Cuidados dos animais

10 truques infalíveis para aliviar o calor do seu cachorro nos dias muito quentes

Publicado - 17 Novembro 2023 - 15h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Com a chegada da estação mais quente do ano e da onda de calor extremo que a acompanha, é impossível não se preocupar com o cachorro com calor. O verão é uma estação muito perigosa para os pets, especialmente no Brasil, em que a sensação térmica pode atingir 50ºC. Se o tutor não tiver cuidado com a temperatura do ambiente em que o pet vive, ele pode sofrer com a hipertermia em cães, uma condição perigosíssima que pode levar à falência dos órgãos do animal. Mas como ajudar os animais nesse calor? O que fazer para amenizar o calor para cachorro? O Patas da Casa trouxe 10 truques infalíveis para ajudar os peludos a se refrescarem. Confira as dicas para aliviar calor do cachorro nos dias mais quentes. 

1) Cachorro no verão: garrafa pet congelada no bebedouro mantém a água fresca por mais tempo

Dar água gelada para os cachorros no verão é fundamental para manter a temperatura corporal do peludo e mantê-lo hidratado. A temperatura normal de um cachorro varia entre 38ºC e 39,3ºC, mas nos dias quentes isso pode aumentar. Manter a água do cachorro sempre fresquinha e gelada é um grande desafio que os tutores enfrentam. Uma dica é congelar uma garrafa plástica com água dentro e colocá-la dentro do bebedouro do pet. Elas vão funcionar como pedras de gelo, mas vão demorar muito mais tempo para derreter, deixando a água fresca por mais tempo. Lembre-se de colocar uma garrafa que seja proporcional ao bebedouro para que o cachorro não tenha dificuldades de beber o líquido..

2) Congele uma toalha e coloque no chão para o cachorro deitar

Um bom improviso para manter a temperatura de cachorro e deixá-lo mais fresco e confortável no verão é usando uma toalha congelada como um tapete. Para isso, você precisa pegar uma toalha limpa proporcional ao tamanho do cão,  molhá-la com água gelada, tirar o excesso e colocá-la enrolada no freezer. Depois de aproximadamente 1 hora, é hora de esticá-la em um lugar bem fresquinho e chamar o pet para aproveitar. 

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Cachorro no calor: congele água em formas maiores e ofereça ao pet

Oferecer gelo para cachorro no calor é super recomendado. Muitos tutores têm o hábito de colocar pedrinhas de gelo no bebedouro do cão, mas quando os dias estão muito quentes, nem essa medida resolve o calor. Para resolver esse problema, você pode congelar água em formas maiores para o pet beber enquanto descongela. Se quiser dar um up no truque, você pode saborizar a água com alguma fruta: o gelo vai ficar mais atraente ainda para o pet.

Você pode congelar a água nestas opções:

  •  Copo plástico: Congele copinhos plásticos com água dentro. Após totalmente congelado, desenforme e coloque dentro de um pote para descongelar aos poucos.
  • Balão de gelo: lave bem uma bexiga de festa, do lado de fora e de dentro, encha de água e coloque no freezer com muito cuidado para não estourar. Após totalmente congelada, retire a bola do freezer, desenforme e coloque dentro de um pote para descongelar aos poucos. O vídeo abaixo explica melhor.

4) Congele uma garrafinha pet para deixar próximo ao cachorro com calor

Assim como os humanos, o cachorro sente calor e pode ficar bastante desconfortável em dias mais quentes. Uma boa dica para aliviar esse desconforto animal provocado pelo calor é colocando uma garrafa congelada próximo a ele. Para isso, basta congelar uma garrafinha com água dentro, retirá-la do freezer após totalmente congelada e posicioná-la no local em que o pet gosta de ficar, como a caminha de cachorro. É recomendado colocar a garrafa dentro de uma meia para não causar queimaduras na pele do animal

5) Invista em um piscina para cachorro no verão

Quem não gosta de se refrescar em uma piscina quando chega o verão, né? Já pensou em investir em uma piscina canina para deixar o cachorro feliz e refrescado? Se forem cachorros pequenos, você pode comprar uma bacia ou reutilizar uma velha que tenha em casa. Certeza que as raças de cachorro que mais gostam de brincar na água vão adorar essa novidade.

6) Congele brinquedos para refrescar o cachorro com calor

Já pensou em congelar brinquedos para cachorro para refrescar o pet? Essa é uma atividade que estimula o pet a brincar, enquanto se refresca lambendo e mordendo o brinquedo. O ideal é utilizar brinquedos de plásticos em que é possível encher de água, colocar em uma sacolinha no freezer e depois oferecer para o peludo.

7) Banho de mangueira ajuda a refrescar o cachorro no calor

Os cachorros não ligam para piscinas de luxo, brinquedos caros e viagens paradisíacas, pois tudo que eles querem no verão é se divertir, se refrescar e ser feliz ao lado do tutor. Portanto, se você tiver uma mangueira em casa no quintal, tenha certeza que o peludo vai adorar brincar com a água, especialmente raças de cachorro que gostam de se molhar, como é o caso do Golden Retriever.

8) Ofereça ração úmida geladinha para o cachorro no verão

Alta temperatura, cachorro com calor e apetite 0 são palavras que tem tudo a ver. Quando o pet está sentindo muito calor, dificilmente ele vai querer se alimentar de ração para cachorro, já que as altas temperaturas tiram totalmente a fome do animal. Uma dica para abrir o apetite do peludo é oferecer um sachê para cachorro, pois é um alimento rico em água e bem mais apetitoso. Congelar dentro de brinquedos interativos é uma ótima pedida!

cachorro brinando com água
O banho de mangueira ajuda a refrescar e ainda é um momento de muita diversão

9) Cachorro no calor: congele frutas e faça picolés naturais 

Uma dica para refrescar e hidratar o cachorro com calor excessivo é oferecer alimentos geladinhos e saborosos. Você pode congelar frutas para cachorro e oferecê-las ao longo do dia, especialmente na parte da tarde, quando a temperatura é mais quente. Cachorro pode comer mamão, melancia, kiwi, banana e maçã. Além disso, você pode preparar picolé pra cachorro com frutas e água de côco.

10) Invista em um tapete gelado para aliviar o calor do cachorro no verão

O tapete gelado para cachorro é um ótimo investimento para o verão. Ele é feito com um gel que fica mais frio ao entrar em contato com o peso do animal quando ele deita. Para potenciar o efeito, coloque o tapete no congelador por 10 minutos antes de estender no chão para o cachorro.

Como saber se o cão está com calor?

Para evitar um caso de hipertermia canina, você precisa ficar de olho no comportamento canino para tomar uma atitude logo que perceber o desconforto. Dentre os principais sintomas está o cachorro com dor de barriga, vômitos, respiração ofegante, fraqueza, perda de apetite, sede e até dificuldade para respirar. O cachorro com calor também fica mais apático para poupar energia e pode ter menos apetite.

Dicas do que NÃO fazer no verão

  • Passear com cachorro entre 10 e 16 horas
  • Não repor a água do bebedouro
  • Utilizar coleiras e correntes que, em contato com o sol, ficam muito quentes
  • Deixar o cachorro no quintal e sem abrigo do sol
Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas