Todo mundo que tem um doguinho em casa sabe que é inevitável encontrar pelo de cachorro espalhado pelo chão, especialmente durante a primavera e outono. Com exceção de uma raça de cachorro sem pelo, esse é um processo natural que ocorre com qualquer animal. Contudo, se você não é muito fã de pelos e deseja não ter tanto trabalho na limpeza de casa, a boa notícia é que existem algumas raças de cachorros que não soltam pelo na mesma quantidade que outras. Pensando nisso, o Patas da Casa decidiu te mostrar quais raças de cachorro soltam menos pelo. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Cachorro com pouco pelo: Schnauzer miniatura é um exemplo

Schnauzer miniatura

Conhecido pela longa barbicha, bigode de cachorro e grossa sobrancelha, o Schnauzer miniatura é uma das raças de cachorros que soltam pouco pelo. Embora bem peludinhos no rosto, a pelagem do corpo desses cães é baixa, áspera e densa, por isso tende a não cair facilmente. Para evitar nós e embaraços na região facial, é fundamental escová-los com frequência. 

2) Poodle é um dos cachorros que não soltam pelo

poodle

O Poodle é uma raça de cachorro com pelo cacheado que, surpreendente, não cai tanto pelo.  A textura dos fios é bem leve, se assemelha bastante a tufos de algodão, Entretanto, para deixar a pelagem com o aspecto saudável e manter o aspecto de “pompom” dos pelos, o Poodle precisa ser escovado todos os dias. 

3) Dentre os cachorros que não soltam pelo, está o Bichon Frisé

bichon frisé

Embora o Bichon Frisé tenha uma pelagem super felpuda e cheia, ele é um cachorro que não solta pelo. Isso só é possível graças ao tipo de pelo do cachorro dessa raça, longo e denso. Além disso, o pelo desses pets cresce continuamente ao longo de todo ano, o que significa que eles não caem em grandes quantidades de acordo com a época do ano, apenas se mantêm. Curiosamente, o Bichon Frisé possui duas camadas de pelo, proporcionando uma aparência mais felpuda e fofa para o animal.    

4) Uma raça de cachorro que não solta pelo é o Lhasa Apso

Lhasa Apso

Se você está em busca de cachorro com pouco pelo, o Lhasa Apso com certeza não é uma opção. Muito parecido com o Shih Tzu, o Lhasa Apso é bastante amoroso e protetor, e é conhecido especialmente por sua pelagem longa, lisa, densa e cheia. Mas, apesar de peludo, essa é uma das raças de cachorros que não crescem e não soltam pelo, por isso o Lhasa Apso é super recomendado para apartamento. Para evitar nós e retirar os pelos mortos do corpo do cachorro, é bom escová-lo diariamente. 

5) Maltês é um cachorro que não solta pelo

Cachorro maltês

Conhecido por ter pelos longos, lisos, macios e brancos como a neve, engana-se quem pensa que o Maltês solta pelo em excesso. Na realidade, essa é uma raça de cachorro que não solta pelo em comparação a outras raças. Mas por que Maltês não solta pelo? A troca de pelo de cachorro que costuma ocorrer durante as estações de transição é bem menos evidente em cães dessa raça, contribuindo para uma menor queda de pelos ao longo do ano. Então já sabe: se você está em busca de cachorro que não solta pelo pequeno, que tal investir no Maltês?

6) Shih Tzu é um cachorro que não solta pelo pequeno

Shih Tzu

Quer saber qual a melhor raça de cachorro para se ter em apartamento? Com certeza o Shih Tzu! Além de ser um pet de porte pequeno que não requer uma rotina de exercício intensa, como é o caso do Golden Retriever, o Shih Tzu é conhecido por ser uma das raças de cachorro que não soltam pelo. Entretanto, eles exigem uma rotina de cuidados diários para manter seus longos pelos lisos sem nós e hidratados.

7 ) Mais um dos cachorros que soltam pouco pelo é o Yorkshire

Yorkshire

Conhecidos por serem extremamente energéticos e por terem a pelagem caramelo com preto, o Yorkshire é um cão que faz parte do grupo Terrier. Seus pelos podem ficar compridos, são bem sedosos, finos e brilhantes, por isso muitas pessoas acreditam que o Yorkshire solta pelo, porém, essa não é uma característica da raça. Assim como os demais cachorros de pelo longo, o Yorkshire precisa de uma rotina de escovação diária para manter o aspecto saudável do pelo e para evitar emaranhados. 

8) Cachorros que soltam pouco pelo: West Highland White Terrier 

Cachorro West

Com uma pelagem branca e conhecido por ser uma das raças de cachorro que não cresce, o West Highland White Terrier é muito procurado por pessoas que moram em apartamentos. A pelagem do West Highland White Terrier é dupla, sendo que a parte mais externa é áspera e ondulada, enquanto a interna é macia e curta. Devido a essa característica, os pelos de cães dessa raça quase não caem.

9) Galgo Afegão também faz parte do grupo de cachorros que soltam pouco pelo

Galgo afegão

O Galgo Afegão pode ser tudo, menos um cachorro com pouco pelo. Por isso, é surpreendente colocá-lo nessa lista. Com uma aparência exótica e pelos que mais parecem cabelo humanos, é muito difícil acreditar que ele é um cachorro que não solta pelo. Algumas razões estão por trás dessa característica, como a textura fina dos pelos, a genética do animal e os pelos em crescimento contínuo. Entretanto, embora a queda de pelos seja reduzida, os cuidados para manter os pelos do Galgo bem cuidados são extensivos.

10) O Cão de Crista Chinês é um cachorro que não tem pelo, praticamente

cão crista chinês

Para acabar com o problema dos pelos espalhados pela casa, uma raça de cachorro sem pelo parece ser a solução mais óbvia e eficiente. Dentre as opções de raças de cachorro que não tem pelo, temos o Cão de Crista Chinês, um doguinho exótico que chama a atenção por onde passa. Na verdade, esses “peludos” não são completamente pelados, mas apresentam uma pelagem super fina e suave na cabeça, patas e rabo de cachorro, mas que quase não cai.    

Qual é a raça de cachorro que mais perde pelo?

Agora que vimos qual raça de cachorro que não soltam pelo, é hora de descobrir o contrário: Qual é a raça de cachorro que mais perde pelo? Dentre as principais raças de cachorro que solta muito pelo, podemos destacar: