Alimentação animal

5 hábitos na alimentação do gato que todo tutor precisa repensar

Publicado - 02 Junho 2021 - 17h24

Atualizado - 04 Fevereiro 2025 - 17h04

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A alimentação do gato é um importante ponto a ser cuidado quando se tem um felino em casa. Uma dieta balanceada, com ração para gato adequada, é garantia de vida saudável e bem estar. Porém, é comum que alguns tutores tenham hábitos que, apesar de comuns, prejudicam a saúde do pet. Por isso, o Patas da Casa separou 5 dessas atitudes cotidianas que todo tutor precisa repensar.

1) Fornecer ração de cachorro prejudica a alimentação do gato e causa déficit nutricional

Se você tem um cachorro e um bichano em casa, com certeza já teve a dúvida se gato pode comer ração de cachorro e vice-versa. A resposta é não. É normal que em um mesmo ambiente os gatos se interessem pela comida do cachorro, fazendo o dono ceder e deixá-los comer. Mas a ração para cães possui nutrientes específicos para o organismo canino e não faz bem ao gato. Alguns elementos não conseguem ser absorvidos da forma correta e convertidos em aminoácidos.

Além disso, outros nutrientes essenciais ao bichano não estão presentes na comida de cachorro. O gato precisa de mais proteínas que o cão, e sua falta traz problemas de saúde. Um exemplo é a Taurina, aminoácido essencial para gatos que não é encontrado na ração de cachorro. Sua falta, além de déficit nutricional, pode causar cegueira. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Dar comida humana: um perigo na alimentação dos gatos que pode até causar intoxicação alimentar

Outro hábito dos tutores com gatos em casa é alimentá-los com comidas humanas. Mesmo que sejam apenas sobras de refeições, comida de gente não deve ser dada aos animais. Os alimentos preparados para os humanos têm mais gorduras e temperos, que são substâncias que os gatos não digerem bem, podendo até causar problemas intestinais. Certos alimentos são estritamente proibidos e podem provocar uma intoxicação grave. Os maiores exemplos são a cebola e o alho, que destroem as células sanguíneas do organismo felino, quadro que aumenta o risco de uma anemia severa. Mesmo misturados na ração para gato e em pouca quantidade, o consumo de alimentos proibidos pode trazer consequências graves.

3) Gato não pode tomar leite

Existem alguns alimentos que no imaginário popular os gatos podem comer. O maior exemplo deles é o leite. Quem nunca viu o desenho de um gatinho lambendo uma tigela cheia de leite? Porém, essa visão não poderia estar mais equivocadas. Quando o gato é filhote, ele até aceita melhor o leite, mas em gatos adultos a lactose não consegue ser processada pelo organismo. Isso leva a problemas digestivos, vômitos e diarreia. A intolerância não é somente ao leite, mas a qualquer produto com lactose, então é bom evitar oferecer queijos e derivados para gatos com intolerância.

gato comendo ração para gatos
A ração para gato contém os nutrientes necessários para uma vida saudável

4) Trocar a alimentação do gato de uma vez: o processo deve ser gradual para evitar estresse e recusa

Algumas vezes, gatos precisam passar por mudança na dieta por conta de problemas de saúde, desequilíbrios alimentares ou porque o bichano simplesmente enjoo da ração. O ideal é conversar com o veterinário e decidir se a alteração na dieta é realmente necessária. 

 Os gatos têm um paladar bem seletivo e são acostumados a comer a mesma coisa sempre. A troca repentina de ração para gato não é indicada, pois pode causar estresse, recusa do alimento e até mesmo diarreia e vômito. O processo de troca precisa ser aos poucos. Nos primeiros dias, misture 90% da ração de gato atual com 10% da ração de gato nova. Depois, aumente para 75% da ração de gato antiga e 25% da nova. Siga esse processo ao longo de mais ou menos 10 dias até trocar a ração para gato completamente.

5) Deixar a ração de gato sempre disponível pode contribuir para a obesidade felina

É normal colocar a ração para gato no comedouro e deixá-la lá ao longo do dia. Esse hábito, porém, pode trazer problemas ao bichano. Com a comida sempre à disposição, o animal acaba comendo em excesso e, consequentemente, aumentando o risco de obesidade felina. Outro hábito que pode levar à obesidade sem perceber é o excesso de petiscos.

O petisco não pode substituir as refeições e deve ser oferecido como recompensa ou em momentos especiais. O ideal na alimentação de gato é deixar a quantidade certa de ração para gato de acordo com peso, idade, raça e porte. A ração de gato filhote, por exemplo, possui nutrientes e quantidade indicada diferentes da ração de gato adulto. Para saber quanto alimento dar ao felino, você pode ler no verso da embalagem e consultar um veterinário. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Cuidados

Como tirar pelo de gato da roupa: 8 truques infalíveis para facilitar sua rotina

Conviver com um gato é uma das experiências mais gostosas da vida: eles são fofos, costumam ser tranquilos e fazem companhia como ni...

Cuidados

Olho de gato filhote remelando: é normal? Veja causas, cuidados e quando se preocupar

A remela no olho do gato, especialmente em gato filhote, é uma queixa comum entre tutores de primeira viagem. Embora possa parecer a...

Gato

Gato laranja e branco: como é a personalidade desse felino cheio de energia?

Com sua pelagem vibrante e cheia de charme, o gato laranja e branco é um dos felinos mais queridos entre os gateiros de plantão. Iss...

Cachorro

Cachorro pode comer camarão? Veja se o alimento está liberado ou não na dieta canina

Cachorros são animais naturalmente curiosos quando o assunto é comida. Basta um barulho vindo da cozinha ou um cheirinho diferente n...

Adote um animal

Quanto custa um cachorro Lulu? 6 coisas que você precisa saber antes de ter esse tipo de Spitz Alemão

O cachorro Lulu da Pomerânia é uma das raças mais populares no Brasil — e não é difícil entender o motivo. Pequeno, fofo, peludo e c...

Cuidados

Como tirar pelo de gato da roupa: 8 truques infalíveis para facilitar sua rotina

Conviver com um gato é uma das experiências mais gostosas da vida: eles são fofos, costumam ser tranquilos e fazem companhia como ni...

Cachorro

Por que o cachorro lambe o dono? 7 fatos que explicam os "lambeijos" caninos

Quem convive ou já conviveu com um cachorro sabe: basta sentar no sofá ou chegar em casa após um tempo fora para ser recebido com mu...

Cuidados

Olho de gato filhote remelando: é normal? Veja causas, cuidados e quando se preocupar

A remela no olho do gato, especialmente em gato filhote, é uma queixa comum entre tutores de primeira viagem. Embora possa parecer a...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?