Adoção animal

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

Publicado - 30 Setembro 2021 - 18h52

Atualizado - 15 Maio 2024 - 09h36

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal? Para entender tudo sobre o Poodle, seus diferentes tamanhos e como é o seu comportamento, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o cachorro. Confira!

 

Infográfico com as principais características do cão Poodle
O cachorro Poodle tem um espaço no coração dos brasileiros, e não faltam motivos para isso

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Do Poodle Toy ao Poodle Gigante: confira as variações da raça

O Poodle é um cachorro que pode ter vários tamanhos, que variam entre o porte pequeno e o porte grande. Apesar de terem comportamentos similares, é importante entender qual a diferença entre essas variações para saber identificar os diferentes tipos de Poodle

  • Poodle Toy: é o menor padrão da raça, e também leva o nome de Poodle Micro Toy ou Micro Poodle. Ele permanece sempre com a aparência de filhote.

  • Poodle Anão: é um pouco maior do que o Poodle Toy, mas não chega a ter um porte médio. Por ser maiorzinho, precisa de estímulos físicos regulares.

  • Poodle Médio: é o cão que corresponde ao porte médio e é o mais comum de se encontrar por aí. Ele precisa de atividades ao ar livre diariamente.

  • Poodle Standard: é o padrão original da raça, com porte grande e um topete bem particular. Não é recomendado para apartamentos ou casas pequenas.

O porte é basicamente a única diferença entre esses cães - exceto no caso do Poodle Gigante, cujo formato da cabeça também é bem singular. Já outros aspectos físicos, como tipo de pelo e cor da pelagem, são os mesmos em todas as variações. Os pelos do Poodle, como todos sabem, são bem encaracolados, mas em alguns casos também pode ter um aspecto crespo. A coloração, porém, pode ter cinco cores diferentes: branco, preto, marrom, cinza ou fulvo. Vale destacar que o único padrão aceito é o sólido, ou seja, quando os pelos são de uma cor só, sem manchas nem mistura de outras cores.

Como é a personalidade e o comportamento do cachorro Poodle?

Um dos maiores motivos para que o Poodle seja tão popular é o seu carisma e companheirismo. Essa raça de cachorro tem uma verdadeira adoração pelos tutores e, ao mesmo tempo, tem uma sensibilidade danada com os humanos. É um cão que sabe quando você não está bem, e não sai do seu lado por nada nesse mundo. No dia a dia, o Poodle também é aquele cachorrinho que adora seguir os outros pela casa e nunca nega carinho.

A convivência em família costuma ser bem tranquila, e a raça não costuma ter um membro “preferido”: ele gosta de todos igualmente. Também é sociável e consegue se dar bem com crianças, idosos, visitas e até com outros pets (cães e gatos). No entanto, se o filhote de Poodle não for devidamente socializado, o cachorro pode apresentar um comportamento ciumento perto de outras pessoas e animais.

Com um bom nível de energia, o cãozinho precisa de estímulos físicos e mentais diariamente, seja com passeios, brincadeiras ou qualquer outra atividade. Caso contrário, os latidos de cachorro Poodle podem dominar a casa - e acredite, por mais fofinho que ele pareça, esse é um cão que pode ser bem barulhento quando quer. Mas, no geral, com uma rotina adequada de exercícios e outros cuidados, o Poodle é uma companhia tranquila e que consegue viver muito bem em qualquer lugar.

Poodle é muito inteligente e é um ótimo candidato ao adestramento

O Poodle tem uma inteligência que se destaca. Ele ocupa o segundo lugar do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, segundo um estudo elaborado pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren. Nesse estudo, vários fatores são levados em consideração, como o nível de adaptabilidade, instinto e facilidade de treinamento de cada cão. No caso do cachorro Poodle, o que mais chama a atenção é a astúcia para aprender novos comandos. A raça é extremamente obediente e consegue assimilar tudo com muita facilidade, por isso o adestramento é super indicado. 

O único cuidado, porém, é fazer isso com o filhote de Poodle ainda nos primeiros meses de vida para evitar problemas de comportamento. Embora não seja um cão desobediente e destrutivo, é importante ter em mente que quanto mais velho o cãozinho for, mais demorado será o seu treinamento. 

O cachorro Poodle precisa de cuidados com a sua higiene e saúde

Todo mundo adora a pelagem fofinha do Poodle, mas para mantê-la sempre bonita e saudável, o tutor precisa saber cuidar. Os pelos da raça crescem bastante e mais rápido do que imaginamos, então as tosas de Poodle são mais do que necessárias para manter o bem-estar do seu amigo de quatro patas. A tosa higiênica é uma das mais indicadas para isso, mas existem também outras tosas específicas que deixam o Poodle com uma aparência ainda mais fofinha, como a tosa bebê, ou com um ar elegante, como a tosa leão.

Os banhos do cachorro Poodle também são um cuidado importante, assim como a escovação semanal para retirada de nós e pelos mortos. Além disso, unhas, dentes e ouvido também precisam de higiene regular.

Sobre a saúde do Poodle, as maiores preocupações são a luxação de patela e a catarata, uma doença ocular que pode comprometer seriamente a visão do animal. Além disso, a raça tem predisposição genética para cardiopatias, como a cardiomiopatia dilatada em cães. As consultas veterinárias devem ser realizadas regularmente para garantir que o pet está bem, e o calendário de vacinação deve ser seguido à risca para evitar doenças mais graves.

Quanto custa um filhote de Poodle? Preço pode variar!

Se você chegou até aqui e agora quer saber onde encontrar filhotes de Poodle para vender, é preciso ter calma. O mais importante aqui é escolher um lugar seguro, que seja comprometido com o bem-estar dos animais e tenha boas referências. Por ser uma raça bem popular, é fácil encontrar um canil que venda Poodle (também chamado de  “Pudol” filhote). 

O preço, por outro lado, é algo que costuma variar de acordo com o tamanho do cãozinho. 

  • Poodle médio e Poodle anão: normalmente essas variações são mais baratas e é possível encontrar um Poodle por cerca de R$1 mil. 

  • Poodle Toy e Poodle Gigante: preço pode atingir até R$6 mil. 

Outras características que interferem no preço é o sexo, cor dos pelos e a linhagem do pet.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cachorro

O misterioso cachorro que não late, mas emite uma mistura de 'gargalhada' e 'falsete' para se comunicar

Os latidos são a principal forma de comunicação entre os cães. Por isso, é muito difícil encontrar por aí algum cachorro que não lat...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas