Os cães transpiram pela língua e controlam a temperatura corporal através da respiração. 
  • As feridas nas boca de cachorro cicatrizam mais rápido por causa da saliva, que contém substâncias antibactericidas. 

Perguntas e respostas sobre a língua do cachorro

O que significa quando o cachorro mostra a língua?

O cachorro mostrando a língua pode significar uma série de coisas, como cansaço, alegria, excitação e até raiva. Para decifrar o que ele está querendo te dizer, basta observar outros sinais no corpo do cachorro. Quando estiver cansado de tanto passear, por exemplo, você pode reparar em sinais como um cachorro ofegante e com o corpo quente. Quando estiver feliz, você pode se deparar com o rabo de cachorro se mexendo sem parar. 

Por que o cachorro fica com a língua para fora?

Os motivos que explicam porque cachorro fica com boca aberta e língua para fora tem a ver com a regulação térmica corporal. O cachorro fica com a língua para fora para resfriar o corpo. É como se ele tivesse dissipando o calor interno através do arfar da respiração. Ou seja, em dias muito quentes, o cachorro fica com a língua para fora como um mecanismo para se resfriar. 

O que significa quando o cachorro lambe muito?

O cachorro lambendo muito algumas partes do corpo pode acontecer por alguns motivos. O cachorro lambendo a pata em excesso pode indicar a presença de algum ferimento no local.  As alergias em cachorro podem coçar e provocar um incômodo no animal, que busca alívio através das lambidas. Além disso, lambidas excessivas podem ser sinal de ansiedade e estresse. Por isso é importante ficar de olho nos sinais que os cães demonstram para saber exatamente o que fazer nesses casos. 

O que significa quando o cachorro lambe o dono?

A lambida no dono é um dos sinais de que o cachorro é completamente apaixonado por você. Se vier acompanhado de outros comportamentos, como te seguir pela casa, te chamar para brincar e dormir do seu ladinho, com certeza o seu aumigo te ama. 
 

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Adote um animal

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia: 10 curiosidades para conhecer um dos cachorros pequenos mais populares do Brasil

O Spitz Alemão é famoso por ser um cachorro pequeno e peludo bem fofo e simpático. Ele surgiu na Alemanha e é considerado uma das ra...

Cachorro

Cinomose: 7 fatos para entender melhor uma das doenças de cachorro mais graves que existem

A cinomose é uma das doenças caninas mais perigosas e sérias que existem. Altamente contagiosa e frequentemente fatal, essa doença p...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas