O Poodle é um cão famoso por sua personalidade divertida e aparência fofa e peludinha. Independentemente do tamanho (que vai desde o Poodle Toy até o Poodle Gigante), os fios encaracolados fazem qualquer um se apaixonar. Porém, para que a pelagem do cachorro cacheado se mantenha sempre linda e saudável, é preciso ter cuidados de higiene. Além da tosa de Poodle, o banho do cachorro também deve sempre fazer parte da rotina. Mas afinal: como dar banho no Poodle em casa? Qual a frequência ideal? Por ser uma raça de cachorro com pelo cacheado o banho no Poodle precisa ser diferenciado? O Patas da Casa tira todas essas dúvidas a seguir. Confira!

Poodle é um dos maiores exemplos de cachorro com pelo cacheado

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das características mais marcantes do cachorro Poodle é, sem dúvidas, sua pelagem encaracolada. Esse tipo de pelo de cachorro sempre chama atenção. Seja um Poodle toy, Poodle anão, Poodle médio ou Poodle gigante, os fios sempre serão cacheados, curtos e de textura fina. Além disso, o pelo também sempre se mantém do mesmo jeito independentemente da cor da pelagem. Um Poodle preto sempre terá o pelo encaracolado, assim como o Poodle branco ou marrom, por exemplo. Apesar de ser o mais famoso, o Poodle não é a única raça de cachorro com pelo cacheado. Outros representantes dos cães encaracolados são: Cão d'Água Espanhol, Kerry Blue Terrier e Bichon Frisé.

Qual a frequência de banhos que o cachorro Poodle precisa?

A frequência de banhos no cachorro que o Poodle (ou qualquer cão de pelagem encaracolada) precisa é maior que a maioria das raças de cachorro. O pelo cacheado acumula mais sujeira e pode gerar nós. O Poodle, portanto, precisa ser escovado todos os dias e ser lavado a cada 15 dias. O banho e tosa para aparar os pelos é recomendado pelo menos uma vez ao mês, mas precisa ser feita por algum profissional especializado.

Como dar banho no Poodle: é importante escolher os produtos certos

O intervalo recomendado entre um banho e outro no cachorro de pelo cacheado é bem pequeno. Por isso, muitos tutores acabam optando por dar banho no cachorro em casa. Mas como dar banho no cachorro Poodle? Para começar, separe todos os itens que você precisará utilizar durante o processo. Escolha sempre um shampoo específico para raça de cachorro com pelo cacheado, pois ele é formulado especialmente para esse tipo de pelagem, sem pesar ou danificar os fios.

Quando o pet estiver bem molhado, aplique o shampoo para cachorro com pelo cacheado. Enxágue bem e, então, aplique o condicionador. O condicionador para cachorro com pelo cacheado ajuda a desembaraçar os fios, mas precisa ser bem leve e em pouca quantidade. A dica para que o cão se comporte bem é não apenas esfregar, mas massagear o animal enquanto passa os produtos na sua pelagem. Depois de aplicar shampoo e condicionador, enxague todo o seu corpo sem deixar qualquer resquício dos produtos na sua pelagem para evitar alergias.

Não se esqueça de colocar um pedacinho de algodão nas orelhas do cachorro para evitar que a água entre nos ouvidos. Por fim, lembre-se de deixar a temperatura da água bem agradável: nem muito quente nem muito fria. No verão, porém, um banho gelado vai ajudar a refrescar o pet.


Secar os pelosdo cachorro cacheado é fundamental para evitar mau cheiro e alergias
Secar os pelosdo cachorro cacheado é fundamental para evitar mau cheiro e alergias

Secar bem os pelos do cachorro cacheado evita dermatites e mau cheiro

Secar os pelos do cachorro Poodle é uma etapa tão importante quanto o banho em si. Os cachos tendem a acumular água e podem deixar o cachorro molhado por muito tempo, o que gera mau-cheiro e até problemas de pele. O pelo úmido favorece o aparecimento de fungos e bactérias que causam alergia no cachorro. Use toalhas limpas para retirar o excesso de água, mas não esfregue com força para não formar nós. Depois, você pode finalizar a secagem utilizando um secador de cabelos. É importante posicionar o aparelho a uma certa distância e a temperatura deve ser sempre fria ou morna. O barulho pode incomodar o cachorro, então é importante segurá-lo de forma bem firme para evitar que ele fique muito agitado. Outra dica é deixar que o pet fique no sol por alguns minutos (eles amam!). Mas lembre-se que, assim como os humanos, os cães só podem tomar sol nos horários de menor incidência dos raios solares: antes das 9h e depois das 16h.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes