Comportamento animal

Rabo de cachorro: anatomia, curiosidades, função e cuidados... saiba tudo!

Publicado - 05 Junho 2020 - 18h31

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Conhecer o corpo de um cãozinho é uma ótima maneira de se aproximar e entender ainda mais o seu amigo de quatro patas. Os movimentos do rabo de cachorro, por exemplo, são uma ótima forma de compreender melhor o seu pet, já que eles fazem parte da linguagem corporal canina. Ou seja, é um jeitinho que o seu cão encontra de se comunicar com você. Além disso, essa é uma região muito delicada e que precisa de alguns cuidados para não prejudicar a saúde do animal. Pensando nisso, preparamos uma matéria bem completinha e cheia de informações sobre a anatomia, função, cuidados e curiosidades sobre o rabo do cachorro. Veja a seguir!

Rabo de cachorro: saiba mais sobre a anatomia da região

Um dos traços mais particulares de um cãozinho é o seu rabo. Dependendo da raça, eles podem ser longos ou com tamanhos mais reduzidos, peludinhos ou com poucos pelos. Mas uma coisa é comum a todos eles: o rabo de cachorro é uma extensão da coluna vertebral, e, assim como a espinha dorsal, ele é composto por várias vértebras, que são separadas por discos vertebrais. É isso que ajuda no amortecimento e na flexibilidade dos movimentos dessa parte do corpo do animal. Isso explica o cãozinho conseguir mexer o rabo tão rápido e intensamente sem se machucar.

Ah, e lembra que o tamanho do rabo do cachorro pode ser maior ou menor, de acordo com a raça dele? Então, isso quer dizer que o número de vértebras também pode variar, sendo de 5 a 20, no geral. Essas vértebras, inclusive, tendem a ser maiores na base e vão diminuindo de tamanho conforme se aproximam da ponta do rabo de cachorro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Entenda as funções do rabo de cachorro!

O rabo de cachorro desempenha diferentes funções importantes na rotina do cãozinho. Ele ajuda a manter o equilíbrio do animal e também é uma das principais formas de linguagem corporal canina. Além dos diferentes tipos de latidos, o cachorro também consegue se comunicar através dos movimentos e da posição da cauda dele. Por isso, sempre que você ver um cachorro com a cauda para baixo ou que fica mexendo o rabo sem parar, é importante ter em mente que existe um significado por trás daquilo e geralmente é uma ferramenta de comunicação com humanos e outros animais. 

Além disso, uma curiosidade sobre o rabo de cachorro é que eles também exercem outra função que é ainda mais específica nos relacionamentos entre cães. A cauda do animal é capaz de soltar feromônios, substâncias químicas que o cachorro exala naturalmente e que podem provocar diferentes reações nos animais da mesma espécie próximos a ele. Isto é, se o cãozinho se sentir atraído por uma cadela e quiser atraí-la de volta, ele pode soltar um feromônio sexual que vai ajudar nessa aproximação. Esses “cheiros” são produzidos por glândulas próximas ao ânus do animal.

Rabo: cachorro pode sofrer lesões nessa região do corpo

Por se tratar de uma região bastante exposta, o rabo de cachorro está muito vulnerável à fraturas e machucados. Tanto é que uma situação muito comum é quando o cachorro prende a cauda em portas e outros lugares, um problema que geralmente leva a contusão e inchaço no local. Em outros casos, a desatenção é por causa dos humanos que, às vezes, podem acabar pisando no rabo do cachorro, machucando-o. Além disso, também é possível que picadas de insetos e o contato com substâncias alergênicas provoquem uma ferida no rabo do cachorro..

Se não for uma lesão muito grave, a situação não requer reforços médicos e pode ser tratada com compressas de gelo para reduzir o inchaço e aliviar o incômodo na região. Já se for uma fratura séria, é importante levar o seu cãozinho ao veterinário para uma análise mais rigorosa e para um tratamento mais específico, que pode incluir desde medicamentos analgésicos, por exemplo, até intervenções cirúrgicas, em casos onde o cachorro pode ter quebrado algum osso da cauda.

 

Linguagem canina: quem nunca se perguntou por que o cachorro abana o rabo?O rabo do cachorro é uma das principais formas do seu amigo de quatro patas se comunicar com vocêCachorro: cauda baixa pode indicar que tem algo de errado com o seu amigoExistem diferentes tipos de rabo de cachorroO rabo de cachorro pode se posicionar naturalmente para cima, como a cauda dos BeaglesRabo: cachorro pode ter a cauda naturalmente para baixo, como o Border CollieRabo de cachorro enroladinho também é um charme, como é o caso do Shiba InuRabo: cachorro também pode ter a cauda mais curtinha, como um Bulldog Inglês

 

Os diferentes tipos de rabo de cachorro

 

- Rabo de cachorro reto com posição natural para baixo

Esse tipo de rabo de cachorro é o que faz parte da anatomia de cães como o Golden Retriever e o Border Collie. Significa que a cauda desses cães geralmente fica mais próxima às pernas do animal, geralmente apontada para baixo quando está em estado de relaxamento. Mesmo em situações de alerta, não costumam se elevar muito acima da coluna vertebral.

- Rabo de cachorro reto com posição natural para cima

cachorros como o Yorkshire, Beagle o Chihuahua têm o rabo com uma posição mais voltada para cima, e não tão junto às pernas. Esses animais possuem grande mobilidade e, diferente de um Golden Retriever, são raças que dificilmente ficam com o rabo virado para baixo.

- Rabo de cachorro enrolado

Comum em cachorros da raça Shiba Inu e Shih Tzu, o rabo de cachorro enrolado pode trazer algumas dificuldades na hora da comunicação. Geralmente, eles ficam localizados na parte de cima do corpo do cão em  forma de espiral, tendo pouquíssima mobilidade. Por isso, os cachorros destas raças procuram outras formas de se expressar, e é importante que os humanos tenham ainda mais cuidado na hora de interpretar esses cães.

- Rabo de cachorro curto

Algumas raças de cachorro nascem com a cauda bem curtinha, como é o caso do Bulldog Inglês. Nesses casos, a comunicação acaba sendo bastante prejudicada, mas não significa que é impossível entender o que o cãozinho quer dizer. 

Caudectomia: entenda os perigos de cortar o rabo do cachorro

A caudectomia é um procedimento utilizado para cortar o rabo dos animais, mas que é proibido no Brasil e pode trazer vários problemas para a saúde do cãozinho, se for realizado por questões estéticas. Além de interferir na comunicação do animal, ela também pode prejudicar o equilíbrio do seu pet e afetar vasos sanguíneos, nervos, tecidos e a pele.

A relação entre a linguagem canina e o rabo do cachorro

Assim como os humanos utilizam os movimentos do corpo para se comunicar, os cães também utilizam os movimentos das caudas como forma de expressão. Por isso, essa parte do corpo dos animais se tornou uma importante referência na hora de interpretarmos a linguagem corporal canina. Mas como fazer isso? Bom, para estreitar os laços com o seu amigo de quatro patas, é preciso entender que a posição e os movimentos do rabo do cachorro podem indicar diferentes situações. Um cachorro abanando o rabo, por exemplo, nem sempre quer dizer que o cãozinho está feliz: dependendo da maneira como ele mexe e posiciona a cauda, às vezes pode significar que o animal está se sentindo ameaçado, curioso ou com medo. 

Além disso, precisamos entender que essa é a maneira que o cãozinho se comunica com o mundo, e não apenas com os humanos. Isto é, às vezes o rabo do cachorro vai mexer de um jeitinho específico porque é o jeito dele “conversar” com outros amigos de quatro patas. Que tal entender um pouquinho mais como funciona isso?

Linguagem corporal canina: entenda os movimentos do rabo do cachorro

- Rabo de cachorro para cima e balançando intensamente: geralmente, significa que o cachorro está feliz e alegre, e é muito comum de acontecer quando o tutor chega em casa depois de longo período na rua, por exemplo. No entanto, se o seu pet faz isso com uma frequência muito grande, também pode indicar ansiedade e estresse.

- Rabo de cachorro para cima e balançando lentamente: esse é um movimento que geralmente indica que o cãozinho está curioso com alguma coisa.

- Rabo de cachorro para cima e com pequenos balanços: esse tipo de atitude é comum quando o cachorro quer demonstrar imposição perto de outro animal.

- Rabo de cachorro em pé, projetado para fora: significa que o cãozinho está se sentindo ameaçado e pronto para revidar qualquer ataque.

- Rabo de cachorro em pé e parado: geralmente, esse tipo de posição vem acompanhado de olhar fixo e musculatura rígida, indicando que o cachorro está concentrado em alguma coisa (provavelmente um inseto ou bicho que está por perto).

- Rabo de cachorro em pé, rígido e na altura do corpo: esse movimento pode ser um indício de comportamento agressivo, já que mostra que o cãozinho está tenso e pronto para atacar.

- Cachorro com a cauda para baixo e imóvel: significa que o cachorro está sentindo medo de alguma coisa ou com algum problema.

- Cachorro com o rabo entre as pernas e com movimentos incertos: o animal provavelmente está se sentindo inseguro e tem alguma situação incomodando ele.

- Cachorro com a cauda para baixo e com a cabeça baixa: significa que o cachorro pode estar com fome ou triste.

Direção do rabo do cachorro também interfere na linguagem corporal canina

Segundo um estudo publicado no jornal Current Biology, até mesmo a direção em que o cachorro movimenta a cauda é um fator importante na hora de decifrar a mensagem que os animais querem passar. Dessa forma, quando o rabo do cachorro está se movendo para a direita, é porque o cãozinho quer indicar sensações positivas, como alegria e excitação. Já se o cachorro move o rabo para a esquerda, os sentimentos são mais negativos, como medo, ansiedade e até mesmo agressividade. 

O rabo de cachorro deve ser analisado em conjunto com a postura do animal

De nada adianta querer conhecer o seu amigo de quatro patas observando somente o rabo de cachorro. Apesar de ser uma parte importante para que o cachorro possa se comunicar com você, é preciso levar em consideração outros fatores na hora de tentar interpretar a linguagem canina. Por isso, sempre se atente muito bem à expressão facial do seu cãozinho e a postura corporal dele. As orelhas estão para cima ou para baixo? A respiração dele está mais tranquila ou afoita? O cachorro está latindo, rosnando ou fazendo algum tipo de barulho? Essas são questões importantes na hora de entender o que o seu cãozinho quer te dizer!

Redação: Juliana Melo

 

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Ver todas