Raças de cachorro

Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema

Publicado - 14 Setembro 2022 - 17h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabia que o Golden Retriever solta muito pelo durante todo o ano, enquanto a raça Shih Tzu solta muito pelo somente durante os períodos de troca de pelagem? Cada raça tem suas especificidades, e alguns doguinhos podem acabar perdendo mais pelos no dia a dia do que outros. Isso geralmente é explicado por questões genéticas e devido ao tipo de pelagem do animal. Por isso, é importante saber qual cachorro perde muito pelo para evitar surpresas - acredite: mais cedo ou mais tarde, os tufos espalhados pela casa vão aparecer.

Quer saber quais são as raças mais propensas a sofrer com o problema? Preparamos uma lista com os cachorros que mais sofrem com as quedas de pelo e tiramos as principais dúvidas sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Por que cachorro solta pelo?

É normal cachorro soltar muito pelo, principalmente se ele pertencer a uma raça que tem essa como uma das suas características. A queda de pelo fisiológica geralmente acontece quando os fios ou folículos capilares envelhecem e caem. É um processo natural que faz parte da renovação da pelagem. Esse ciclo tem três fases: crescimento, repouso e queda. Por isso, se você ver o pelo do cachorro caindo muito, não se assuste: é provável que o seu cão esteja passando pelo período de troca de pelagem.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cachorro perde muito pelo normalmente nas estações de transição - primavera e outono -, que é quando a renovação dos fios ocorre. É como se o corpo do animal estivesse se preparando para a chegada do verão ou inverno. A idade, inclusive, não interfere no processo: tanto um filhote caindo muito pelo quanto um cão adulto costumam passar por esse período de troca.

Queda de pelo em cachorro: em quais raças é mais comum?

Apesar de acontecer com todos os cães, a queda de pelo em cachorro é mais frequente em algumas raças. O resultado é um cachorro soltando muito pelo durante todo o ano - e você precisa estar preparado para essa situação para não ser pego desprevenido. Veja abaixo quais raças soltam mais pelo para deixar tudo mais leve para você e seu cãozinho!

1) Golden Retriever


Cachorro que solta muito pelo: o Golden Retriever passa por uma rápida e intensa troca
Cachorro que solta muito pelo: o Golden Retriever passa por uma rápida e intensa troca

O Golden solta muito pelo! Isso porque a troca da pelagem é intensa e muito rápida - e você vai precisar acompanhar esse ritmo com certa dedicação. Com pelos lisos ou ondulados, e um subpelo denso e resistente, seu cachorro precisará de pelo menos quatro escovações diárias para estar com os fios sempre saudáveis. Uma dose de paciência também será necessária, mas incluindo a escovação na rotina ficará cada vez mais fácil cuidar do Golden Retriever.

Outra possibilidade para evitar o pelo do cachorro caindo em excesso é optar pela tosa trimming, que é específica para a raça e deve ser feita por um profissional. O corte retira o subpelo do animal em regiões específicas - orelhas, patinhas e a parte traseira do pet -, o que ajuda no conforto térmico e diminui a densidade da pelagem.

2) Pastor Alemão


O Pastor Alemão solta muito pelo em todas as épocas do ano
O Pastor Alemão solta muito pelo em todas as épocas do ano

Já se perguntou por que Pastor Alemão solta muito pelo? A resposta tem a ver com a origem da raça: oriundo de países nórdicos, o cachorro Pastor Alemão tem uma pelagem muito grossa para se proteger das baixas temperaturas. Ele tem um pelo de camada dupla com subpelo, sendo a camada externa mais macia e a interna mais grossa e espessa. A escovação diária pode ajudar a diminuir consideravelmente os pelos espalhados pela casa.

A tosa também ameniza a queda dos pelos da raça, mas o corte não pode tirar muito do comprimento dos fios. Vale lembrar o Pastor Alemão solta muito pelo se tomar banhos em curtos intervalos ou se estiver com algum probleminha, então fique de olho! .

3) Labrador


Meu Labrador solta muito pelo: escovação frequente evita os tufos pela casa
Meu Labrador solta muito pelo: escovação frequente evita os tufos pela casa

Assim como seu primo Golden Retriever, o Labrador solta muito pelo. A quantidade, bem como a frequência da troca de pelo do Labrador, é bastante intensa e pode assustar os pais de pet de primeira viagem. A boa notícia é que a raça possui a espessura e volume de pelos bem menor que o Golden, tornando mais fácil a escovação e cuidado constante. O cachorro Labrador tem um pelo bem característico: curto, denso, sem ser ondulado e sem franjas, com subpelo resistente.

A tosa não é necessária para essa raça, a não ser que seja a tosa higiênica para “limpar” algumas partes do corpo do pet. No entanto, uma atitude que não deve ser deixada de lado é a escovação diária do Labrador para não acumular os chamados “pelos mortos”.

4) Husky Siberiano


Husky Siberiano: pelo longo e grosso intensifica as quedas
Husky Siberiano: pelo longo e grosso intensifica as quedas

Outra raça nórdica que é ainda mais acostumada ao frio do que o Pastor Alemão é o Husky Siberiano. Pelo longo e ainda mais grosso é uma das principais características da raça, que é bem felpuda e tem uma pelagem dupla. O Husky troca de pelo constantemente, e por isso requer uma atenção especial em todas as épocas do ano. Para evitar o acúmulo de fios pela casa e no próprio animal, você precisará se dedicar à escovação diária e deve ter um cuidado com os produtos na hora do banho.

Ao contrário de outras raças que podem ter uma ajudinha extra da tosa, não se pode tosar o Husky. O máximo que é permitido é aparar os tufos que se formam entre os dedos e ao redor das patas do doguinho, para facilitar a locomoção dele.

5) Dobermann


Um cachorro que cai muito pelo mesmo tendo pelagem curta é o Doberman
Um cachorro que cai muito pelo mesmo tendo pelagem curta é o Doberman

Não são só as raças que possuem pelos longos que estão nessa lista. O Doberman tem pelos curtinhos, duros e espessos que se assentam perfeitamente sobre a pele, mas a troca de pelagem é intensa e ocorre com muita frequência. A boa notícia é que, diferente de um Husky que solta muito pelo e tem a pelagem mais comprida, a escovação do Doberman não é tão trabalhosa. O cuidado é necessário para manter os fios brilhantes, assim como banho e tosa, mas são processos que gastam menos tempo.

6) Chow Chow


Chow Chow caindo muito pelo é algo normal para a raça
Chow Chow caindo muito pelo é algo normal para a raça

O Chow Chow solta muito pelo e não é à toa: essa é uma das raças mais peludas do mundo e que veio de países mais frios do que o nosso. Sendo assim, é natural que esse seja um cachorro que cai muito pelo ao longo do dia, e nas épocas de troca isso se acentua ainda mais. Com pelos densos, abundantes e de textura que varia entre lisa e áspera, esses cães, a dica é não se assustar com um Chow Chow caindo muito pelo, porque para a raça isso é algo natural e constante.

Ainda assim, vai demandar certa dedicação do tutor. Escovação diária e cuidado com os produtos de banho são essenciais. Além disso, para quem se pergunta se pode tosar Chow Chow, a resposta é: até pode, mas sempre com muito cuidado e nada de máquinas!

7) Pug


Pelo do cachorro caindo muito: Pug é uma das raças que isso acontece normalmente
Pelo do cachorro caindo muito: Pug é uma das raças que isso acontece normalmente

Não se engane com o cachorro Pug! Apesar de pequeno e com pelos curtos, finos e lisos, será normal encontrar alguns tufos espalhados pela casa se você tiver um cãozinho da raça. Da mesma forma que acontece com o Doberman, a vantagem é que o Pug é um cachorro muito fácil de cuidar. Ele geralmente não se estressa com nada, então você não terá trabalho para escová-lo. Faça escovações frequentes durante a semana e o pelo dele estará sempre muito saudável e sedoso.

8) Chihuahua


Cachorro soltando pelo: Chihuahua de pelo curto também sofre com isso
Cachorro soltando pelo: Chihuahua de pelo curto também sofre com isso

Pequeno e fofo, o Chihuahua pode apresentar duas variações de pelos: curtos ou longos. Eles geralmente vêm acompanhados de uma fina camada de subpelos internos, mas independentemente do tipo de pelagem, o Chihuahua solta pelo com frequência durante todo o ano - às vezes em maior ou menor quantidade. A raça tem um metabolismo bem acelerado, o que explica porque cachorro solta muito pelo mesmo fora da época de trocas.

A tosa higiênica costuma ser indicada para os cachorros da raça Chihuahua que possuem pelos longos. Já os de pelo curto devem ser apenas escovados e manter uma rotina de higiene estabelecida pelo tutor.

9) Samoieda


O Samoieda solta muito pelo e não deve ser tosado
O Samoieda solta muito pelo e não deve ser tosado

O Samoieda solta muito pelo! Se você pretende ter uma raça dessas, deve se preparar para a quantidade de fios brancos espalhados por toda a casa (e até mesmo nas suas roupas). A raça Samoieda é originária da Sibéria e tem pelagem dupla, com pelo externo longo, áspero e reto; e subpelo curto, macio e denso para suportar as baixas temperaturas. Por isso, solta bastante pelo e requer um cuidado especial! Escovações diárias, de preferência, são o ideal para reduzir a quantidade de pelos mortos no corpo do pet e na casa.

Para quem busca outras alternativas e logo pensa na tosa, alertamos que não é indicado. Mesmo sendo um cachorro que solta muito pelo, o Samoieda não deve ser tosado, nem mesmo no verão, porque seus pelos funcionam como um isolamento térmico contra o fio e o calor.

10) Vira-lata


Cachorro soltando muito pelo: vira-latas mais peludos também podem passar por isso
Cachorro soltando muito pelo: vira-latas mais peludos também podem passar por isso

O vira-lata solta muito pelo, principalmente se ele for mais peludo e/ou tiver uma pelagem com a presença de subpelo. Mas, claro, isso você só vai acabar descobrindo na prática, já que é muito difícil identificar essas características sem o mínimo de convivência com o cãozinho. Também há cachorros sem raça definida que não perdem tanto pelo, mas se você tiver um vira-lata filhote peludo, são altas as chances de ele ter essa característica, sendo necessário escová-lo frequentemente.

Meu cachorro solta muito pelo. Quando isso pode ser um problema?

Se esse não é um traço particular da raça e não estiver no período de troca sazonal dos pelos, pode ser que há algo de errado com o seu amigo. Um Shih Tzu soltando muito pelo sem ser na primavera e outono, por exemplo, já deve ligar o alerta, pois a raça quase não perde pelo normalmente.

O pelo do cachorro caindo excessivamente ou provocando falhas na pelagem é chamado de alopecia canina e pode ser decorrente de quadros alérgicos, infecções, infestação de parasitas e doenças sistêmicas ou hormonais. Por isso, uma avaliação com um veterinário dermatologista é indispensável para desvendar as razões para o cachorro soltando muito pelo sem motivo aparente.

O que fazer quando cachorro solta muito pelo?

O cachorro soltando muito pelo não deve ser um problema na sua vida. Existem produtos específicos para diminuir a quantidade de pelo que pode se alastrar pela casa, mas o tutor também deve ter a responsabilidade de escovar e cuidar do pelo de cachorro regularmente. Veja algumas dicas:

  • Usar uma escova apropriada para o tipo de pelo de cachorro. Cães com pelo longo precisam de cerdas mais espaçadas; e os de pelo curto cerdas mais juntinhas. A rasqueadeira é ótima para desembaraçar e remover pelos mortos.
  • A luva para tirar pelo de cachorro cumpre o mesmo papel que a escova, e é ainda mais prática. Ela serve tanto para remover os pelos mortos do pet quanto para tirar os que estão soltos pela casa. Basta vesti-las e passá-las em cima de almofadas, camas e sofás.
  • Investir em um aspirador de pó portátil. O acessório é ideal para limpar chão, tapetes e estofados de forma rápida e eficiente, amenizando os pelos espalhados.
  • O rolo adesivo é igualmente útil para cuidar de um cachorro que solta muito pelo. Ele, assim como as luvas, ajuda a retirar os pelos de diferentes superfícies, mas não servem para remover o pelo do cachorro.

Existe cachorro que não solta pelo?

Não existem cães “imunes” a perda de pelos. Como já vimos, pelo menos duas vezes por ano ocorre a queda fisiológica dos fios, que caem naturalmente e são renovados pelo nascimento de outros. No entanto, há sim a possibilidade de escolher uma raça de cachorro que perde pelos com menos facilidade.

Para quem se pergunta se Pitbull solta muito pelo, por exemplo, a resposta é não. O mesmo vale para o Shih Tzu, que solta muito pelo somente na primavera e outono (e mesmo assim, de uma maneira bem controlada, se comparado com outras raças). Outras raças de cachorro que têm essa característica são o Maltês, Bichon Frisé, Boston Terrier, Poodle e Basenji.

Redação: Karoline Nascimento Miranda e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 20/09/2019
Atualizado em: 14/09/2022

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas