Adoção animal

Conheça as raças de cachorro mais populares do Grupo Terrier!

Publicado - 31 Janeiro 2024 - 14h24

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os cães do grupo Terrier, como o Yorkshire e o Jack Russell Terrier, nasceram ligados à terra e eram usados para caçar ratos e outros pequenos animais. Hoje em dia as raças desse grupo se tornaram grandes companheiros para nós, seres humanos. Conhecidos em todo o mundo por serem cães amáveis, brincalhões e com muita energia.

Se você está pensando em adotar ou comprar um cachorro e não sabe qual raça escolher, confira as 20 raças de cachorro Terrier mais populares. Pode ser que uma delas tenha tudo a ver com você! 

O que significa Terrier?

Muitas pessoas não sabem o que é Terrier nem o que essa palavra significa. O termo "Terrier" se refere a um grupo de cães com habilidades de caça de pequenos mamíferos que se escondiam embaixo da terra, como raposas, fuinhas, ratos e coelhos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Uma curiosidade é que as raças Terriers levam esse nome graças ao termo "terrari", em latim", que significa terra. Isso porque as espécies de Terrier eram frequentemente vistas cavando e trabalhando com terra durante as caças de cachorro. Terriers são bastante ativos por esse motivo.

Quais são as características do cães do Grupo Terrier?

Os Terriers geralmente de porte pequeno, mas que também podem ter um tamanho mediano. Esses cães costumam ser marcados por um temperamento corajoso e cheio de energia! Ao mesmo tempo, eles são inteligentes e um tanto teimosos, por isso precisam de paciência durante o adestramento.

Em alguns casos, as raças Terrier podem ser territorialistas. Por isso, o processo de socialização se torna indispensável. Caso contrário, esses animais podem estranhar quem eles não conhecem. Além disso, os Terriers precisam de atividades físicas diárias. Não deixe de passear com cachorro e aposte no enriquecimento ambiental!

As raças de cachorro Terrier

Os tipos de Terrier são bastante variados. Eles vão desde um cachorro pequeno e fofinho, como o Yorkshire, até cães maiores e mais imponentes, como o Pitbull. Para quem gosta de raça de cachorro com 't', também existem vários Terriers como o Brasileiro (Fox Paulistinha), Irlandês e Escocês.

  • Airedale Terrier
  • Bull Terrier
  • Yorkshire Terrier
  • Boston Terrier
  • Jack Russell Terrier
  • Staffordshire Bull Terrier
  • American Pitbull Terrier
  • Schnauzer
  • West Highland White Terrier
  • Terrier Escocês
  • American Staffordshire Terrier
  • Fox Terrier
  • Welsh Terrier
  • Bedlington Terrier
  • Border Terrier
  • Terrier Brasileiro
  • Terrier Americano Sem Pelo
  • Terrier Australiano
  • Terrier Irlandês
  • Manchester Terrier

1. Airedale Terrier: o maior Terrier de todos

O Airedale Terrier é a maior raça de cachorro do grupoAiredale Terrier: cachorro tem uma aparência peludaCães Terrier da raça Airedale não costumam ser menores do que 56 cmO cachorro Terrier é bem dócilGrupo Terrier: os cães Airedale são bons esportistas

O Airedale Terrier é a maior raça dos cachorros Terrier e é considerado de porte médio. Os machos podem medir até 61 centímetros, enquanto as fêmeas chegam até 59 centímetros - mas, para ambos, a altura não costuma ser menor que 56 centímetros. Os cães dessa raça são cheios de energia e adoram passear, além de serem ótimos esportistas. Como os outros Terrier, o Airedale é dócil e se dá muito bem com famílias e crianças.

2. Bull Terrier: inteligente e um ótimo companheiro de vida

O cachorro Bull Terrier é muito conhecido por seu focinho alongadoBull Terrier: cachorro tem uma aparência únicaCães Terrier: o Bull Terrier adora brincarPara conviver com Bull Terrier, cachorro deve ser treinado filhoteNessa raça, cão Terrier precisa de bastante exercí­cio

O Bull Terrier é reconhecido em qualquer lugar pelo formato da cabeça característico e o focinho alongado. Essa raça é bastante agitada e pode ser teimosa também - por isso, o adestramento desde os primeiros meses de vida é essencial. Essa raça de cachorro Terrier adora brincar e deve ser levada para passear diariamente. Territorialista e corajoso, o Bull Terrier é muito apegado com a família e está sempre atento. A força e inteligência facilitam o treinamento do cão.

