Adoção animal

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

Publicado - 30 Setembro 2021 - 18h52

Atualizado - 15 Maio 2024 - 09h36

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal? Para entender tudo sobre o Poodle, seus diferentes tamanhos e como é o seu comportamento, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o cachorro. Confira!

 

Infográfico com as principais características do cão Poodle
O cachorro Poodle tem um espaço no coração dos brasileiros, e não faltam motivos para isso

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Do Poodle Toy ao Poodle Gigante: confira as variações da raça

O Poodle é um cachorro que pode ter vários tamanhos, que variam entre o porte pequeno e o porte grande. Apesar de terem comportamentos similares, é importante entender qual a diferença entre essas variações para saber identificar os diferentes tipos de Poodle

  • Poodle Toy: é o menor padrão da raça, e também leva o nome de Poodle Micro Toy ou Micro Poodle. Ele permanece sempre com a aparência de filhote.

  • Poodle Anão: é um pouco maior do que o Poodle Toy, mas não chega a ter um porte médio. Por ser maiorzinho, precisa de estímulos físicos regulares.

  • Poodle Médio: é o cão que corresponde ao porte médio e é o mais comum de se encontrar por aí. Ele precisa de atividades ao ar livre diariamente.

  • Poodle Standard: é o padrão original da raça, com porte grande e um topete bem particular. Não é recomendado para apartamentos ou casas pequenas.

O porte é basicamente a única diferença entre esses cães - exceto no caso do Poodle Gigante, cujo formato da cabeça também é bem singular. Já outros aspectos físicos, como tipo de pelo e cor da pelagem, são os mesmos em todas as variações. Os pelos do Poodle, como todos sabem, são bem encaracolados, mas em alguns casos também pode ter um aspecto crespo. A coloração, porém, pode ter cinco cores diferentes: branco, preto, marrom, cinza ou fulvo. Vale destacar que o único padrão aceito é o sólido, ou seja, quando os pelos são de uma cor só, sem manchas nem mistura de outras cores.

Como é a personalidade e o comportamento do cachorro Poodle?

Um dos maiores motivos para que o Poodle seja tão popular é o seu carisma e companheirismo. Essa raça de cachorro tem uma verdadeira adoração pelos tutores e, ao mesmo tempo, tem uma sensibilidade danada com os humanos. É um cão que sabe quando você não está bem, e não sai do seu lado por nada nesse mundo. No dia a dia, o Poodle também é aquele cachorrinho que adora seguir os outros pela casa e nunca nega carinho.

A convivência em família costuma ser bem tranquila, e a raça não costuma ter um membro “preferido”: ele gosta de todos igualmente. Também é sociável e consegue se dar bem com crianças, idosos, visitas e até com outros pets (cães e gatos). No entanto, se o filhote de Poodle não for devidamente socializado, o cachorro pode apresentar um comportamento ciumento perto de outras pessoas e animais.

Com um bom nível de energia, o cãozinho precisa de estímulos físicos e mentais diariamente, seja com passeios, brincadeiras ou qualquer outra atividade. Caso contrário, os latidos de cachorro Poodle podem dominar a casa - e acredite, por mais fofinho que ele pareça, esse é um cão que pode ser bem barulhento quando quer. Mas, no geral, com uma rotina adequada de exercícios e outros cuidados, o Poodle é uma companhia tranquila e que consegue viver muito bem em qualquer lugar.

Poodle é muito inteligente e é um ótimo candidato ao adestramento

O Poodle tem uma inteligência que se destaca. Ele ocupa o segundo lugar do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, segundo um estudo elaborado pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren. Nesse estudo, vários fatores são levados em consideração, como o nível de adaptabilidade, instinto e facilidade de treinamento de cada cão. No caso do cachorro Poodle, o que mais chama a atenção é a astúcia para aprender novos comandos. A raça é extremamente obediente e consegue assimilar tudo com muita facilidade, por isso o adestramento é super indicado. 

O único cuidado, porém, é fazer isso com o filhote de Poodle ainda nos primeiros meses de vida para evitar problemas de comportamento. Embora não seja um cão desobediente e destrutivo, é importante ter em mente que quanto mais velho o cãozinho for, mais demorado será o seu treinamento. 

O cachorro Poodle precisa de cuidados com a sua higiene e saúde

Todo mundo adora a pelagem fofinha do Poodle, mas para mantê-la sempre bonita e saudável, o tutor precisa saber cuidar. Os pelos da raça crescem bastante e mais rápido do que imaginamos, então as tosas de Poodle são mais do que necessárias para manter o bem-estar do seu amigo de quatro patas. A tosa higiênica é uma das mais indicadas para isso, mas existem também outras tosas específicas que deixam o Poodle com uma aparência ainda mais fofinha, como a tosa bebê, ou com um ar elegante, como a tosa leão.

Os banhos do cachorro Poodle também são um cuidado importante, assim como a escovação semanal para retirada de nós e pelos mortos. Além disso, unhas, dentes e ouvido também precisam de higiene regular.

Sobre a saúde do Poodle, as maiores preocupações são a luxação de patela e a catarata, uma doença ocular que pode comprometer seriamente a visão do animal. Além disso, a raça tem predisposição genética para cardiopatias, como a cardiomiopatia dilatada em cães. As consultas veterinárias devem ser realizadas regularmente para garantir que o pet está bem, e o calendário de vacinação deve ser seguido à risca para evitar doenças mais graves.

Quanto custa um filhote de Poodle? Preço pode variar!

Se você chegou até aqui e agora quer saber onde encontrar filhotes de Poodle para vender, é preciso ter calma. O mais importante aqui é escolher um lugar seguro, que seja comprometido com o bem-estar dos animais e tenha boas referências. Por ser uma raça bem popular, é fácil encontrar um canil que venda Poodle (também chamado de  “Pudol” filhote). 

O preço, por outro lado, é algo que costuma variar de acordo com o tamanho do cãozinho. 

  • Poodle médio e Poodle anão: normalmente essas variações são mais baratas e é possível encontrar um Poodle por cerca de R$1 mil. 

  • Poodle Toy e Poodle Gigante: preço pode atingir até R$6 mil. 

Outras características que interferem no preço é o sexo, cor dos pelos e a linhagem do pet.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas