Adoção animal

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

Publicado - 01 Setembro 2021 - 16h31

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? Para sanar todas as dúvidas, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o Galgo Afegão: valor, saúde, características físicas e comportamentais, origem e muito mais!

A origem do Galgo Afegão

Como o próprio nome revela, o cão Galgo Afegão surgiu no Afeganistão, no Oriente Médio, em uma região que também envolve pequenas áreas da Índia e do Paquistão. No entanto, não é possível afirmar com certeza quais são os seus descendentes e como eles chegaram em terrenos tão montanhosos. O que se sabe é que o Afghan Hound foi desenvolvido principalmente para ajudar tribos nômades na caça de pequenos animais, como coelhos, lebres e gazelas. Com um corpo resistente, esbelto e uma rapidez invejável, esse cachorro era considerado um exímio caçador e tinha muita agilidade nas montanhas locais.

No início do século XX, ele foi levado para a Europa e conquistou o coração dos britânicos, se tornando uma das raças de cachorro mais populares da Inglaterra. Depois de chegar ao Ocidente, o Galgo Afegão também virou uma das raças mais visadas para participar de concursos e exposições caninas. O cachorro ganhou o reconhecimento oficial do American Kennel Club em 1926 e conquistou ainda mais holofotes durante a década de 1970, mas pouco tempo depois sua popularidade caiu e hoje já não é um dos cães mais requisitados.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Afghan Hound preto não é o único que existe! Conheça as cores e outras características do cão Afegão

As características do Galgo Afegão são únicas! Basta cruzar com um exemplar da raça para conseguir identificá-lo. Apesar de ser um cachorro grande, com uma estatura que varia entre 60 a 75 cm de altura, o Afghan Hound tem um corpo muito atlético e esbelto. Ele pesa em torno de 26 a 34 kg, e tem toda a musculatura bem desenvolvida para percorrer longas distâncias, principalmente por conta do seu passado de caçador.

Além do seu porte, outro aspecto que chama a atenção no cão Afegão é a sua pelagem comprida, fina, lisa e exuberante. Os pelos definitivamente dão um charme danado à raça, mas exigem cuidados bem específicos no dia a dia para não perderem a sua beleza e aparência saudável. Sobre as cores, o Afghan Hound preto é um dos que mais fazem sucesso por aí, mas também é possível encontrar exemplares com vários outros tons, como branco, bege e cinza. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todas as cores do cachorro Afghan Hound são aceitas.

A personalidade do Galgo Afegão é marcada por independência e autoconfiança

Há quem diga que o Afghan Hound não é um dos cachorros mais amigáveis que existem, mas não é bem assim. O que acontece é que essa raça é naturalmente mais independente e reservada, o que muitas pessoas confundem com uma suposta indiferença. Para quem procura por um cão apegado, pode esquecer. O cachorro Afghan Hound não costuma ficar seguindo seus humanos por todo o lado e nem implora por atenção e carinho, mas tem várias outras qualidades: é leal, calmo, inteligente e muito gentil. Normalmente, ele escolhe uma pessoa como a sua predileta, e é totalmente fiel à ela - mas também se dá bem com os demais membros da família.

Também tem um forte instinto de caça, então precisa gastar muita energia diariamente para não ter comportamentos problemáticos e destrutivos. Para evitar que isso aconteça, o adestramento pode ajudar bastante. O cão Afegão, apesar de inteligente, tende a ser bastante teimoso e não aceita comandos com tanta facilidade, então tem que persistir para dar certo. A associação positiva é uma técnica que pode funcionar, mas uma dica é iniciar os treinamentos com o Afghan Hound filhote, e não durante a fase adulta.

Outro ponto importante é a socialização. Embora essa raça não seja agressiva, o cão Galgo Afegão pode ser um pouco introvertido perto de estranhos. Logo, para facilitar a relação do animal com diferentes tipos de pessoas e animais, o cãozinho deve ter uma socialização adequada nos primeiros anos de vida. Fora isso, a convivência com o Afghan Hound é muito tranquila e prazerosa. O cachorro quase não late e é muito tranquilo, desde que tenha um espaço adequado para brincar e pular.

 

O Afghan Hound precisa de uma série de cuidados com a sua pelagemO cão Afegão é aceito em vários tipos de coresCom muita energia, o Galgo Afegão precisa se exercitar todos os diasO cachorro Afghan Hound com pelos avermelhados também é um charmeCharmoso, o Afghan Hound preto é um dos mais queridinhos

 

Cuidados básicos com a rotina do Afghan Hound

 

• Banho e escovação:

Não é nada fácil manter os pelos do Galgo Afegão bonitos, sedosos e saudáveis. Para isso, a escovação da pelagem deve ser feita todos os dias ou, no mínimo, quatro vezes na semana. Os banhos, por outro lado, não precisam ser tão frequentes: uma vez a cada dois meses é o ideal - especialmente se o seu cãozinho não se suja muito. Por ter pelos muito longos e finos, a escolha do shampoo para cachorro Afghan Hound é muito importante, e deve ser conversada previamente com um profissional. O uso de condicionador também pode ser recomendado para ajudar a desembaraçar os fios.

• Unhas, dentes e ouvido:

As unhas do cão Afegão normalmente se desgastam com as atividades do dia a dia, então antes de cortá-las é bom observar se o seu doguinho realmente precisa disso. Diferente de outras raças, esse é um cuidado que pode ser feito mensalmente, e não quinzenalmente. Já os dentes do cachorro Afghan Hound precisam de muita atenção e devem ser escovados regularmente, entre três e quatro vezes por semana. Essa é uma raça que pode acumular muita placa bacteriana na superfície dentária, o que facilita o surgimento de problemas como o tártaro. Além disso, o tutor também deve aprender como limpar o ouvido do cão Galgo Afegão, pois as orelhas da raça estão mais propensas a infecções e inflamações locais, sendo necessária uma higiene mais frequente.

• Alimentação:

O Galgo Afegão precisa de uma dieta balanceada e nutritiva que deve ser indicada pelo veterinário. As melhores rações para cachorro são as versões Premium e Super Premium, que têm todos os nutrientes necessários para cuidar da saúde do animal. Contudo, no caso do cachorro Afghan Hound, também pode ser indicada uma ração específica para contribuir com a saúde dos seus pelos. Ingredientes como o ômega 3 e ômega 6 fazem toda a diferença na alimentação desses cães. Também é importante se atentar à ração adequada para a idade do pet, já que o alimento indicado para um Afghan Hound filhote não deve ser o mesmo de um cachorro adulto.

• Exercícios físicos e espaço para criação:

Uma palavra que define muito bem o Afghan Hound é energia. Esses cães são super ativos e não foram feitos para ficar muito tempo dentro de casa, então os exercícios físicos diários são fundamentais na rotina da raça. Pequenas caminhadas não são suficientes para dar conta de tanta energia, então a nossa dica é levar o cão Afegão para correr ao ar livre! Esse é um cão que definitivamente é ótimo para corridas, mas, ao contrário de outros cães que se comportam bem com guias e coleiras, o Afghan Hound não gosta de se sentir preso nesses momentos, então é bom que esse tipo de atividade aconteça em um lugar bem seguro. O tempo de exercício recomendado é de pelo menos 1 hora por dia, mas o enriquecimento ambiental com brinquedos para cachorro também são necessários para estimular o doguinho no dia a dia. Desde que tenha uma boa rotina de exercícios, o Galgo Afegão pode viver bem em apartamentos.

O que você precisa saber sobre a saúde do cão Afegão

O Afghan Hound é uma raça saudável, mas que pode desenvolver alguns problemas ao longo de sua vida. Dentre as principais preocupações, podemos destacar a displasia coxofemoral, que é comum em cachorros grandes, e a catarata, que costuma afetar principalmente os cães mais velhos. 

• Displasia coxofemoral: doença caracterizada pelo encaixe errado dos ossos da perna com a pelve, dificultando a locomoção canina. Como o fêmur e a bacia ficam em constante atrito, o animal sente muita dor e tem os movimentos limitados. Se não for tratado a tempo, o Afghan Hound pode ter vários outros problemas de saúde associados, como artrite.

• Catarata: doença ocular que afeta o cristalino do olho do cão, lente responsável pelo foco dos objetos. Sendo assim, o cachorro com catarata não consegue enxergar direito e perde a noção de espaço. Um dos principais sintomas que podem ser observados é que o olho adquire uma coloração acinzentada ou azulada.

Um outro ponto importante sobre o Galgo Afegão é que ele é muito sensível à anestesia e tem baixa tolerância à dor, então qualquer machucado pode doer bastante. Para garantir que o cãozinho está com uma boa saúde, não deixe de realizar check-ups anuais com o veterinário. Também é importante manter um cuidado especial com o calendário vacinal, pois as vacinas ajudam a prevenir várias doenças perigosas.

 

O Afghan Hound precisa ser socializado desde cedoO Galgo Afegão filhote tem preços bem variáveisGalgo Afegão: uma dieta balanceada faz toda a diferença na vida do doguinhoO cão Afegão pode desenvolver problemas como a displasia coxofemoralO Afghan Hound filhote demanda várias responsabilidades

 

Galgo Afegão: preço do filhote pode chegar a R$ 9 mil

 

Para quem tem interesse em adquirir um exemplar de Galgo Afegão filhote, uma coisa que não pode faltar é planejamento financeiro. Isso porque, quando se trata do Afghan Hound, preço é algo que definitivamente não dá para ignorar: o valor mínimo para conseguir comprar um cachorro da raça é de R$ 3 mil, e o máximo é de até R$ 9 mil. Ou seja, o preço pode até triplicar, de acordo com as especificidades do cãozinho. Linhagem, cor dos pelos e sexo são fatores que normalmente influenciam no valor final, mas até mesmo o exemplar mais barato acaba sendo consideravelmente caro, então é importante ter muita certeza dessa escolha.

Além disso, o Afghan Hound filhote demanda uma série de cuidados e gastos mensais que também devem ser levados em consideração, como consultas veterinárias, ração, vacinas, brinquedos, caminha e vários outros acessórios. Se mesmo assim a ideia é ter um Galgo Afegão para chamar de seu, não esqueça de procurar um canil de confiança e com boas referências. Essa é a melhor forma de evitar contribuir com estabelecimentos que maltratam animais e cair em ciladas.

Redação: Juliana Melo

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Ver todas