3. O Yorkshire Terrier ama colo e não dispensa uma boa brincadeira

O Yorkshire Terrier é uma das raças de cachorro mais populares no BrasilYorkshire Terrier: cachorro é excelente companhiaTipos de Terrier: o Yorkshire encanta com o seu jeitinhoCães Terrier: o Yorkshire pode ser tosado de diferentes formasYorkshire Terrier: cachorro é um dos preferidos de quem vive em apartamento

O Yorkshire Terrier é, provavelmente, uma das raças de cães Terrier mais populares no Brasil. Devido ao seu porte pequeno e pelo fofinho, ele é muito procurado por famílias que vivem em apartamento. Mas isso não significa que essa raça tenha pouca energia. Eles são bastante agitados e querem brincar o tempo todo, demandando muita atenção do tutor. Por outro lado, o Yorkshire é muito carinhoso e adora um bom colo. Ou seja, é uma raça Terrier ideal para famílias com crianças. 

4. Boston Terrier: tranquilidade e amor aos passeios

O Boston Terrier é um cachorro de porte pequeno e bem tranquiloBoston Terrier: raça se parece bastante com um Bulldog FrancêsEsses cães Terrier gostam de brincar, mas não são agitadosBoston Terrier: cachorro é muito simpáticoEssa raça de cachorro Terrier é ideal para quem vive em apartamento

Como o nome sugere, essa raça - que se parece fisicamente com o Buldogue Francês - surgiu na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Apesar do porte pequeno, o Boston Terrier é um animal bastante forte e adora se exercitar. Mas, para quem não tem tempo para fazer muitos passeios diários, essa raça é uma ótima escolha: esse cão não é tão agitado, então é suficiente passear com ele uma vez por dia.

5. O Jack Russell Terrier é pequeno, mas tem energia de sobra

Essa raça, originada pelo cruzamento do Fox Terrier com o White Terrier Inglês - que já foi extinto -, foi criada para caçar raposas. O Jack Russell Terrier é destemido e cheio de energia, o que significa que é fundamental brincar com ele e levá-lo para passear pelo menos duas vezes ao dia. Por outro lado, esse cão é inteligente e pode ser treinado para respeitar ordens de seu tutor. Por ser um animal carinhoso, ele se dá muito bem com as crianças.

6. Staffordshire Bull Terrier: porte atlético e muito carinho para dar

O Staffordshire Bull Terrier é conhecido por ser carinhoso, destemido e muito lealTipos de Terrier: o Staffordshire é conhecido também como StaffbullRaça de cachorro Terrier: apesar do porte intimidante, o Staffbull é muito tranquiloOs cachorros Terrier da raça Staffordshire Bull Terrier gostam de criançsStaffbull Terrier: cachorro precisa de exercí­cios físicos regulares

Com sua cabeça larga e corpo atlético, o Staffordshire Bull Terrier impõe respeito e ainda é considerado, por alguns, um cão agressivo. Mas o estigma não poderia estar mais errado. Os cães dessa raça são carinhosos e uma excelente escolha para famílias com crianças. De porte médio, esse cachorro inglês é leal e destemido, o que faz com que ele seja perfeito como cão de guarda. Apesar de ter bastante energia, essa raça é considerada bem calma.

7. American Pitbull Terrier precisa receber o treinamento correto desde cedo

O American Pitbull Terrier tem fama de mau, mas é muito carinhoso com a famíliaPitbull Terrier: cachorro não é agressivo por naturezaPara educar um Pitbull Terrier, raça precisa de reforços positivos e carinhoCachorro Terrier: o Pitbull pode ser manso e se dá muito bem com criançasFilhote de Pitbull Terrier: cachorro deve ser adestrado desde os primeiros meses

Apesar da força e do corpo parrudo, o American Pitbull Terrier é um cão carinhoso e divertido, já que adora brincar com as pessoas da família. Os animais dessa raça se dão muito bem com crianças e são muito leais. Antes de comprar ou adotar um Pitbull, tenha consciência de que ele precisa de uma dedicação especial na criação para que você consiga direcionar os comportamentos corretos e evitar a agressividade. Por serem teimosos, é importante treiná-los desde filhotes para se tornarem obedientes e controlados.

8. Schnauzer Miniatura: o cão adorável e que ama ficar perto da família

O Schnauzer Miniatura é um cachorro companheiro e cheio de energiaTipos de Terrier: o Schnauzer Mini está incluído no grupoRaça de cachorro Terrier: o Schnauzer é apegado com a famíliaTipos de Terrier: É impossí­vel resistir à fofura do SchnauzerCachorros Terrier: os Schnauzer adoram brincar

Como o nome indica, o Schnauzer Miniatura é um cão de porte pequeno, criado pelo cruzamento do Schnauzer Standard com o Affenpinscher. Os cães dessa raça são carinhosos e adoram a companhia da família, mas precisam gastar muita energia diariamente. Por isso, as brincadeiras e passeios são essenciais para esse cachorro. Felizmente, essa é uma raça inteligente e pode ser facilmente treinada.

9. West Highland White Terrier: brincar é com ele mesmo

Também conhecido como West Terrier, ele ficou muito popular no Brasil depois que um cão dessa raça se tornou garoto propaganda de um provedor de internet. De pequeno porte e pelo branco, o West Highland White Terrier é muito escolhido por famílias que vivem em apartamentos. Essa raça é agitada e muito brincalhona - e adora crianças! -, por isso, é indispensável fazer passeios diários com o animal.

10. O Terrier Escocês é forte e muito corajoso

O Terrier Escocês é um cão muito ativo e conhecido por ser independenteO cachorro Terrier Escocês tem pelos bem longosRaça de cachorro Terrier Escocês é bastante corajosaDos tipos de Terrier, o Escocês pode ser um pouco teimosoRaça Terrier Escocês pode te surpreender

O Terrier Escocês é um cachorro pequeno com o pelo longo, especialmente na cabeça e nas patas. Forte e corajoso, essa raça é muito ativa e precisa de exercício físico e brincadeiras para gastar sua alta energia. Esse cão é muito inteligente, mas, por ser independente e teimoso, pode se tornar um pouco desobediente. Por isso, é indicado treiná-lo desde filhote para que aprenda a seguir suas ordens. 

11. American Staffordshire Terrier: um dos tipos de Terrier mais dóceis

Tipos de Terrier: o American Staffordshire (ou Amstaff) é um delesAmstaff Terrier: cachorro também pertence ao grupo de tipos de PitbullCães Terrier: o Amstaff é uma versão americana do Staffordshire Bull TerrierAmstaff Terrier: cachorro é muito leal aos humanosDos tipos de Terrier, o American Staffordshire se destaca nos esportes

O American Staffordshire Terrier é como se fosse uma versão norte-americana do Staffordshire Bull Terrier mais alta e mais forte. Por trás do do corpo musculoso e da “cara de mau”, esses cachorros da raça Terrier carregam uma personalidade cheia de amor, carinho e lealdade. Outra característica do American Staffordshire Terrier é a sua aptidão para atividades físicas, sendo um Terrier ideal para competições e práticas de esportes caninos.

12. Fox Terrier: muita personalidade em um pacote pequeno

Fox Terrier: cachorro pode ter duas variações de pelagemCães Terrier: o Fox Terrier de Pelo Curto é uma possibilidadeNo grupo Terrier, o Fox Terrier de Pelo Longo é outra alternativaRaças de cachorro Terrier: apesar das diferenças fí­sicas, personalidades são parecidasFox Terrier: cachorro é independente e carinhoso

Existem duas variações de raças de cachorro Terrier aqui: o Fox Terrier de Pelo Duro, e o Fox Terrier de Pelo Liso. Contudo, as diferenças entre os doguinhos param na pelagem! Em questão de personalidade, ambos os cães Terrier são muito animados, ativos, energéticos e, claro, fofos! Eles são como qualquer cão de caça, com audição e faro apurados, além de serem muito exploradores e curiosos. O Fox Terrier também é muito independente, um tanto teimoso, mas ao mesmo tempo muito carinhoso e companheiro dos humanos.

13. Welsh Terrier gosta de brincar e ama estar com a família

Welsh Terrier: cachorro tem uma aparência familiarTipos de Terrier: a raça Welsh surgiu na Grã-BretanhaNessa raça, cachorro Terrier é bem esportivoWelsh Terrier: cachorro é muito ligado com a famí­liaSobre esse cachorro, raça Terrier é muito brincalhona

Um cachorro Terrier que não é tão conhecido assim é o Welsh Terrier. Originário da Grã-Bretanha, o cãozinho era muito usado na caça de animais como raposas e texugos. Além disso, ele tem um comportamento marcado por obediência, alegria e afeto. O Welsh Terrier não é tímido e tem uma natureza brincalhona, além de ser muito dedicado à família. Diferente de vários outros dogs do grupo Terrier, o Welsh não é tão temperamental.

14. Bedlington Terrier é um cão corajoso e leal

Grupo Terrier: o Bedlington Terrier tem uma aparência parecida com uma ovelhaBedlington Terrier: cachorro tem pelos espessosDos tipos de Terrier, o Bedlington não faz tanto sucesso no BrasilBedlington Terrier: cachorro adora os humanosCães Terrier: a raça Bedlington tem uma pose danada

Aqui vai um fato curioso sobre essa raça: cachorro Terrier lembra muito uma ovelha! A confusão faz todo o sentido, já que ele tem um topetinho que não passa despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, apesar de não fazer tanto sucesso por aqui, o Bedlington Terrier é um companheiro muito bem humorado, alegre e destemido. Assim como outros cães Terrier, o cãozinho faz de tudo para proteger quem ele ama.

15. Border Terrier: exemplo de determinação

Cães Terrier: o Border Terrier é muito peludinhoBorder Terrier: cachorro tem um espírito exploradorApesar da energia do Border Terrier, cachorro é apegado com a famíliaNessa raça, cão Terrier precisa de muita atençãoTipos de Terrier: o cachorro Border é muito amigável

Mesmo tendo um tamanho pequeno de cachorro, a raça Border Terrier tem vários atributos! Para começar, esse cãozinho é muito corajoso, determinado e, apesar de ter sido criado como cão de caça, ele é muito amigável e leal aos humanos. Aliás, esses cães Terrier amam estar perto da família! Eles são agitados e energéticos, e por isso precisam de atenção frequente, pois gostam de interagir sempre que podem.

16. Terrier Brasileiro: um cãozinho muito curioso

Existe cachorro Terrier Brasileiro, e ele é chamado de Fox PaulistinhaRaça de cachorro Terrier: o Fox Paulistinha é tricolorAssim como outros cães Terrier, o Fox Paulistinha é muito espertoEsse cachorro Terrier pode ser um tanto territorialistaOs cães Terrier Brasileiros são muito curiosos

Conhecido popularmente como Fox Paulistinha, o Terrier Brasileiro é uma das poucas raças de cachorro originárias do Brasil. Super popular por aqui, o cãozinho tem muita disposição, é curioso, alerta e muito esperto. Esse cachorro da raça Terrier tem um tamanho que varia de pequeno a médio, pesando aproximadamente 10 kg e atingindo uma altura que varia de 33 a 40 cm. Por serem territorialistas - como qualquer bom cão do grupo Terrier -, o ideal é treinar e socializar os peludos desde filhotes para evitar qualquer comportamento indesejado.

17. Terrier Americano Sem Pelo chama a atenção por sua aparência

Os cães Terrier Americano têm uma aparência inusitadaNessa raça, cachorro Terrier precisa ser protegido do solGrupo Terrier: os cães americanos é um cachorro de porte pequeno a medianoCães Terrier Americano têm um olhar penetranteRaças de cachorro Terrier Americano são excelentes companhias

Se você já viu essa raça de cachorro Terrier, ela certamente não passou sem ser percebida. Isso porque, diferente dos cães peludos que estamos acostumados, o Terrier Americano Sem Pelo - como o próprio nome já sugere - não tem pelos! Trata-se de um cachorro Terrier com tamanho pequeno para médio com muita energia e uma inteligência notável. Adestrá-lo não é uma tarefa difícil, pois ele aprende rápido.

18. Terrier Australiano é um dos menores cães Terrier

As raças de cachorro Terrier Australiano e Yorkshire se parecem muitoCachorro Terrier Australiano é uma fofuraEsse é um dos menores cães Terrier que existemA raça Terrier Australiana tem uma pelagem abundanteOs cachorros Terrier Australianos se dão bem com crianças

Para quem não conhece esse cachorro, raça Terrier pode ser uma boa surpresa! Além de ter um tamanho muito compacto, sendo considerado o menor dos cães Terrier, o Terrier Australiano é um doguinho divertido, ativo e perfeito para famílias energéticas. Ele adora brincar - especialmente com crianças -, e por ter um jeitinho tão animado, não curte ficar tanto tempo sozinho em casa.

19. Terrier Irlandês é um cachorro que precisa ser treinado

Raça de cachorro Terrier Irlandês sempre tem uma pelagem avermelhadaOs pelos desse cachorro Terrier são ásperosOs cães Terrier Irlandês tendem a ser um pouco imprudentesO cachorro Terrier Irlandês é um amigo para todas as horasCachorro da raça Terrier Irlandês é bem atlético

De porte médio e com uma pelagem crespa e densa, o Terrier Irlandês tem uma aparência bem característica. Esses cães Terrier devem ser sempre unicolor, com tons avermelhados. Em questão de temperamento, a raça é muito fiel e afeiçoada aos humanos. No entanto, o Terrier Irlandês às vezes pode ser um tanto imprudente e se colocar em situações de risco, por isso o adestramento e socialização adequados são fundamentais.

20. Manchester Terrier: inteligência define esse cão Terrier

Cães Terrier: o Manchester Terrier é originário da InglaterraManchester Terrier: cachorro tem uma pelagem únicaEsse é um cachorro Terrier muito bem humoradoDos tipos de Terrier, o Manchester se destaca pela inteligênciaGrupo Terrier: a raça Manchester Terrier é indicada para o agility

Como o próprio nome já diz, o Manchester Terrier é um cachorro Terrier que se desenvolveu na cidade de Manchester, na Inglaterra. É um cão bem compacto e elegante, com pelo liso, curto e denso. As cores da raça Terrier são o preto como tom predominante, e algumas manchas de castanho. O Manchester Terrier é muito obediente e esperto, ocupando a 30ª posição no ranking de inteligência canina.

Publicado originalmente em: 27/03/2020
Atualizado em: 31/01/2024

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas